Apesar de o Natal estar próximo, ainda é possível que alguns pequenos items, mesmo que provenientes da Ásia, cheguem atempadamente, sendo essencial que caibam num envelope, sejam de baixo valor e não possam ser considerados como ilegais, seja pela sua composição, seja por serem contrafeitos, do que pode resultar a sua apreensão ou demoras processuais.
O pequeno "led" para conectores USB, que tem um preço que ronda uma Libra, incluindo portes, permite iluminar o interior de um veículo, colocado, por exemplo, num rádio com porta USB, fornecendo uma boa fonte de luz, mas tendo, como senão, o facto de não dispor de um interruptor, o que implica a sua remoção para o desligar.
Apesar de muito popular, e porque o preço ronda igualmente uma Libra, os adaptadores de tomada USB duplos, com conector de 1.0 e 2.1A que se destinam a ser colocados nas tomada de isqueiro dos veículos, para além de úteis em emergências, permitem a utilização de numerosos equipamentos electrónicos, cada vez mais presentes nos dias de hoje e que, pelo seu consumo, podem necessitar de ser alimentados durante a utilização.
Um pouco mais dispendiosa, custando perto de três Euros, a antena de rádio interna com amplificação é algo de ter em conta sobretudo para quem pratica todo o terreno, evitando assim impactos numa antena exterior, mas revela-se igualmente uma opção a ter em conta face aos amigos do alheio, que tendem a furtar este tipo de equipamento quando demasiadamente exposto.
sábado, dezembro 01, 2018
Nova aplicação da Vodafone para famílias - 3ª parte
Não obtante o interesse desta aplicação, que vai muito para além de uma partilha de acessos e conteúdos tecnológicos a nível familiar, permitindo a gestão de eventos, seguimento de pessoas ou os próprios consumos, a sua integração na plataforma de um operador de comunicações, caso da Vodafone, pode surgir como intrusiva, dependendo da forma como os dados são acessíveis e acedidos.
Assim, mesmo tendo em conta as funcionalidades e as facilidades de gestão do próprio dia a dia doméstico, o que, do ponto de vista prático surge como positivo, a instalação e utilização desta aplicação deve ser equacionada com os mesmos cuidados observados quando se efectuam partilhas numa qualquer plataforma, de forma similar a grupo fechado no Facebook ou no Whatsapp.
Não temos muitas dúvidas que esta aplicação traduz um conceito cada vez mais enraizado, onde a integração predomina e a disponibilização de dados por parte dos utilizadores e um cada vez maior número de entidades dificulta o controle da sua própria privacidade, mesmo quando, tal como o caso, estamos diante de grupos muito pequenos, dado que se desconhece se existirá algum tipo de tratamento dos dados fornecidos.
Os problemas relacionados com a privacidade têm vindo a aumentar e, independentemente da forma como os dados são armazenados e, eventualmente tratados, ou fornecidos ou não a terceiros, o facto é que disponibilizando informação a um cada vez maior número de entidades, a exposição aumenta, mesmo que por intrusão, o que representa um risco presente em todas as aplicações que, como esta, usam dados dos utilizadores, e cuja utilização, portando, deve ser equacionada com a maior cautela.
Assim, mesmo tendo em conta as funcionalidades e as facilidades de gestão do próprio dia a dia doméstico, o que, do ponto de vista prático surge como positivo, a instalação e utilização desta aplicação deve ser equacionada com os mesmos cuidados observados quando se efectuam partilhas numa qualquer plataforma, de forma similar a grupo fechado no Facebook ou no Whatsapp.
Não temos muitas dúvidas que esta aplicação traduz um conceito cada vez mais enraizado, onde a integração predomina e a disponibilização de dados por parte dos utilizadores e um cada vez maior número de entidades dificulta o controle da sua própria privacidade, mesmo quando, tal como o caso, estamos diante de grupos muito pequenos, dado que se desconhece se existirá algum tipo de tratamento dos dados fornecidos.
