Com capacidade de gravar vídeo em modo 4K a 30 imagens por segundo e a 1080P a 60 imagens por segundo, as quais podem ser enviadas em tempo real para um dispositivo "Android" ou IOS, a câmara pode fotografar com resoluções até aos 12 megapixels, sendo orientável a 360º e podendo ser ajustada em elevação em 125º.
As imagens a 4K não podem ser transmitidas, mas ficam gravadas e serão posteriormente descarregadas via USB ou HDMI, podendo ser trabalhadas em programas como o Photoshop, para o qual estão disponíveis filtros de correcção, que retira a curvatura típica deste tipo de lente com grande angular.
O controle remoto do "Inspire 1" inclui todo o controle de voo, com as várias funcionalidades típicas deste tipo de "drone", como rotas pré-programadas, zonas de exclusão ou retorno automático ao ponto de partida, bem como os da câmara que podem, caso se pretenda, serem atribuídos a um comando independente os quais, de forma semelhante aos seus antecedentes, possuem suporte para um dispositivo móvel onde corre a aplicação e fornece o écran para visualização de dados de voo.
O novo "drone" é mais fácil de pilotar que o seu antecessor, estando o seu controle ao alcance dos menos experientes, com o sistema de retorno automático a ser dinâmico, deixando de ser o local de origem e sim a posição presente do controle, acrescendo a funcionalidade de uma câmara e conjunto de sensores que permitem a orientação quando não é possível recorrer ao GPS, algo normal em interiores.
sábado, novembro 22, 2014
sexta-feira, novembro 21, 2014
As protecções de veículos na lei de 2007 - 1ª parte
Alguns opcionais utilizados no todo o terreno, nomeadamente as protecções frontais, conhecidos como "bull bars" ou "mata vacas", na sua tradução portuguesa, tal como os menos volumosos "A-bar" centrais e diversos tipos de para-choques, sobretudo os de maior dimensão feitos em ferro, têm encontrado cada vez maiores restrições e a impossibilidade de ser utilizados em veículos recentes.
Esta situação, que deixa descontentes inúmeros proprietários e tem resultado em problemas como a reprovação nas Inspeções Periódicas Obrigatórias e na autuação por parte das autoridades policiais, deve-se à legislação aplicável desde 2008 e que resulta da transposição a nível nacional de disposições europeias que visam, essencialmente, aumentar a segurança em caso de colisão.
É intuitivo que o efeito de uma colisão com um veículo com protecções frontais e para-choques em ferro contra outro que não as tenha resultará numa desproporção a nível de danos materiais e, possivelmente, nos próprios ocupantes, situação essa que se agrava em caso de atropelamento, com um óbvio aumento da probabilidade de danos corporiais de gravidade elevada.
Tomando como exemplo o Land Rover Defender e os opcionais incluídos ou vendidos pela marca, é fácil verificar quais as diferenças introduzidas para que as protecções frontais estejam de acordo com a legislação aplicável a partir de 2008, a qual transcrevemos para que os nossos leitores possam analizar o seu conteúdo:
Esta situação, que deixa descontentes inúmeros proprietários e tem resultado em problemas como a reprovação nas Inspeções Periódicas Obrigatórias e na autuação por parte das autoridades policiais, deve-se à legislação aplicável desde 2008 e que resulta da transposição a nível nacional de disposições europeias que visam, essencialmente, aumentar a segurança em caso de colisão.
É intuitivo que o efeito de uma colisão com um veículo com protecções frontais e para-choques em ferro contra outro que não as tenha resultará numa desproporção a nível de danos materiais e, possivelmente, nos próprios ocupantes, situação essa que se agrava em caso de atropelamento, com um óbvio aumento da probabilidade de danos corporiais de gravidade elevada.
