sábado, setembro 30, 2023

Setembro traz novidades ao Bard - 2ª parte

A necessidade de alimentar esta funcionalidade com dados e informações pessoais contrasta com a forma de funcionar das restantes extensões, que se baseiam nos habituais sistemas de recolhas de informações, usando as que os diversos utilizadores disponibilizam publicamente na Internet e que são coligidas de forma a manter o anonimato das fontes, pelo que aqui não surgem questões de privacidade para além das já conhecidas.

Estamos cientes de que nem todos os nossos leitores se sentem à vontade dando a permissão ao Google de aceder a dados e informações, que podem ser, por exemplo, conteúdos de mensagens, algo que consideramos perfeitamente normal, dadas as implicações resultantes, mas sugerimos que, nesse caso, criem uma conta nova a partir da qual possam efectuar algumas experiências.

Muito embora só uma conta com alguns conteúdos permita avaliar de forma mais extensa e precisa os resultados da implementação destas extensões, a própria interacção permite avaliar o tipo de interacção e quais as respostas que poderão ser obtidas e que, fornecendo um maior volume de informação, serão mais objectivas e com maior adequação aos propósitos e especificidades do utilizador.

Independentemente da abordagem, não podemos deixar de realçar as novas funcionalidades do Bard, dando especial relevo às extensões, porque vão antecipando um pouco o que o futuro nos reserva, sobretudo quando o Google disponibilizar novas ferramentas de inteligência artificial, algumas para áreas específicas, antecipando o seu impacto na forma como interagimos e trabalhamos, sabendo que estas mudanças irão ocorrer num futuro breve.

sexta-feira, setembro 29, 2023

Quando é pedido para desalfandegar compras no eBay - 2ª parte

Naturalmente, para objectos de pequeno valor, desde que não haja urgência e não sejam enviados por correio registado, a nossa sugestão é que o aviso de desalfandegamento seja ignorado e, terminado o prazo máximo para entrega, seja pedido o reembolso integral, o que consideramos eticamente aceitável, dado que a responsabilidade cabe ao vendedor, pelo que é justo que seja este a suportar quaisquer prejuizos.

A situação é mais complexa, em termos éticos, caso se trate de um objecto de valor mais elevado, dado que o prejuizo é superior, e nesse caso cabe ao destinatário decidir o que fazer, podendo ou não proceder ao desalfandegamento e, caso não registado, determinar se vai pedir um reembolso que o venha a ressarcir dos custos em que incorreu, assumindo que o item se perdeu.

Sobre esta questão, que tem implicações éticas, não nos pronunciamos, sendo sempre algo que cabe a cada um, à sua consciência e aos valores em causa tomar a decisão quanto ao caminho a seguir, sendo certo que o valor do desalfandegamento cai, proporcionalmente, para objectos de maior valor e que, tipicamente, estes sejam enviados com registo.

No caso de envios com registo, a menos que o destinatário assuma que irá suportar os custos do desalfandegamento, irá ter que decidir o que fazer, sendo nosso conselho que, caso o valor seja baixo, ignore o aviso e, posteriormente, peça o reembolso, já que, para um objecto de um par de Euros, caso registado, os custos aduaneiros ultrapassam os seis.

quinta-feira, setembro 28, 2023

Signal implementa nova camada de segurança conta computadores quânticos

O Signal, uma plataforma de comunicações que concorre com o Whatsapp, Telegram e sistemas similares, tem sido reconhecido pela segurança que oferece, tendo antecipado as capacidades dos futuros computadores quânticos, cuja velocidade de processamento poderá vir a comprometer os protocolos de encriptação mais utilizados.

Uma nova especificação, designada por PQXDH, abreviatura de "Post-Quantum Extended Diffie-Hellman". que é adicionada às previamente implementadas, éé particularmente complexa e sofisticada, esperando-se que venha a ser um dos futuros padrões em termos de segurança e seja implementada noutras plataformas, preferencialmente garantindo interoperabilidade entre estas.

É de notar que o receio que computadores quânticos venham a representar problemas para a segurança já levou alguns protagonistas de peso, como o Google, ou mesmo a Meta, a adoptar medidas, recorrendo a novos protocolos, que, infelizmente, ainda não foram devidamente padronizados, continuando a existir vulnerabilidades seja a nível de interligações, seja na demora na sua adopção.

O Signal tem vindo a eliminar vulnerabilidade, por vezes conta a vontade dos utilizadores, como quando o suporte para SMS foi removido, enquanto implementa novas camadas de protecção que garantam uma encriptação entre os utilizadores ou nós finais, sendo, nos dias de hoje, a plataforma mais segura para quem pretende comunicar com garantias de privacidade, sendo a que aconselhamos para todos quantos prioritizem esta vertente.

quarta-feira, setembro 27, 2023

Quando é pedido para desalfandegar compras no eBay - 1ª parte

Apesar de o eBay dizer que se trata de uma situação excepcional, o facto é que surgem cada vez mais situações onde é exigido um desalfandegamento, via CTT, o que passa pelo pagamento do IVA em duplicado, a que acresce, inevitavelmente, o custo do processo.

É de notar que, na altura do pagamento, são cobrados, de forma automática, os impostos devidos, incluindo o IVA, pelo que os objectos ou items devem passar na Alfândega sem encargos, cabendo ao eBay entregar as quantias devidas, algo que sucede, mas que, para que o valor entregue seja associado ao objecto, implica que na etiqueta deste se encontre a informação necessária.