Os problemas relacionados com a privacidade têm vindo a aumentar e, independentemente da forma como os dados são armazenados e, eventualmente tratados, ou fornecidos ou não a terceiros, o facto é que disponibilizando informação a um cada vez maior número de entidades, a exposição aumenta, mesmo que por intrusão, o que representa um risco presente em todas as aplicações que, como esta, usam dados dos utilizadores, e cuja utilização, portando, deve ser equacionada com a maior cautela.
sexta-feira, novembro 30, 2018
Opera 57 estável já disponível
Está disponível desde 4ª feira passada a versão 57 estável do Opera, o "browser" que temos utilizado, sendo aconselhável a todos os utilizadores que instalem esta actualização, que, após efectuada, deve ter a compilação 57.0.3098.76 ou, caso entretando surja uma nova actualização, uma ainda mais recente.
Para os utilizadores de Netflix, estão presentes novas recomendações específicas, que se juntam às informações que podem ser configuradas na página inicial, e que agora são geridas por um algoritmo mais sofisticado, que tem em atenção gostos do utilizador e a sua localização geográfica e língua utilizada.
A página de configurações fica mais compacta, com acesso simplificado para as opções mais frequentes, tendo sido corrigidos alguns pequenos erros ou situações que incomodavam alguns utilizadores, como a necessidade de remover de destaque ou fazer o "unpin" uma "tab" antes a encerrar.
Esta actualização teve como especial enfase o sistema de notícias, mantendo as mesmas funcionalidades das anteriores e funcionando conjuntamente com as versões para "Android", incluindo-se aqui a versão "Touch", com um maior nível de integração para quem tenha conta no Opera, o que permite partilhar as informações de um "browser" para outro, independentemente da plataforma utilizada.
Para os utilizadores de Netflix, estão presentes novas recomendações específicas, que se juntam às informações que podem ser configuradas na página inicial, e que agora são geridas por um algoritmo mais sofisticado, que tem em atenção gostos do utilizador e a sua localização geográfica e língua utilizada.
A página de configurações fica mais compacta, com acesso simplificado para as opções mais frequentes, tendo sido corrigidos alguns pequenos erros ou situações que incomodavam alguns utilizadores, como a necessidade de remover de destaque ou fazer o "unpin" uma "tab" antes a encerrar.
Esta actualização teve como especial enfase o sistema de notícias, mantendo as mesmas funcionalidades das anteriores e funcionando conjuntamente com as versões para "Android", incluindo-se aqui a versão "Touch", com um maior nível de integração para quem tenha conta no Opera, o que permite partilhar as informações de um "browser" para outro, independentemente da plataforma utilizada.
quinta-feira, novembro 29, 2018
Paineis "Molle" para veículos
O preço dos paineis para o conhecido sistema "Molle", que permite adicionar componentes de forma livre, desde que cumpram os padrões gerais, têm vindo a descer, atingindo valores que ficam abaixo da dezena de Euros, o que começa a tornar apetecível este tipo de solução para quem disponha de material compatível.
Um painel em nylon, disponível em negro, verde e castanho claro, com dimensões de 55 x 37 centímetros pesa apenas 324 gramas e cobre, por exemplo, as costas de um assento ou o interior de uma porta, tendo os cabos de fixação adequados a ser colocado num banco, mas obrigando a algumas adaptações, caso o local de instalação seja incompatível com este.
A capacidade de carga varia de acordo com a qualidade de construção e a distribuição de peso, mas numa organização optimizada, esta poderá atingir os 50 quilos, sendo de ter em conta se os pontos de fixação e o comportamento dinâmico do veículo permitem que este peso seja transportado.
Desde bolsas para os mais diversos fins, como primeiros socorros, documentos ou lanternas, a pequenos sacos ou suportes para distintos equipamentos, existe uma enorme variedade de acessórios que pode ser adicionado nestes paineis e transferido, caso necessário, para uma mochila ou colete, desde que todos usem o mesmo sistema de fixação, o que flexibiliza e compatibiliza muito todo um conjunto de acessórios, que ganham assim uma nova flexibilidade.
Um painel em nylon, disponível em negro, verde e castanho claro, com dimensões de 55 x 37 centímetros pesa apenas 324 gramas e cobre, por exemplo, as costas de um assento ou o interior de uma porta, tendo os cabos de fixação adequados a ser colocado num banco, mas obrigando a algumas adaptações, caso o local de instalação seja incompatível com este.
