sábado, fevereiro 06, 2010

Windows Azure disponível em Portugal


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Um logo do Windows Azure

A Microsoft anunciou a disponibilização, em Portugal, da sua plataforma de "cloud computing" Windows Azure, com a qual visa integrar os conteúdos destinados a um conjunto de plataformas distintas.

A nova plataforma permitirá interligar via Internet computadores, dispositivos móveis e televisões, fornecendo conteúdos de "software" através dos serviços dos seus centros de processamento de dados a parceiros e clientes finais, que lhes poderão aceder a partir de diversos tipos de plataforma.

Assim, fornecer conteúdos ou escrevê-los usando Microsoft Visual Studio, SOAP, REST, XML e PHP, alojando-os em servidores da Microsoft e distribuindo-os via Internet permite economia de recursos, um sistema modular e escalável e a integração com os meios localmente disponíveis, reduzindo redundâncias.

Com a disponibilização no nosso País, o Azure passa a estar disponível em 21 países, suportando as suas linguagens locais, mas a sua real valia vai depender tanto da plataforma como dos conteúdos que vierem a ser disponiblizados, sem os quais o novo sistema da Microsoft dificilmente terá alguma aceitação.

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Comandos de imobilizador no EBay - 3ª parte


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Peças de renovação de comando 3TXB

Assim, para entrar um "4", deve-se rodar o mesmo número de vezes a chave na ignição, neste caso, quatro, entre a posição "0" ou de entrada e a que liga o sistema eléctrico, após o que se abre e fecha a porta do condutor, passando-se assim ao dígito seguinte.

Após dar entrada do último dígito e de o confirmar abrindo e fechando a porta, o imobilizador deve ter sido desactivado, permitindo por o motor em marcha, sugerindo-se que a viagem seja feita até uma oficina onde um eventual problema com o imobilizador ou com o comando seja ultrapassado.

O imobilizador pode ser desactivado, caso necessário, recorrendo a equipamentos adequados, como o Nanocom, no caso dos Td5, evitando ou contornando problemas, mas seria para nós melhor solução se, como acontece com inúmeros alarmes, pudesse ser desligado por uma chave física accionando um sistema de interruptor escondido na viatura.

A opção de aquirir um comando extra e ter no interior do veículo uma bateria suplementar pode revelar-se prudente, tal como conhecer o código de desactivação e ter o contacto de quem possa, em caso de necessidade, desactivar o imobilizador enquanto se encontra uma solução mais defenitiva.

Autarcas pedem explicações sobre suspensão de estradas no Interior - 3ª parte


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Uma estrada do Interior

O problema da segurança, que afecta sobretudo as camadas mais frágeis das populações, como os mais jovens e os mais idosos, tem implicações sobretudo a nível da prestação de cuidados de saúde e no socorro, mas a vertente policial e a demora nos acessos não pode de forma alguma ser ignorada.

Também o próprio custo de inúmeras pequenas deslocações, cujo valor dificilmente ocorre a quem habita numa cidade, tem um peso substancial, bastando lembrar que para adquirir bens aos preços que são praticados numa grande superfície, teremos que adicionar um substancial referente aos combustíveis gastos, assumindo que as vias estão transitáveis e a deslocação é possível.

Poderiamos dar muitos outros exemplos que demonstram as implicações resultantes da opção por grandes obras no Litoral em detrimento de outras mais pequenas no Interior, onde os habitantes pagam os mesmos impostos, mas cujo acesso a bens e serviços proporcionados pelo Estado se revela francamente mais difícil.

Não há fundos de estabilidade que compensem a falta de solidariedade resultante de uma política de investimentos que aposta essencialmente na faixa Litoral ou que, como dizia recentemente um ministro, com alguma infelicidade, na nossa opinião, visam transformar a costa portuguesa na praia de Madrid.

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Comandos de imobilizador no EBay - 2ª parte


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Um comando 3TXB usado num Defender Td5

Os comandos necessitam de ser programadas, quando novas, reprogramadas, quando usadas, antes de serem utilizadas no veículo a que se destinam, algo que deve ser realizado ou num concessionário, ou com um especialista.

Para além do comando, sugerimos que uma ou duas baterias, necessárias ao seu funcionamento e que podem ser adquiridas por um euro, sejam igualmente transportadas, tal como o código que pemite ultrapassar o sistema de imobilização quando mais nada funciona.

A forma de ultrapassar uma falha no comando do imobilizador é morosa e permite erros com alguma facilidade, mas é de lembrar dado que pode ser a única possibilidade de por o veículo em funcionamento.

O processo, em sí, é simples e consiste em dar entrada de um código composto por quatro dígitos usando a chave da ignição, que rodará até à 2ª posição o número de vezes correspondente a cada dígito, usando-se o abrir e fechar da porta do condutor como separador.

