No dia em que o Brexit se concretiza, convém lembrar que está previsto um período de transição que irá durar até ao último dia deste ano, e durante o qual não existirão alterações em termos comerciais, ou seja, não estarão em vigor novos procedimentos alfandegários, mantendo-se os actuais.
Assim, continua a aplicar-se a actual legislação tarifária e fiscal, o que implica a manutenção do pagamento de IVA, na origem ou no destino, de acordo com o tipo de comprador, estando os produtos isentos de outras taxas, tal como acontece com outros países comunitários, introduzindo-se apenas as mesmas alterações que abranjam os actuais países comunitários.
Será apenas após o dira 31 de Dezembro de 2020, terminado este período de transição, que surgirão alterações, decorrentes da saída do Reino Unido da União Europeia e dos acordos comerciais entretanto estabelecidos, os quais ainda terão que ser negociados, fechados e aprovados por ambas as partes, pelo que, actualmente, o seu conteúdo, sobretudo em termos de versões finais, é desconhecido, sendo especulativo qualquer tipo de previsão.
Desta forma, durante o corrente ano, e tendo os necessários cuidados quando o final deste se aproximem evitando comprar no incerto período de transição, sobretudo se a expedição se verificar em 2020 e a entrada em território nacional no anos seguinte, tudo decorrerá, comercialmente, como até agora, sendo, naturalmente, de aproveitar as oportunidades de comprar no Reino Unido antes que alterações façam subir a carga fiscal que incide sobre os produtos daí provenientes.
sábado, fevereiro 01, 2020
sexta-feira, janeiro 31, 2020
Paineis laterais para caixa de carga de Defender
O interior da caixa de carga dos Defender, sobretudo nas versões comerciais, é particularmente rústico, sem isolamentos, do que resulta um nível de ruído elevado, um fraco isolamento térmico e uma estética que não é do agrado de todos, mas, sobretudo, torna pouco utilizável este espaço para outros fins que não o transporte de volumes, sendo difícil de neles permanecer com algum conforto.
Disponível para modelos com e sem janelas laterais, em cinzento ou negro, podendo necessitar de pequenas alterações para determinadas configurações, estes paineis em plástico resistente conferem um acabamento completamente diferente ao interior da caixa de carga dos Defender, deixando de ter exposto o metal e contribuindo para um melhor isolamento interior.
A instalação é simples, embora implique pequenos trabalhos de montagem e desmontagem, estando ao alcance de quem possua as ferramentas básicas e gosto por este tipo de trabalho, requerendo algum tempo, podendo ser complementada por um novo painel para a porta traseira, mais funcional e com melhores acabamentos.
O preço ronda os 250 Euros, a que podem acrescer portes, dependendo da localização, um preço que se justifica sobretudo quando a caixa de carga seja utilizada para outros fins, como um pequeno escritório ou mesmo caso o Defender seja usado como veículo de expedições e se pretenda efectuar alterações que o tornem mais habitável, situações em que a instalação destes paineis deve ser equacionada.
Disponível para modelos com e sem janelas laterais, em cinzento ou negro, podendo necessitar de pequenas alterações para determinadas configurações, estes paineis em plástico resistente conferem um acabamento completamente diferente ao interior da caixa de carga dos Defender, deixando de ter exposto o metal e contribuindo para um melhor isolamento interior.
A instalação é simples, embora implique pequenos trabalhos de montagem e desmontagem, estando ao alcance de quem possua as ferramentas básicas e gosto por este tipo de trabalho, requerendo algum tempo, podendo ser complementada por um novo painel para a porta traseira, mais funcional e com melhores acabamentos.
O preço ronda os 250 Euros, a que podem acrescer portes, dependendo da localização, um preço que se justifica sobretudo quando a caixa de carga seja utilizada para outros fins, como um pequeno escritório ou mesmo caso o Defender seja usado como veículo de expedições e se pretenda efectuar alterações que o tornem mais habitável, situações em que a instalação destes paineis deve ser equacionada.
quinta-feira, janeiro 30, 2020
Superfícies para desatascamento flexíveis - 1ª parte
Ficar atascado numa zona remota encontra-se entre os incidentes mais frequentes por parte de quem pratica todo o terreno, sendo aconselhável dispor no interior do veículo, e em local acessível, um conjunto de ferramentas ou equipamentos capazes de permitir ultrapassar esta situação particularmente desagradável, seja pelo número de ocorrências, seja pelas implicações que daí podem resultar.