A capacidade de carga varia de acordo com a qualidade de construção e a distribuição de peso, mas numa organização optimizada, esta poderá atingir os 50 quilos, sendo de ter em conta se os pontos de fixação e o comportamento dinâmico do veículo permitem que este peso seja transportado.
Desde bolsas para os mais diversos fins, como primeiros socorros, documentos ou lanternas, a pequenos sacos ou suportes para distintos equipamentos, existe uma enorme variedade de acessórios que pode ser adicionado nestes paineis e transferido, caso necessário, para uma mochila ou colete, desde que todos usem o mesmo sistema de fixação, o que flexibiliza e compatibiliza muito todo um conjunto de acessórios, que ganham assim uma nova flexibilidade.
quarta-feira, novembro 28, 2018
Nova aplicação da Vodafone para famílias - 2ª parte
Quem dispuser de uma "TV box" da Vodafone pode ainda efectuar a associação desta ao grupo, através do "QR code" fornecido com este equipamento, acendendo assim à totalidade das potencialidades desta plataforma que, naturalmente, pretende promover os produtos deste operador, estimulando assim a adesão.
Existe o acesso aos diversos tipos de recurso disponíveis para plataformas móveis, incluindo rotinas aplicacionais, facto presente nos sistemas de troca de informação ou na referenciação de um dado indivíduo sobre um mapa digital, pelo que esta é uma plataforma que, estando em fase de teste, recorre também a complementos já testados e solidificados.
Numa área mais tecnológica, e que tem mais a ver com o negócio do operador, é possível definir os horários de utilização da Internet de forma individual para todos os dispositivos, incluindo telemóveis, tablets e computadores, bem como os horários de utilização de cada uma das televisões de casa, ou seja, integra muito do que estava presente na aplicação do "Smart Router", disponível há muito.
As funcionalidades de grupo fechado permitem igualmente a partilha de mensagens, fotos e vídeos nas TV e nos dispositivos móveis, de forma semelhante ao de algumas redes sociais, criando, no fundo, uma pequena rede privada familiar, que se pretende estanque e segura, como forma de facilitar a partilha de um conjunto de informações que, em princípio, não será de passar para o exterior.
Existe o acesso aos diversos tipos de recurso disponíveis para plataformas móveis, incluindo rotinas aplicacionais, facto presente nos sistemas de troca de informação ou na referenciação de um dado indivíduo sobre um mapa digital, pelo que esta é uma plataforma que, estando em fase de teste, recorre também a complementos já testados e solidificados.
Numa área mais tecnológica, e que tem mais a ver com o negócio do operador, é possível definir os horários de utilização da Internet de forma individual para todos os dispositivos, incluindo telemóveis, tablets e computadores, bem como os horários de utilização de cada uma das televisões de casa, ou seja, integra muito do que estava presente na aplicação do "Smart Router", disponível há muito.
As funcionalidades de grupo fechado permitem igualmente a partilha de mensagens, fotos e vídeos nas TV e nos dispositivos móveis, de forma semelhante ao de algumas redes sociais, criando, no fundo, uma pequena rede privada familiar, que se pretende estanque e segura, como forma de facilitar a partilha de um conjunto de informações que, em princípio, não será de passar para o exterior.
terça-feira, novembro 27, 2018
Até onde se deve ir para recuperar corpos? - 3ª parte
Em contrapartida, as decisões nesta área seriam menos subjectivas, mais facilmente defensáveis e algum prolongar de operações, para além do razoável, muitas vezes resultantes de decisões que, de alguma forma, pretendem compensar os familiares das vítimas face à incúria de poderes públicos, sejam centrais ou locais, seriam menos frequentes, ultrapassando um mecanismo ilegítimo e ilegal, que em nada diminui as responsabilidades existentes.
Colocamos de lado, intencionalmente, a questão dos custos deste tipo de operação, não por não ser um aspecto relevante, mas tão somente porque consideramos que esta é uma comparação polémica e que desvia a atenção do assunto essencial, podendo-se cair na tentação de uma quantificação objectiva face ao inquantificável que representam sentimentos ou o próprio sofrimento, caindo-se num labirinto que pode acabar em vertentes paralelas, incluindo do ponto de vista legal, os quais, objectivamente, não têm a ver com o socorro, tal como não o tem, directamente, o apurtamento de responsabilidades ou determinação de culpa.
