sábado, maio 14, 2011

Microsoft compra o Skype - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um écran do Skype

A Microsoft comprou o Skype por um valor equivalente a 5.500.000.000 de Euros, batendo assim dois possíveis interessados, o Google e o Facebook, que se suspeita estarem igualmente interessados neste popular sistema de comunicação.

Este valor, que para alguns analistas poderá ser exagerado, será uma reacção ao interesse de empresas concorrentes, nas também depende do objectivo da Microsoft nesta aquisição e dos planos existentes, do que depende o real retorno deste investimento.

É de notar que o Messenger da Microsoft também permite comunicações de voz e vídeo via Internet, mas o Skype inclui algumas funcionalidades adicionais, como a ligação para telefones convencionais, serviços de subscrição e um complexo sistema de colaboração.

Alguns destes serviços do Skype, nomeadamente os que envolvem comunicações externas, são pagos, tendo esta companhia também um telefone próprio de 3ª geração, capaz de usar os serviços da companhia e funcionar igualmente como um telemóvel convencional, alternando o modo de funcionamento conforme o tipo de conexão disponível.

sexta-feira, maio 13, 2011

Falha no Blogger

Image Hosted by Imageshack
Écran de erro do Blogger

Os nossos leitores habituais certamente que se aperceberam da falta de actualização do "blog" durante o dia de sexta-feira, facto que se deve a uma falha no "Blogger", a plataforma do Google que aloja este espaço.

Já no dia 11 se tinham verificado falhas, devido a uma actualização no sistema que falhou, tendo dois dias depois ocorrido um problema mais generalizado que impediu publicações, mesmo de "posts" programados antecipadamente.

Esta situação prolongou-se por mais de 24 horas, pelo que houve a necessidade de reorganizar algumas publicações, de forma a que a periodicidade habitual seja mantida tanto quanto possível.

quinta-feira, maio 12, 2011

Os erros nas sondagens - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma sondagem eleitoral

Continuamos a defender a teoria de que os erros nas sondagens derivam sobretudo de constrangimentos nas repostas, com parte dos inquiridos a optar por não revelar as suas reais intenções, temendo, mesmo que inconsciente ou irrealisticamente, que daí possa resultar alguma forma de penalização.

Desta forma, quanto mais opressiva é a percepção que os inquiridos têm da realidade nacional, e nela se incluem numerosas vertentes, entre as quais a política, económica ou social, maior o desfasamento das respostas relativamente à efectiva intenção de voto.

Salientamos que tal deriva sobretudo da percepção individual, para o que confluem factores objectivos e subjectivos, os quais podem não traduzir a realidade, mas que não deixam de ser de analizar, dado que traduzem o sentir popular.

Será um desafio interessante acompanhar as sondagens que irão ser divulgadas e compará-las com os resultados eleitorais, de modo a aferir qual a qualidade da democracia em que vivemos e se a liberdade formal de que disfrutamos tem uma tradução real, situação na qual os resultados das sondagens serão muito próximos dos resultantes da contagem dos votos.

quarta-feira, maio 11, 2011

Overlander's Handbook

Image Hosted by Imageshack
Capa do Overlander's Handbook

O Overlander's Handbook, publicado pela Trailblazer Publications em 01 de Março de 2011 sob o ISBN-10 1905864078, é uma autêntica bíblia para quem se interesse por expedições ou pretenda proceder à preparação de veículos.

Ao longo de 750 páginas, num formato de 21.6 x 14 x 5 cm, Chris Scott aborda inúmeros temas que vão desde o planeamento inicial, incluindo orçamentação e patrocínios, passando pela escolha de itinerários, até à preparação ou adaptação de veículos e mesmo técnicas de condução.

Este livro inclui também como enfrentar alguns imprevistos como o tratamento de pequenas doenças, contactos com as populações, preços de combustíveis e outras aquisições a nível local, técnicas de acampamento e uma extensa lista de material com indicações de possíveis locais de aquisição.