Autarcas pedem explicações sobre suspensão de estradas no Interior - 2ª parte


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Uma estrada do Interior

A suspensão das estradas na Serra da Estrela, bem como de outros investimentos me zonas do Interior do País, já de sí deprimidas económica e socialmente e tendencialmente mais isoladas, onde as vias de comunicação representam não apenas uma mais valia, mas uma condição para a sustentabilidade das populações.

No entanto, não estamos a falar apenas de questões económicas, mas também de uma complexa envolvente social e da mensagem que se envia às populações quando se opta regularmente pelas grandes obras junto do litoral, onde as infraestruturas são numerosas, em detrimento de outras mais pequenas que podem ser decisivas para os habitantes locais e assim se sentem abandonados pelo poder central.

Para além de estimular a fuga de habitantes, sobretudo os mais jovens e qualificados, a opção por obras de grande envergadura que pouco servem o Interior, refugiando-se no adjectivo "estrutural", quando efectivamente aquilo que vai estruturar o País está muito mais relacionado com a formação e o investimento em tecnologias ou producções diferenciadoras e de valor acrescentado, contribuem para migrações internas no sentido inverso ao necessário.

Igualmente grave é o facto de, em virtude de opções que consideramos erradas, o socorro e o próprio apoio às populações depender cada vez mais da rapidez com que os meios possam chegar aos locais onde são necessários, para o que as vias de comunicação são essenciais.

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Comandos de imobilizador no EBay - 1ª parte


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Um comando 3TXB usado num Defender Td5

Dispor de um comando do imobilizador ou do alarme de Land Rover suplente, como reserva ou substituição, é aconselhável e justifica-se o seu transporte quando numa expedição ou longe de um local de assistência.

Existem inúmeros modelos, sendo necessário verificar qual o código gravado na rectaguarda do comando e que deve coincidir com o que está gravado no circuito impresso no interior, o qual tende a ser de difícil leitura.

Se num concessionário estes comandos tendem a ser dispendiosos, no EBay, sobretudo no inglês, estes encontram-se a preços perfeitamente acessíveis, que podem ficar abaixo da dezena de euros no caso de unidades em 2ª mão.

Também se encontram à venda apenas a parte exterior, que inclui o revestimento e os próprios botões, podendo incluir a pilha, de modo a que apenas o circuito electrónico seja aproveitado, dando assim uma aparência nova ao comando.

Autarcas pedem explicações sobre suspensão de estradas no Interior - 1ª parte


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Uma estrada do Interior

Na sequência do anúncio que a construção de diversas estradas na zona da Serra da Estrela será suspensa, perto de 30 autarcas daquela região vão pedir uma audiência ao ministro das Obras Públicas para pedir explicações.

Entre as vias agora suspensas e previstas no Orçamento de Estado encontram-se a concessão da Serra da Estrela, com construção do IC 6, entre Tábua e Covilhã, o IC 7, entre Oliveira do Hospital e Fornos de Algodres, na A 25 e o IC 37, entre, totalizando perto de centena e meia de quilómetros.

Em contrapartida, projectos como o combóio de alta velocidade ou o novo aeroporto de Lisboa e a nova travessia sobre o Tejo irão prosseguir, independentemente do actual nível de endividamento do país e das consequências para as gerações futuras.

Não é nosso propósito questionar a validade dos investimentos, nem os retornos ou encargos que deles irão resultar, mas interrogamo-nos quanto aos critérios que determinaram quais os que foram suspensos e aqueles que irão ter continuidade e os locais onde serão implementados, bem como os impactos nas zonas mais directamente afectadas.

terça-feira, fevereiro 02, 2010

"Intercoolers" em alumínio - 2ª parte


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Um "intercooler" em alumínio da Allisport para o 300 Tdi

Usando como exemplo o modelo da Allisport, o novo "intercooler" para o Defender Td5 tem um núcleo de 550 x 330 x 40 mm e um tamanho exterior de 760 x 330 x 60 mm, usando tubagens de entrada e saída com 51 mm de diametro e os suportes originais.

A vantagem da aquisição de um modelo deste tipo, para além e dispensar alterações nos suportes ou tubagens, é a qualidade comprovada e a garantia dada pelo fabricante, acrescendo a maior facilidade na despistagem de erros ou comportamentos irregulares, mas o preço pode levar a optar por outras soluções.

Entre os diversos fabricantes que oferecem productos compatíveis ou podem realizá-los segundo as especificações dos clientes encontram-se numerosas fábricas chinesas, capazes de produzir "intercoolers" em alumínio com soldagens de boa qualidade e acabamentos que não desmerecem versões mais dispendiosas.

Obviamente efectuar importações de um país tão longínquo como a China implica portes elevados, e valores que serão agravados pelos direitos alfandegários, mas o valor base é francamente mais reduzido, pelo que esta será uma opção a ter em conta.

