Elementos da Protecção Civil numa reunião
Ao invés de sobrecarregar os jovens com um conjunto de actividades cuho objectivo primário parece ser o de ocupar o máximo de tempo, a introdução de matérias relacionadas com o socorro, para usar o exemplo dado pela CML, ou de outras que contribuam para uma maior segurança e qualidade de vida parece ser uma opção a ter em conta, no sentido de proporcionar uma educação mais abrangente e despertar eventuais vocações.
A cooperação entre diversos ministérios e entidades, algo que pouco existe neste País, com o envolvimento das estruturas autárquicas permite, sem acréscimo de custos e, enventualmente, com a sua diminuição, caso a gestão do projecto seja efectuada de forma adequada, permitiria desenvolver programas capazes de melhorar a formação dos jovens, desenvolvendo as suas aptidões e promovendo a sua participação cívica.
Este tipo de iniciativa, que devemos entender como complementar e não substitutiva de outros recursos, merece ser devidamente acompanhada, como base de um trabalho mais extenso e abrangente que forneça ás populações formação e mesmo meios que permita uma resposta mesmo antes da chegada das entidades responsáveis pelo socorro, às quais caberá, em última instância, a acção decisiva.