sábado, janeiro 21, 2023

Activar o "God Mode" no Windows

O "God Mode" é uma forma de aceder a todo um vasto conjunto de parametrizações dos sistemas operativos da família Windows 7 ou superior, concentrando-os numa única pasta os atalhos. tornando visíveis algumas configurações que, de outra forma, implicam uma maior complexidade no acesso ou o recurso a utilitários.

Para aceder a este recurso, é necessário criar uma pasta, no "desktop" ou noutra pasta, e, seguidamente, alterar o nome para God Mode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}., sendo que alterar o nome de uma pasta vazia para .{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}. resulta da mesma forma.

Este "Master Control Panel", essencialmente um painel de controle melhorado e com um maior número de opções, acima de 200, agrupadas por categorias, e que pode ser acedido de forma mais simples caso se pretenda instalar a aplicação "Extended GodMode", um utilitário que inclui funcionalidades de pesquisa e customização melhorados.

Naturalmente, é necessário ter bom senso e apenas efectuar alterações em caso de necessidade e só conhecendo a forma de efectuar as configurações de acordo com o pretendido, já que estamos diante da possibilidade de introduzir modificações que se podem revelar nefastas para a operação do sistema, podendo mesmo comprometer a sua fiabilidade e desempenho, pelo que toda a prudência é necessária.

sexta-feira, janeiro 20, 2023

Colecção de mapas antigos no Correio da Manhã

Os mapas antigos têm um lugar muito especial na História, ilustrando grande parte do conhecimento geográfico da época e traduzindo a realidade política, permitindo uma visão rápida sobre uma dada época num autêntico resumo multi-facetado, onde se combinam grande parte dos conhecimentos da época, bem como o estilo artístico vigente, pelo que o interesse de cada mapa, para além de enorme, tem uma vertente artística importante.

O Correio da Manhã, que tem proposto algumas das colecções mais interessantes que se podem obter por um valor módico, anunciou o lançamento de uma colecção de mapas antigos, com valor histórico, alguns dos quais reproduzem, com a fidelidade possível dentro das limitações de formato e de custos que permitem manter um preço baixo, e que será, certamente, do interesse de todos quantos se interessam pela cartografia antiga e pretendam aprender mais sobre esta e toda a ciência e história que rodeia cada mapa.

Cada mapa reproduz um original antigo, com relevância histórica, sendo impresso a cores no formato 100 x 70 centímetros, com uma boa qualidade, o que permite serem expostos, desde que protegidos, lamentando-se apenas que, por razões óbvias, os mapas tenham sido dobrados, resultando em vincos difíceis de eliminar completamente.

A colecção é composta por um total de 60 mapas, que acompanham outros tantos fascículos, com o primeiro a ser disponibilizado no próximo Sábado, acrescendo 1.95 Euros ao preço do Correio da Manhã, e os restantes a ter um preço de 7.95 Euros, com os arquivadores a serem entregues com os números 10 e 30, pelo que, por um preço módico nos dias de hoje, é possível dispor de um conjunto de mapas, com o respectivo enquadramento histórico, particularmente interessante e com uma vertente decorativa a ter em conta, sobretudo se enquadrada tematicamente com outros elementos.

quinta-feira, janeiro 19, 2023

Desfocar imagens no Google Maps - 2ª parte

Seguidamente, escolhe-se qual o objecto a desfocar, que pode ser uma face, uma residência, uma matrícula ou ou outro objecto, sendo necessário adicionar um descritivo, essencial, sobretudo quando estejam presentes diversos elementos que possam ser confundidos ou necessitem ser especidicados, como vários letreiros ou matrículas e se pretenda filtrar apenas um.

Convém ser preciso e estar plenamente convicto das acções a tomar porque, segundo o Google, está é uma opção defenitiva, que se vai manter mesmo depois de as imagens do local serem actualizadas, após o que se tem que introduzir o endereço de correio electrónico, que pode ser utilizado para contactos posteriores, e, eventualmente, clicar numa caixa de verificação.

Este processo pode demorar algum tempo, e temos dúvidas que o Google aceite a totalidade dos pedidos, sendo certo que aceita sempre quando estes dizem respeito a faces ou matrículas, mas, naturalmente, outros objectos serão analizados de outra forma, evitando assim que alguém, por qualquer razão ou na ausência desta, desfoque, por exemplo, monumentos ou edificações que não lhe pertençam, e que façam todo o sentido estarem presentes nos vários tipos de visualizações.

Naturalmente, sugerimos que esta possibilidade seja utilizada apenas em caso de estrita necessidade, sobretudo quando envolver terceiros ou consequências para estes, como o ocultar uma edificação, mesmo que particular, que possa servir de referência ou auxiliar na navegação, equacionando sempre os prós e os contras e tentando encontrar o melhor ponto de equilíbrio entre o interesse público e o privado antes de recorrer a esta opção.

quarta-feira, janeiro 18, 2023

Whatsapp passa a suportar "proxies"

Como resposta às limitações impostas por alguns regimes, que controlam o acesso à Internet ou o recurso a algumas aplicações, sendo disto exemplo o que actualmente governa o Irão, o Whatsapp passou a suportar "proxies", o que pode permitir manter o acesso ao serviço, ultrapassando restrições no uso desta popular plataforma de comunicações.

Desta forma, selecionando "proxies", passa a ser possível fazer o acesso aos servidores do Whatsapp através de servidores externos ou secundários, muitas vezes instalados por voluntários e organizações não governamentais, que vão fazendo a intercepção e redirecionamento de dados da aplicação, mantendo a sua confidencialidade, inerente à encriptação ponto a ponto, de modo a contornar bloqueios na forma de acesso padrão.