Sugerimos, portanto, aos nossos leitores que se interessam por esta problemática que reflitam sobre ela e, caso assim o pretendam, leiam ou releiam o texto que escrevemos há mais de uma dezena de anos, chamando a atenção para o facto de ter havido alterações neste espaço de tempo, pelo que será de se centrar na essência da mensagem que se pretende transmitir e que consideramos manter a actualidade, reforçando-se a cada dia.
Este é um assunto complexo e melindroso que nunca vimos ser abordado, nem pelo poder político, nem por que participa nas operações de resgate, sendo manifestamente incómodo e, naturalmente, facilmente impopular, mas será uma discussão que se impõe, como forma de prevenir um acidente, eventualmente com consequências graves, que possa ocorrer durante uma missão de resgate e que, nessa altura, leve todos a reflectir, tardiamente, sobre uma realidade há muito conhecida.
Colocamos de lado, intencionalmente, a questão dos custos deste tipo de operação, não por não ser um aspecto relevante, mas tão somente porque consideramos que esta é uma comparação polémica e que desvia a atenção do assunto essencial, podendo-se cair na tentação de uma quantificação objectiva face ao inquantificável que representam sentimentos ou o próprio sofrimento, caindo-se num labirinto que pode acabar em vertentes paralelas, incluindo do ponto de vista legal, os quais, objectivamente, não têm a ver com o socorro, tal como não o tem, directamente, o apurtamento de responsabilidades ou determinação de culpa.
Sugerimos, portanto, aos nossos leitores que se interessam por esta problemática que reflitam sobre ela e, caso assim o pretendam, leiam ou releiam o texto que escrevemos há mais de uma dezena de anos, chamando a atenção para o facto de ter havido alterações neste espaço de tempo, pelo que será de se centrar na essência da mensagem que se pretende transmitir e que consideramos manter a actualidade, reforçando-se a cada dia.
Este é um assunto complexo e melindroso que nunca vimos ser abordado, nem pelo poder político, nem por que participa nas operações de resgate, sendo manifestamente incómodo e, naturalmente, facilmente impopular, mas será uma discussão que se impõe, como forma de prevenir um acidente, eventualmente com consequências graves, que possa ocorrer durante uma missão de resgate e que, nessa altura, leve todos a reflectir, tardiamente, sobre uma realidade há muito conhecida.
segunda-feira, novembro 26, 2018
447 atropelamentos com fuga em 2017 - 3ª parte
A questão económica tem, infelizmente, um impacto severo a vários níveis, com os menos favorecidos a manter veículos antigos e, sobretudo, com escassa manutenção, sendo toleradas situações graves, como, por exemplo, pneus quase sem piso ou travões deficientes, do que decorrer uma manifesta falta de segurança e o aumento da possibilidade de acidentes.
A falta de recursos leva, igualmente, a que o número de veículos sem seguro ou sem inspecção continue elevado, numa cifra negra difícil de apurar, com a probabilidade de fuga a aumentar quando tal se verifica, na ânsia de evitar ser financeiramente responsabilizado pelos danos, patrimoniais ou não, resultantes de um acidente, sendo que, mesmo quando identificados, dificilmente poderão pagar as indemnizações determinadas pelo tribunal.
A péssima rede de transportes públicos, que se degrada diariamente e é completamente incompatível com as necessidades de mobilidade, e com isto não queremos dizer que esta tenha que ser em viatura particular, mas apenas nas condições de conforto e com uma demora consideradas aceitáveis, obriga, em muitos casos, a optar pela mais dispendiosa opção do veículo próprio, a única que, para muitos, permite cumprir os horários a que estão obrigados, independentemente do estado desta e dos riscos envolvidos.
Nesta franja, onde falta de recursos económicos para a manutenção de um veículo e cumprimento das obrigações inerentes à sua utilização dentro do estipulado legalmente, e a impossibilidade de usar transportes alternativos, encontra-se boa parte daqueles que optam por não prestar auxílio, sentindo um tipo de pressão que, de forma alguma, justifica tal atitude, mas que, inevitavelmente, a estimula, criando um cenário que favorece estes comportamentos criminosos.