Tomando como exemplo o Land Rover Defender e os opcionais incluídos ou vendidos pela marca, é fácil verificar quais as diferenças introduzidas para que as protecções frontais estejam de acordo com a legislação aplicável a partir de 2008, a qual transcrevemos para que os nossos leitores possam analizar o seu conteúdo:
quinta-feira, novembro 20, 2014
DJI "Inspire 1" traz 4K para o universo dos "drones" - 1ª parte
Já tinham sido obtidas algumas informações e mesmo imagens do novo "drone" da DJI, o "Inspire 1 T600", o primeiro modelo a integrar uma câmara de vídeo 4K, montada num sistema de suspensão com triplo amortecimento e estabilização, o que, acrescendo à que é implementada na própria câmara, permite tirar partido desta resolução de imagem, mas a partir do lançamento, a 12 de Novembro, o fabricante revelou, finalmente, os detalhes.
O novo DJI é completamente diferente dos anteriores modelos da marca, sejam os conhecidos "Phantom", sejam os mais dispendiosos "Spreading Wings S1000", com uma estrutura em "H" ou num duplo "T",e não em "X", mantendo os motores nas 4 extremidades, onde também se encontra posicionado o sistema de aterragem, e um corpo central mais longo, sob o qual se encontra o suporte para a câmara.
Com as pernas do trem de aterragem a dobrar em voo e o posicionamento da câmara escolhido para este modelo, o campo de visão aumenta substancialmente, independentemente da sua orientação, a qual é controlada remotamente, sendo para isso essencial a característica de ajuste da própria estrutura, que aumenta face a modelos anteriores, passando agora a ser 60 centímetros entre rotores.
O suporte para a câmara é completamente novo, com um sistema de amortecimento de vibrações triplo, o que, aliado à estabilização da câmara, praticamente neutraliza a tremura, muitas vezes designada por "efeito geleia", que tende a surgir nas filmagens realizadas por "drone".
O novo DJI é completamente diferente dos anteriores modelos da marca, sejam os conhecidos "Phantom", sejam os mais dispendiosos "Spreading Wings S1000", com uma estrutura em "H" ou num duplo "T",e não em "X", mantendo os motores nas 4 extremidades, onde também se encontra posicionado o sistema de aterragem, e um corpo central mais longo, sob o qual se encontra o suporte para a câmara.
Com as pernas do trem de aterragem a dobrar em voo e o posicionamento da câmara escolhido para este modelo, o campo de visão aumenta substancialmente, independentemente da sua orientação, a qual é controlada remotamente, sendo para isso essencial a característica de ajuste da própria estrutura, que aumenta face a modelos anteriores, passando agora a ser 60 centímetros entre rotores.
O suporte para a câmara é completamente novo, com um sistema de amortecimento de vibrações triplo, o que, aliado à estabilização da câmara, praticamente neutraliza a tremura, muitas vezes designada por "efeito geleia", que tende a surgir nas filmagens realizadas por "drone".
quarta-feira, novembro 19, 2014
Filtro de água portátil - 1ª parte
Um sistema de filtragem de água portátil é um equipamento cada vez mais acessível e a ter em conta por todos quantos participam em expedições ou mesmo para quem habite em locais onde a qualidade da água seja suspeita e se queira precaver contra uma possível contaminação.
Este sistema tem a aparência de um pequeno cilindro, bebendo-se através dele o conteúdo de um recipiente de forma muito similar aquela quando se utiliza uma vulgar palhinha, bastando sorver a água para obter o efeito de filtragem ao atravessar o filtro contido no interior.
Naturalmente que, por não ter reservatório, este equipamento serve apenas como filtro, não tendo capacidade de armazenamento, excepto residual, sendo aconselhável utilizar água previamente vertida para um recipiente, preferencialmente transparente, de forma a que possa haver alguma verificação visual de qualidade.
No interior, um filtro de resina halogenada, em dois estágios, permite filtrar até 800 litros de água, tendo um período de validade de um ano, sendo eficaz contra a maioria das bactérias e germes existentes na água, filtrando partículas entre os 15 e os 125 microns.
