sábado, maio 29, 2010

"Profile Watch" mede nível de privacidade do Facebook

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Écran do "Profile Watch"

A privacidade nas redes sociais e a vulnerabilidade de alguns perfís, demasiados expostos, mesmo tendo em conta as opções pessoais de cada utilizador levanta diversas questões, sobretudo para pais e educadores.

Uma ferramenta "online", o "Profile Watch", permite analizar qual o grau de protecção de privacidade de cada perfil pessoal na rede social Facebook, verificando as configurações escolhidas e revelando as consequências de cada opção.

No fim do teste, o resultado surge através de uma pontuação de 1 a 10, correspondendo o 10 ao nível de protecção máxima dos dados do utilizador, enquanto 1 é atribuido a quem em termos práticos revela toda a inoformação publicamente a todos os membros do site.

Para além do resultado, exise uma vertente pedagógica, com o "Profile Watch" a alertar para os perigos de uma dada configuração e soluções no sentido de uma maior protecção dos dados pessoais de cada utilizador.

sexta-feira, maio 28, 2010

Bombeiros receiam que investimento no GIPS dite fim de corporações - 1ª parte

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Um quartel de bombeiros voluntários

A falta de financiamento e de investimentos governamentais, que tem optado por investir em unidades como o Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), tem vindo a colocar em risco as corporações de bombeiros voluntários.

Com um cada vez maior número de valências a ser atribuidas ao GIPS, muitas das quais equivalem às das corporações, prevê-se que algumas das missões até hoje desempenhadas pelos bombeiros voluntários transitem para a GNR, deixando essencialmente o socorro e transporte de doentes, enquanto o combate aos fogos começa a ser menorizado.

Actualmente existem mais de 400 corpos de bombeiros, entre os quais 27 são profissionais, dependentes de diversas autarquias, as quais, tal como a Liga de Bombeiros Portugueses, estão descontentes com o actual modelo de financiamento e com as opções do Governo ao priveligiar o que é, na sua natureza, uma força de segurança.

Tem sido manifesto, ao longo dos últimos anos e desde a criação do GIPS, que existe um forte investimento nesta força, a qual tem sido incumbida de um cada vez maior número de missões, enquanto os efectivos aumentam, em detrimento dos bombeiros, que se vêm preteridos em termos finaceiros e subordinados na área operacional.

"Land Rover Owner International" de Junho chega às bancas

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Capa da "Land Rover Owner International" de Junho

Começou a chegar às bancas o número de Junho da revista "Land Rover Owner International", com um especial destaque dado aos Defender, seja em termos comparativos com modelos passados, seja da sua evolução futura.

Um dos artigos mais interessantes diz respeito à antevisão do que poderá vir a ser o novo Defender, remodelando profundamente um modelo que, esteticamente, continua muito semelhante on "Ninety" e é facilmente identificavel como o sucessor dos Serie.

Acrescem as habituas secções sobre expedições, mecânica, novidades e classificados, bem como sobre alguns veículos fora do comum, como um Defender anfíbio, munido de diversos flutuadores e que pode navegar em rios.

Com 260 páginas, incluindo as 32 do "Classic LRO", este é um número que se aconselha sinceramente a todos quantos tenham um interesse especial nos Defender, mas que será certamente do agrado de todos quantos apreciem os Land Rover.

quinta-feira, maio 27, 2010

Uma reparação de 250 euros por 50

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O esquema de montagem do limpa parabrisas traseiro

Já mencionamos a reparação do limpa parabrisas traseiro do Defender, bem como as peças adquiridas no EBay inglês, mas, terminado o processo, justifica-se efectuar um pequeno balanço que possa ajudar os nossos leitores a reflectir nos custos das reparações praticadas entre nós.

O preço de um motor original na Land Rover custa mais de centena e meia de euros, enquanto uma cópia anda pela metade e um em 2ª mão, aquirido em leilão, rondará a trintena de euros, acrescendo sempre portes a partir de Inglaterra, onde podem ser adquridos mais baratos do que entre nós.

Dado que esta é uma peça fácil de substituir, bastando desmontar a escova, removendo a porca que a fixa, após o que se retiram os dois parafusos interiores da tampa que esconde o motor e o único que o prende à porta, após o que se soltam os cabos, esta é uma tarefa ao alcance mesmo de quem não tenha conhecimentos de mecânica.

Assim, não será necessário pagar mão de obra, ficando a reparação pelo preço do motor adquirido em 2ª mão, que neste caso, já com portes, ficou pelos 50 euros, valor muito inferior aos quase 200 que a peça nova, a que acresce mão de obra de quem opta pela Land Rover.

