sábado, outubro 29, 2011

Adoptamos o Android

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Um Samsung Galaxy Mini

Após testar uma réplica do "Land Rover Phone", cuja descrição e conclusões apresentamos recentemente, optamos, para uso corrente, por um Samsung Galaxy Mini, um "smartphone" baseado em Android.

As características deste telefone inteligente estão amplamente disponíveis na Internet, onde também é possível encontrar o manual em formato PDF disponível para descarga gratuita, pelo que não se justifica a sua análise, dada a sua pronta disponbilidade.

Ao contrário da situação anterior, desta vez o nosso objectivo é o de recolher informações relativamente a "software", preferencialmente gratuito, que sejam úteis em termos de orientação, e recordamos que este "smartphone" tem GPS, bem como em termos de comunicações ou na área automóvel.

Assim, solicitamos a quem tenha experiência e conhecimentos nesta área, que nos envie as suas sugestões, as quais serão, na medida do possível, partilhadas com os restantes leitores deste "blog".

sexta-feira, outubro 28, 2011

Desconto de 40% no TwoNav até 01 de Novembro

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Um écran do TwoNav

Até ao dia 01 de Novembro, a GPS promove o TwoNav, um programa de navegação para plataformas móveis, oferecendo um desconto de 40% sobre o preço de tabela.

A plataforma múltipla permite instalar até três cópias em várias plataformas distintas, incluindo o Android, Apple, incluindo o IOS, e Windows, incluindo o Mobile, custando, sem desconto 29.99 Euros.

Com este desconto, o preço cai para os 18 Euros, com possibilidade de três instalações distintas, resultando no preço de apenas 6 Euros por dispositivo, algo que consideramos ser um valor mais que aceitável para um programa com estas capacidades.

Tempo muda hoje - 5ª parte

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Uma chuvada em Portugal

E se em termos viários, esta pequena abordagem apresenta resumidamente algumas das nossas preocupações, outros problemas decorrem da recente alteração do estado do tempo que convém igualmente referir, dado que todos os aspectos acabam por, de alguma forma, se interligar.

Os danos que resultam directamente do estado do tempo, apesar de importantes para os directamente afectados, são percentualmente pouco significativos em termos nacionais, pelo que tendem a ser negligenciados, mas as consequências indirectas, extremamente difíceis de calcular e mesmo de estimar, podem ser substanciais.

Uma consequência indirecta, talvez a mais importante, é a resultante dos atrasos nas deslocações, incluindo-se pessoas e bens, e a forma como estas podem ter um efeito de arrasto, ou em cadeia, provocando atrasos sucessivos e perdas de produtividade substanciais, que podem levar a suspensões de actividade.

quinta-feira, outubro 27, 2011

Em teste, uma réplica do Land Rover Phone - 11ª parte

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Um Land Rover Phone original da Sonim

Outra desvantagem é o volume de 120 × 55 × 20 mm e o peso de 150 gramas, o que o torna muito volumoso e difícil de transportar num bolso e nem sempre fácil de utilizar, mas este é o preço a pagar pela autonomia e resistência deste modelo que, obviamente, não será do agrado de todos, destinando-se a uma clientela muito específica.

No entanto, nas funções básicas que serão mais utilizadas, como a comunicação de voz e o envio e recepção de mensagens, o desempenho foi positivo, com som de boa qualidade e um volume superior à maioria dos telemóveis que conhecemos, apresentando ainda uma excelente autonomia, que ultrapassou uma semana de uso regular, incluindo alguns acessos à Internet e o uso do foco e da máquina fotográfica.

Nesta semana, que será naturalmente um tempo curto para testes, esteve instalado um cartão de memória micro SD, com imagens e música, a qual foi reproduzira, verificando-se que o som, não sendo da melhor qualidade, é suficientemente audível para ser escutado numa sala de dimensões razoáveis, acontecendo o mesmo sempre que se recorre ao altifalante e nunca foi necessário recarregar o telemóvel.

Por um preço que, com portes e direitos alfandegários, pode rondar os 75 a 80 Euros, este não é o telemóvel que recomendamos para o dia a dia, dado o peso, volume e as escassas funcionalidades disponíveis, mas para quem pretenda um telemóvel resistente, com uma boa autonomia, capaz de ser usado em actividades mais radicais pagando um valor módico e com o estilo inconfundível dos "Land Rover Phones", será uma opção a ter em conta.

Tempo muda hoje - 4ª parte

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Uma chuvada em Portugal

Estes factores combinados aumento substancialmente o risco de acidente de viação, tal como a transferência do tráfego de vias rápidas para outras, mais antigas e não portajadas, muitas das quais atravessam povoações e incluem numerosos cruzamentos ou entroncamentos, locais onde o perigo é acrescido.

