sábado, dezembro 26, 2015

Localizar combustíveis mais baratos em "Android"

No tempos que correm, poupar é essencial e muitas aplicações têm como objectivo ajudar o utilizador a reduzir os custos, comparando preços e determinando o melhor local para efectuar uma compra que pode atingir um montante razoável, como atestar um depósito de combustível.

Entre as diversas aplicações para "Android" que se destinam a este fim, a "Viva Gas", da Memória Visual, foi a que apresentou melhores resultados, acedendo de forma correcta aos dados constantes da Direcção Geral de Energia e Geologia, a qual deve ser informada de véspera pelos revendedores, sobre os quais efectua um conjunto de operações, devidamente parametrizadas e filtradas pelo utilizador, que permite determinar o preço mínimo efectivo.

Este preço depende de factores como a distância a percorrer até ao local de abastecimento, recorrendo ao GPS do equipamento, o preço do combustível, o total de litros a abastecer ou a existência de cupões, mas não entra em conta, por exemplo, com o percurso a efectuar e quais os locais de abastecimento ficam de caminho ou na sua proximidade.

Acresce o facto de a aplicação ajudar a chegar ao local de destino, neste caso ao posto de abastecimento, e ser gratuita, consumindo apenas o tráfego de dados necessário para a navegação, e ocupando apenas de 4.5 Mb na memória do dispositivo, pelo que, caso através dela se obtenha alguma poupança, a sua instalação mais do que se justifica.

sexta-feira, dezembro 25, 2015

Feliz Natal de 2015

Tal como nos anos anteriores, e já são muitos desde que iniciamos este "blog", vimos desejar a todos os nossos amigos e leitores e respectivas famílias um Natal muito feliz e de agradecer, mais uma vez, a vossa presença e incentivo nos anos em que temos vindo a manter este "blog", e, especialmente, durante o ano de 2015, que está prestes a terminar.

Estamos conscientes de que, para muitos, estes anos, conjuntamente, formaram um ciclo duro, onde se multiplicaram situações complicadas e recordações dolorosas, algumas das quais deixarão marcas permanentes, pelo que nesta época de esperança, queremos lembrar aqueles que mais precisam de apoio, mesmo que este seja apenas uma palavra amiga.

Optamos por ilustrar este pequeno tecto com uma foto de um dos gatitos do bairro, o "Jaguar" com um fundo diferente, num trabalho em Photoshop, que é uma forma de recordar que muitos desses simpáticos amigos continuam à espera de um lar digno desse nome e de uma família a que possam chamar sua.

Para todos, os mais sinceros votos de umas Festas muito felizes.

quinta-feira, dezembro 24, 2015

Projectos para 2016 - 1ª parte

No final de mais um ano, durante o qual alguns dos projectos previstos foram cancelados ou adiados, por falta de disponibilidade ou porque conjunturalmente se considerou não ser a altura adequada para os concretizar, começamos a estabelecer quais os planos a realizar durante o ano prestes a começar.

Como prioridade, e independentemente dos apoios que sejam ou não obtidos, o projecto "Entre Fantasmas e Memórias", para o qual foi sendo efectuada uma preparação cuidada, incluindo estudos de viabilidade, e com o qual participamos no concurso da "Acredita Portugal", será o primeiro a ser iniciado.

Os meios necessários, incluindo a totalidade do material considerado indispensável, já se encontra disponível, ficando a faltar, unicamente, um "drone", com o qual pretendiamos obter um conjunto de perspectivas diferentes, mas consideramos que a indisponibilidade deste equipamento não deve comprometer o arranque do projecto e a construção de uma maquete que possa ser apresentada a possíveis financiadores ou apoiantes.

Está previsto começar pelo Centro do País, onde existem bases de apoio e núcleos ou clubes disponíveis para colaborar, bem como contactos junto de autarquias, o que facilita a divulgação do projecto, essencial para que este tenha o necessário equilíbrio financeiro que permita a sua realização através de etapas regulares.

quarta-feira, dezembro 23, 2015

O iCarsoft LR II Scanner - 2ª parte

O conjunto inclui, para além do "scanner", um cabo USB, um cartão de memória e um leitor USB que permite ler o cartão num computador pessoal, uma bolsa em "nylon" para transporte e o manual de utilizador, sendo assegurados pela iCarsoft que actualizações estarão presentes na Internet sem custos adicionais.

Este "scanner" suporte e está completamente desbloqueado para os seguintes modelos, incluindo os Discovery 2, com motor Td5 e centralinas MSB e NNN, mas não se encontram listados os Defender com o mesmo motor e gestão electrónica, apesar de surgirem no menu de selecção:

Discovery 2 1999 - 2004
Discovery 3 e 4 2004 - 2013
Freelander 1999 - 2007
Freelander 2 2008 - 2013
Range Rover 1999 - 2013
Range Rover Sport 2005 - 2013
Range Rover Evoque 2012 - 2013

Obviamente, perante as funcionalidades anunciadas e o conjunto de veículos suportados pelo fabricante, será sempre de conferir cuidadosamente se todas as funções estão presentes para os vários modelos e se a qualidade de informação fornecida, aferida por outro equipamento, está de acordo com o esperado.

O preço, não incluindo portes, ronda os 170 Euros, a que pode acrescer o VAT inglês e portes, conforme o regime fiscal e localização do comprador, o que pode resultar num preço final que ronda os 230 a 240 Euros, um valor que se pode justificar para quem efectue reparações nos vários modelos suportados.

terça-feira, dezembro 22, 2015

"Kits" de medição de gases de escape por 15 Euros - 2ª parte

Os resultados são apresentados num simples mostrador de 52 milímetros, para o qual estão disponíveis inúmeros suportes, singulares ou agrupados, podendo inclusivé substituir outro mostrador ou um relógio que tenha o mesmo diâmetro e seja considerado como dispensável.

O mostrador tem ligações para os conectores da sonda, bem como para alimentação, que deve ser permanente desde que com o veículo ligado, sendo retro iluminado através de "led", o que permitre ver com facilidade a escala graduada em graus célcios e que vai desde os 200 aos 1.200º, com uma margem de erro anunciada de 1%.

O preço de um destes "kits", incluindo portes a partir da Ásia, em pouco ultrapassa a quinzena de Euros, mas acresce, caso necessário, o suporte, que pode custar dois a três Euros, caso seja dos mais simples, a rosca para soldar na chapa que tapa o local de montagem da EGR, se for esta a opção, bem como a instalação, se esta for efectuada por um profissional pelo que, sem mão de obra, esta solução se pode aproximar da vintena de Euros.

No entanto, mesmo que consideremos este último valor, o acréscimo de segurança que a medição da temperatura dos gases de escape, um valor quase sempre negligenciado, mesmo em veículos modificados, mais que justifica este investimento num equipamento que, curiosamente, se encontra muito pouco divulgado entre nós, com as poucas soluções anunciadas a ter preços quase proibitivos.

segunda-feira, dezembro 21, 2015

O iCarsoft LR II Scanner - 1ª parte

O iCarsoft LR II Scanner é um dispositivo portátil de diagnóstico via OBDII/EOBD destinado aos Land Rover com gestão eletrónica, incluindo os principais modelos fabricados desde 1999 a 2013, bem como a todos os Jaguar entre 1994 e 2014, mas não se destina a efectuar programações, para o que será necessário outro tipo de equipamento.

Este equipamento permite ler, apagar e reiniciar códigos de erro e de serviço, nomeadamente os que surgem periodicamente, para além de ler e apresentar graficamente dados obtidos em tempo real através dos vários sensores do veículo, dependendo a extensão da informação da que é fornecida pela unidade electrónica que gere a viatura.

Entre as informações obtidas estão os testes e anulação de erros provenientes de ABS, EPB, SBC, ETC, SRS e da ECU ou centralina e o apagar de informação de serviço de óleo, travões, SAS e ETC nos modelos a partir de 2003 que implementam estas funcionalidades.

O iCarsoft LR II Scanner possui um écran a cores de 4 polegadas, permitindo uma leitura fácil, é controlado através de um conjunto de botões, sendo ligado a uma porta de diagnósticos através de um cabo com 1.80 metros de comprimento, com o equipamento a demonstrar solidez e qualidade de construção.

domingo, dezembro 20, 2015

"Morgaine Le Fey" - fotografia, vídeo, música e poesia

Porque os novos talentos merecem uma oportunidade, ou várias, divulgamos o trabalho de "Morgaine Le Fey" nas áreas da fotografia, vídeo, música e poesia, agora patentes num "site", onde é possível apreciar alguns dos exemplos de obras produzidas.

Para além dos diversos exemplos, nas várias áreas, está também disponível um formulário de contacto, para quem pretender recorrer à colaboração da autora nas diversas áreas a que se dedica ou, simplesmente, comentar os trabalhos aí expostos após percorrer as várias secções.

Sugerimos uma visita ao "site" e, caso possível, que ajudem a divulgar, aumentando assim a possibilidade de surgirem novas oportunidades a quem se encontra no início de uma carreira no campo artístico, onde todos sabemos que as dificuldades, sobretudo no início, podem comprometer novos talentos.