sábado, março 12, 2011

Caixa de munições para o canhão Mk 1 - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma caixa de munições para o canhão Mk 1

Uma das possibilidades de obter caixas de transporte resistentes e a um preço aceitável é a de adquirir excedentes militares, nomeadamente caixas destinadas ao transporte de munições, como as do canhão Mk 1 usado pelas forças da NATO.

Esta caixa é feita em folha de aço prensado, com nervuras para aumentar a resistência e uma tampa presa por duas dobradiças e fechada por um par de fechos de pressão, mas sem rebordo de borracha pelo que não é originalmente estanque.

A tampa, também ela em aço com nervuras, uma vez aberta, desliza lateralmente ao longo das dobradiças e pode ser completamente removida para um mais fácil acesso a um interior relativamente plano, o que favorece o aproveitamento do espaço.

Para além de possuir duas pegas, uma de cada lado, as quais aconselhamos a desmontar caso seja instalada de forma fixa num veículo, possui ainda 4 orifícios de 10 mm na base e outros 2 em cada extremidade, de modo a que possa ser facilmente aparafusada.

sexta-feira, março 11, 2011

Guia Prático do Todo o Terreno em espanhol - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
A capa do Guia Prático

A maioria dos nossos leitores opta sobretudo por revistas sobre o todo o terreno ou especificamente sobre Land Rovers em inglês, com uma menor número em francês, mas pouco se tem visto o que existe no mercado espanhol, onde por vezes surgem alternativas interessantes.

Publicado recentemente, o Guia Prático da Fórmula Todo o Terreno, publicada em Espanha, tem um conteúdo que consideramos extremamente interessante, que ao longo de 116 páginas inclui um extenso conjunto de informações da maior utilidade a quem pretenda organizar viagens ou expedições.

Algumas secções são relevantes, como a que inclui um conjunto de preparações concretas, visando veículos específicos, uma lista de 5.000 acessórios destinados ao todo o terreno, listagens de locais de interesse e normas para respeitar a Natureza.

Capítulos específicos, como aquele em que é abordado a escolha dos pneus, incluem não apenas uma lista dos modelos disponíveis, mas também informação referente a jantes, a compressores para enchimento e mesmo "kits" de reparação e equilibragem.

Facebook disponibiliza sistema de alerta de suicidio - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran de alerta do Facebook

O Facebook disponibilizou uma nova funcionalidade que visa alertar para a possibilidade de um dos utilizadores desta rede social publicar mensagens ou outros indícios de que se pretende suicidar.

Esta funcionalidade resulta de uma parceria com uma organização não governamental britânica, a Samaritans, que é especializada na prestação de apoio psicológico e que colaborou na elaboração de um questionário que servirá de base a uma intervenção.

Com base na informação disponibilizada resultante da resposta a um conjunto de questões e na avaliação por parte do sistema implementado pelo Facebook, será decidido qual o apoio a prestar ao utilizador, recorrendo a pessoal especializado.

A implementação deste sistema foi decidida depois do caso de Simone Back, uma utilizadora inglesa que anunciou no Facebook que se iria suicidar e veio a ser encontrada morta no dia seguinte, sem que a mensagem tenha sido usada para dar qualquer tipo de alerta.

quinta-feira, março 10, 2011

Tendas Kamprite - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma tenda Kamprite Double Tentcot

As tendas são construidas em Nylon Denier 210, de grande resistência, com uma estrutura em alumínio protegida, fechos resistentes à corrosão, costuras ocultas, dobradiças em Nylon Poly Ox e fechos de boa qualidade, incluindo redes em todas as portas e janelas que tornam o interior invisível.

A dimensão da plataforma é de 2100 x 1320 mm, a altura de 100 mm, o volume total depois de dobrada é de 1320 x 810 x 200 e o peso de 16 kg, suportando pesos superiores a 230 Kg.

O preço no mercado americano é de USD 319, perto de 250 Euros, dependendo da taxa cambial, mas que será agravado por portes e taxas alfandegárias, bem como pela inevitável margem comercial da cadeia de distribuição, caso seja adquirida localmente.

