sábado, abril 03, 2010

7.000 jovens vão vigiar as florestas durante o Verão - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um Land Rover numa floresta

Podemos, portanto, mesmo com alguma margem, assumir que o orçamento do programa "Voluntariado Jovem nas Florestas", no qual estarão 7.000 jovens por uma semana, correspondendo a 49.000 dias de actividade, tem custos semelhantes aos de umas 40.000 horas de patrulhamento motorizado, efectuado em veículos adequados e munidos, na sua maioria, de equipamentos de comunicações.

Se compararmos, mesmo intuitivamente, os resultados práticos de uma e de outra vertente, mesmo fazendo variar o número de horas de partulhamento motorizado de modo a incluir dois ocupantes e reduzindo o número de horas para as 30.000, por exemplo, continuamos com uma capacidade operacional muito superior à do programa governamental, sobretudo tendo em atenção que os jovens nunca operam sózinhos, mas sempre em grupo.

Assim, excluindo a vertente pedagógica a nível dos participantes, a opção do Governo surge como de fraco efeito prático e a opção errada face a alternativas que, com verbas semelhantes, podem obter resultados muito superiores na vertente dos objectivos de prevenção dos fogos florestais.

Se considerarmos este programa como uma forma de educação ambiental, obviamente terá resultados positivos, mas na vertente operacional, como forma de vigilância, não é, manifestamente, a forma adequada de investir dinheiros públicos, os quais teriam um muito maior retorno caso a aposta fosse no sentido que propusemos.

sexta-feira, abril 02, 2010

O "Weather Master VII" - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
O relógio "Weather Master VII"

O barómetro tem uma resolução de 0.1hPa/mbar (0.01inHg) e pode medir desde os 300hPa/mbar até aos 1100hPh/mbar (8.85inHg até 32.48inHg), incluindo tendências ao nível do mar e registo das últimas 24 horas.

A bússula digital tem a resolução de um grau, apontador do Norte Magnético e inclui 16 direcções, correspondentes aos pontos cardeais e intermédios.

Em termos desportivos, está disponível um cronógrafo progressivo ou regressivo, com precisão de 1/100 de segundo, contagem de tempo até 99 horas, 59 minutos e 59.99 segundos e registo de até 100 voltas, bem como um contador de passos.

O preço no Automóvel Clube de Portugal é de 72 euros para o público em geral e de 68 para os sócios valores inferiores aos praticados no EBay.

Bombeiros profissionais têm acordo de trabalho

Image Hosted by ImageShack
Bombeiros Sapadores de Lisboa

Foi assinado entre a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), a Liga de Bombeiros Portugueses e o Ministério do Trabalho um acordo colectivo que regula o trabalho dos bombeiros profissionais.

Este acordo, que entra imediatamente em vigor, foi negociado ao longo de três anos, abrange centenas de profissionais, entre associados da ANBP e do Sindicato dos Bombeiros, que passam assim a ter horários e uma tabela salarial devidamente regulamentada.

Com um cada vez maior número de profissionais, há muito que se impunha alcançar um acordo que estabelecesse princípios de funcionamento comuns e valores padronizados a nível laboral evitando descrepâncias entre profissionais do mesmo sector empregados por entidades distintas.

quinta-feira, abril 01, 2010

O "Weather Master VII" - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O relógio "Weather Master VII"

Para além das funções normais de um relógio com calendário e dois alarmes diários, este modelo dispõe de um écran electro-luminescente e é resistente a submersões até aos 50 metros, mas serão outras características que o tornam especialmente interessante.

Entre os modelos de relógio que consideramos interessantes e adequados a quem aprecie ou necessite de estar longos períodos ao ar livre, encontra-se o "Weather Master VII", uma autêntica estação meteorológica portátil que inclui as normais funções de muitos cronógrafos.

O termómetro tem uma resolução de 0.1ºC e mede desde os -10.0ºC até aos 60.0ºC, estando igualmente presente um conjunto de quatro símbolos que indicam se a previsão do tempo é solarengo, nevoado com Sol, nevoado ou chuvoso.

O altimetro tem uma resolução de um metro e funciona desde os -706 metros, em teoria, até aos 9164, com indicação de tendência e memorização das últimas 24 horas.

Um hospital de campanha substitui SAP - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um hospital de campanha

Foi anunciada a instalação na praça do mercado em Valença. de um hospital de campanha, que substituirá o Serviço de Atendimento Permanente (SAP), encerrado durante a noite.

Neste hospital, que funcionará numa tenda e com material cedido pela Cruz Vermelha Portuguesa estarão, em permanência, um médico e um enfermeiro, em regime de voluntariado, mantendo assim um serviço de atendimento em permanência nesta localidade.