Naturalmente que em zonas de trânsito lento, o socorro torna-se mais demorado, com consequências óbvias quer na sua eficácia, quer na sua menor disponibilidade, como resultado directo do acréscimo de tempo por cada missão, que imobiliza cada meio por um período de tempo superior.

Sem por em causa a necessidade de receitas imediatas, não podemos deixar de equacionar se a introdução de portagens e o valor estipulado para os vários percursos, será compensador face à diminuição de produtividade e, sobretudo, ao previsível aumento de acidentes, com tudo o que tal implica não apenas em termos de sofrimento, mas de prejuizos directos e indirectos e dos custos que tal implica para o Estado.

Podemo-nos interrogar se o acréscimo que o Estado irá dispender, em socorro, cuidados médicos e prestações sociais, faltas ao trabalho, etc, sem incluir vertentes humanas, não ultrapassará a receita das portagens, tal como estas estão a ser implementadas em termos de troços e dos respectivos valores.

quarta-feira, outubro 26, 2011

Em teste, uma réplica do Land Rover Phone - 10ª parte

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Uma modelo "dual SIM" do Land Rover Phone

Ainda mais duvidoso é a estanquicidade, que parece restringir-se à tampa do compartimento da bateria e dos conectores dos auriculares e alimentação, abrangendo aparentemente a câmara e o foco, mas que não parece estender-se ao teclado, microfone e altifalante, algo que parece evidente com a passagem de iluminação interior para o exterior.

Também a navegação e a disposição dos menus, que infelizmente não são circulares, não é a mais fácil e algumas opções surgem em locais ou numa sequência menos adequada, aumentando o período de adaptação e a falta de uma tecla de "scroll" torna mais lenta e menos práticas algumas operações.

O maior problema com que nos defrontamos foi, efectivamente, a dificuldade de configuração, resultado de um manual com escassa informação, menus com uma tradução inadequada, mesmo para o inglês, e o pouco apoio dado pela TMN, que remeteu para pesquisas na Internet quaisquer explicações.

Esta questão, que implicou algum trabalho de investigação, resultou num texto recentemente publicado, versando o operador que presta o serviço de comunicações que utilizamos, sendo obviamente efectuar um trabalho semelhante caso algum dos nossos leitores recorra a outro prestador de serviços.

Tempo muda hoje - 3ª parte

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Uma chuvada em Portugal

Dado que muitas destas vias são municipais, ou sendo nacionais preteridas em prol das vias de maior dimensão, os trabalhos de manutenção parecem ser inversamente proporcionais à sua necessidade, com uma degradação rápida dos pavimentos que se fazem sentir com maior acuidade em tempo de chuva.

Relativamente a questões de manutenção do parque automóvel, é manifesto, seja pelas entrevistas de muitos operadores no sector, seja pela evolução negativa das vendas, seja pela própria observação directa, que esta se tem vindo a degradar, numa tentativa de poupar dinheiro que, infelizmente, compromete em muito a segurança rodoviária.

Menos analizado é o efeito da crise no comportamento dos automobilistas, que deve ser integrado num quadro mais vasto, ou seja, no impacto depressivo resultante da crise que o País atravessa, facto que se reflete nos mais diversos aspectos.

Se nos lembrarmos que diversos estudos apontam no sentido de o tempo invernal contribuir igualmente para um quadro depressivo, temos outro factor adicional, este resultante de forma directa do agravamento das condições climáticas, que tem um efeito correspondente sobre o comportamento dos condutores e o risco de acidentes que tende a aumentar.

terça-feira, outubro 25, 2011

Em teste, uma réplica do Land Rover Phone - 9ª parte

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Uma réplica do Land Rover Phone

Curiosamente, no manual, que infelizmente é de muito má qualidade, seja em termos de conteúdo, seja de tradução, seja pela ausência de imagens, apela-se a um cuidado semelhante ao que teriamos com qualquer outro telemóvel, recomendando-se que seja mantido longe de temperaturas extremas, se evitem impactos, poeira ou água.

Se bem que estas recomendações, que apelam ao bom senso dado que, independentemente da resistência, se deve evitar algo que danifique o telemóvel, seria de mencionar que este modelo específico estaria mais apto a sobreviver a situações extremas do que modelos mais convencionais, sem o que perderia qualquer vantagem competitiva.

É de notar que, pelo seu peso, que será quase o dobro de um modelo mais convencional, e formato, deixar cair este telemóvel de uma altura equivalente à de um bolso das calças sobre terra batida resulta num impacto algo forte e bastante audível, mas que não afectou nem o exterior nem o funcionamento.

