sábado, fevereiro 20, 2021

Dificuldades de reembolso no eBay - 2ª parte

A primeira opção, caso não se pretenda seguir o longo calvário de tentar contactar o eBay via suporte de clientes, será recorrer ao Paypal, onde é possível efectuar a reclamação, selecionando-se a opção de recorrer a este serviço e não a de continuar com o eBay, onde, naturalmente, pouco haverá a fazer seguindo o processo descrito.

Mais complicado é se, por dificuldades em encontrar o item, ou porque o vendedor solicitou mais tempo, o prazo para reclamar, de duas semanas após a data limite máxima para receber o item, é excedido, o que implica deixar de recorrer ao eBay e procurar alternativas, que, felizmente, existem.

O Paypal permite efectuar as reclamações durante 180 dias, portanto muito mais do que permite o eBay, sendo mais moroso e, eventualmente, requerendo mais documentação, nomeadamente porque não tem acesso a comunicações via eBay. mas será a melhor opção, caso o prazo no eBay tenha sido ultrapassado.

Antes de recorrer a uma entidade bancária, pode-se tentar entrar em contacto com um dos assistentes do eBay, explicando a situação e tentando que este abra manualmente o caso, o que pode ser complexo e, infelizmente, depende muito do operador com o qual se dialoga e da capacidade de expor o caso de forma adequada, eventualmente numa língua que não a nativa.

sexta-feira, fevereiro 19, 2021

Taxa de imunidade efectiva - 1ª parte

Ao longo de meses temos ouvido, da boca de diversos especialistas, apontar para a necessidade de alcançar uma taxa de vacinação que permita atingir aquilo que se designa por "imunidade de grupo", que se traduz, tipicamente, por uma percentagem de imunizados que impede a propagação de uma infecção.

Embora o valor desta percentagem possa variar, é comum apontar para os 70%, ou seja, um número redondo acima dos dois terços, o que pode quebrar as cadeias de contágio, evitando situações de descontrole semelhantes aquelas a que temos assistido em boa parte do País, com as consequências que todos conhecemos.

Para que tal aconteça, será necessário imunizar, o que se traduz por vacinar quem não tenha anti-corpos, a maior parte da população, de modo a que o conjunto de vacinados e imunizados pelo próprio vírus, e que terão desenvolvido anti-corpos, nunca fique abaixo dos 70%, assumindo-se este valor como referência para efeitos de cálculos.

Exemplificativamente, caso existisse perto de 10% de imunizações por via natural e 60% via vacina, teriamos alcançado a percentagem pretendida, mas tal não se pode traduzir na mesma percentagem de vacinados, dado que nenhuma vacina, nem mesmo as mais eficazes, asseguram uma protecção de 100%, sendo que, no limite inferior, não passa dos 60%.

quinta-feira, fevereiro 18, 2021

Computadores recondicionados - 7ª parte

Acresce o facto de, em muitos casos, a longevidade de um portátil ser inferior à de um computador de secretária, cuja manutenção e reparação são mais simples e onde alguns problemas, como uma falha de teclado ou rato, ou avaria de écran, se resolvem efectuando a troca do mesmo, enquanto num portátil tal pode determinar o fim útil do equipamento, pelo simples facto de o investimento na reparação se revelar demasiadamente oneroso.

Muitas destas decisões passam por outros factores, ou considerandos, bem como pelo próprio gosto pessoal ou pelas limitações do espaço a utilizar, sendo de reforçar que, no caso de o equipamento se destinar a tele-trabalho, este deve ser fornecido pela entidade empregadora, e, não o sendo, caso se pretenda chegar a um acordo com esta, deve haver lugar a um diálogo, como forma de acertar detalhes.

Ainda nesta vertente, queremos chamar a atenção para o facto de um computador de secretária e respectivos periféricos consumirem mais energia eléctrica, que é suportada pelo detentor do contrato, podendo revelar-se um acréscimo de despesas, pelo que, destinando-se ao tele-trabalho, este factor deve ser tido em conta no sentido de, mais uma vez, se chegar a um acordo com a entidade empregadora.

A aquisição de um computador recondicionado deve ter em conta diversos factores, a que acrescem outros caso se destine a tele-trabalho, mas pode revelar-se uma opção bastante interessante, permitindo adquirir equipamentos com bom desempenho a preços módicos, facto que nos tem levado a, desde há muito, escolher esta via como forma de renovar o nosso parque informático.

quarta-feira, fevereiro 17, 2021

Dificuldades de reembolso no eBay - 1ª parte

Queremos alertar os nossos leitores que fazem compras no eBay para uma situação que se tem tornado comum e pode comprometer a garantia de reembolso, presente em muitos items ao abrigo do programa de protecção deste "site" de leilões, e que pode comprometer esta medida de segurança.

Como consequência da pandemia, e da degradação de diversos serviços postais, entre os quais os CTT, a data limite para entrega de alguns items, incluindo-se aqui os que são provenientes da Ásia, tem-se vindo a alargar, podendo exceder o prazo máximo para abrir um caso e pedir um reembolso.