Estes modelos não são idênticos nem equivalentes às tendas de tejadilho, mais sofisticadas e dispendiosas, mas podem ser adaptadas de forma a serem instaladas numa grade de tejadilho e serão fáceis de utilizar e comparativamente muito pouco dispendiosas.

Cedendo perante os fortes - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma manifestação em Portugal

No entanto, uma atitude descriminatória, cedendo quem tem a força para impor as suas reivindicações, sem o fazer perante quem, pelo menos aparentemente, não terá a mesma força, tem sempre efeitos colaterais imprevisíveis, como actos de protesto ou resistência passiva que desgastam rapidamente qualquer poder instituido.

A poucos dias da manifestação agendada para dia 12, começam a confluir demasiados factores de convulsão, sendo óbvio que o agravar do custo de vida, não apenas a nível de combustíveis e energia, mas de inúmeros bens essenciais, o impacto da anunciada subida de taxas de juro ainda não é previsto por quantos serão atingidos.

Será em Abril, portanto dentro de um mês, que se sentirão os verdadeiros impactos, sobretudo por parte de quem paga prestações de empréstimos, e que verá o valor subir, em média, algumas dezenas de Euros, o suficiente para se fazer sentir neste momento de aperto.

Também nessa altura se espera que a necessidade ou não da intervenção externa esteja clarificada, com uma alternativa que será entre as condições ditadas pelo Fundo de Estabilização ou por novas medidas de rigor, que se podem consubstanciar num 4º Plano de Estabilidade e Crescimento, onde o conteúdo se resume a novos cortes, os quais não são compensados por medidas que fomentem o crescimento.

quarta-feira, março 09, 2011

Tendas Kamprite - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma tenda Kamprite Double Tentcot

As tendas para utilização em expedição, sobretudo as destinadas a serem montadas sobre os tejadilhos dos veículos, são items bastante cobiçados, mas que tendem a ser dispendiosos, colocando-os fora do alcance de muitos adeptos do turismo de aventura.

Como alternativa, a um preço bem mais módico do que a maioria, estão disponíveis as tendas da Kamprite, um fabricante de origem americana que propões diversos modelos, entre os quais as TentCot, existentes em diversas versões.

Estão disponíveis versões mais pequenas, para crianças, individuais, de dimensões adequadas a indíviduos que necessitem de mais espaço, modelos duplos, tendas adaptadas a fins militares e suportes que se assemelham a macas.

As TentCot têm como particularidade a estrutura metálica que evita ficarem em contacto com o solo, possuindo uma plataforma elevada, devidamente isolada e uma grande facilidade de montagem e desmontagem, através de um movimento de rotação da estrutura.

Cedendo perante os fortes - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um bloqueio de estradas

Já abordamos a questão do aumento do preço de combustíveis relacionda com os efeitos em particulares, entidades e empresas, mas sobretudo devido às consequências em termos de agitação social e o impacto que uma paragem a nível de distribuição terá num País onde reina o descontentamento.

Em 2008, num clima bem mais favorável, assistimos a uma paragem das empresas transportadoras, na qual houve, infelizmente, uma vítima mortal, e às cedências do Governo perante essa manifestação de força que, na altura, não teve adesão popular.

Actualmente, na presente conjuntura, uma paragem na distribuição terá consequências imprevisíveis e uma adesão, sobretudo por arrastamento, que terá consequências nos mais diversos sectores, com um efeito de contágio que se pode prolongar em cadeia mesmo após extinta a causa inicial.

É de prever que haja uma cedência, mesmo que parcial, perante a pressão de empresas transportadoras e camionistas, mas é manifesto que o Governo não dispõe de recursos, nem de capacidade, para ceder perante as reivindicações de sectores menos estratégicos, incapazes de, só por sí, paralizar o País.

terça-feira, março 08, 2011

Amplificador de sinal 3G

Image Hosted by ImageShack
Um amplificador de sinal 3G

Já comentamos no passado alguns amplificadores de sinal de GSM, que tinham a limitação de não suportar equipamentos 3G, e que hoje em dia se vendem por meia dúzia de Euros, faltando apresentar um modelo que suporte os últimos modelos de telemóvel com suporte de videochamada.

