sábado, julho 20, 2024

Lanterna "led" por 2 Euros - 2ª parte

A bateria interna do tipo 18650, que pode ser substituída por uma de maior capacidade, o que implica saber remover a bateria original e soldar uma nova, proporciona entre 3 a 5 horas de funcionamento, dependendo do tipo de utilização, sendo carregada através de uma porta USB convencional, recorrendo ao cabo incluído, pelo que a alimentação pode ser proveniente de uma bateria externa ou de um adaptador incorporado num veículo.

Apesar das suas pequenas dimensões, e de não ter a potência de modelos de maiores dimensões, tipicamente mais dispendiosos e mais difíceis de transportar, a luz proporcionada, nos seus vários modos é mais do que suficiente para a maioria das situações, com o foco a poder ser ajustado, de acordo com as necessidades, o mesmo acontecendo com a intensidade, permitindo uma localização fácil do portador em caso de necessidade.

A lanterna, com o respectivo cabo de carregamento, tem um preço que pode ficar abaixo dos 2 Euros, incluindo IVA e, caso integrada numa encomenda conjunta, os portes, sendo apenas uma das inúmeras opções disponíveis no mercado, o que justifica uma pesquisa atenta, dado que existem modelos mais adequados a situações específicas, enquanto outros são de uso mais geral.

Aconselhamos os nossos leitores a disporem de uma lanterna, obviamente com a bateria carregada, o que implica uma inspecção periódica, deste modelo ou de outro, seja em cada veículo, seja em casa ou durante passeios ou caminhadas em locais com menos iluminação, sendo certo que este pequeno equipamento, ou um equivalente, sendo um investimento muito módico, é relevante para a segurança.

sexta-feira, julho 19, 2024

O UBACS ao alcance de todos - 2ª parte

O tecido dos braços é impermeável, francamente mais resistente e bloqueando rasgões, de modo a que estes não se estendam, enquanto o que fica junto do tronco é mais flexível, tem um contacto mais agradável com a pele, embora se sugira usar uma t-shirt sob esta camisa, sendo manifesto que as costuras estão bem efectuadas e são resistentes, lamentando-se apenas que o fecho éclair não seja de um modelo superior.

Entre as características a destacar encontra-se o colarinho, com fecho éclair, que pode ser usado aberto ou ajustado, protegendo o pescoço, os bolsos nos braços, junto dos ombros, complementados por uma superfície em velcro, que permite adicionar insígnias, bem como os punhos ajustáveis, recorrendo a velcro.

Estão disponíveis diversas combinações de cores, na sua maioria destinadas a uma utilização militar, incluindo vários padrões camuflados, com a parte do tronco a ser sempre num tecido liso, podendo-se sempre optar por uma versão com cor lisa nos braços, ombros e colarinho, mais discreta para outros usos.

Existem modelos muitos semelhantes de manga curta, eventualmente mais adequados para temperaturas mais elevadas, mas que deixam os braços expostos, mantendo as restantes características e funcionalidades, e com preços de venda muito semelhantes, com as variações a dependerem mais do vendedor do que do modelo.

quinta-feira, julho 18, 2024

Windows 11 "Government Edition"

A "Government Edition" pode parecer, aos olhos de muitos, a melhor versão do Windows 11, sendo desprovida de muito do "software" nativo, como o navegador "Edge", sem enviar informações para a Microsoft e sem requesitos obrigatórios de sistema, o que permite a sua instalação na gradnde maioria dos computadores actualmente em uso.

Infelizmente, existe um problema, esta versão do Windows, extensamente modificada, não é oficial, nem as alterações foram introduzidas pela Microsoft, estando apenas disponível em "sites" alternativos, usando métodos alternativos de activação, replicando, um pouco, o que sucedeu com a "Tiny11" uma versão mais leve do sistema operativo, da qual foram removidos componentes.

As próprias opções, como a remoção do "Edge", do sistema anti-vírus nativo e de outros programas, que contrastam com a estranha inclusão do sistema de "backup" do Windows 11, uma ideia pouco adequada ao uso por parte de um governo, tal como o seu aparecimento sem anúncios, imediatamente levantam suspeitas fundadas quando à fonte alternativa de um sistema operativo que parece bom demais para ser verdadeiro.

Obviamente, nada exclui a possibilidade de a Microsoft estar a avaliar a possibilidade de disponibilizar versões diferentes do Windows 11, com características que a aproximem desta "Government Edition", destinadas a clientes ou fins específicos, mas, salvo para efeitos de teste, desaconselhamos a instalação desta versão, sendo incerto as consequências da sua utilização, inclusivé para a conta do próprio utilizador.

quarta-feira, julho 17, 2024

O UBACS ao alcance de todos - 1ª parte

Uma peça de vestuário que tem gradualmente vindo a ganhar aceitação em muitos exércitos é a camisa designada em Inglaterra por UBACS, uma peça que se destina a proteger os braços, servindo de base a outro tipo de vestuário no tronco, como coletes, pelo que é composto de dois tipos de tecido distintos, com especificações adequadas às distintas necessidades das várias áreas do corpo que cobrem.

Se os modelos originais são, ainda hoje, algo dispendiosos, podendo ser adquiridos, sobretudo, a partir de excedentes militares ou em segunda mão, as cópias estão ao alcance de todos, com preços que podem exceder em pouco uma t-shirt de melhor qualidade, constituindo uma alternativa interessante para quem desempenhe um conjunto de tarefas e missões que vão muito para além do âmbito militar, incluindo-se aqui o socorro, complementado por um colete multi-funções.

