Está a decorrer mais uma petição no sentido de os veículos com tracção integral, um sistema de transmissão normalmente associados aos todo o terreno, passarem a pagar segundo a tarifa da classe 1 nas portagens nacionais, transitando assim da classe 2, do que resulta um pagamento a dobrar.
Se bem que faça sentido, sobretudo porque não existe nenhuma demonstração de que a tracção integral penalize o pavimento, fica em aberto mais um conjunto de parâmetros, nomeadamente aquela que diz respeito à altura de 110 centímetros do veículo medida na vertical do eixo dianteiro, algo ainda mais absurdo do que a questão da transmissão.
A determinação da classe de uma viatura deveria basear-se em critérios objectivos, concretamente recorrendo ao conjunto de parâmetros que tenham reflexo no desgaste e ocupação das vias, podendo-se apontar para peso ou dimensão, excluindo características irrelevantes para o caso e que se revestem de arbitrariedade, satisfazendo apenas um conjunto de interesses muito pouco claros.
Apesar de o constante da petição ser pobre e, quase certamente, irrelevante, dado que não é apenas pelo sistema de tracção que os todo o terreno são incluidos na classe 2, pode ser um ponto de partida para uma revisão mais ampla, pelo que sugerimos aos interessados que assinem e divulguem esta iniciativa.
sábado, novembro 01, 2014
sexta-feira, outubro 31, 2014
Inaugurada nova fábrica de motores da Jaguar e Land Rover
A nova fábrica "Ingenium Production Plant" da Jaguar e Land Rover, em Wolwerhampton, foi inaugurada neste dia 30 de Outubro pela rainha de Inglaterra, Isabel II, acompanhada pelo marido, o duque de Edinburgo, dando assim início a uma nova etapa na produção de motores de alto desempenho para os modelos destes fabricantes.
Todo o processo de concepção, planeamento, fabrico e testes decorrerá nesta nova fábrica, com os novos motores a destinarem-se aos futuros modelos da marca, sendo previsível que sejam instalados em modelos actualmente em produção, substituindo motores mais antigos em veículos como os novos Discovery ou os futuros Defender.
Esta nova fábrica, onde foram implementadas as mais avançadas tecnologias para produção de motores, custou perto de 500.000.000 de libras, mais de 620.000.000 de Euros, será o local de produção dos motores da família "Ingenium", o primeiro dos quais, com 2.0 litros de cilindrada, irá equipar os Jaguar XE.
Numa altura em que parte da produção da Land Rover se encontra fora da Europa, nomeadamente na Ásia, este investimento em alta tecnologia no país de origem da marca, vem reforçar a confiança dos clientes e adeptos da Land Rover nos seus produtos, contribuindo para a economia europeia, contrariando uma tendência de deslocalizar a produção industrial.
Todo o processo de concepção, planeamento, fabrico e testes decorrerá nesta nova fábrica, com os novos motores a destinarem-se aos futuros modelos da marca, sendo previsível que sejam instalados em modelos actualmente em produção, substituindo motores mais antigos em veículos como os novos Discovery ou os futuros Defender.
Esta nova fábrica, onde foram implementadas as mais avançadas tecnologias para produção de motores, custou perto de 500.000.000 de libras, mais de 620.000.000 de Euros, será o local de produção dos motores da família "Ingenium", o primeiro dos quais, com 2.0 litros de cilindrada, irá equipar os Jaguar XE.
Numa altura em que parte da produção da Land Rover se encontra fora da Europa, nomeadamente na Ásia, este investimento em alta tecnologia no país de origem da marca, vem reforçar a confiança dos clientes e adeptos da Land Rover nos seus produtos, contribuindo para a economia europeia, contrariando uma tendência de deslocalizar a produção industrial.
quinta-feira, outubro 30, 2014
Google lança "Inbox" - 2ª parte
Um novo botão, com o sinal de "+", permite acesso rápido a criação de novos elementos, como mensagens, lembretes, entradas ou outros e o suporte para gestos ou para o varrimento do écran, facilita as acções, com o premir mais prolongadamente acede à gestão conjunta de items, através de um menu próprio.
Desta forma, muitas das tarefas dispersas por várias aplicações são centralizadas, permitindo ao utilizador concentrar-se no essencial, reduzindo o risco de esquecimento e a necessidade de procurar informação relacionada recorrendo a diferentes aplicações, de modo a que a informação seja fluída, concisa e relevante, dando ênfase aquela que terá maior importância.
Uma vez recebido o mail do Google, é necessário proceder à instalação do "software" num equipamento móvel, que fará a autenticação, após o que o acesso pode ser igualmente efectuado via "browser", através do endereço "inbox.google.com", de forma análoga ao que sucede actualmente com o Gmail.
