sábado, outubro 27, 2012

Dia de folga...

Image Hosted by Google A Princesinha a cumprimentar-me





































Hoje, sendo dia do meu aniversário, tirei mesmo uma folga.

A todos, um dia muito feliz.

Beijos e abraços

sexta-feira, outubro 26, 2012

Compressor de 12 volts no Lidl

Image Hosted by Google Um compressor de 12 volts

Já aconselhamos diversas vezes os nossos leitores a dispor de um pequeno compressor no respectivo veículo, capaz de devolver a pressão necessária aos pneus que estejam a utilizar, tendo apontado algumas opções que agora se complementam com um modelo que será vendido no Lidl.

A pressão máxima de funcionamento atinge os 10 bar, com o débito máximo de ar a ficar pelos 35 litros por minuto, funcionando ligado a uma tomada de isqueiro de automóvel alimentada a 12 volts e podendo encher a maioria dos pneus utilizados em veículos automóveis.

Por um preço de 19.99 Euros, incluindo quatro adaptadores para diversos fins, e com três anos de garantia, este compressor, disponível nas lojas da cadeia Lidl a partir de dia 29 de Outubro, é uma alternativa interessante a modelos que custam metade do preço, mas que de pouco servem na maioria das situações.

quinta-feira, outubro 25, 2012

Punho para baterias com LCD para Canon EOS - 3ª parte

Image Hosted by Google Um punho para baterias com LCD

Este modelo é compatível com as Canon EOS 350D, 400D XT e XTi, tem 142.7 x 110.5 x 75.7 mm, pesa 290 gramas, com o suporte de baterias incluido, mas sem baterias, que podem ser duas NB-2L, idênticas às utilizadas internamente, ou seis do tipo AA, pelo que estão incluidas duas bandejas independentes.

Tendo óbvias vantagens, é inegável que o volume e peso do conjunto aumenta substancialmente e, se uma Canon EOS com uma teleobjectiva passa um quilo, com esta configuração o peso começa a sentir-se, pelo que esta é uma opção que deve ser equacionada sobretudo para situações mais estáticas, montado num tripé, e quando houver necessidade de conseguir fotos nas quais a temporização seja relevante.

Este punho tem um preço que ronda os 35 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, podendo ainda incorrer no pagamento de direitos alfandegários, pelo que é de esperar que o seu custo total seja o 10 a 15 Euros mais do que modelos mais simples, sem visor LCD e menos funcionalidades.

quarta-feira, outubro 24, 2012

Punho para baterias com LCD para Canon EOS - 2ª parte

Image Hosted by Google Um punho para baterias com LCD

A partir deste momento, a câmara passa a ter uma autonomia muito superior, dado possuir duas baterias, alguns dos comandos podem ser operados a partir da base, com o tripé, caso seja utilizado, a ser aparafusado no punho, dado que o da câmara deixa de ser utilizável para este fim.

Ao contrário de modelos mais simples, esta versão inclui um sofisticado sistema de disparo e temporização, desde 1 segundo até 99 horas, 59 minutos e 59 segundos, permite até 99 disparos intermitentes temporizados e controle do tempo de exposição pelo mesmo período do temporizador do disparo.

Para além do sistema manual, físico, este punho inclui suporte para um comando via infra-vermelho, o qual pode ser dos modelos mais comuns, mas recomenda-se que inclua as características que tirem partido das funcionalidades deste sistema.

Também os controles como o bloqueio de AE e FE, do sistema de focagem automática, da compensação de abertura e exposição, entre outros, estão presentes, podendo ser utilizados em vez dos que estão incluidos na máquina fotográfica.

terça-feira, outubro 23, 2012

Punho para baterias com LCD para Canon EOS - 1ª parte

Image Hosted by Google Um punho para baterias com LCD

Um punho, que acaba por ser uma extensão da própria máquina fotográfica, para além de permitir empunhar o equipamento de outra forma, tem a faculdade de aumentar a autonomia, através da inclusão de mais baterias e, nalguns caso, adiciona novas funcionalidades.

Os modelos mais básicos, para além da empunhadura, disponibilizam espaço para baterias adicionais e implementam algum tipo de capacidade de disparo, nalguns casos com a adição de um receptor de infra-vermelhos, mas pouco vão para além disso, tendo preços na ordem das duas dezenas de Euros.

Modelos mais complexos, como o "Jenis BG-E3 Pro", são francamente mais complexos, incluem muito mais electrónica e aumentam a versatilidade da câmara onde é acoplado, estando disponíveis versões, funcionalmente equivalentes ou quase, para vários modelos de câmaras fotográficas digitais.

A instalação é simples, bastando escolher o tipo de baterias a utilizar, que pode ser o mesmo utilizado originalmente pela máquina, mas que aqui serão duas, as quais são instaladas numa bandeja específica, após o que o punho é colocado sob a câmara, com o conector a entrar pelo compartimento da mesma, sendo fixo por um parafuso compatível com a roscagem que na câmara se destina ao tripé.

segunda-feira, outubro 22, 2012

Suporte para câmara digital para veículos - 3ª parte

Image Hosted by Google Um sistema de disparo remoto

Este comando remoto, para além do duplo sistema de conexão, é configurável em termos de temporização, permitindo disparar a câmara a uma distância de um metro, usando o cabo que tem esta dimensão, e a mais de uma dezena por infra vermelhos.

Com dimensões de apenas 10 x 3 x 1.5cm e pesando somente 65g, o Aputure custa pouco mais de meia dúzia de Euros, incluindo portes e a bateria CR2032, existindo em diversas versões que cobrem as máquinas fotográficas mais populares do mercado.

Apesar de existirem comandos remotos mais baratos, esta versão corresponde, em termos de qualidade e fiabilidade, aos padrões mínimos exigíveis, pelo que, optando por outro modelo, sugerimos um dos que incluem a possibilidade de alterar remotamente outros parâmetros da câmara e nunca escolher um de qualidade inferior.

Utilizar uma máquina fotográfica digital num veículo pode ser interessante, permitindo recolher imagens de qualidade mesmo em situações inesperadas, constituindo um complemento a uma câmara específica para veículos, a qual pode gravar trajectos inteiros mas tem severas limitações em termos de imagens individuais, as quais ficam com uma qualidade mediocre.

domingo, outubro 21, 2012

Suporte para câmara digital para veículos - 2ª parte

Image Hosted by Google Um suporte para câmara digital

Uma possibilidade é a de colar no tablier um quadrado ou círculo em metal rígido com dimensão ligeiramente superior aos 9 cm da ventosa, de modo a garantir uma fixação adequada, bem como manter a objectiva suficientemente afastada do parabrisas, evitando qualquer possibilidade de contacto.

O preço, incluindo portes a partir da Ásia, ronda a meia dúzia de Euros e, sendo uma opção interessante e de baixo custo, deve ser utilizada com cuidado, sobretudo em superfícies que não sejam as mais adequadas, dado haver o risco de se soltar.

Neste suporte pode ser instalada uma máquina fotográfica digital, sendo mais que recomendável que se instale uma objectiva com estabilização de imagem e um controle remoto, seja por cabo, seja via infra vermelhos, de modo a que o disparo se efectue sem a necessidade de aceder fisicamente à câmara.

O "Aputure CRC IR Remote Shutter release for Canon", um sistema de disparo remoto concebido para as câmaras desta marca que possuem uma entrada simples, de apenas um pino, funciona por ligação física do cabo e por infra vermelhos, sendo uma das opções que consideramos como mais adequadas.