sábado, outubro 26, 2019

Novos sinais de trânsito em 2020

Integrados no Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE 2020), passarão a ter existência legal um novo conjunto de sinais de trânsito, na sua maioria destinados a facilitar a coexistência entre as diversas formas de mobilidade e a proteger os peões, sobretudo em locais mais críticos ou sensíveis ou como controle de emissões poluentes.

Surgem sinais de aviso de perigo de atravessamento de velocípedes, de zonas residências ou de coexistência de veículos e peões, bem como um cojunto de sinalização informativa mais actual, sem dúvida devido a uma maior presença de turistas, onde poderão constar indicações de pontos de interesse cultural, ecológico ou patrimonial.

Tal como já sucede em diversos locais, são legalmente previstos sinais de alerta inscritos no pavimento da estrada, que complementam as sinalizações verticais, que serão obrigatórias, e que incluem, por exemplo limitações de velocidade, como proibição de circular acima de uma dada velocidade em zonas consideradas de maior perigo.

Este conjunto de alterações ao regulamento de sinalização de trânsito já se encontra publicada, desde a passada terça-feira em Diário da República, estabelecendo que os sinais colocados a partir de 01 de Abril de 2020 terão que obedecer às normas constantes deste diploma e salientando que os sinais que agora são alterados, e posteriormente serão substituídos, mantêm a sua validade.

sexta-feira, outubro 25, 2019

As estações de trabalho Dell T1700 - 1ª parte

As estações de trabalho, ou "workstations", computadores potentes, por vezes baseados em processadores Xeon, quase sempre com uma boa placa gráfica e com uma capacidade de expansão interessante destinam-se, essencialmente, ao mercado profissional e, quando são substituídos e colocados no mercado, tendem a oferecer uma relação entre o preço e a qualidade particularmente interessante.

Sendo volumosos, por vezes com um consumo de energia elevado quando comparado com um vulgar computador de secretária, ou mesmo com uma mini-torre, e com um processador pouco conhecido, sobretudo face aos muito mais populares Intel i5 ou i7, acaba por ser possível obter um computador com processador Xeon, 16 Gb de memória RAM e uma placa gráfica de bom desempenho por preços que ficam entre os 120 e os 150 Euros, bastante menos do que um computador de secretária com desempenho semelhante.

Exemplo deste tipo de computador é o Dell T1700, uma estação de trabalho que surge com alguma frequência no EBay e em lojas de equipamentos informáticos em 2ª mão, e que, na configuração com 16 Gb de memória RAM, um disco com 500 Gb e uma placa gráfica NVIDIA é vendido por perto de 140 Euros, a que acrescem portes, pelo que esta será uma solução que fica perto dos 160 Euros, não incluindo periféricos ou acessórios.

É de notar que existem numerosas configurações do modelo 1700, com variações na memória instalada, e será de escolher uma que possua uma quantidade de memória razoável, já que as expansões são dispendiosas, com modelos distintos de placas gráficas e com discos de maior ou menor capacidade, pelo que o preço poderá variar substancialmente de acordo com as características específicas de cada um destes modelos.

quinta-feira, outubro 24, 2019

"A culpa nos acidentes de viação na jurisprudência das Secções Cíveis"

Está disponível no "site" do Supremo Tribunal de Justiça o sumários de acórdãos "A culpa nos acidentes de viação na jurisprudência das Secções Cíveis" de 1996 a Setembro de 2014, um extenso documento de 229 páginas, em formato PDF, que pode ser consultado "on line" ou descarregado para leitura e estudo.

Este sumário inclui centenas de acordãos que analizam recursos decorrentes de processos referentes a acidentes de viação, portanto ocorrências cuja gravidade implique um processo judicial, seja pela falta de acordo entre as partes, seja porque processualmente este não é possível, estabelecendo jusrisprudência nesta área do direito.

É de notar que este sumário não inclui a vertente criminal, nem contraordenacional, sendo baseado unicamente nos acordãos das secções civeis, ou seja, não abrange todas as implicações legais decorrentes de um acidente de viação, mas o estabelecimento da culpa e a sua distribuição, essencial em termos indemnizatórios, clarifica muitas das situações que, infelizmente, continuam a proliferar no nosso País, com tendência para um aumento ao longo dos últimos anos.

Mesmo para quem não tem formação específica na área de Direito, caso tenha interesse na extensa problemática que rodeia os acidentes de viação e as respectivas consequências, incluindo-se aqui questões relacionadas com a atribuição da culpa, do que decorrem, por exemplo, a determinação de indemnizações, algo do maior relevo para a actividade seguradora, este sumário revela-se interessante e esclarecedor, respondendo a muitas interrogações resultantes das próprias notícias do dia a dia.

quarta-feira, outubro 23, 2019

Actualização 1909 do Windows 10 prevista para 10 de Novembro

A Microsoft tem previsto para o dia 10 de Novembro, a 2ª terça feira do mês, uma das actualizações semestrais, que fará com que os computadores com Windows 10 passem a ter instalada a versão 1909, com a instalação a ser substancialmente diferente para os equipamentos que já possuam a versão 1903 e para os restantes.

Assim, caso o sistema já tenha instalada a versão 1903, a nova actualização, ao contrário do habitual, que corresponde a uma quase substituição do sistema operativo, será distribuída como uma pequena nova funcionalidade, ou um pacote de activação, com a referência KB4517245, sendo de instalação rápida.

Neste caso, após actualizar o 10 da versão 1903 para a versão 1909, a compilação passa de 18362.418 para 18363.418 e a data de instalação mantém-se inalterada, ou seja, continua a fazer referência a Abril, algo que resulta desta nova actualização ser, essencialmente, um melhoramento da anterior, com um número muito reduzido de novas funcionalidades que serão sentidas, sobretudo, por administradores de sistema ou especialistas na área das tecnologias de informação.