Como alternativa às populares placas de desatascamento, rígidas e algo pesadas, que ocupam um volume substancial, estão disponíveis alternativas que, sendo menos eficazes e, portanto, podendo não estar à altura de todas as situações, podem contribuir para um desatascamento, sobretudo se complementadas por outros equipamentos ou utensílios.
Obedecendo ao mesmo princípio, o de proporcionar uma superfície mais rígida, onde a tracção seja possível sem que se verifique um afundamento, tem a desvantagem relativamente a modelos rígidos de não nivelar da mesma forma o terreno, podendo obrigar a um trabalho suplementar, para o que a presença de uma pá é particularmente vantajosa.
Neste caso concreto, convém nivelar o solo no sentido da deslocação pretendida, colocando a superfície junto do pneu, podendo, e aqui há uma óbvia vantagem face a modelos rígidos, escolher dobrar ou enrolar de modo a obter o máximo de eficiência, podendo assim preencher aberturas no solo ou mesmo fazer pequenas rampas, sempre respeitando os limites de carga e de aderência e princípios básicos de prudência.
Como alternativa às populares placas de desatascamento, rígidas e algo pesadas, que ocupam um volume substancial, estão disponíveis alternativas que, sendo menos eficazes e, portanto, podendo não estar à altura de todas as situações, podem contribuir para um desatascamento, sobretudo se complementadas por outros equipamentos ou utensílios.
Obedecendo ao mesmo princípio, o de proporcionar uma superfície mais rígida, onde a tracção seja possível sem que se verifique um afundamento, tem a desvantagem relativamente a modelos rígidos de não nivelar da mesma forma o terreno, podendo obrigar a um trabalho suplementar, para o que a presença de uma pá é particularmente vantajosa.
Neste caso concreto, convém nivelar o solo no sentido da deslocação pretendida, colocando a superfície junto do pneu, podendo, e aqui há uma óbvia vantagem face a modelos rígidos, escolher dobrar ou enrolar de modo a obter o máximo de eficiência, podendo assim preencher aberturas no solo ou mesmo fazer pequenas rampas, sempre respeitando os limites de carga e de aderência e princípios básicos de prudência.
quarta-feira, janeiro 29, 2020
"Nearby Sharing" do Google
O Google prepara a sua alternativa ao "AirDrop" da Apple, uma funcionalidade que designou por "Nearby Sharing" e que se destina, igualmente, a transferir ficheiros a muito curta distância entre dispositivos móveis, implementando um conjunto de funcionalidades e de medidas de segurança.
A comunicação terá um alcance de aproximadamente 30 centímetros e, após estabelecimento da conexão recorrendo ao "bluetooth", será via wifi que a transferência dos dados será executado, do que resulta uma muito maior velocidade e fiabilidade na transmissão.
Uma vez estabelecida a conexão, a opção "Share Nearby" permite a sua partilha, sendo possível configurar o equipamento para receber ficheiros de qualquer dispositivo, estabelecer uma lista de equipamentos seguros ou ocultar o dispositivo, tornando-o indetectável, o que implica requerer uma autorização, situação em que se torna necessário aceitar manualmente cada ficheiro a transferir.
Este modelo de transferência representa uma franca melhoria face ao tradicional "bluetooth", pela rapidez, segurança e maior flexibilidade de configuração e parametrização, sendo óbvio que o Google reconheceu que o conceito que a Apple tem vindo a implementar tem a sua valia e justifica ser seguido, com as modificações inerentes às suas próprias plataformas, mas mantendo os princípios básicos do produto da concorrência.
A comunicação terá um alcance de aproximadamente 30 centímetros e, após estabelecimento da conexão recorrendo ao "bluetooth", será via wifi que a transferência dos dados será executado, do que resulta uma muito maior velocidade e fiabilidade na transmissão.
