sábado, maio 17, 2025

Opera 119 final já disponível

A versão 119 final do Opera, o navegador que temos utilizado durante os últimos anos, já pode ser descarregada, reportando a compilação 119.0.5497.29, baseada no Chromium 134.0.6998.196 ou posterior, actualizando a última versão do Opera 118, lançada apenas um dia antes e que já era virtualmente idêntica à que agora surge.

Quem instalou as versões mais recentes, irá reconhecer imediatamente o novo método de gestão de ficheiros, mais intuitivo e de utilização mais rápida, as modificações no "player" de música, que pode ser agora posicionado de forma mais simples na barra de tarefas e melhoramentos no écran dividido, agora mais fácil de gerir.

Tal como com actualizações anteriores, a lista de alterações constantes do "changelog" é bastante extensa, incidindo, sobretudo, a nível de correcções, sendo patente que em termos de funcionalidades as novidades são poucas, sendo sensivelmente as mesmas, com poucos melhoramentos, que podiamos encontrar na versão 118 recentemente disponibilizada.

Mais do que as funcionalidades, é a nível da segurança, da estabilidade e da integração com a Inteligência Artificial que o novo Opera apresenta vantagens, sendo essencial a utilização de uma versão mais recente do Chromium e a correcção de uma série de pequenos erros ou falhas, que a maioria dos utilizadores nunca detectariam, mas que surgiam em situações muito específicas e, mesmo não compromentendo o funcionamento, podiam ter impacto no desempenho.

sexta-feira, maio 16, 2025

Governo avalia substituição do SIRESP - 3ª parte

Naturalmente, uma solução semelhante à da Starlink, mas com base europeia e, preferencialmente, com participação nacional, seria a mais adequada, desde que os custos e funcionalidades se revelem adequados, sendo óbvio que a Comunidade Europeia devia, desde há muito, dispor de um sistema de emergência deste tipo extensivo a todos os países membros, o que teria vantagens adicionais em termos de interoperabilidade e complementaridade, reduzindo custos nacionais e facilitando a intervenção de contigentes europeus noutos países.

Existem, desde já, soluções alternativas à Starlink, proporcionadas por operadores privados que oferecem serviços via satélite, mas estas não substituem um serviço prestado por uma agência europeia, com as valências e funcionalidades acordadas entre os vários países que pretendam aderir, capaz de proporcionar uma continuidade do serviço mesmo quando circunstâncias imprevisíveis limitem operadores comerciais.

Quando a Comissão Europeia fala da resposta em situações de crise, propondo várias soluções para os cidadãos, uma resposta comum mais sólida na área das comunicações de emergência fará todo o sentido, unificando sistemas nacionais, integrando-os numa solução comum que permita uma evolução para uma partilha de meios de socorro e de defesa na Europa.

Independentemente da solução que venha a ser escolhida em termos concretos, esperamos que esta se apoie numa base tecnológica adequada, devidamente testada, que possa ser implementada de forma simples, evitando complexidades que tipicamente geram incertezas, e que o custo seja controlável, evitando as constantes surpresas financeiras que o SIRESP sempre reservou.

quinta-feira, maio 15, 2025

Calças para actividades ao ar livre - 2ª parte

Este tecido secundário destina-se, sobretudo às zonas respiráveis e de alta elasticidade que se podem encontrar na cintura e nos joelhos, onde se encontra uma aba embutida que cobre a rótula e a protege quando não está em uso uma joelheira, cuja altura pode ser ajustada através de um cordão.

Aliás, os ajustes são numerosos e bastante completos incluindo diversos métodos, que podem passar por velcro ou cordões, na cintura, na zona dos joelhos, e na boca das calças, o que permite um uso muito flexível e em várias situações, com mais ou menos roupa interior e de acordo com cada situação.

Está, naturalmente, previsto o adicionar de um cinto, bem com duas bolsas para a instalação de joelheiras que, caso sejam adquiridas separadamente, devem ser escolhidas com cuidado, para que sejam compatíveis, sendo aqui de prever entre cinco e seis Euros adicionais quando não incluídas com as calças, algo que, por vezes, não é fácil de perceber pela descrição.

Estão presentes um total de 12 bolsos multifuncionais, incluindo 2 bolsos com fecho éclair, 4 bolsos de grandes dimensões e 6 bolsos que fecham com velcro, com bolsos de carga a disporem de um sistema que permite estabilizar melhor objectos cilindricos, como uma garrafa.

quarta-feira, maio 14, 2025

Governo avalia substituição do SIRESP - 2ª parte

O recente apagão, com colapso sucessivo das comunicações, ao incluir neste conjunto o SIRESP, que devia ter a capacidade de manter as comunicações de emergência activas, veio expor uma situação da maior gravidade, podendo assinalar o início do processo de subsituição de um sistema no qual o Estado terá investido 700.000.000 de Euros ao longo de anos, sem que daí resultasse uma verdadeira contrapartida funcional.

Naturalmente, também as operadoras comerciais terão que rever as respectivas redes de comunicações, sendo inaceitável que, após meia dúzia de horas sem energia, fosse impossível comunicar em extensas zonas do País, o que deixa antever que, face a uma falha eléctrica mais prolongada, todas as redes de comunicações colapsassem na sua totalidades.