Este sistema tem a aparência de um pequeno cilindro, bebendo-se através dele o conteúdo de um recipiente de forma muito similar aquela quando se utiliza uma vulgar palhinha, bastando sorver a água para obter o efeito de filtragem ao atravessar o filtro contido no interior.
Naturalmente que, por não ter reservatório, este equipamento serve apenas como filtro, não tendo capacidade de armazenamento, excepto residual, sendo aconselhável utilizar água previamente vertida para um recipiente, preferencialmente transparente, de forma a que possa haver alguma verificação visual de qualidade.
No interior, um filtro de resina halogenada, em dois estágios, permite filtrar até 800 litros de água, tendo um período de validade de um ano, sendo eficaz contra a maioria das bactérias e germes existentes na água, filtrando partículas entre os 15 e os 125 microns.
terça-feira, novembro 18, 2014
Modificação de bombas injectoras Bosch - 5ª parte
Por ser comum encontrar-se essa possibilidade, não podemos deixar de mencionar os pinos que são modificados de forma manual, recorrendo a uma rebarbadora, os quais tentam imitar configurações conhecidas e testadas, mas que, no termo do processo, podem resultar num desempenho imprevisível e mesmo perigoso, pelo que desaconselhamos esta solução onde o barato pode sair francamente caro, para além de comprometer o pino original, impedindo a sua reposição.
Caso se pretenda uma solução mais completa, ou não se disponha do necessário "know how", a nossa sugestão vai no sentido de procurar um dos especialistas nesta área, sempre tendo a consciência de que, embora não haja nem linearidade, nem uma fórmula mágica que traduza uma na outra, a qualidade tem um preço, tal como o tem o conjunto de conhecimentos e experiência nesta área.
Uma solução completa, como mencionamos previamente, pode implicar ajustar ou substituir o turbo, um novo "intercooler", eliminação da EGR, modificação do sistema de admissão e da linha de escape, entre outros, sendo a maior complexidade coordenar as modficações de modo a que se potenciem mutuamente, sendo que, sem o necessário "know how", será perfeitamente possível um comportamento errático e mesmo com alguns perigos para a mecânica e, no limite, para os próprios ocupantes e demais utentes da via.
Obviamente, não existem soluções mágicas nem produtos milagrosos, e nada, nem a facilidade de instruções ou a simplicidade de instalação de um destes pinos ou "kits" compensa um menor "know how" e experiência por parte de quem procede a esta operação, pelo que, qualquer que seja o material adquirido, e que deve ser escolhido em função de um fim específico, sugerimos que esta modificação seja efectuada por um especialista, o qual pode, igualmente, recomendar a peça mais adequada.
Caso se pretenda uma solução mais completa, ou não se disponha do necessário "know how", a nossa sugestão vai no sentido de procurar um dos especialistas nesta área, sempre tendo a consciência de que, embora não haja nem linearidade, nem uma fórmula mágica que traduza uma na outra, a qualidade tem um preço, tal como o tem o conjunto de conhecimentos e experiência nesta área.
Uma solução completa, como mencionamos previamente, pode implicar ajustar ou substituir o turbo, um novo "intercooler", eliminação da EGR, modificação do sistema de admissão e da linha de escape, entre outros, sendo a maior complexidade coordenar as modficações de modo a que se potenciem mutuamente, sendo que, sem o necessário "know how", será perfeitamente possível um comportamento errático e mesmo com alguns perigos para a mecânica e, no limite, para os próprios ocupantes e demais utentes da via.
Obviamente, não existem soluções mágicas nem produtos milagrosos, e nada, nem a facilidade de instruções ou a simplicidade de instalação de um destes pinos ou "kits" compensa um menor "know how" e experiência por parte de quem procede a esta operação, pelo que, qualquer que seja o material adquirido, e que deve ser escolhido em função de um fim específico, sugerimos que esta modificação seja efectuada por um especialista, o qual pode, igualmente, recomendar a peça mais adequada.
segunda-feira, novembro 17, 2014
Um novo modelo Land Rover?
