sábado, março 26, 2016

Blusões em cabedal - 1ª parte

Embora questionavel em função dos materiais utilizados, os blusões em cabedal, com foro em pelo, são excelentes agasalhos, tendo sido os favoritos para muitas actividades em climas frios e absolutamente essenciais antes de surgirem tecidos tecnologicamente avançados, que permitem a concepção de vestuário francamente mais elaborado.

Muito utilizados pelos aviadores até aos anos 50, altura em que surgiram opções mais sofisticadas e melhor adaptadas a uma utilização específica, os blusões em cabedal, pesadamente forrados, eram essencias para manter a temperatura corporal em "cockpits" abertos ou com escasso isolamento térmico, pelo que era aceite o preço e mesmo algumas restrições de mobilidade resultantes dos modelos mais pesados, como os célebres "Irvin" ingleses.

Estes modelos clássicos são de desenho muito simples, normalmente fechados com um único fecho éclair e ajustados por um conjunto de correias na cintura e na gola e, por vezes nos pulsos, sendo normal possuirem apenas um par de bolsos externos e, eventualmente, um bolso interno, que pode ser fechado por um simples botão.

O tipo, espessura e tratamento do cabedal exterior é determinante para a qualidade destes blusões, sendo flagrante a diferença face a materiais sintéticos, muito menos resistentes, mas francamente mais baratos, mas é o pelo interior que, em grande parte, determina a sua qualidade enquanto agasalho.

sexta-feira, março 25, 2016

Um sistema operativo seguro, o Qubes - 3ª parte

Tal como outros sistemas baseados em Linux, o Qubes permite aceder a todo um conjunto de funções e rotinas de muito baixo nível, algumas das quais requerem conhecimentos sólidos e a utilização de uma linha de comandos, mas permite uma flexibilidade interessante, mesmo em termos de configuração recorrendo meramente aos paineis de controle.

Neste aspecto, o painel de controle, os comandos básicos para configuração e mesmo alguns utilizados com menor frequência, são intuitivos, podendo-se, em muitos casos, estabelecer-se alguma equivalência com as versões mais recentes do Windows, o que não dispensa algum trabalho de pesquisa para encontrar onde se encontra cada opção e qual o resultado exacto das alterações de alguns parâmetros.

Naturalmente, grande parte da utilidade de um sistema operativo depende das aplicações disponíveis e do desempenho destas, sobretudo quando não corram de modo nativo, com o Qubes a parecer exigente em termos de recurso, algo de esperar face à própria arquitectura do sistema, que o torna mais adequado para quem possua computadores com elevado desempenho.

Para que necessite de um sistema operativo seguro, por exemplo quem tenha que aceder a "sites" suspeitos, ou seja alvo de ataques, o Qubes é uma opção a ter em conta, revelando-se eficaz, sólido e muito seguro, cumprindo bem os objectivos que se propõe alcançar.

quinta-feira, março 24, 2016

Comprar fora de época - 1ª parte

As compras fora de época de bens duradouros podem representar um investimento interessante, sendo este uma opção que adoptamos, quando possível, adquirindo no final do Inverno o que se destina a esta época do ano e no termo do Verão o que está mais adequado à estação que então termina.

Mesmo sabendo que tal implica algum empate de capital, e portanto tal implica alguma disponibilidade, muitas vezes o valor de aquisição supera, em termos de desconto, tudo o que se possa imaginar durante saldos, com equipamentos para diversas actividades sazonáis e vestuário a permitirem os negócios mais vantajosos.

Logicamente, tal não se aplica a bens ou equipamentos pouco duradouros ou que evoluam tecnologicamente tão rapidamente que, de um ano para o outro, o seu valor cai substancialmente, podendo inclusivé sair de garantia, ou que se tornem obsoletos e virtualmente inúteis, sendo exemplo uma grande parte dos dispositivos electrónicos, incluindo grande parte dos "smartphones".

Em contrapartida, calçado ou vestuário sólido e relativamente intemporal, como botas militares ou blusões em cabedal, que poderão ser utilizados em anos futuros e não se degradem, equipamentos para desportos de Inverno, adquiridos no final desta estação, ou mais adequados ao Verão, como embarcações ou coletes de flutuação, comprados quando este termina, tendem a ser uma opção a ter em conta.

quarta-feira, março 23, 2016

Um sistema operativo seguro, o Qubes - 2ª parte

Desta forma, uma falha ou intrusão apenas compromete uma aplicação individual, isolada, completamente compartimentada, que pode ser fechada sem que antes tenha contaminado outras, com a transmissão de dados, incluindo o "copy and paste" a ser efectuado de forma segura e controlada entre distintas máquinas virtuais.

O Qubes requer um mínimo de 4 Gb de memória e 32 Gb de espaço em disco, num equipamento com arquitectura de 64 bits e com uma placa gráfica adequada, preferencialmente baseada no processador de gráficos Intel, embora outras seja igualmente suportadas, com mais ou menos ajustes, devendo-se igualmente verificar se outros dispositivos, como a placa de rede, é igualmente suportada.