Quando tal acontece, ou seja, quando após a espera obrigatória o item desapareceu da lista a partir da qual se pode abrir um caso, está-se na impossibilidade de solicitar um reembolso recorrendo aos mecanismos implementados pelo eBay, pelo que, o número de opções pare se ser ressarcido diminui,

Deve-se procurar na lista das compras o número do item, após o que se coloca na caixa de diálogo e se efectua uma nova pesquisa, algo que pode não ser completamente imediato para muitos, mas, em princípio, pode ajudar a resolver o problema, seguindo o processo normal e esperando que a solicitação seja atendida.

terça-feira, fevereiro 16, 2021

Computadores recondicionados - 6ª parte

Assim, podemos estimar que um computador recondicionado, com teclado, rato, câmara, écran de 19" e ligação via "wireless" a um "router" terá um preço final a partir da centena e meia de Euros, sendo possível, com um acréscimo de poucas dezenas de Euros, investidos em memória RAM e num disco SSD, dispor de um equipamento capaz de responder às solicitações do tele-trabalho ou de aulas remotas.

É possível obter um computador equivalente num leilão, no eBay, por exemplo, mas tal implica esperar por uma oportunidade, que pode demorar, ou simplesmente gorar-se, bastando para tal que alguém faça uma licitação mais alta, pelo que será uma possibilidade a ter em conta apenas para quem tem tempo para esperar e pode dispensar a aquisição conjunta de computador e écran.

No respeitante aos computadores portáteis, as mesmas regras são aplicáveis, dispensando periféricos e acessórios, mas tendo um preço, normalmente, mais elevado, com o preço da memória a subir ainda mais, pelo que, no final, a aquisição de um "laptop" com um desempenho adequado pode ter um preço entre 50 e 100 Euros mais elevado do que a versão de secretária.

Apesar das vantagens de um portátil, o que os torna particularmente populares, o facto é que muitos não tiram partido da sua mobilidade, acabando por pagar um valor adicional por um conjunto de características que não serão devidamente rentabilizadas, o que corresponde a um desperdício de dinheiro.

segunda-feira, fevereiro 15, 2021

Uma tragédia há muito anunciada - 8ª parte

É de notar que não existem estudos que permitam dispor de modelos capazes de modelar um mundo e um país no futuro, identificando mudanças, estabelecendo novos caminhos, bem como as prioridades onde o Estado deve investir para criar as estruturas necessárias para a evolução que se impõe e sem a qual virá a ruína.

Insistir num modelo ultrapassado, hoje completamente obsoleto, impossível de ter sucesso nesta nova realidade, apenas porque uma ruptura implica enfrentar um sem número de poderes instalados, que constituem uma verdadeira teia de interesses e relações, tantas vezes de legitimidade duvidosa, implica um inevitavel fracasso, arrastando para a miséria muitos dos sobreviventes da crise pandémica, numa sucessão de tragédias devastadora.

Duvidamos que tal mudança esteja ao alcande da actual classe política, manietada por um passado comprometedor, mas menos ainda por extremistas ou demagogos, cujas soluções fáceis e sedutoras apenas escondem a mentira e incapacidade, pelo que apenas a mobilização da sociedade civil e a emanação de novos líderes, com visão e competência, poderá implementar as mudanças que há muito são necessárias e, hoje, urgentes.

Sem profundas alterações estruturais, à pandemia seguir-se-á uma nova tragédia, potenciada pela primeira, e com consequência mais profundas, ainda mais imprevisíveis, e que, mesmo quando ultrapassada, deixará marcas mais duradouras, com os efeitos a poder prolongar-se por anos, onde a agitação social e a conflitualidade terão um profundo impacto na sociedade e na forma como nos vemos enquanto povo e nação.

domingo, fevereiro 14, 2021

Computadores recondicionados - 5ª parte

Naturalmente, com a saída do Reino Unido da zona Euro, o mercado europeu ficou substancialmente reduzido, sobretudo porque, para além da Alemanha, Inglaterra era um dos países onde era possível adquirir computadores recondicionados por um preço mais atractivo, cujo valor final foi agravado pela incidência do IVA e pelo aumento dos custos de transporte, levando a uma subida generalizada dos preços praticados.

Não obstante, continua ser possível adquirir computadores recondicionados com as características suficientes para o tele-trabalho, ou para aulas não presenciais, por valores que podem ficar abaixo da centena de Euros, desde que os portes não excedam os 25 a 30 Euros e sobre o preço final não incida IVA,

No caso dos computadores de secretária será necessário adquirir um teclado e rato, com os conjuntos mais baratos a ficar perto da quinzena de Euros, uma câmara, essencial para as aulas "online", cujo preço pode rondar a dezena de Euros, caso se opte por um modelo com menos capacidades, e, o que encarece a solução, um écran, sendo que, neste caso, a opção por um recondicionado pode ser a que fará mais sentido.

Tal como acontece com os computadores, existem numerosas opções de écrans recondicionados, com preços que podem começar perto da trintena de Euros para modelos de 19 polegadas, a que acrescem portes, a menos que adquiridos juntamente com o computador e estes possam ser estabelecidos conjuntamente, sem o que será de prever que o envio importe em perto de uma vintena de Euros, caso seja adquirido num país comunitário.