sexta-feira, abril 23, 2010

Bombeiros pedem aumento do valor por hora - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Os bombeiros voluntários integrados nas Equipas de Combate a Incêndios (ECI), que desempenham funções de primeira intervenção no combate aos fogos florestais que ocorrerem entre Maio e Setembro, vão receber apenas 1.70 euros por hora.

Esta verba, há muito desactualizada, surge como desadequada e completamente insuficiente, sobretudo se houver a necessidade de tomar duas refeições fora, algo perfeitamente normal quando se está uma dúzia de horas de serviço, e suportar os custos de deslocações.

Aliás, as contas para um turno de uma dúzia de horas, pelas quais os bombeiros recebem 20.40 euros, são fáceis de fazer se cada refeição custar meia dúzia de euros, o que nem será sempre fácil de conseguir, restam oito para suportar as deslocações e outras despesas que surjam.

Temos, portanto, a possibilidade de os bombeiros que integram as ECI acabarem por suportar parte dos custo, algo que perante o esforço físico e o desgaste psicológico, sem contar com o próprio risco inerente ao combate aos fogos surge como flagrantemente injusto.

Sem comentários: