A linha 112 não pode ser tratada como um vulgar "call center", onde potenciais cliente pretendem renovar contratos ou esclarecer dúvidas, necessita de um tipo de atendimento altamente especializado a ser efectuado com a maior rapidez, e existem parâmetros e padrões internacionais que os definem, pelo que a abordagem agora propostas nos parece absurdamente perigosa, de uma irresponsabilidade sem limites, capaz de por em perigo quem necessite de socorro.
Por outro lado, o problemático sistema informático do INEM, cujas falhas e obsolescencia são reconhecidos, ao ser modificado de forma rápida para incluir sistemas de atendimento automático, sem o período de desenvolvimento, implementação e testes adequado, fica ainda mais vulnerável, com o aumento de possibilidades de falha a por em risco o atendimento.
Quem conhece os meandros da alteração ou implementação de sistemas informáticos, tem noção dos riscos que resultam da tentativa de saltar etapas e abreviar passos, com consequências que podem afectar não apenas as funcionalidades a implementar, mas toda a plataforma, resultando na sua inoperacionalidade ou na degradação do desempenho, que é transmitida a toda a operação.
Naturalmente, diante de uma situação que se aproxima da ruptura e da necessidade de controlar danos, a pressão para implementar uma solução rápida é enorme, mas, no caso concreto, o objectivo para ser sobretudo de orfem política e não operacional, o que implica o tempo necessário para reformular o sistema, incluindo uma nova plataforma informática e contratação de mais técnicos, o que sabemos irá demorar, independentemente da rapidez das decisões.
sábado, novembro 16, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024
Blusão de nível 7 - 1ª parte
Os blusões, tal como outro tipo de vestuário destinado a utilizações militares, podem estar classificados de acordo com o tipo de protecção contra os elementos que oferecem, podendo haver um complemento mútuo entre peças de vestuário, quando estas sejam concebidas para serem utilizadas conjuntamente, formando camadas.
Um blusão de nível 7, sendo pare do US Extended Cold Weather Clothing System (ECWCS), mesmo considerado de forma isolada, deve proporcionar uma protecção adequada contra baixas temperaturas, chuva, vento ou gelo, mantendo o seu utilizador aquecido e com o conforto adequado, sendo a camada exterior e podendo ser complementado por diverso tipo de vestuário interior.
Os modelos de nível 7 da Helikon estarão entre os mais conhecidos, mas, sendo de excelente qualidade, são dispendiosos, com a concorrência a oferecer boas alternativas por uma fração do preço, sem que disso resulte uma perda de funcionalidade ou qualidade relevantes.
Na sua maioria, este tipo de blusão é feito num misto de algodão e poliéster, como o Washable Climashield Apex, um tecido que previne a perda de calor e permite a saída de humidade, oferecendo um excelente isolamento térmico, que permite manter o calor corporal, mesmo com temperaturas muito baixas, entre as -10º e -15º, quando usado isoladamente, graças às várias camadas e a um forro interior em nylon.
Um blusão de nível 7, sendo pare do US Extended Cold Weather Clothing System (ECWCS), mesmo considerado de forma isolada, deve proporcionar uma protecção adequada contra baixas temperaturas, chuva, vento ou gelo, mantendo o seu utilizador aquecido e com o conforto adequado, sendo a camada exterior e podendo ser complementado por diverso tipo de vestuário interior.
Os modelos de nível 7 da Helikon estarão entre os mais conhecidos, mas, sendo de excelente qualidade, são dispendiosos, com a concorrência a oferecer boas alternativas por uma fração do preço, sem que disso resulte uma perda de funcionalidade ou qualidade relevantes.
Na sua maioria, este tipo de blusão é feito num misto de algodão e poliéster, como o Washable Climashield Apex, um tecido que previne a perda de calor e permite a saída de humidade, oferecendo um excelente isolamento térmico, que permite manter o calor corporal, mesmo com temperaturas muito baixas, entre as -10º e -15º, quando usado isoladamente, graças às várias camadas e a um forro interior em nylon.
quinta-feira, novembro 14, 2024
Sistema automático para subsituir operadores na linha 112 - 3ª parte
Se actualmente as falsas chamadas já são um flagêlo, com um sistema automático estas podem rapidamente gerar um caos, sendo impossível de prever até que ponto simples "bots" que responda "sim" e "não" de forma aleatória podem fazer colapsar o sistema, comprometendo o seu funcionamento nas várias vertentes de atendimento.
É sempre de notar que, desde há muito, o número de chamadas perdidas é particularmente elevado, com inúmeros casos de falha no socorro, que não é prestado atempadamente, dentro dos limites do estabelecido e imposto pelas boas práticas e recomendações internacionais, a serem continuamente reportados, com o sindicato dos técnicos a apontar para períodos em anos anteriores onde sucederam situações similares.
A própria abordagem da comunicação social, e de muitos políticos, parece ignorar o facto objectivo de esta ser uma greve a horas extraordinárias e não ao trabalho, o que merece uma abordagem completamente diferente, não apenas quanto ao conteúdo de muitas afirmações, mas, também, quanto ao enquadramento legal, sendo óbvio que a imposição de serviços mínimos a trabalho suplementar não tem um enquadramento jurídico equivalente à referente ao trabalho dentro do horário normal.
O que fica evidente é que, face à carência de técnicos, a linha 112 não funciona normalmente sem o recurso extensivo a horas extraordinárias, convertendo a excepcionalidade numa nova normalidade, e tentando-se aplicar o regime jurídico do normal ao excepcional, numa transferência que nos parece inaplicável e que apenas pode servir para justificar a inacção de sucessivas tutelas políticas.
É sempre de notar que, desde há muito, o número de chamadas perdidas é particularmente elevado, com inúmeros casos de falha no socorro, que não é prestado atempadamente, dentro dos limites do estabelecido e imposto pelas boas práticas e recomendações internacionais, a serem continuamente reportados, com o sindicato dos técnicos a apontar para períodos em anos anteriores onde sucederam situações similares.
A própria abordagem da comunicação social, e de muitos políticos, parece ignorar o facto objectivo de esta ser uma greve a horas extraordinárias e não ao trabalho, o que merece uma abordagem completamente diferente, não apenas quanto ao conteúdo de muitas afirmações, mas, também, quanto ao enquadramento legal, sendo óbvio que a imposição de serviços mínimos a trabalho suplementar não tem um enquadramento jurídico equivalente à referente ao trabalho dentro do horário normal.
O que fica evidente é que, face à carência de técnicos, a linha 112 não funciona normalmente sem o recurso extensivo a horas extraordinárias, convertendo a excepcionalidade numa nova normalidade, e tentando-se aplicar o regime jurídico do normal ao excepcional, numa transferência que nos parece inaplicável e que apenas pode servir para justificar a inacção de sucessivas tutelas políticas.
quarta-feira, novembro 13, 2024
Visão imersiva no Google Maps chega a Lisboa
Lisboa passou a estar incluída entre as cidades com visão imersiva no Google Maps, um modo de visualização que permite explorar a cidade em modo 3D, com detalhes particularmente realistas que resultam do recurso a tecnologias de Inteligência Artificial, capazes de combinar inúmeras imagens para criar modelos foto realistas 3D detalhados de locais de maior importância.
Este recurso também permite uma vista aérea, sobrevoando as zonas abrangidas, observar o interior de estabelecimentos comerciais ou obter informações diversas em tempo real, incluindo tráfego, facilitando o selecionar o melhor trajecto ou conhecer as condições meteorológicas no momento.
Para uma cidade com forte vertente turística, como Lisboa, ser incluída entre as perto de centa e meia de cidades onde a visão imersiva é utilizável, é uma óbvia mais valia, permitindo aos visitantes planear a visita de forma mais fácil, estabelecendo trajectos e tendo um conhecimento antecipado de um conjunto de informações, inclusivé a nível visual, que melhorem a experiência presencial.
Com a integração com o assistente pessoal e a plataforma de inteligência artificial Gemini, o Google Maps adquire um papel relevante, conseguindo interpretar as intenções do utilizador, de acordo com preferências no passado, propondo actividades e locais a visitar, construindo assim propostas individualizadas, adequadas aos gostos individuais, funcionando como um guia turístico pessoal particularmente conhecedor dos interesses do utilizador.
Este recurso também permite uma vista aérea, sobrevoando as zonas abrangidas, observar o interior de estabelecimentos comerciais ou obter informações diversas em tempo real, incluindo tráfego, facilitando o selecionar o melhor trajecto ou conhecer as condições meteorológicas no momento.
Para uma cidade com forte vertente turística, como Lisboa, ser incluída entre as perto de centa e meia de cidades onde a visão imersiva é utilizável, é uma óbvia mais valia, permitindo aos visitantes planear a visita de forma mais fácil, estabelecendo trajectos e tendo um conhecimento antecipado de um conjunto de informações, inclusivé a nível visual, que melhorem a experiência presencial.
Com a integração com o assistente pessoal e a plataforma de inteligência artificial Gemini, o Google Maps adquire um papel relevante, conseguindo interpretar as intenções do utilizador, de acordo com preferências no passado, propondo actividades e locais a visitar, construindo assim propostas individualizadas, adequadas aos gostos individuais, funcionando como um guia turístico pessoal particularmente conhecedor dos interesses do utilizador.
terça-feira, novembro 12, 2024
Sistema automático para subsituir operadores na linha 112 - 2ª parte
Obviamente, tendo em conta a falta de técnicos, o que vai suceder é que será colocada uma barreira inicial nas chamadas para o 112, dado que os escassos recursos disponíveis irão passar a ser alocados para a resposta às chamadas cujo algoritmo determinar serem as mais urgentes, remetendo para uma lista de espera, que pode ser longa, as restantes.
Por outro lado, temos o problema das questões a colocar, das quais depende toda uma sequência e o encaminhamento, bem como o algoritmo que vai analizar as respostas e determinar o grau de urgência, pelo que estamos diante de um conjunto de procedimentos cuja programação é complexa e implica testes, como forma de obviar a problemas ainda mais sérios do que os que se verificam actualmente.
Também não será de excluir que, perante situações de urgência, as respostas sejam dadas de forma a agravar a percepção da gravidade da situação, algo de que um operador humano se pode aperceber, mas que um sistema automático pode aceitar com maior facilidade, colocando o pedido de socorro num nível de prioridade indevido, que será atendido mais rapidamente, sendo improvável que, após o contacto, mesmo que o operador se aperceba de que a situação é menos problemática do que o esperado, não proceda ao envio de meios de socorro.
Desta forma, para além do problema no atendimento, a própria gestão de meios irá tornar-se problemática, sendo certo que as formas de ultrapassar o sistema de antendimento e de prioridades, seja respondendo de forma errada, intencionalmente ou não, seja ligando directamente para bombeiros ou outras entidades, incluindo forças policiais, irão tornar-se ainda mais frequentes, agravado pelas falsas chamadas, virtualmente impossíveis de despistar pelo sistema automático.
Por outro lado, temos o problema das questões a colocar, das quais depende toda uma sequência e o encaminhamento, bem como o algoritmo que vai analizar as respostas e determinar o grau de urgência, pelo que estamos diante de um conjunto de procedimentos cuja programação é complexa e implica testes, como forma de obviar a problemas ainda mais sérios do que os que se verificam actualmente.
Também não será de excluir que, perante situações de urgência, as respostas sejam dadas de forma a agravar a percepção da gravidade da situação, algo de que um operador humano se pode aperceber, mas que um sistema automático pode aceitar com maior facilidade, colocando o pedido de socorro num nível de prioridade indevido, que será atendido mais rapidamente, sendo improvável que, após o contacto, mesmo que o operador se aperceba de que a situação é menos problemática do que o esperado, não proceda ao envio de meios de socorro.
Desta forma, para além do problema no atendimento, a própria gestão de meios irá tornar-se problemática, sendo certo que as formas de ultrapassar o sistema de antendimento e de prioridades, seja respondendo de forma errada, intencionalmente ou não, seja ligando directamente para bombeiros ou outras entidades, incluindo forças policiais, irão tornar-se ainda mais frequentes, agravado pelas falsas chamadas, virtualmente impossíveis de despistar pelo sistema automático.
segunda-feira, novembro 11, 2024
Promoções de 11/11 começam hoje
Decorre, a partir de hoje, dia 11/11. e durante um prazo que pode ser entre três dias a uma semana, dependendo dos "sites" participantes, uma promoção a nível geral, seja sob a forma de descontos directos em produtos, seja via cupões de desconto, aplicáveis quando um determinado montante é atingido.
As promoções de 11/11 são originárias na Ásia, designadas pelo "dia dos solteiros", e, em várias partes do Mundo, são as mais significativas, excedendo em muito as da "Black Friday", com várias empresas europeias a ligar estes dois eventos, numa sequência de promoções e descontos que decorrem ao longo de três semanas, ligando as duas datas principais, que correspondem ao 11/11 e, neste ano, ao 29/11.
Muitas destas oportunidades são realmente interessantes, mas outras não passam de reformulações de preços, com o valor proposto a ser, sensivelmente, o habitual, não obstante algumas aparências que são pouco mais do que diferenças na composição do preço final, pelo que comparar o mesmo produto entre vários possíveis fornecedores é essencial para obter o melhor negócio.
Obviamente, aconselhamos aos nossos leitores a prudência que se deve sempre ter em compras na Internet, verificando a legitimidade dos "sites" e as reais condições das vendas, sempre tendo em conta os prazos de entrega, sobretudo quando os envios são a partir da Ásia, de modo a evitar surpresas desagradáveis com atrasos, sempre possíveis e mais prováveis na época que antecede o Natal.
As promoções de 11/11 são originárias na Ásia, designadas pelo "dia dos solteiros", e, em várias partes do Mundo, são as mais significativas, excedendo em muito as da "Black Friday", com várias empresas europeias a ligar estes dois eventos, numa sequência de promoções e descontos que decorrem ao longo de três semanas, ligando as duas datas principais, que correspondem ao 11/11 e, neste ano, ao 29/11.
Muitas destas oportunidades são realmente interessantes, mas outras não passam de reformulações de preços, com o valor proposto a ser, sensivelmente, o habitual, não obstante algumas aparências que são pouco mais do que diferenças na composição do preço final, pelo que comparar o mesmo produto entre vários possíveis fornecedores é essencial para obter o melhor negócio.
Obviamente, aconselhamos aos nossos leitores a prudência que se deve sempre ter em compras na Internet, verificando a legitimidade dos "sites" e as reais condições das vendas, sempre tendo em conta os prazos de entrega, sobretudo quando os envios são a partir da Ásia, de modo a evitar surpresas desagradáveis com atrasos, sempre possíveis e mais prováveis na época que antecede o Natal.
domingo, novembro 10, 2024
Promoção de artigos para veículos no Lidl
Vão estar disponíveis nas lojas da cadeia Lidl, a partir de amanhã, segunda-feira, dia 11 de Novembro, um conjunto de produtos e acessórios para veículos e para garagens, adequando-se a quem faça alguma manutenção e necessite de equipamentos e ferramentas para o efeito.
Particularmente úteis para o Inverno, estão disponíveis um arrancador de 500A a 12V, com bateria interna e que serve também de "power bank" para carregar ou alimentar dispositivos electrónicos, e que tem um preço de 49.99. um carregador de baterias com sistema de diagnóstico, que custa 12.99 Euros, e cabos para ligação de baterias, de boa qualidade, e que custam 14.99 Euros.
Recomendamos sempre dois dos produtos incluídos nesta promoção, concretamente um extintor de 1 quilo com suporte, que tem o preço de 12.99 Euros, e um estojo de primeiros socorros com 44 items, entre estes ligaduras, pensos, compressas ou luvas, e que custa 5.95 Euros, ambos sendo úteis em veículos ou em residências, devendo estar presente em ambos.
Estão ainda disponíveis tapetes para veículos, um pequeno compressor, cintas e acessórios para acomodação de carga, um macaco hidráulico, um estrado com rodas e diversos produtos para limpeza, com os preços praticados a serem convidativos, abaixo do normalmente praticado no mercado, pelo que aconselhamos os nossos leitores que necessitem deste tipo de produtos que visitem uma das lojas e verifiquem a oferta do Lidl nesta área.
Particularmente úteis para o Inverno, estão disponíveis um arrancador de 500A a 12V, com bateria interna e que serve também de "power bank" para carregar ou alimentar dispositivos electrónicos, e que tem um preço de 49.99. um carregador de baterias com sistema de diagnóstico, que custa 12.99 Euros, e cabos para ligação de baterias, de boa qualidade, e que custam 14.99 Euros.
Recomendamos sempre dois dos produtos incluídos nesta promoção, concretamente um extintor de 1 quilo com suporte, que tem o preço de 12.99 Euros, e um estojo de primeiros socorros com 44 items, entre estes ligaduras, pensos, compressas ou luvas, e que custa 5.95 Euros, ambos sendo úteis em veículos ou em residências, devendo estar presente em ambos.
Estão ainda disponíveis tapetes para veículos, um pequeno compressor, cintas e acessórios para acomodação de carga, um macaco hidráulico, um estrado com rodas e diversos produtos para limpeza, com os preços praticados a serem convidativos, abaixo do normalmente praticado no mercado, pelo que aconselhamos os nossos leitores que necessitem deste tipo de produtos que visitem uma das lojas e verifiquem a oferta do Lidl nesta área.
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