Por enquanto, este novo produto apenas está disponível por convite, devendo os interessados enviar uma mensagem para o endereço "inbox@google.com", após o que receberão uma confirmação da recepção e, posteriormente, o acesso ao "download" e instalação em plataformas "Android" e IOS.
Desta forma, muitas das tarefas dispersas por várias aplicações são centralizadas, permitindo ao utilizador concentrar-se no essencial, reduzindo o risco de esquecimento e a necessidade de procurar informação relacionada recorrendo a diferentes aplicações, de modo a que a informação seja fluída, concisa e relevante, dando ênfase aquela que terá maior importância.
Uma vez recebido o mail do Google, é necessário proceder à instalação do "software" num equipamento móvel, que fará a autenticação, após o que o acesso pode ser igualmente efectuado via "browser", através do endereço "inbox.google.com", de forma análoga ao que sucede actualmente com o Gmail.
Por enquanto, este novo produto apenas está disponível por convite, devendo os interessados enviar uma mensagem para o endereço "inbox@google.com", após o que receberão uma confirmação da recepção e, posteriormente, o acesso ao "download" e instalação em plataformas "Android" e IOS.
quarta-feira, outubro 29, 2014
O fogão "Mbaula Green" - 2ª parte
Tal como qualquer fogão deste tipo, este é um modelo para exterior, que deve ser apenas utilizado em locais bem ventilados, onde não se verifique a acumulação de gases, sem esquecer que temperaturas altas e o fogo, mesmo que interior, não deixa de representar um perigo perto de substancias ou materiais combustíveis ou facilmente inflamáveis.
O preço total, incluindo saco de transporte, aproxima-se da centena e meia de Euros, incluindo o VAT, mas a que acrescem duas dezenas de Euros de portes, caso não seja possível diluí-los numa encomenda de maior volume, pelo que este não é um dos produtos mais económicos do segmento, sendo, no entanto, um dos de melhor qualidade.
Obviamente, existem soluções que representam um investimento francamente inferior, desde os simples fogareiros a gás, tal como o modelo da Galp que apresentamos recentemente, e que podem ser obtidos através de pontos, mas cujo combustível é mais dispendioso, bem como outros fogões a lenha ou carvão muito mais baratos, mesmo que sacrificando alguma qualidade e mesmo segurança no uso.
No entanto, o modelo da "Biolite", com sistema de alimentação para equipamentos USB e cujo preço anda pela centena de Euros, a que acrescem, igualmente portes, continua a ser o nosso favorito, sendo mais inovador e representando um melhor valor face ao custo, resultando numa solução mais completa e polivalente.
O preço total, incluindo saco de transporte, aproxima-se da centena e meia de Euros, incluindo o VAT, mas a que acrescem duas dezenas de Euros de portes, caso não seja possível diluí-los numa encomenda de maior volume, pelo que este não é um dos produtos mais económicos do segmento, sendo, no entanto, um dos de melhor qualidade.
Obviamente, existem soluções que representam um investimento francamente inferior, desde os simples fogareiros a gás, tal como o modelo da Galp que apresentamos recentemente, e que podem ser obtidos através de pontos, mas cujo combustível é mais dispendioso, bem como outros fogões a lenha ou carvão muito mais baratos, mesmo que sacrificando alguma qualidade e mesmo segurança no uso.
No entanto, o modelo da "Biolite", com sistema de alimentação para equipamentos USB e cujo preço anda pela centena de Euros, a que acrescem, igualmente portes, continua a ser o nosso favorito, sendo mais inovador e representando um melhor valor face ao custo, resultando numa solução mais completa e polivalente.
terça-feira, outubro 28, 2014
Pneus sem ar da Bridgestone
Não será para já, mas o facto é que os pneus sem ar, e portanto sem os típicos problemas resultantes de furos, já existem e os protótipos são cada vez mais funcionais, avançando-se a passos largos no sentido de uma revolução no mundo dos pneus.
A Bridgestone apresentou uma nova geração deste tipo de pneus, feitos em resina termoformada, inteiramente recicláveis, capazes de reduzir substancialmente os consumos, em resultado de uma menor deformação e atrito na circulação, e que aumentarão em muito a segurança dos veículos ao eliminar o risco de rebentamento.
É manifesto, estudando as características da proposta da Bridgestone, que, para além de evidentes vantagens ambientais, os custos de operação e perdas de produtividade serão reduzidos, pelo que mesmo um maior investimento inicial, cujo montante se desconhece, serão rapidamente amortizados, mesmo sem entrar em conta com o valor resultante da maior segurança.
A Bridgestone apresentou uma nova geração deste tipo de pneus, feitos em resina termoformada, inteiramente recicláveis, capazes de reduzir substancialmente os consumos, em resultado de uma menor deformação e atrito na circulação, e que aumentarão em muito a segurança dos veículos ao eliminar o risco de rebentamento.