Este modelo suporta frequências entre os 1970 e os 2170 MHz, de forma a abranger os equipamentos 3G utilizados nas redes de comunicações europeias.

A antena tem 180 mm de altura, ficando ligada a um suporte para o telemóvel tem 60 x 115 mm, compatível com telemóveis 3G com até 65 mm de largura, por um cabo com 3140 mm e conectores FME em ambas as extremidades.

O preço ronda a vintena de Euros, incluindo portes para Portugal, com envio a partir da Ásia, e permite melhorar significativamente a recepção de telemóveis 3G, cujo sinal continua fraco em locais remotos.

segunda-feira, março 07, 2011

Sistema de retenção Slidetite - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um exemplo de utilização do Slidetite num Defender

Assim, apresentamos uma imagem da utilização do Slidelite para acondicionar carga no capot de um Defender, o qual foi devidamente reforçado para o efeito através da adição de uma base na zona central.

Aconselha-se a adquirir um par de peças extra de cada modelo, de modo a que, caso surja um imprevisto, a sua substituição seja imediata, sendo que neste caso o baixo preço não será impedimento para alguma reserva.

Image Hosted by ImageShack
Utilização do sistema Slidetite num roof-rack

Os preços por peça variam entre um Euro e um Euro e meio, com um valor um pouco mais alto por metro de corda elástica de 8 mm de diametro, devidamente finalizado nas extremidades, pelo que um sistema de fixação ficará, em termos médios, por perto de uma vintena de Euros, dependendo da configuração específica.

Este é um sistema que consideramos interessante, pela sua flexibilidade, resistência, facilidade de utilização e baixo custo, podendo substituir com vantagem alguns produtos específicos, como as redes de carga para Land Rover, as quais tendem a ter preços francamente mais elevados.

Lâmpadas de trabalho de xenon - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma lâmpada de trabalho de xenon

A temperatura de utilização vai desde os -40 até aos 80ºC, fornecendo um raio de luz tipo "cheia" ou"flood beam" com uma luminosidade de 3200 Lm 400 lm.

A instalação é semelhante à de faróis convencionais, bastando ligar à instalação eléctrica do veículo, usando um sistema de relay e interruptor padrões, sendo, como em qualquer situação similar, aconselhável adicionar um fusível independente.

Em termos físicos, estes faróis podem ser colocados numa barra sobre o tejadilho, um "roof rack", na traseira da carroçaria, ou em qualquer outro local, podendo ser orientados da forma considerada mais adequada ao desempenho das suas funções.

O preço unitário, com portes incluídos, ronda os 70 Euros, a que podem acrescer despesas alfandegárias, é mais elevado do que o de um farol de trabalho convencional, mas é compensada por uma luminosidade muito superior, que pode ser decisiva em situações mais extremas.

domingo, março 06, 2011

Sistema de retenção Slidetite - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma união do sistema Slidetite

Outro tipo de gancho permite prender, por exemplo, a uma barra de uma grade de carga ou mesmo numa ancoragem existente ou ao capot de alguns veículos, dependendo do espaço entre este e a carroçaria, substituindo assim, de forma não permanente, um ponto de ancoragem fixa do mesmo sistema.

As peças são feitas em plástico de alta resistência, cada um suportando nominalmente até 30 kg de peso, mas sendo testadas para valores superiores, sendo utilizadas inclusivé por associações de socorro em montanha, as quais, obviamente, seguem padrões de fiabilidade particularmente elevados.

Image Hosted by ImageShack
Outro gancho do sistema Slidetite

O facto de não haver componentes metálicos, para além de reduzir o peso e o próprio preço, evita problemas de corrosão, pelo que estes componentes podem ser utilizados à chuva ou em zonas humidas sem detrioração.

Justifica-se apresentar alguns exemplos práticos da utilização do sistema Slidetite, de modo a que seja mais fácil aferir das reais possibilidades deste em situações comuns, facilitando a escolha dos componentes necessários às configurações pretendidas.