Algumas peças baratas e úteis - 2ª parte

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Um conjunto de suportes de pás ou picaretas

Colocar no interior de um veículo pás ou outros instrumentos ou ferramentas com cabo de secção circular também implica suportes específicos que podem ser obtidos igualmente a custos baixos, sob a forma de pequenos "clips" que se podem aparafusar numa superfície plana.

No entanto, nas lojas que vendem utensílios de jardinagem podem-se encontrar suportes para pás ou picaretas que sirvam de alternativa ou complementem os "clips", existindo diversos modelos em ferro zincado com uma boa resistência.

De entre os vários modelos, a título exemplificativo, escolhemos um que tem perto de uma dezena de centímetros e se vende em conjuntos de quatro unidades, com um preço total, incluindo portes que ronda a dezena de euros e tem uma configuração com nervuras, que lhe permite transportar utensílios pesados sem deformação.

De origem, este suporte tem dois orifícios para parafusos, mas poderão ser acrescentados outros dois de modo a diminuir eventuais vibrações, sempre possíveis quando utilizado num veículo em movimento.

quarta-feira, maio 26, 2010

Suportes de "jerry-can" para exterior - 2ª parte

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Suporte de "jerry-can" para exterior da Con-Ferr

Mais simples é a versão da Dick Cepek, que, no entanto segue o mesmo princípio de ter uma calha com suporte inferior que prende o rebordo do "jerry-can", algo normal no modelo americano, por exemplo, mas inexistente noutros, como o alemão, e um sistema de aperto superior, igualmente com um parafuso que fará pressão.

Se bem que o preço pelo que se encontra este tipo de suporte no EBay seja baixo, com valores que podem andar pela dezena de libras, os portes custam pelo menos outro tanto e, pela sua especificidade, a instalação pode implicar alguns truques que evitem danificar o veículo.

Lembramos que estes suportes se destinam exclusivamente aos "jerry-cans" de 20 litros de tipo militar, com rebordo inferior e dimensões padronizadas, e que o transporte de combustível em vias públicas no exterior do veículo, mesmo em recipientes apropriados, é proibido pelo que apenas um modelo adequado para o trasporte de água poderá aí ser colocado desde que não ultrapasse os limites da viatura.

Estas são duas opções económicas, com preços que andam perto de um terço dos suportes de "jerry-cans" mais convencionais, e que, oferecendo menos capacidade de protecção, são mais baratos e, quando vazios, pouco sobressaem dos contornos da viatura, pelo que serão interessantes para uma utilização ocasional.

Guinchos Extreme Terrain de 12.000 lbs no EBay - 2ª parte

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Um guincho Extreme Terrain de 12.000 lbs

Está incluido no conjunto, para além do cabo e gancho, um comando com cabo de 4 metros e receptor remoto, bem como um sistema de corte de corrente, quatro parafusos e porca para fixação, um sistema de roletes a ser aparafusado no berço e o manual de utilização.

As dimensões totais são de 580 x 165 x 272 mm, enquanto as do tambor, onde fica enrolado o cabo de 10 mm e 28 metros, são de 64 x 224 mm, pesando o conjunto 38 kg, sem incluir acondicionamentos, com os quais o peso atinge os 43 kg.

Quando comparado com um modelo de capacidade equivalente de uma marca reputada, cujo preço bem pode ser o dobro, surgem naturais questões quanto à robustez e qualidade destes guinchos eléctricos de "linha branca", sobretudo em termos de uma utilização mais intensa ou em situações extremas, mas, por outro lado, também se coloca a questão de quantas vezes necessitaremos de usar este equipamento.

Obviamente, haverá uma multiplicidade de opiniões, mas para quem faça uma utilização esporádica e em actividades onde estejam presentes outros veículos com guinchos, esta poderá ser uma opção a ter em conta, algo que, naturalmente, desaconselhamos para quem se aventure isoladamente, participe em competições ou se envolva em situações onde a fiabilidade seja essencial.

terça-feira, maio 25, 2010

Suportes de "jerry-can" para exterior - 1ª parte

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Suporte de "jerry-can" para exterior da Con-Ferr

Existem diversos tipos de suporte para "jerry-cans", alguns deles concebidos de acordo com as particularidades dos modelos utilizados pelos países da NATO, os quais, para além de dimensões padronizadas, possuem um rebordo inferior que facilita a sua fixação.

Um dos modelos existentes, destinado sobretudo a ser posicionado no exterior de um veículo, é o da Con-Ferr, que basicamente consiste numa calha com uma pequena plataforma inferior, na qual ficará encaixado o rebordo do "jerry-can", e uma peça deslizante no topo, que prenderá o mesmo sob pressão de um parafuso.

Este sistema, simples e de baixo preço destina-se a ser aparafusado na vertical, possuindo furos para oito parafusos, numa superfície plana, como uma porta traseira de um Defender ou Serie, de modo a que não seja ocupado espaço no interior do veículo.