É manifesto, estudando as características da proposta da Bridgestone, que, para além de evidentes vantagens ambientais, os custos de operação e perdas de produtividade serão reduzidos, pelo que mesmo um maior investimento inicial, cujo montante se desconhece, serão rapidamente amortizados, mesmo sem entrar em conta com o valor resultante da maior segurança.
segunda-feira, outubro 27, 2014
Série especial poderá assinalar o fim da produção do Defender
Surgiram rumores que, para assinalar o termo da produção do Defender, prevista para Dezembro de 2015, o que dará por encerrado um longo capítulo que começa no início da própria marca, a Land Rover irá produzir uma versão especial em número muito limitado deste modelo.
A inspiração poderá vir de uma das provas desportivas mais conhecidas, como o Dakar, ou das competições mais populares da marca, como o Camel Trophy, e será coordenada pela "Special Vehicles Operations", que poderá equipar o Defender com o motor V8 de 5.0 litros utilizado no Range Rover Sport.
Numa série que alguns preveem ser de apenas 50 exemplares, serão incluidas outras modificações, mais que necessárias caso se confirme o motor proposto, que na versão turbocomprimida utilizada no Range Rover Sport ultrapassa os 500 cv de potência, perto do quádruplo dos motores mais habituais nos Defender actuais.
Actualmente ainda não existem confirmações destes rumores, nem podemos estar 100% certos de que a produção do Defender terminará efectivamente na data anunciada, sendo ainda possível que este modelo continue, tal como referimos no passado, através de outros fabricantes, seja num formato mais original, como o produzido na Turquia, seja modificado, caso do modelo iraniano.
A inspiração poderá vir de uma das provas desportivas mais conhecidas, como o Dakar, ou das competições mais populares da marca, como o Camel Trophy, e será coordenada pela "Special Vehicles Operations", que poderá equipar o Defender com o motor V8 de 5.0 litros utilizado no Range Rover Sport.
Numa série que alguns preveem ser de apenas 50 exemplares, serão incluidas outras modificações, mais que necessárias caso se confirme o motor proposto, que na versão turbocomprimida utilizada no Range Rover Sport ultrapassa os 500 cv de potência, perto do quádruplo dos motores mais habituais nos Defender actuais.
Actualmente ainda não existem confirmações destes rumores, nem podemos estar 100% certos de que a produção do Defender terminará efectivamente na data anunciada, sendo ainda possível que este modelo continue, tal como referimos no passado, através de outros fabricantes, seja num formato mais original, como o produzido na Turquia, seja modificado, caso do modelo iraniano.
domingo, outubro 26, 2014
Google lança "Inbox" - 1ª parte
O Google apresentou um novo modelo de caixa de entrada para o seu serviço de correio electrónico, o Gmail, designando, de forma muito simples e intuitiva, a nova aplicação como "Inbox", implementando um conjunto de funcionalidades destinadas a facilitar a interacção do utilizador com o sistema de mensagens.
Destinado essencialmente à última geração de telefones "Android", cuja última versão é a 4.4, também designada por "Kitkat", mas que evoluirá proximamente para a 5.0, ou "Lollypop", a "Inbox" expande o conceito de categorias, já presente no Gmail, agregando as conversas e mensagens relacionadas entre sí, facilitando uma gestão conjunta.
Também a informação relevante, bem como as suas ligações a "sites" na Internet, ou a documentos, fotos, ou outro tipo de informação correlacionada é consolidada, resultanto num conjunto consistente, de fácil utilização e cujo acesso e gestão resultam mais intuitivos.
Também os lembretes ou "post its", sistemas de alarme, agenda e outras tarefas para realizar ficam mais visíveis, com alertas mais intuitivos, incluindo informação complementar, como moradas, números de telefone ou conteúdos que facilitem a realização das tarefas planeadas, como, por exemplo, se surgir um alerta para efectuar uma chamada, em conjunto será facilitado o número e o motivo da mesma.
Destinado essencialmente à última geração de telefones "Android", cuja última versão é a 4.4, também designada por "Kitkat", mas que evoluirá proximamente para a 5.0, ou "Lollypop", a "Inbox" expande o conceito de categorias, já presente no Gmail, agregando as conversas e mensagens relacionadas entre sí, facilitando uma gestão conjunta.
Também a informação relevante, bem como as suas ligações a "sites" na Internet, ou a documentos, fotos, ou outro tipo de informação correlacionada é consolidada, resultanto num conjunto consistente, de fácil utilização e cujo acesso e gestão resultam mais intuitivos.
Também os lembretes ou "post its", sistemas de alarme, agenda e outras tarefas para realizar ficam mais visíveis, com alertas mais intuitivos, incluindo informação complementar, como moradas, números de telefone ou conteúdos que facilitem a realização das tarefas planeadas, como, por exemplo, se surgir um alerta para efectuar uma chamada, em conjunto será facilitado o número e o motivo da mesma.
Subscrever:
Mensagens (Atom)