O Sonim XP1 no EBay - 2ª parte


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Um Sonim XP1

Obviamente seguir estas especificações militares torna o XP1 adequado a um conjunto de utilizações que poucos enfrentarão, mas que podem suceder seja em missões de socorro, actividades de todo o terreno ou desportos radicais, situações em que mais do que a sofisticação, conta a resistência e a fiabilidade.

Os XP1 que se podem obter a este preço são vendidos como usados, como novos, com os acessórios originais, mas sem a caixa, podendo passar por unidades recondicionadas e, portanto, de mais baixo preço e que poderão ser dispensados do pagamento de direitos alfandegários.

Este é um equipamento muito específico, destinado essencialmente a quem pretenda um telemóvel com uma grande resistência física, dispensando tudo o que agora é comum, como a possibilidade de tirar fotografias ou reproduzir vídeo, optando pela fiabilidade de um modelo que pode operar em circunstâncias impossíveis para outros aparelhos.

Para quem previligie a resistência e a possibilidade de usar um telemóvel em situações extremas, este pode ser um modelo a considerar, sabendo desde o início que estará a pagar sobretudo pela exclusividade de um equipamento capaz de sobreviver e operar em condições nas quais outros não sobreviveriam.

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

O Sonim XP1 no EBay - 1ª parte


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Visão do Sonim XP1

Conhecidos pela ligação à Land Rover e pela sua elevada resistência, possivelmente dos mais resistentes actualmente existentes, os telemóveis da Sonim tendem a ser dispendiosos quando comparados com modelos mais convencionais, colocando-os muitas vezes fora do alcance de eventuais interessados.

Como alternativa, prescindindo do logo Land Rover, podem-se adquirir no EBay os Sonim XP1 por valores que ficam abaixo da centena de euros, mesmo incluindo portes e eventuais direitos alfandegários, sendo uma alternativa para quem necessite de um telemóvel com uma resistência superior ao normal.

O XP1 baseia-se na plataforma Philips Nexperia 6120 e opera nas três bandas de GSM/GPRS, possuindo sistema "Push-to-Talk" e ligações "bluetooth", um conector audio de 2.5 mm e altifalante de potência muito superior ao habitual num telemóvel.

No entanto, apesar de possuir 10 Mb de memória "flash", capacidade de gerir ficheiros ou de armazenar um milhar de mensagens ou dispor de uma excelente bateria Li-Ion de 1100 mAh, este não é um modelo tecnicamente muito evoluido, primando sobretudo pela resistência ao choque, riscos e mesmo à água.

"Intercoolers" em alumínio - 1ª parte


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Um "intercooler" em alumínio

Uma das modificações que mais facilmente, e de forma substancial, aumenta a potência de um veículo é a substituição do "intercooler" convencional, normalmente em cobre, por um modelo em alumínio de maiores dimensões.

Do efeito de arrefecimento pode resultar, com a colaboração de pequenos ajustes que podem ser apenas a nível de electrónica quando a unidade de gestão o permite, um aumento de potência superior a 30%, dependendo de diversos factores e que dependerão, naturalmente, do desenho do veículo e do seu estado.

No caso dos Land Rover existe a possibilidade de optar por um fabricante conhecido e de confiança, como a Allisport ou a Brunel Performance, pagando um valor que ronda os 500 euros, a que acrescem portes, ou adquirir um modelo sem marca, de dimensões equivalentes, que poderá necessitar de algumas pequenas adaptações em termos de tubagens.

No caso dos Defender, evitando grandes adaptações, podemos estar a falar de dimensões que rondam os 700 X 300 X 75, com pequenas variações, mas que apresentam um substancial aumento relativamente ao modelo original.

domingo, janeiro 31, 2010

Lanternas de emergencia - 1ª parte


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Uma lanterna multifuncional

Um dos equipamentos que recomendamos estejam presentes em todos os veículos, mas muito especialmente naqueles que se aventuram fora de estrada ou em locais menos frequentados é uma lanterna de emergência, que pode acumular diversas funções.

O número de modelos propostos é quase infinito, pelo que nos centramos em dois, sendo o primeiro com funções de corte de sistema de segurança e quebra de vidros e o segundo destinado unicamente a proporcionar diversas formas de iluminação.

Neste primeiro modelo, de dimensões mais reduzidas e menor capacidade em termos de iluminação, existe a possibilidade de uso como lanterna unidireccional ou foco luminoso, ou como uma luz de alerta, tipo "strobe", tal como surge na foto.

Dado que são apenas duas baterias "AA" a proporcionar a energia, mesmo recorrendo a um sistema de "leds" de baixo consumo o limite de uso como lâmpada de emergência esgota-se em quatro horas, pelo que deve ser usado com prudência.
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