Este modelo da Land Rover foi filmado em Inglaterra a 3 de Novembro, como se pode ver no vídeo, na estrada M40 perto do centro de design JLR Gaydon, tendo parecenças com o mais recentes modelo apresentados pela marca, o "Discovery Sport", mas com o tipo de camuflagem utilizado nos protótipos, indiciando que pode ser ou ter algo novo.
O autor do vídeo diz que este veículo, que considerou parecido com o "Evoque", tinha "Defender" escrito na traseira, algo que não conseguimos perceber pelo vídeo, pelo que admitimos que possa ser outra a palavra escrita, podendo ser apenas uma forma de despistar observadores ou, pura e simplesmente, ter escrito "Discovery" e o observador não ter lido correctamente.
Obviamente, não vamos especular sobre este modelo, filmado neste curto vídeo através de uma câmara Nextbase 402G, com GPS e resolução 1080P a 30fps, montada no interior de uma viatura, deixando aos nossos leitores levantar possibilidades sobre qual será este Land Rover com similitudes com os mais recentes modelos da marca.
domingo, novembro 16, 2014
Modificação de bombas injectoras Bosch - 4ª parte
Na página da "Timber Trail 4x4" deste fornecedor, para além de diversos produtos, encontram-se alguns "feedbacks" de clientes referentes a esta modificação, seja relativamente à primeira, seja à segunda versão deste pino, cuja alteração tem a ver, essencialmente, com a facilidade de instalação, mantendo-se as mesmas características em termos de desempenho.
Noutra vertente, sabendo que as bombas de injecção utilizadas no Land Rover Discovery 1, as Bosch VE, são utilizadas, numa das suas numerosas versões, em muitos outros veículos, sempre obedecendo ao mesmo princípio de funcionamento e, consequentemente, com características similares em termos não apenas de desempenho, mas também de modificações e afinações.
Decorre daqui que algumas peças concebidas para bombas semelhantes e aplicadas em veículos de outras marcas, como a Volkswagen e todo o grupo VAG, a Opel ou a Peugeot, poderão ser idênticas às utilizadas no melhoramento do desempenho dos Land Rover, algo que, pela diferença de preço, pode justificar uma investigação e testes subsquentes, de forma a obter uma solução que alie a qualidade ao baixo custo.
Já efectuamos alguns contactos com fabricantes deste tipo de peças, que não se limitam a comercializar, mas que as concebem e produzem em equipamentos CNC, no sentido de explorar essa possibilidade, sendo que, caso surjam novidades de relevo, as mesmas serão anunciadas, conjuntamente com os resultados de testes, em textos a publicar futuramente.
Noutra vertente, sabendo que as bombas de injecção utilizadas no Land Rover Discovery 1, as Bosch VE, são utilizadas, numa das suas numerosas versões, em muitos outros veículos, sempre obedecendo ao mesmo princípio de funcionamento e, consequentemente, com características similares em termos não apenas de desempenho, mas também de modificações e afinações.
Decorre daqui que algumas peças concebidas para bombas semelhantes e aplicadas em veículos de outras marcas, como a Volkswagen e todo o grupo VAG, a Opel ou a Peugeot, poderão ser idênticas às utilizadas no melhoramento do desempenho dos Land Rover, algo que, pela diferença de preço, pode justificar uma investigação e testes subsquentes, de forma a obter uma solução que alie a qualidade ao baixo custo.
Já efectuamos alguns contactos com fabricantes deste tipo de peças, que não se limitam a comercializar, mas que as concebem e produzem em equipamentos CNC, no sentido de explorar essa possibilidade, sendo que, caso surjam novidades de relevo, as mesmas serão anunciadas, conjuntamente com os resultados de testes, em textos a publicar futuramente.
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