O hospital de campanha devrá ficar operacional dentro de um par de dias, o necessário para que o fornecimento de electricidade e água, a instalação de sanitários e uma depuradora estejam concluidos, devendo permanecer em funcionamento até que haja uma solução negociada para o problema resultante do encerramento das Urgências de Valença.

Em primeiro lugar, consideramos ser de salientar e louva a iniciativa da Comissão de Utentes e da autarquia local, que ao invés de se limitarem a protestar, algo que sucedeu e incluiu corte de estradas, adoptou as medidas possíveis para minimizar os custos que sempre têm para as populações de um encerramento de um SAP.

quarta-feira, março 31, 2010

Caixas em alumínio da Metallics UK - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma caixa da Metallics UK para Defender 90

As soldaduras são TIG e a tampa encontra-se presa por duas dobradiças zincadas, sendo fechada por duas fechaduras circulares com tampas que evitem a entrada de poeiras, existindo uma protecção em borracha que evita a entrada de água para o interior.

O preço unitário, a que acrescem portes, é de uma centena de libras, pouco mais de 110 euros, incluindo duas chaves, é superior ao de muitas caixas militares, mas a capacidade de arrumação de um modelo feito à medida é francamente superior ao de uma improvisação.

No entanto, em termos de volume útil, este modelo pode atingir o dobro do de um modelo não específico, o qual pode facilmente ser francamente mais pesado e, a menos que se pretenda seja usado sobretudo como cofre, a resistência extra de uma caixa militar pode não justificar esta última opção.

7.000 jovens vão vigiar as florestas durante o Verão - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Jovens numa floresta portuguesa

Lembramos o projecto "Limpar Portugal", onde perto de 100.000 voluntários participaram e suportaram os custos inerentes à sua opção cívica, muitos dos quais com uma pequena verba, a suficiente para suportar despesas com combustíveis e alimentação teriam uma capacidade em termos de prevenção muito superior à dos jovens integrados neste projecto do Governo.

Usando metade do mesmo 1.000.000 de euros em combustível, que permite adquirir perto de 500.000 litros de gasóleo e percorrer perto de 5.000.000 de quilómetros, o que, estimando que um voluntário percorra uma centena de quilómetros por dia, corresponde a 50.000 dias de patrulhamento num veículo todo o terreno, o que potencia em muito a eficácia da sua acção.

Com os restantes 500.000 euros pode-se atribuir uma diária de uma dezena de euros aos parcipantes, o que será um contributo para a alimentação, de forma a que estes tenham a maioria dos custos suportados pelo Estado, chegando para os mesmos 50.000 dias que o combustível.

Mesmo retirando parte da verba para outras despesas, administrativas, de coordenação e outros materiais, e colocando a fasquia nos 20% do montante disponível, o que de sí é elevado, continuamos com disponibilidade para 40.000 dias de partulhamento em todo o terreno, algo que será mais do que suficiente para o número de voluntários com veículos todo o terreno que se possam disponibilizar.

terça-feira, março 30, 2010

INEM dispensa 95 enfermeiros - 3ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma ambulância dos bombeiros e médica do INEM

A recusa de alguns técnicos de ir a locais mais remotos, eventualmente percorrendo o trajecto ou parte dele em circunstâncias difíceis, como durante a noite ou com mau tempo, é exemplo dos problemas que contribuem não apenas para uma degradação da imagem do socorro, e concretamente do INEM, mas também para a sensação de falta de segurança e abandono de diversas populações mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Sabemos que muitas povoações ficam virtualmente isoladas durante o Inverno, ou que, não estando, circular nas vias de acesso implica riscos acrescidos, os quais devem ser devidamente equacionados, mas a predisposição de um profissional de carreira para enfrentar estas dificuldades é, na sua maioria, superior à de um contratado a prazo que, independentemente da sua vocação, tendencialmente não demonstrará o mesmo empenho e espírito de sacrifício.

Acresce ainda que, enquanto um profissional após uma deslocação morosa ou que envolva algum risco terá muito mais possibilidades de sucesso, justificando assim o esforço, do que quem possua menor formação e tenha, portanto, uma menor probabilidade de exito, aliando uma sensação de inutilidade à de risco.

A dispensa de enfermeiros experientes e a admissão de técnicos contratados por meio ano, independentemente das suas capacidades e por muito eficaz que seja a supervisão, resulta numa efectiva diminuição da capacidade operacional do INEM, sendo de nos interrogarmos de o valor poupado pela instituição não será inferior ao que a sociedade pagará em consequência desta decisão, traduzido na perda de vidas humanas ou na diminuição da capacidade de recuperação de algumas vítimas.