Actualmente, estão disponíveis redes e terminais de satélite fiáveis e por preços acessíveis, será quase certo que este tipo de funcionalidade estará disponível em telemóveis comuns de gama alta, mas progressivamente implementada em modelos menos dispendiosos, num futuro previsível, pelo que existem alternativas ao SIRESP que não implicam um desenvolvimento tecnológico ou implementações morosas a que acrescem testes e afinações prolongadas.

A experiência na frente de combate na Ucrânia com os terminais Starlink demonstra que é possível implementar redes de comunicações fiáveis, seguras e resilientes de forma simples e rápida, com o conceito a poder ser adaptado e transferido para outras geografias e utilizando outros recursos, concretamente os que são fornecidos por outros operadores, cuja dependência de interesses exteriores seja menor.

terça-feira, maio 13, 2025

Calças para actividades ao ar livre - 1ª parte

As calças destinadas ao uso ao em actividades ao ar livre, que podem ser derivadas de modelos militares, ou simples cópias destes, têm vindo a evoluir, proporcionando um cada vez maior número de funcionalidades, enquanto o preço tem vindo a baixar, o que as coloca ao alcance de um cada vez maior número de praticantes de diversos desportos e actividades.

A variedade de modelos e preços é de tal forma elevada que optamos por nos centrar num modelo de média gama, que pode ser adquirido por um valor que fica perto da trintena de Euros, incluindo portes e IVA, e que, em muitos locais de venda, é associada à terceira geração, uma forma que os vendedores usam como método de classificação, sendo as mais recentes e com maior número de funcionalidades associadas a uma geração mais elevada, a que corresponde, naturalmente, um preço mais alto.

Tipicamente, este tipo de calças é feita em dois tipos de tecido, o principal sendo composto por 65% de poliéster e 35% de algodão, que corresponde em grande parte ao exterior e um tecido secundário, para pequenas áreas específicas, composto por 95% de algodão e 5% de elastano.

O tecido principal é repelente à água, protegendo bem da chuva e do vento, e revela-se particularmente resistente contra a abrasão e rasgões, tendo uma camada dupla nas zonas mais expostas, sem se tornar demasiado quente ou tolher a mobilidade.

segunda-feira, maio 12, 2025

Governo avalia substituição do SIRESP - 1ª parte

Há muito que o SIRESP falha durante as situações mais críticas, por vezes antes de as redes de comunicações comerciais falharem, sendo comum o recurso a telemóveis particulares quando a rede de emergência, que, supostamente, seria a mais fiável, colapsa ou quando o seu desempenho, como resultado de um volume de tráfego elevado, deixa de responder adequadamente.

A falhas do SIRESP são muitas, algumas bem conhecidas, como consequência das tragédias que decorreram na altura da falha, enquanto outras, por destas não terem resultado factos graves, são genericamente ignoradas pelo público, sem que daí decorra que uma falha deste sistema, independentemente do que disso resulte, é sempre da maior gravidade.

Entre falhas generalizadas e a impossibilidade de usar os serviços, sendo esta última a situação mais frequente, da qual resulta que, não havendo um colapso, a rede fica indisponível em termos práticos, impedindo comunicações atempadas durante períodos críticos, o historial do SIRESP é, essencialmente, composto por problemas, gastos avultados e mau desempenho, com as funcionalidades a serem mais limitadas do que as oferecidas por qualquer operador comercial.

Se na altura da adjudicação o SIRESP, apesar de algumas limitações, podia ser aceite em termos de funcionalidades, com o passar dos anos e as crescentes exigências dos utilizadores, que necessitam de aceder a novos recursos, disponíveis noutras redes, aponta para a sua obsolescência e para a necessidade de substituição de uma plataforma que nunca provou a sua valia.

domingo, maio 11, 2025

Rádio recarregavel com banco de energia - 2ª parte

Da maior importância é a inclusão de três métodos de carregamento, incluindo aqui o tradicional, via porta micro USB, mas também recorrendo à luz solar e, finalmente, a uma manivela, o que premite um carregamento manual que está disponível em qualquer altura, o que significa que o rádio poderá sempre operar.

A bateria interna, de iões de lítio, com 2.000 mAh de capacidade, tem protecção contra carga e descarga e permite carregar dispositivos electrónicos, via cabo Micro USB, funcionando como banco de energia, sendo possível de carregar manualmente, o que, em casos mais graves, vai permitir que outros equipamentos, como telemóveis, se mantenham activos e fiquem funcionais caso a rede de comunicações seja reactivada.

Outra vantagem é a resistência física, podendo ser utilizado sob chuva, mas não suportando ser submergido, aguentando pequenas quedas e impactos, e revelar-se muito fácil de acomodar e transportar, medindo apenas 127 x 60 x 48 milímetros, pelo que pode ser transportado num bolso.

Disponível em várias cores e versões, por um preço que, neste caso concreto, fica pelos 17.50 Euros, com IVA e portes incluídos, este rádio, acompanhado de um cabo de carregamento e do respectivo manual, faz todo o sentido num "kit" de emergência, podendo substituir ou complementar uma lanterna de bolso de um banco de energia, revelando-se prático e fácil de utilizar.