A camisa é feita num tecido sólido, composto por 95% de algodão e 5% de spandex, enquanto a zona dos ombros, colarinho e braços é num tecido que resulta de 35% de poliéster e 65% de algodão, ambos resistentes, confortáveis e de secagem rápida.

O tecido que fica junto ao tronco é mais leve, elástico e respirável, destinando-se a ser a base para um colete, enquanto o das mangas, sendo mais espesso, não necessita de um complemento, tendo aberturas para protecções almofadadas nos cotovelos, que, sendo necessárias, sugerimos serem adquiridas conjuntamente, como forma de garantir disponibilidade e compatibilidade.

terça-feira, julho 16, 2024

Reparações Amoreiras Lda em Lisboa

É sempre importante ter alternativas em termos de pequenas reparações de veículos, sobretudo numa altura em que as pequenas oficinas de bairro vão desaparecendo, muitas saindo para a periferia, deixando o mercado a grandes cadeias, que se dedicam, na sua maioria, a reparações rápidas, facilmente rentabilizáveis, mas que excluem situações mais específicas.

Para quem vive na zona central de Lisboa, perto da Av. de Roma ou do Campo Pequeno, uma possibilidade é a Reparações Amoreiras Lda, na Rua Oliveira Martins 37A, que pode ser contactada telefonicamente através do número 217963336 e presta serviços multi-marca na área da mecânica, pintura, manutenção, incluindo revisões, pneus e pré-inspecção, bem como a nível de diagnósticos.

O serviço é rápido e atencioso, sendo manifesto que existe atenção aos detalhes, como, por exemplo, limpar o interior de um tambor de travão na altura de mudar o cabo que o aciona, bem como o recurso a peças de qualidade, mesmo que não sejam as originais da marca, optando por soluções que, podendo ser um pouco mais dispendiosas, são mais duradouras.

A maior limitação é, obviamente, a exiguidade das instalações, demasiadamente pequenas e apertadas para o volume de trabalho de uma equipa que bem precisava de mais espaço para trabalhar, evitando ter que colocar veículos no exterior quando se pretente mover um dos que se encontra no espaço interior, algo que consome tempo e trabalho, a que acresce a falta de parqueamento numa rua estreita, onde é impossível parar, mesmo que temporariamente, em 2ª fila, o que, podendo ser complexo, não impede um trabalho de qualidade.

segunda-feira, julho 15, 2024

Opera 112 final já disponível

A versão 112 final do Opera, o navegador que temos utilizado ao longo dos últimos anos, já pode ser descarregada, reportando a compilação 112.0.5197.24, baseada no Chromium 126.0.6478.62 ou posterior, vindo corrigir uma série de falhas, algumas imperceptíveis, que apeans se tornavam evidentes acedendo a recursos específicos, outras que era visíveis para os mais atentos.

Sem grandes novidades funcionais, o destaque recai sobre a personalização das "tabs", cada vez mais personalizáveis, podendo agora ser identificadas por um "emoji", que pode ser criado pelo próprio utilizador, ou através de um texto descritivo, que facilita a identificação do conteúdo, melhorando a circulação entre os vários espaços de trabalho.

No entranto, a maior diferença nesta nova versão do "One" são as inúmeras correcções, incluindo no sistema de bloqueio de anúncios e de "pop-ups", mas também em termos de um conjunto de falhas específicas, muitas delas em termos da disposição de elementos nas janelas, alguns dos quais não estavam visíveis, enquanto a manipulação de outros tinha resultados inesperados, incluindo erros que interrompiam a navegação.

Quando comparada com a versão seguinte, ainda em fase de teste, o Opera 112 não disponibiliza as novas funcionalidades, sobretudo aquelas que estão relacionadas com inteligência artificial, mas a correcção de erros, a melhoria da segurança, com um núcleo baseado num Chromium mais recente e uma maior facilidade de navegação, só por sí, justificam que esta actualização, muito rápida e automática, que pode ser forçada pelo utilizador, seja efectuada com a rapidez possível.

domingo, julho 14, 2024

Extintor e estojo de primeiros socorros para veículo

Periodicamente recomendamos aos nossos leitores que disponham nos seus veículos de um extintor e de um estojo de primeiros socorros, ambos dentro do respectivo período de validade, o que implica que, periodicamente, sejam revistos, seja substituindo componentes, seja procedendo à manutenção e verificação.

Naturalmente, o extintor colocado num veículo deve ter em conta a sua adequação ao modelo específico, tendo em conta dimensões, carga transportada e combustível utilizado, sendo aconselhável um aconselhamento profissional e a sua colocação num local acessível em caso de emergência, nunca onde, em caso de acidente ou incêndio, surjam dificuldades de acesso que tornem o extintor virtualmente inútil.

Também relativamente ao conjunto de primeiros socorros, para além de ser necessário verificar a validade de todos os elementos, estes devem ser complementados por outros que correspondam às especificidades de quem utiliza o veículo, mas, sobretudo, deve have o conhecimento que permita proceder ao socorro, aconselhando-se a efectuar uma formação adequada ou, pelo menos, a visualizar os vídeos que o INEM disponibiliza e que incluem informações relevantes para o procedimento em caso de ser necessário intervir.

Este domingo, no termo de uma promoção, ainda é possível adquirir nas lojas da cadeia Lidl um extintor de 1 quilo, por um preço de 11.99 Euros, e um estojo de primeiros socorros por 4.99, valores que se comparam favoravelmente com outras alternativas existentes no mercado e que representam um investimento na segurança a ter em conta.