Para os restantes utilizadores, serão visíveis pequenas alterações, nalguns casos devido a uma diferente implementação de funcionalidades, mas que podem ser detectadas no menu iniciar, no calendário ou no sistema de pesquisa do explorador de ficheiros, sendo de esperar um melhor desempenho do sistema e uma maior segurança do mesmo, apostas centrais do processo de evolução deste sistema operativo.

terça-feira, outubro 22, 2019

O Brexit do costume - 2ª parte

Sabendo que, dependendo do transportador e do despachante, a passagem de mercadorais pelas alfândegas portuguesas já implica uma demora que, no caso de objectos postais da responsabilidade dos CTT, facilmente ultrapassam um mês e meio, com o acréscimo no volume de despacho que decorre do Brexit, o aumento do tempo de espera pode aumentar de forma muito substancial, com impacto não apenas nas encomendas via Reino Unido, mas de todos os restantes países extra-comunitários.

Naturalmente, após um período de habituação, as principais empresas estabelecidas no Reino Unido encontrarão formas de ultrapassar os constrangimentos, seja implementando novos circuitos de distribuição, com filiais em território comunitário, seja através de novas políticas comerciais, mas tal irá demorar a concretizar-se, algo que, face a todas as actuais indefenições acaba por ser inevitável, por ser impossível antecipar o fim deste processo.

Para todos aqueles que adquirem bens em Inglaterra, e quem possui um Land Rover tipicamente está incluído neste grupo, será de avaliar se efectuar algumas aquisições antes da possível saída deste país do espaço comunitário não se revelará prudente e um investimento a ter em conta, mesmo que corresponda a um empate de capital, que, caso possível, pensamos que se justifica face ao futuro incerto que o processo de Brexit continua a encerrar.

Assim, tal como quanto abordamos este problema, que cremos será bastante mais sério e com maior impacto do que muitos prevêm caso o Brexit se efective, reiteramos o conselho de antecipar as aquisições previstas, sobretudo a de produtos que possam ser necessários com alguma urgência em caso de surgirem situações imprevistas, mantendo alguma reserva que evite os prejuízos que sempre decorrem de falhas numa cadeia de abastecimento, quando esta envolve peças ou outros items essenciais para o desenvolver de uma actividade ou para a operacionalização de equipamentos.

segunda-feira, outubro 21, 2019

Radios Cabé Radiocomunicações

Não sendo propósito deste "blog" fazer publicidade comercial, por vezes tal acaba por ser inevitável quando se pretende divulgar um prestador de serviços e fornecedor de equipamentos que merece a nossa confiança e cujo trabalho justifica elogios e a preferência de muitos clientes, entre os quais entidades oficiais, incluindo-se aqui quem efectua missões de socorro, para o que os sistemas de comunicações são essenciais.

Um dos aspectos que tempos em conta quando pretendemos efectuar uma aquisição, e que faz toda a diferença, é a iniciativa do vendedor em fazer uma contra-proposta que se adeque melhor ao que pretendemos, mesmo que com isso a sua margem diminua ou perca a possibilidade de escoar algum material em promoção como forma de abater ao "stock".

Foi precisamente o descrito que sucedeu quando nos propusemos adquirir uma antena diferente para o Defender, e estavam disponíveis e a bom preço antenas Santiago 1200, que nos pareceram interessantes em termos de relação qualidade preço, mas foi-nos explicado que existiam opções que, no caso concreto, para além de oferecerem um melhor desempenho, eram substancialmente mais baratas e com uma menor exposição, caso se optasse pelo local de instalação mais favorável.

Eventuais interessados, seja como clientes, seja para acompanhar a actividade da empresa ou ser informado de algumas das novidades que vão chegando ao mercado, podem visitar a página da Radios Cabé Radiocomunicações no Facebook, frequentemente actualizada, e onde estão disponíveis, para além dos contactos, um conjunto de instalações de equipamentos que podem facilmente servir para inspiração e aprendizagem de boas práticas, algo que, nesta área, devia ser um padrão seguido por todos.

domingo, outubro 20, 2019

Lanterna para cabeça - 2ª parte

Os "leds" XM-L T6 de última geração, proporcionam até ao máximo de entre os 10.000 e os 15.000 lumens, com um pico de intensidade a chegar aos 10.000 cd, o que permite alcançar distâncias longas, sendo complementados por um indicador em vermelho na caixa de bateria que pode ser útil em termos de visibilidade para quem por exemplo, circule numa bicicleta, tendo assim um ponto de referência para quem o seguir.

As bandas elásticas de fixação são largament ajustáveis, o que permtire ajustá-las correctamente não apenas na cabeça, proporcionando o conforto possível, mas inclusivé num capacete, sendo práticas e muito fáceis de colocar, remover e ajustar, com uma textura agradável e de bom acabamento.

É igualmente relvante o tipo de material de construção e a própria tecnologia utilizada, dado que este tipo de equipamento tem que ser resistente, compacto, com comandos de fácil acesso, e sem aquecimento que se transmita ao portador, um factor por vezes negligenciado mas que é da maior importância, sendo condicionante quando se trate de uma utilização mais prolongada.

Este equipamento, que resiste à água de acordo com a norma IPX-6, revela-se adequado a múltiplas funções ou situações, incluindo, por exemplo segurança, exploração, busca e socorro, sendo exemplo do que o mercado disponibiliza para uma utilização mais profissional, tendo um preço que ronda os 8 Euros, incluindo portes, o que consideramos representar uma excelente relação entre a qualidade e o preço.