Uma vez estabelecida a conexão, a opção "Share Nearby" permite a sua partilha, sendo possível configurar o equipamento para receber ficheiros de qualquer dispositivo, estabelecer uma lista de equipamentos seguros ou ocultar o dispositivo, tornando-o indetectável, o que implica requerer uma autorização, situação em que se torna necessário aceitar manualmente cada ficheiro a transferir.
Este modelo de transferência representa uma franca melhoria face ao tradicional "bluetooth", pela rapidez, segurança e maior flexibilidade de configuração e parametrização, sendo óbvio que o Google reconheceu que o conceito que a Apple tem vindo a implementar tem a sua valia e justifica ser seguido, com as modificações inerentes às suas próprias plataformas, mas mantendo os princípios básicos do produto da concorrência.
terça-feira, janeiro 28, 2020
Baterias portáteis multi-uso - 1ª parte
Dispor de uma bateria portátil, com conectores USB e saídas reguladas é cada vez mais necessário face às actuais tecnologias que dependem do fornecimento de energia eléctrica e que vai muito para além dos equipamentos electrónicos a que nos habituamos, e dos quais dependemos, podendo abranger items tão diversos como o próprio vestuário.
Estas baterias, muitas vezes designadas por "power banks", podem-se encontrar nas mais distintas configurações e com as mais variadas características, devendo-se ter em atenção se estamos diante de um equipamento completo e funcional ou de um "kit", que inclui os diversos componentes para montagem, com excepção da bateria, a qual pode ter diversos formatos, inclusivé o de uma pilha recarregável.
O modelo que usamos como exemplo tem uma capacidade de 500.000 mAh e dispõe de conexões via porta USB, com uma voltagem de entrada de 5V a 2A e de saída a 5V e 2.1 A, com possibilidade de carregar dois equipamentos simultaneamente, cada um ligado a uma das portas com cabo acoplado.
Uma característica interessante é o facto de os cabos serem parte integrante do equipamento, afastando-se do corpo deste numa das extremidades, o que permite carregar um equipamento, evitando-se assim a necessidade de transportar cabos externos, mas sendo de possuir os adaptadores necessários para cada equipamento a carregar.
Estas baterias, muitas vezes designadas por "power banks", podem-se encontrar nas mais distintas configurações e com as mais variadas características, devendo-se ter em atenção se estamos diante de um equipamento completo e funcional ou de um "kit", que inclui os diversos componentes para montagem, com excepção da bateria, a qual pode ter diversos formatos, inclusivé o de uma pilha recarregável.
O modelo que usamos como exemplo tem uma capacidade de 500.000 mAh e dispõe de conexões via porta USB, com uma voltagem de entrada de 5V a 2A e de saída a 5V e 2.1 A, com possibilidade de carregar dois equipamentos simultaneamente, cada um ligado a uma das portas com cabo acoplado.
Uma característica interessante é o facto de os cabos serem parte integrante do equipamento, afastando-se do corpo deste numa das extremidades, o que permite carregar um equipamento, evitando-se assim a necessidade de transportar cabos externos, mas sendo de possuir os adaptadores necessários para cada equipamento a carregar.
segunda-feira, janeiro 27, 2020
Ferramenta multiuso destacável
Um modelo de ferramenta de usos múltiplos pouco conhecido é o que inclui todo um conjunto de peças separáveis, moldadas num único objecto, em forma de cartão de crédito, portanto muito facilmente transportável, mesmo na carteira, tendo apenas 100 por 52.5 milímetros.
Após destacados, num processo muito semelhante ao de remover peças de uma grelha de suporte, conhecido por muitos, é possível usar as peças isoladamente, em conjunto, ou complementadas por uma haste, dando origem a ferramentas como um arpão de múltiplas pontas, anzóis ou serras.
É de notar que pode ser preciso algum trabalho para usar as várias peças, como, por exemplo, obter uma vara e dobrar a peça do arpão em seu redor, procedendo à sua fixação, sendo óbvio que sem um fio os anzóis serão quase inúteis ou que a pequena serra necessita de ter a lâmina complementada com um suporte em madeira ou num material compatível, pelo que este conjunto, oferecendo um ponto de partida interessante e flexível, não é completamente autónomo.