A instalação é extremamente simples, bastando aparafusar a peça vertical, mas deve ser tida uma especial atenção à resistência do local escolhido, dado que um "jerry-can" cheio pesa mais de uma vintena de quilos e, com a trepidação, pode facilmente danificar uma peça em alumínio na qual esteja fixo.

Adiado o início da "Fase Bravo" - 2ª parte

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Um fogo florestal em Portugal

Está alteração de datas será, talvez, a principal diferença, e merece que nos interroguemos sobre a validade do argumento utilizado, sobretudo quando nestes últimos dias se têm verificado temperaturas elevadas, que não serão inferiores às de anos anteriores, capazes de potenciar a propagação dos fogos florestais.

Num ano em que existem dificuldades financeiras, com a opção pela redução de custos, é legítimo interrogarmo-nos se o adiamento do início da "Fase Bravo" não decorrerá realmente de uma intenção de controlar os custos e não de um conjunto de condições climáticas que não parecem justificar esta decisão.

Sem por em causa a necessidade de reduzir custos, num País onde se insiste na construção de um combóio de alta velocidade, optar por uma medida que não apenas expõe as populações e respectivos haveres devido a uma redução temporária do dispositivo, como aumento o nível de risco para todos quanto estão envolvidos nas missões de combate aos fogos, parece-nos uma decisão profundamente errada e uma inversão de prioridades lamentável.

segunda-feira, maio 24, 2010

Guinchos Extreme Terrain de 12.000 lbs no EBay - 1ª parte

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Um guincho Extreme Terrain de 12.000 lbs

Com a entrada da indústria chinesa no campo dos acessórios do todo o terreno, nomeadamente dos guinchos, começaram a surgir diversos modelos de baixo preço, os quais são vendidos sob diversas designações.

Entre os muitos modelos existentes, pelo baixo preço a que se encontram, optamos por descrever o modelo de 12.000 libras e alimentação de 12 volts que é comercializado sob a designação de "Extreme Terrain" com um preço de venda de 245 libras, que pode ser inferior se adquirido em leilão, a que acrescem 45 de portes para Portugal.

O mesmo modelo, incluindo base de instalação, pode ser adquirido numa empresa portuguesa, com um preço de venda directo de 350 euros, ou com um custo que depende das licitações, sendo possível que os portes mencionados, de 50 euros sejam mais baixos no caso de entregas em território nacional.

Com uma capacidade de 12.000 libras, equivalente a 5.443 kg e um motor de 5.5 hp, com engrenagens de 3 planetários, este modelo tem uma relação de 254:1, estando selado para evitar entradas de água ou pó.

Adiado o início da "Fase Bravo" - 1ª parte

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Bombeiros no combate a um fogo florestal

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, declarou em Aveiro, à saída de uma reunião com os governadores civis de todo o País, que Portugal se encontra actualmente mais bem preparado para combater os incêndios florestais do que há uns anos.

O dispositivo para o presente ano é similar ao dos anos mais recentes, envolvendo no período crítico, a "Fase Charlie", um total de 9.985 elementos, apoiados por 2.177 veículos e 56 meios aéreos, que terá iníco a 1 de Julho e terminará a 30 de Setembro.

Entre estes efectivos encontram-se os 250 elementos da Força Especial de Bombeiros e os do 600 Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana, destinados a missões de primeira intervenção.

Existe, no entanto, uma diferença de calendarização, dado que a Autoridade Nacional de Protecção Civil decidiu adiar por 15 dias o início da "Fase Bravo", alegando que as condições atmosféricas permitem que esta se inicie apenas a 1 de Junho e não a 15 de Maio.

domingo, maio 23, 2010

Google lança plataforma de televisão baseada em "Android"

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O Google chega à televisão

Tal como previsto, o Google recorreu à sua plataforama "Android" para disponibilizar acesso a conteúdos Web para televisão, aliando-se a um conjunto de parceiros estratégicos que incluem, entre outros, a Intel, a Sony, a Adobe ou a Logitech.

O "Android", comum a dispositivos tão diversos como PDA's telemóveis e mesmo computadores, sobre o qual corre o "browser" "Chrome", serve de base ao sistema interactivo disponibilizado pelo Google, que utilizará conteúdos de diversas proveniências.

Desta forma, para além de canais convencionais, será possível aceder à Internet, bem como a aplicações baseadas em "cloud", disponibilizadas "on-line", através dos novos aparelhos de televisão, que serão baseados no processador Atom CE4100 desenvolvido pela Intel.

Brevemente, estarão disponíveis os equipamentos da Logitech e da Sony, que incluem também uma "set top box" com uma unidade de "blu ray" incorporada, materializando assim mais uma iniciativa do Google.