O conselho do eBay nestes casos é o de proceder ao desalfandegamento e solicitar o reembolso do IVA pago em duplicado, o que pode ser efectuado preenchendo um simples formulário, onde os documentos comprovativos são carregados, sendo a devolução efectuada com bastante brevidade, tipicamente entre um a dois dias após o envio do pedido.

Infelizmente, o eBay não procede ao reembolso dos custos com o desalfandegamento que, para objectos de baixo valor, pode ser superior ao valor do IVA, ou seja, caso o vendedor não preencha a informação relevante, incluindo o IOSS, seguindo as instruções do próprio eBay, acaba por ser o comprador a suportar estas despesas cuja responsabilidade se devem inteiramente ao expedidor.

terça-feira, setembro 26, 2023

O rádio JSD-520 - 2ª parte

O écran, para além do estado do rádio, tem um relógio, o que não deixa de ser interessante, e que fica activo quando o rádio é desligado, sendo que os parâmetros e configurações ficam armazenados, pelo que, ao ligar, estas são repostas de forma automática.

Tal como acontece com outros equipamento semelhantes, é necessário proceder ao emparelhamento com o telemóvel para que possa ser usado como "kit" de mãos livres, funcionando de forma adequada, com o microfone a apanhar bem o som, mas sem ter capacidades de filtragem, o que, num veículo barulhento, pode impossibilitar a comunicação, mesmo que a posição do rádio seja bem escolhida e tão próxima dos ocupantes quanto possível.

Este é um rádio 1 DIN muito pouco profundo, com apenas 5 centímetros de profundidade, com as ligações ISO padronizadas com protecção contra erros de ligações e um simples conector para a antena, o que o compatibiliza com um bom número de veículos, mesmo aqueles que tenham menos espaço para montagem, vindo incluídos conectores que podem ser soldados na cablagem original, caso não compatível.

O conjunto inclui, para além do rádio, as peças destinadas a montagem e desmontagem, o controle remoto e o manual de instruções, tendo um preço que ronda a dúzia de Euros, incluindo portes para Portugal e IVA, um preço bastante competitivo e que permite dispor de um som básico e algumas funcionalidades que, provavelmente, serão o suficiente para muitos automobilistas.

segunda-feira, setembro 25, 2023

Sistema de largada de carga para drones - 3ª parte

O sistema pensado para o DJI Mavic 3, um drone de excelente qualidade, inclui, para além do sistema para largada, outro para iluminação, que permite ver, mesmo de noite, a superfície onde se pretende largar a carga, bem como um novo trem de aterragem, mais resistente e que evita danos caso a aterragem ocorra num local menos adequado, evitando o contacto do solo com a carga.

Outra vantagem deste sistema é a integração na aplicação de controle do próprio drone, o que permite, para além de uma operação a partir de um comando único, operar o sistema de largada a qualquer distância em que se possa controlar o drone, o que, complementado pelo sistema de iluminação, se revela muito mais eficaz e adequado a uma utilização profissional.

Naturalmente, um sistema mais profissional tem um preço mais elevado, ultrapassando um pouco os quarenta Euros, incluindo portes e IVA, mas o valor acrescentado para um drone profissional, ele próprio dispendioso, é relevante, permitindo ao Mavic 3 transportar com segurança e largar com grande precisão até meio quilo de carga, podendo este sistema ser montado e desmontado rapidamente e integrando-se no drone como se uma peça de origem se tratasse.

Um dispositivo deste tipo de dispositivo, acoplada a um drone com alguma capacidade de carga, pode revelar-se extremamente útil em númerosas situações, permitindo largar desde pequenos objectos a alimentos, passando por equipamentos de comunicações em locais pouco acessíveis, numa multiplicidade de áreas de actuação que o tornam, consideramos, num investimento a ter em conta.

domingo, setembro 24, 2023

Setembro traz novidades ao Bard - 1ª parte

Pouco após a disponibilização do Bard, a plataforma de inteligência artificial do Google, à Comunidade Europeia, surgem as primeiras inovações de relevo, algumas das quais podem alterar substancialmente a forma como os utilizadores vão interagir com o sistema que, se por um lado, apresenta novas funcionalidades, por outro pode revelar-se mais intrusivo.

Uma das vertentes mais interessantes são as extensões, que, actualmente, abrangem desde o Google Maps ao Youtube, passando pelo apoio nas viagens, via Google Flight e Google Hotels, e terminando no Google Workspace, a única que vem inicialmente desactivada por ser, indiscutivelmente, a que tem um maior impacto na privacidade dos utilizadores, dado que a sua utilização implica conceder um conjunto de autorizações que abrangem dados ou informações pessoais.

Para que a inteligência artificial do Google possa contribuir para a escrita de mensagens, elaboração de documentos ou mesmo algumas pesquisas, é inevitável que este aceda aos conteúdos do utilizador, necessários para, por exemplo, operar sobre eles processos de correcção, elaboração ou resumo, o que significa que os motores, mesmo que sem guardar dados do utilizador, os irão aceder e interpretar.

O Google garante que os dados do utilizador processados nos seus servidores, e que permitirão não apenas a resposta a dar a quem a solicitou, mas também o melhoramento do sistema, não serão utilizados para outros fins e que o anonimato e privacidade serão mantidos, mas não deixa de avisar para o facto indesmentível de existir este tráfego de informação, para o qual o consentimento do utilizador é obrigatório e sem o qual a funcionalidade não é activada.