Também o atirá-lo para cima de superfícies ou para o interior do Defender, mesmo que caindo para o chão, em vez de o pousar não resultou em qualquer dano aparente, mas é mais que duvidoso que uma sobrevivesse a uma queda de 2 metros, ou mesmo de 1, sobre uma superfície em cimento, tal como anunciado pela Sonim para os telefones que produz.

Tempo muda hoje - 2ª parte

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Uma inundação em Portugal

Esta transição algo abrupta entre um tempo quase de Verão e um mais de acordo com a época do ano que atravessamos e a chegada das primeiras chuvas fortes, é sempre motivo de preocupação, que consideramos ser agravada esta ano pela situação que o País atravessa e pelas consequências que daí resultam a vários níveis.

Por um lado, a falta de verbas de muitas autarquias pode ter determinado uma diminuição dos trabalhos de limpeza dos sistemas de escoamento, resultando em inundações francamente mais rápidas do que o habitual, acrescendo ainda os cortes em meios e na sua manutenção, dificultando ainda mais a sua intervenção.

Mas se estas são consequências intuitivas, outras sê-lo-ão menos, relacionando-se com a degradação das vias, uma menor manutenção dos veículos e o próprio comportamento dos condutores, muitos deles afectados pela crise que atravessamos e que, de forma inconsciente, adoptam atitudes menos prudentes, facilitando os acidentes.

A degradação das vias, sobretudo as não portajadas, tem vindo a aumentar, em consequência do desvio de tráfego resultante de quem opta não pagar portagens, sobrecarregando assim pavimentos cuja qualidade de construção não é compatível com um fluxo constante de veículos, onde a percentagem de pesados tem vindo a aumentar.

segunda-feira, outubro 24, 2011

Consola central de Defender com interruptores - 2ª parte

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Uma consola central de Defender com interruptores

No nosso caso concreto, um dos interruptores destina-se a substituir o do farol de trabalho, actualmente já instalado, o segundo serve para activar os faróis de longo alcance a serem colocados no "A-bar", ficando o terceiro de reserva para uso futuro.

Com a aquisição desta consola, o processo de instalação dos faróis de longo alcance, de que demos notícia noutros textos, vai finalmente ser concluido, prosseguindo a sua descrição na sequência que iniciamos previamente.

O preço, com portes a partir de Inglaterra, ronda os 35 Euros, um valor que consideramos perfeitamente aceitável, sobretudo se analzarmos a qualidade do produto e descontarmos o valor dos interruptores instalados.

Tempo muda hoje - 1ª parte

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Uma inundação em Portugal

A partir da tarde de ontém, domingo, mas com muito maior intensidade no dia de hoje, as chuvadas forte anunciadas pelo Instituto de Meteorologia (IM) marcam o final de um Verão extremamente longo e o início do tempo invernal.

Com uma previsão do IM de chuva e ventos fortes, agitação marítima, queda de granizo e trovoadas, esperam-se dificuldades no trânsito e os riscos inererentes às primeiras chuvadas, com lençóis de água nas estradas e cheias rápidas nas zonas urbanas, onde as sarjetas e sistemas de escoamento tendem a ficar entupidos durante o Verão.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil já determinou que nas zonas mais vulneráveis vigorará o "alerta amarelo", e emitiu os habituais alertas, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas das chuvas, uma condução especialmente prudente, evitar o atravessamento de zonas inundadas, fixar estruturas soltas ou mais expostas ao vento e evitar saídas para o mar.

Em contrapartida, as temperaturas do ar e da água do mar sofrerão apenas pequenas descidas, estando previsto uma diminuição de visibilidade e formação de nevoeiros e neblinas, que em conjunto com a chuva forte aumentarão as dificuldades de condução.

domingo, outubro 23, 2011

Consola central de Defender com interruptores - 1ª parte

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Uma consola central de Defender em alumínio

No interior dos Land Rover Defender tende a ser necessário instalar interruptores para os equipamentos adicionais que a maioria dos proprietários vai instalando, sendo tendencialmente colocados, pelo menos numa primeira fase na consola central.

Esta pequena consola, pouco rígida e que se deforma com alguma facilidade, rapidamente se revela pouco adequada quando se adicionam mais componentes dos que os instalados de origem e que, sabiamente, se encontram posicionados perto dos parafusos que a prendem ao tablier.

Como alternativa, e de forma semelhante ao que fizemos no Serie 3, surgiu a possibilidade de substituir esta consola por uma em alumínio H30, com o mesmo formato, pelo que a substituição, após efectuar as necessárias ligações eléctricas, é directa e não requer adaptações.

Esta consola, para além de suportar a tomada de isqueiro e o interruptor do limpa paravidros traseiro, um em cada extremidade, inclui ainda três interruptores redondos de 16 A com "leds" indentificativos em azul, vermelho e ambar, que permitem ligação independente de equipamentos adicionais.