7.000 jovens vão vigiar as florestas durante o Verão - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Jovens numa floresta portuguesa

Tal como em anos anteriores, alguns milhares de jovens vão vigiar as florestas portuguesas integrados no programa "Voluntariado Jovem nas Florestas".

Estima-se que sejam perto de 7.000 os jovens entre os 18 e os 30 anos que a pé, de bicicleta, em moto ou automóvel, ou ainda integrando equipas em locais de observação estáticos irão vigiar as florestas alertando para situações que identifiquem como sendo de risco.

Este programa tem como objectivo não apenas o aspecto prático, protegendo a floresta através da detecção de fogos nascentes ou na limpeza de lixos, mas também como forma de sensibilização dos participantes e das populações para a importância económica e ecológica das florestas portuguesas.

O programa, que foi apresentado na Tapada Nacional de Mafra, representa um investimento de cerca de 1.000.000 de euros, valor que tem uma tradução mais a nível educacional e de sensibilização do que em termos práticos, dado que este montante teria um maior retorno se dispendido de outra forma.

segunda-feira, março 29, 2010

Caixas em alumínio da Metallics UK - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma caixa da Metallics UK para Defender 90

Acomodar equipamentos de forma segura dentro dos Land Rover Defender nem sempre é fácil e, para além da solução das caixas militares, de baixo custo, mas pesadas, surgem soluções feitas à medida, produzida, neste caso pela Metallics UK para os modelos 90.

A nossa opção tem sido usar o espaço disponível sobre as rodas traseiras, evitando tudo o que seja colocado na plataforma de carga, o que pode comprometer espaço para pneus sobressalentes ou para um volume para o qual não existam alternativas.

A caixa é fabricada em alumínio prensado de 2 mm, enquando a tampa é feita no mesmo tipo de material mas em 3 mm, de modo a aumentar a resistência da superfície superior e permitir carga sobre a caixa sem risco de danos.

A dimensão exterior é de 950 x 260 x 230 mm e o peso da caixa é de 9 kg, podendo ser instalada ao alto, se necessário, dado possuir a resistencia estrutural para não sofrer deformações se colocada nesta posição.

INEM dispensa 95 enfermeiros - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma ambulância do INEM

Por outro lado, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses considera que os enfermeiros apenas podem receber orientação de outros enfermeiros e de médicos, mas não dos técnicos que operam nas centrais, situação que contraria a posição do INEM, para quem estes técnicos podem dar orientação dado estarem sob regulação médica.

No entanto, estes não são os únicos problemas, dado que os técnicos são contratados por seis meses, carecem de formação adequada e, segundo fontes do sindicato dos Enfermeiros, alguns recusam ir a locais onde a sua presença é necessária, dando como exemplo Miranda do Douro e Melgaço.

Mantém-se igualmente, desde há dois meses, o problema no servidor que tem impedido as ambulâncias de Suporte Imediato de Vida de enviar electrocardiogramas para os CODU, quando surgem situações nas quais se suspeita de enfarte.

É de notar que a redefenição do mapa de urgências hospitalares, com o encerramento de unidades e valências, veio colocar novas responsabilidades e dificuldades acrescidas aos meios de socorro, entre os quais o INEM tem um papel fundamental, obrigando a deslocações mais extensas e a uma capacidade técnica acrescida, essencial para enfrentar o aumento das distâncias a percorrer.

domingo, março 28, 2010

Google lança novo alerta para possibilidade de ataque a contas - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um écran de login do Gmail

No entanto, sobretudo para quem utiliza acessos a partir de vários operadores, sobretudo quando incluem ligações móveis, nem sempre existe uma grande precisão, podendo mesmo surgir falsos alertas ou situações menos claras que implicam discernimento e alguns conhecimentos técnicos por parte do utilizadores.

Caberá, no entanto, ao utilizador verificar a fundamentação dos alertas e tomar medidas, salvo quando da situação resulte uma violação flagrante dos termos de serviço que comprometam o funcionamento do sistema ou coloquem em perigo terceiros.

Surge a questão do uso do Gmail apenas através de um cliente de correio, como o Outlook Express ou o Live Mail, onde este tipo de aviso, que surge na versão "webmail" não é visível, faltando o envio de uma mensagem de alerta quando se suspeite de que a conta foi comprometida.

Esta nova funcionalidade permite, efectivamente, uma maior segurança, mas não se pode esquecer que a mesma depende, em última instância, do utilizador e das precauções e comportamentos que adopta, sem o que não existem sistemas de alerta que evitam ataques e mesmo a destruição do conteúdo das pastas de correio.