Nem servidores intermédios, ou aplicações neles instalados terão acesso ao conteúdo das mensagens ou dos fluxos de dados, sendo necessário que o utilizador proceda à configuração do seu dispositivo de acordo com os parâmetros do "proxy" a utilizar, aconselhando-se a que tenha várias alternativas que possam substituir um servidor que deixe de estar disponível, mudando assim, tão rapidamente quanto possível, para outro servidor.

Esta funcionalidade está presente nas versões mais recentes do Whatsapp, incluindo as de teste ou "beta", pelo que, quem tenha necessidade de a utilizar deve proceder à actualização da aplicação, e, caso possível, efectuar testes que permitam verificar o funcionamento e desempenho utilizando este tipo de acesso que apenas dever ser utilizado quando tal é imperativo.

terça-feira, janeiro 17, 2023

Desfocar imagens no Google Maps - 1ª parte

O Google Maps, sendo uma das mais sofisticadas e completas plataformas de navegação, com funcionalidades que aproximam cada vez mais as visualizações do que se pode observar localmente, pode representar um perigo em termos de privacidade, ou mesmo a nível de segurança, sobretudo quando a qualidade das imagens revelam mais do que se pretende, sendo que, nalguns casos, podem ser consideradas francamente intrusivas.

Face a este realidade, conhecida pelo Google, está disponível uma funcionalidade que permite desfocar selecções, sendo esta opção activada automaticamente em faces ou matrículas de veículos, para citar dois exemplos comuns, mas que pode ser implementada caso um utilizador assim o pretenda, evitando uma visualização directa de bens ou propriedades, como a própria residência, protegendo a sua própria privacidade.

O processo para ocultar um objecto, desfocando-o, apenas está disponível em computadores, não nas aplicações para dispositivos móveis, e pode-se iniciar selecionando a localização onde este se encontra, seja recorrendo à morada, de forma directa, seja navegando de modo a obter uma visualização adequada a partir do nível do solo.

A partir do "Street View", seleciona-se a opção "Reportar um problema", uma opção disponível mas pouco visível, dado estarem caracteres de pequenas dimensões, que se encontra do lado direito do écran, em baixo, podendo-se então, recorrendo ao rato, selecionar a área que se pretende desfocar e recorrendo às teclas "+" e "-" para fazer "zoom".

segunda-feira, janeiro 16, 2023

Contra atacar o spam - 3ª parte

Obviamente, reportar spam directamente a um prestador de serviços implica sempre algum risco, dado que estamos a confirmar o endereço utilizado, e este pode ser passado a quem efectuou o envio deste tipo de mensagem, mas revela-se mais eficaz do que a denuncia através dos mecanismos disponíveis, como o Spamcop, que tem a vantagem de garantir a anonimidade do denunciante.

Acresce o facto de reportar um spam de forma directa pode implicar mais passos, como preencher um formulário ou enviar a mensagem num dado formato, por exemplo anexando a fonte da mensagem original, com todos os cabeçalhos e conteúdos, o que implica trabalho acrescido e alguns conhecimentos técnicos, mesmo que básicos, o que pode desmotivar muitos potenciais denunciantes, mesmo os que mais sofrem com o flagelo do spam.

Naturalmente, e caso o spam não seja detectado pelos filtros, o que, felizmente, tende a ser cada vez mais raro, e mesmo que não se pretenda ir mais longe, será sempre de recorrer aos mecanismos que os prestadores de serviço disponibilizem, reportando a mensagem, de modo a que o sistema de filtragem seja melhorado e a origem conste das listas negras que em muito contribuem para manter a Internet mais segura.

Independentemente das opções individuais de cada, é bom saber que, para conter o spam, para além dos mecanismos que alguns prestadores de serviço de correio desenvolvem, ainda há uma boa parte desta luta que depende dos utilizadores individuais que não se resignam ao papel de vítima e contra atacam, podendo comprometer as contas e os domínios dos abusadores.

domingo, janeiro 15, 2023

Airfix apresenta Land Rover Serie 1 na escala 1/43

A Airfix, um dos mais populares fabricantes de modelos em plástico para montar, anunciou o lançamento, a ser concretizado durante 2023, de um Land Rover Serie 1, na versão "pick up", na escala 1/43, uma das mais populares entre os colecionadores de miniaturas de veículos, o que compatibiliza este modelo com a maioria dos actualmente presentes em colecções.

Este é um modelo inteiramente novo, com novos moldes, composto por 39 peças, que permitem construir uma única versão, sendo fácil de montar e de elevada qualidade, reproduzindo de forma muito correcta um dos primeiros Land Rover a serem construídos, neste caso destinado ao mercado doméstico, pelo que tem a condução à direita, algo que pode ser alterado no "kit" sem grandes dificuldades.

Apesar de já existirem Serie 1 nesta escala, estes são tipicamente em metal, fornecidos montados e pintados, e com menos detalhes do que os presentes neste "kit" que, sendo em plástico injectado, tem peças mais finas, obviamente mais delicadas, e que pode ser finalizado de modo a resultar numa muito melhor reprodução do veículo real, podendo o modelista personalizar mais facilmente o modelo, efectuando modificações ou escolhendo uma pintura e finalização diferentes das propostas pela Airfix.

Incluído no conjunto, que tem um preço anunciado que ronda os 17 Euros ao câmbio actual, para além do modelo, simples e classificado como adequado para principiantes, encontram-se quatro tintas acrílicas, apropriadas para a pintura desde "kit", cola e um pincel, pelo que, mesmo quem não possua qualquer material de modelismo, pode construir este Land Rover sem necessitar de adquirir outro material.