Embora com um sistema de instalação interactivo, existem algumas particularidades e complexidades, sobretudo em termos de compatibilidade com os dispositivos físicos, pelo que o recurso aos sistemas de apoio disponíveis e a leitura da documentação existente pode ser necessário, não se aconselhando a quem tenha pouca experiência informática e conhecimentos nulos de Linux.

O "interface" gráfico é similar ao de outros sistemas operativos, permitindo a coexistência de múltiplas janelas, revelando-se prático e estável, mas exigente com os recursos do equipamento, aconselhando-se um modelo que disponha de uma placa gráfica adequada e não um que partilhe recursos com o processamento.

terça-feira, março 22, 2016

LandLousã

Não é a primeira vez que mencionamos a LandLousã, um clube dedicado ao todo o terreno sedeado naquela localidade serrana, dirigido pelo Parola Gonçalves, e que tem proporcionado aos sócios um vasto conjunto de actividades, eventos e informações, promovendo o todo o terreno e um conjunto de conhecimentos essenciais à sua prática.

Para quem utilize programas como o "OziExplorer", que também descrevemos uns anos atrás neste "blog", os GPS da Garmin, ou outros sistemas e equipamentos de navegação e orientação, o valor da informação disponibilizada é inestimável, tal como o são os "workshops" sobre diversos temas, incluindo a mecânica de Land Rovers ou o preço vantajoso na homologação de componentes dos mesmos, incluindo aqui pneus, cujas medidas não foram homologados pelo fabricante.

É de realçar que as actividades da LandLousã são exclusivamente destinadas aos sócios e que o conjunto de vantagens e iniciativas anuais, pela sua diversidade e conteúdo, tem um custo interente, tornando inevitável o pagamento de quotas, única forma de viabilizar um clube particularmente activo.

O valor de quotas anual é de 12 Euros, o que corresponde a um Euro por mês, um valor mais do que justificável, mesmo para quem tenha menos disponibilidade para participar em actividades, dado o conjunto de informações enviadas aos sócios, e que abrangem diversas vertentes ligadas com o todo o terreno e as expedições.

segunda-feira, março 21, 2016

A "Troph e Shop"

A "Troph e Shop" é uma loja virtual, baseada na Alemanha, que comercializa, essencialmente, excedentes militares, provenientes de diversos países, muitos dos quais são especialmente úteis para actividades ao ar livre, como o campismo, a caminhada ou em excursões de maior duração, onde acomodação de bagagens e trens de cozinha são essenciais.

Na multiplicidade de produtos, devemos destacar as numerosas caixas, entre elas modelos para transporte de munições, de primeiros socorros, ou de uso geral, os sistemas de iluminação, entre eles modelos antigos a petróleo, ou as cozinhas e respectivos acessórios, podendo-se encontrar modelos de campanha, capazes de preparar, de uma só vez, alimentos para um elevado número de pessoas.

Numa área distinta, tendas e respectivos acessórios, camas e sacos de diversos tipos, cobertores, toalhas e panos diversos, cordas e utensílios como pás ou serras, e um conjunto de reservatórios para água ou mesmo para a segurança em campo, permitem acampar com conforto, mesmo onde o rigor do clima obrigue a cuidados extra.

Outros acessórios ou equipamentos, incluindo rádios de comunicações de origem militar, bem como peças de fardamento de diversas proveniencias e que podem ser adaptadas a uso civil, como "parkas" ou calçado, resultam numa grande variedade que facilita encomendas conjuntas, factor essencial para que o custo dos portes seja reduzido, resultando num preço final particularmente competitivo.

domingo, março 20, 2016

Um sistema operativo seguro, o Qubes - 1ª parte

A maioria dos computadores pessoais utiliza um sitema operativo da família Windows, em grande parte na versão 10, dado que a Microsoft permitiu a actualização gratuita a partir de versões anteriores, mas existem outras opções, entre elas as da família Linux, gratuitas e de código aberto.

Se o gratuito não oferece dúvidas quanto ao seu significado, o código aberto, ou "open source", será uma expressão menos conhecida, significando que o código base está disponível, podendo ser modificado livremente, com a possibilidade de estas alterações serem partilhadas num processo colaborativo que dá origem a novas versões ou variantes.

Esta filosofia, muito utilizada nos sistemas operativos da família Linux, permitiu numerosas evoluções, em diferentes direcções, normalmente previlegiando mais uma ou outra vertente, sendo que no caso do Qubes a segurança e a privacidade foram prioritárias, resultando numa plataforma robusta e segura, capaz de resistir a ataques sofisticados, sem com isso prejudicar o desempenho geral.

O Qubes é gratuito, de código aberto, da família do Linux, implementando um sistema de compartimentação, onde as aplicações ou serviços correm em áreas isoladas, tal como se em diferentes máquinas virtuais, evitando a contaminação entre sí em caso de ataque ou de falha, evitando que um problema sectorial afecte todo o funcionamento de um equipamento e comprometa a sua segurança em diversas vertentes.