Naturalmente, a separação de cada peça do conjunto é irrevelsível, no sentido em que não poderá voltar a ser recolocada, por ser necessário partir o suporte, mas o facto é que, pelo preço de pouco mais de um Euro, incluindo portes, estamos diante de uma grande variedade de peças que podem servir como base dos mais diversos utensílios.
Após destacados, num processo muito semelhante ao de remover peças de uma grelha de suporte, conhecido por muitos, é possível usar as peças isoladamente, em conjunto, ou complementadas por uma haste, dando origem a ferramentas como um arpão de múltiplas pontas, anzóis ou serras.
É de notar que pode ser preciso algum trabalho para usar as várias peças, como, por exemplo, obter uma vara e dobrar a peça do arpão em seu redor, procedendo à sua fixação, sendo óbvio que sem um fio os anzóis serão quase inúteis ou que a pequena serra necessita de ter a lâmina complementada com um suporte em madeira ou num material compatível, pelo que este conjunto, oferecendo um ponto de partida interessante e flexível, não é completamente autónomo.
Naturalmente, a separação de cada peça do conjunto é irrevelsível, no sentido em que não poderá voltar a ser recolocada, por ser necessário partir o suporte, mas o facto é que, pelo preço de pouco mais de um Euro, incluindo portes, estamos diante de uma grande variedade de peças que podem servir como base dos mais diversos utensílios.
domingo, janeiro 26, 2020
Land Rover Owners de Março de 2020 já nas bancas
Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Março de 2020 da Land Rover Owners International, com o destaque da capa a ir para as melhores compras para 2020, obviamente para o mercado britânico, onde os preços praticados são completamente diferentes e, após o Brexit, ainda terão menos a ver com os praticados nos países comunitários e menos ainda em Portugal, onde os impostos que incidem sobre veículos são absurdamente elevados.
Para além desta proposta de escolha, entre modelos completamente diferentes, funcional e esteticamente, a análise e teste de um Range Rover híbrido, o restauro de um Serie 1 com plataforma de carga, o que o torna uma raridade ainda maior, bem como um conjunto de expedições, com destaque para a Austrália e percursos no País de Gales, são igualmente interessantes.
O desenvolvimento do "Stage 2" para fins militares, a instalação de um motor Mercedes de 280 cv num Ninety, um Serie 1 em versão de veículo de bombeiros, a descrição de alguns preços de peças OEM particularmente elevados, bem como as actividades de clubes e adeptos da marca em todo o Mundo, são sempre interessantes e proporcionam ideias novas.
Em termos técnicos, a instalação de um "intercooler" melhorado num Tdi, a substituição dos colectores de admissão de um TDV6 ou de um bloqueio ARB num Discovery 2, merecem uma atenção especial, num número complementado pelas habituais rúbricas, com destaque para a participação dos leitores, e para a divulgação de novos produtos, reforçada pela extensa publicidade temática, que constitui sempre uma fonte de inspiração para os proprietários destes veículos.
Para além desta proposta de escolha, entre modelos completamente diferentes, funcional e esteticamente, a análise e teste de um Range Rover híbrido, o restauro de um Serie 1 com plataforma de carga, o que o torna uma raridade ainda maior, bem como um conjunto de expedições, com destaque para a Austrália e percursos no País de Gales, são igualmente interessantes.
O desenvolvimento do "Stage 2" para fins militares, a instalação de um motor Mercedes de 280 cv num Ninety, um Serie 1 em versão de veículo de bombeiros, a descrição de alguns preços de peças OEM particularmente elevados, bem como as actividades de clubes e adeptos da marca em todo o Mundo, são sempre interessantes e proporcionam ideias novas.
Em termos técnicos, a instalação de um "intercooler" melhorado num Tdi, a substituição dos colectores de admissão de um TDV6 ou de um bloqueio ARB num Discovery 2, merecem uma atenção especial, num número complementado pelas habituais rúbricas, com destaque para a participação dos leitores, e para a divulgação de novos produtos, reforçada pela extensa publicidade temática, que constitui sempre uma fonte de inspiração para os proprietários destes veículos.
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