O preço na Amazon inglesa ronda os 18 Euros, podendo os portes ser gratuitos caso se verifique um conjunto de condições, que implicam sempre que o total da encomenda seja, no mínimo de 25 libras, algo que aconselhamos, e pode ser facilmente obtido através da adição de outro livro.

Abril de 2011 foi o mais quente desde 1945 - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Desertificação em Portugal

Não se pode é continuar a aguardar, mesmo que adoptando algumas medidas conjunturais, pelos efeitos das alterações no clima, sacrificando as populações e aceitando resignadamente a perda de produtividade e o consequente empobrecimento de quantos estão directamente envolvidos e do País no seu todo, adiando soluções absolutamente inevitáveis.

As alterações climáticas não são apenas uma dificuldade acrescida com que nos deparamos, são também a oportunidade de remodelar actividades directamente afectadas, perspectivando o futuro e antecipando-se à concorrência, de modo a ganhar vantagem competitiva nos sectores mais directamente atingidos, inovando antes dos nossos adversários comerciais.

Sugerimos anteriormente a criação de modelos de desenvolvimento, baseados em estudos realizados por especialistas nas diversas áreas que podem revelar-se decisivas para perspectivar o futuro a médio e longo prazo, sendo a evolução do clima um dos factores a ser tidos em conta na concepção de uma estratégia integrada de desenvolvimento.

As temperaturas verificadas no mês de Abril, longe de serem uma surpresa, deviam ser mais um motivo para que se avançasse rapidamente no sentido de estudar as alterações actuais e previsíveis e, em conjunto com outros factores, se procedesse, tão rapidamente quanto possível, aos estudos que visam tirar o partido possível desta evolução.

terça-feira, maio 10, 2011

Os erros nas sondagens - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Margens de erro de sondagens

Num texto anterior abordamos a problemática dos erros nas sondagens, não pelo lado da perspectiva de uma falta de rigor científico ou metodológico, mas como um indicativo do clima mais ou menos opressivo que se vive e do receio por parte de quem nelas participa de eventuais consequências.

Não é nosso intuito analizar os números divulgados, mas tão somente alertar para o desvio que estes possam ter em relação aos resultados apurados das eleições e quais as elações que, na nossa opinião, devem ser extraidas e o real significado dos erros que se possam verificar.

Não é crível que uma empresa especializada em estudos de opinião, credenciada para o efeito e obrigada a depositar os conteúdos e metodologias utilizadas, que facilmente podem ser escrutinadas e analizadas por terceiros, incluindo pela própria concorrência, cometa erros deliberados para favorecer alguma entidade, concretamente uma força política.

Erros sucessivos, para além de desacreditar uma empresa, podem resultar em processos judiciais e, no limite, na sua insustentabilidade e consequente encerramento, pelo que a atenção se deve centrar nas respostas e naquilo que as condiciona.

Abril de 2011 foi o mais quente desde 1945 - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Desertificação em Portugal

Apesar de se afastar da média em termos de temperatura, quando comparado com anos anteriores, o passado mês de Abril deve ser analizado como parte de um ano, onde é natural existirem variações que se podem atenuar ao longo da sua extensão total, mas também à luz das mudanças climáticas que se sentem.

Não se podem considerar como surpreendentes as temperaturas verificadas em Abril, embora uma manutenção desta tendência nos níveis verificados seja, manifestamente, preocupante e a ter em devida conta dados os perigos que encerra a vários níveis, neles incluindo a segurança das populações e respectivos bens, mas também a economia nacional, já enfraquecida por outras causas.

Esta evolução tem um conjunto de implicações que devem ser analizadas, de forma a serem adoptadas medidas preventivas as quais passam por questões de segurança, mas também pela reconversão de actividades, por exemplo na área agrícola, sempre que se verifique uma melhor adequação de novas culturas a um novo quadro climático.