A falta de recursos leva, igualmente, a que o número de veículos sem seguro ou sem inspecção continue elevado, numa cifra negra difícil de apurar, com a probabilidade de fuga a aumentar quando tal se verifica, na ânsia de evitar ser financeiramente responsabilizado pelos danos, patrimoniais ou não, resultantes de um acidente, sendo que, mesmo quando identificados, dificilmente poderão pagar as indemnizações determinadas pelo tribunal.
A péssima rede de transportes públicos, que se degrada diariamente e é completamente incompatível com as necessidades de mobilidade, e com isto não queremos dizer que esta tenha que ser em viatura particular, mas apenas nas condições de conforto e com uma demora consideradas aceitáveis, obriga, em muitos casos, a optar pela mais dispendiosa opção do veículo próprio, a única que, para muitos, permite cumprir os horários a que estão obrigados, independentemente do estado desta e dos riscos envolvidos.
Nesta franja, onde falta de recursos económicos para a manutenção de um veículo e cumprimento das obrigações inerentes à sua utilização dentro do estipulado legalmente, e a impossibilidade de usar transportes alternativos, encontra-se boa parte daqueles que optam por não prestar auxílio, sentindo um tipo de pressão que, de forma alguma, justifica tal atitude, mas que, inevitavelmente, a estimula, criando um cenário que favorece estes comportamentos criminosos.
domingo, novembro 25, 2018
"Google lens" disponível
O "Google lens", a funcionalidade do Google que permite o reconhecimento de objectos em fotografias já está disponível para muitos utilizadores, sendo necessário actualizar o "software" dos dispositivos em que se pretende utilizá-lo para que este fique activo e imediatamente disponível.
O recurso ao "Google lens" é simples, bastando tocar no novo ícon para que esta funcionalidade seja activada, vendo-se pontos a aparecer e desaparecer em diversos locais da imagem, enquanto os vários elementos presentes são identificados, podendo esta identificação ser genérica, como o modelo de um veículo ou um tipo de objecto, ou concreta, determinando a identidade de uma dada edificação ou local, algo que pode ser reforçado pela localização geográfica do mesmo.
Das experiências realizadas, o acerto em modelos de veículos foi excelente, independentemente do angulo, e conseguiu reconhecer modelos de aviões representados por modelos de pequenas dimensões, com sucesso semelhante para edifícios conhecidos, sendo menos eficaz quando se trata de locais mais genéricos, mas a capacidade de aprendizagem da plataforma certamente levará a melhoramentos num futuro previsível.
Naturalmente, existem questões relacionadas com a privacidade, já que o "Google lens" permite uma identificação muito mais rápida de objectos e locais, podendo, de forma quase imediata, estabelecer um conjunto de ligações que, aliadas ao sistema de referenciação geográfica do Google, pode ter consequências complexas, seja em caso de acerto, seja no caso em que se verifique um erro, dando origem a cenários conjunturalmente inexistentes.
O recurso ao "Google lens" é simples, bastando tocar no novo ícon para que esta funcionalidade seja activada, vendo-se pontos a aparecer e desaparecer em diversos locais da imagem, enquanto os vários elementos presentes são identificados, podendo esta identificação ser genérica, como o modelo de um veículo ou um tipo de objecto, ou concreta, determinando a identidade de uma dada edificação ou local, algo que pode ser reforçado pela localização geográfica do mesmo.
Das experiências realizadas, o acerto em modelos de veículos foi excelente, independentemente do angulo, e conseguiu reconhecer modelos de aviões representados por modelos de pequenas dimensões, com sucesso semelhante para edifícios conhecidos, sendo menos eficaz quando se trata de locais mais genéricos, mas a capacidade de aprendizagem da plataforma certamente levará a melhoramentos num futuro previsível.
Naturalmente, existem questões relacionadas com a privacidade, já que o "Google lens" permite uma identificação muito mais rápida de objectos e locais, podendo, de forma quase imediata, estabelecer um conjunto de ligações que, aliadas ao sistema de referenciação geográfica do Google, pode ter consequências complexas, seja em caso de acerto, seja no caso em que se verifique um erro, dando origem a cenários conjunturalmente inexistentes.
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