A opção actual, de insistir no mesmo tipo de actividades, francamente insustentáveis e muitas vezes subsidiadas, nas quais se continua a investir, sem analizar a sua viabilidade no médio e longo prazo, tem sido um dos erros graves que têm determinado a ruina de largas extensões do território nacional e o seu abandono por parte das populações, com os raros sobreviventes a serem mantidos através de subsídios.

segunda-feira, maio 09, 2011

O "tablet" VIA WM8650 com Android - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Os conectores do "tablet" VIA WM8650

As linguagens disponíveis incluem, entre outras, o Inglês, Português, Espanhol, Francês, Italiano e Alemão, para além de línguas asiáticas, num total que se aproxima das 40 línguas diferentes, podendo novas aplicações ser instaladas via mercado "Android" ou através do cartão de memória.

O peso é de 600g, tendo umas dimensões de 19.9 x 12.6 x 0.8 cm e na caixa estão incluidos, para além do "tablet", o carregador, o manual de utilizador, auscultadores, cabos e o módulo de ligação Ethernet externa, oferecendo uma solução que fica completa com uma "pen" USB 3G, que pode ser um de vários modelos da Huawei ou da Alcatel.

Tal como muitos equipamentos de baixo preço destinados ao mercado internacional, não existe um módulo 3G interno, o que, se por um lado tem a vantagem de manter o custo tão baixo quanto possível e permitir o uso de um equipamento disponível no mercado nacional, por outro obriga a dispor de uma "pen" a qual fica posicionada externamente, e portanto apresenta alguma vulnerabilidade física.

Para quem necessite de um equipamento de baixo custo com o sistema operativo "Android", esta é uma das inúmeras opções disponíveis, recomendando-se uma pesquisa nos vários "sites" onde estes são vendidos, nomeadamente no EBay, de forma a selecionar o modelo que mais se adeque às necessidades de cada utilizador.

Abril de 2011 foi o mais quente desde 1945 - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Desertificação em Portugal

O mês de Abril de 2011 foi o mais quente desde 1945 e o segundo desde 1931, algo que resultou das vagas de calor decorridas entre os dias 5 e 19 e 13 e 15, e que atingiram sobretudo zona interior da plataforma continental.

Os desvios face ao valor médio da temperatura máxima do ar, de 23.08ºC, foi superior em 4.88 à temperatura normal do período 1971-2000, enquanto o valor médio da temperatura do ar, de 17.10ºC, a diferença relativamente ao mesmo período foi de 3.93ºC.

Também o valor médio da temperatura mínima, de 11.12ºC, é o terceiro mais alto desde 1931, sendo superior em 2.98ºC aos valores normais de 1971-2000, com as maiores variações a ocorrerem sobretudo a Norte e as menores a Sul, nomeadamente no Algarve.

Neste mês de calor acima da média também se verificaram dias de forte precipitação, a qual afectou bastante algumas zonas de Benfica e áreas circundantes da Capital, onde se verificaram substanciais prejuizos materiais.

domingo, maio 08, 2011

Compra conjunta: extintor de aerossol de potássio

Image Hosted by ImageShack
Um extintor de aerossol de potássio

A instalação de um extintor nos veículos tem sido equacionada em diversas ocasiões, com algumas questões quanto à eficácia de cada modelo e, em muitos casos, quanto ao local de instalação, fez surgir a possibilidade de adquirir um modelo diferente, de aerossol de potássio.

Trata-se de um equipamento de pequenas dimensões, fácil de acomodar ou instalar ao alcance da mão, que funciona durante um período de 52 segundos e é utilizável contra a maioria dos fogos, incluindo os que podem ocorrer num veículo.

No "site" do fabricante, podem-se encontrar as características dos vários modelos, incluindo a do de 8B, bem como vídeos da sua utilização, instruções de uso ou certificações, o que pode ajudar na decisão de adquirir um destes equipamentos.

O preço é de 30€ ou 35€ a unidade, conforme se atinjam as 48 ou 24 unidades, e incluem uma garantia de fabricante de 5 anos, podendo acrescer portes de correio nacional, decorrendo as inscrições no Fórum da Landmania.