sábado, abril 03, 2021

Mini computadores para Windows 10 - 3ª parte

Por outro lado, adicionando um disco interno SSD, e mesmo com o limite de 8 Gb de memória RAM, este computador revela-se rápido numa utilização normal, nomeadamente nas funções que serviram de base à sua concepção, e que incluem a sua utilização em acessos remotos, para uso de programas de produtividade ou mesmo como servidor de armazenamento ou em funções de roteamento.

O conjunto inclui o computador, cabos para discos, fonte de alimentação externa, parafusos para instalação e manual do utilizador, em inglês, tendo um preço que ronda os 180 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, sendo quase certo que incorrerá no pagamento de IVA e direitos alfandegários, pelo que será de prever um preço que se aproxime dos 250 Euros.

Obviamente, existem outras alternativas, sendo possível efectuar aquisições dentro do espaço comunitário, pelo que o preço pago, desde que incluindo portes, será final, sendo que este tipo de computador acaba por se revelar uma solução interessante, muito adequada a um conjunto de situações específicas ou, simplesmente, como forma de poupar espaço e energia, o que resulta de um consumo muito baixo.

Para quem pretender um computador com este tipo de características, estando ciente da sua falta de expansibilidade em termos de memória RAM e de que necessita de adquirir separadamente um écran, o teclado e rato, para além de "webcam", se necessário, este pode ser um investimento a ter em conta, com parte do retorno a ser proveniente do muito escasso consumo de energia, insignificante face ao de um computador convencional.

sexta-feira, abril 02, 2021

Uma nova etapa no processo de desconfinamento - 1ª parte

Da apresentação de mais uma etapa do plano de desconfinamento decorre, imediatamente, um conjunto de dúvidas que colocam em causa as consequências das escolhas do governo, sendo de prever um aumento dos contágios e o aumento do grau de incerteza.

A primeira opção que estranhamos, e que pode ter consequências graves, deriva do período necessário para reverter uma evolução, caso os dados quinzenais apontem para um aumento dos contágios, e cuja periodicidade, mesmo sabendo que neste tipo de série tem que se proceder a algumas correcções, compensando ou equilibrando factores que estabilizam com a repetição, é demasiado longa, impedindo uma acção atempada.

Tendo em conta que estes dados são quinzenais e serão necessários dois conjuntos de dados, com evolução no mesmo sentido e a entrada numa zona mais desfavorável do célebre quadro que serve como referência, é necessário praticamente um mês para que sejam adoptadas medidas mais restritivas, sendo este um período demasiadamente longo e durante o qual uma situação pode passar de complexa a descontrolada.

Consideramos absolutamente necessário um processo decisional mais rápido, para além de um maior esforço de testagem em locais onde o contágio continue a ser elevado, e que será a forma de determinar, com maior rapidez, qual o tipo de contágio existente e os perigos que daí decorrem.

quinta-feira, abril 01, 2021

Mini computadores para Windows 10 - 2ª parte

Estão, ainda disponíveis duas ligações USB 3.0, outras duas USB 2.0, uma para disco rígido externo, outras duas para dois écrans, que podem ser usados em simultâneo, com conector HD 1.4 e VGA, o já mencionado conector RJ45 para ligação Ethernet fixa, uma ranhura para cartão TF, uma para áudio e o conector de 12V DC para a alimentação externa.

Este modelo é particularmente bem acabado, em alumínio anodizado, com a parte superior em vidro temperado, muito agradável ao toque, com um sistema de iluminação que, sendo de gosto discutível, é de boa qualidade, tal como o são os diversos conectores e, para quem observe o interior, a placa principal.

Este computador, de que o Dream Quest Office é apenas um exemplo, é compatível com o sistema operativo Windows 10, mas não inclui a chave de activação, o que representa um custo adicional, caso se pretenda recorrer a este sistema da Microsoft de forma legal, não sendo específicado se suporta outros sistemas operativos, como o Linux, que podia ser uma alternativa gratuita.

Naturalmente, sendo de tão pequenas dimensões, a expandibilidade fica comprometida, pelo que não será aconselhável a quem pretenda um equipamento mais modular ou pense em expandir a memória, sendo apenas possível acrescentar internamente um disco SATA de 2.5" com um máximo de 7 milímetros de altura, semelhante aos utilizados nos portáteis, e um MSATA com outras expansões a terem que ser externas.

quarta-feira, março 31, 2021

O "Diário do ano da Peste" de Daniel Defoe

Daniel Defoe, que viveu entre 1660 e 1731, entre diversas actividades, como jornalista e comerciante, ficou famoso como escritor, sobretudo, através do conhecido livro "Robinson Crusoe", publicado em 1719, que, ainda hoje, é um dos clássicos da literatura mundial.

No entanto, Defoe escreveu várias outras obras, com grande sucesso, entre as quais queremos destacar o "Diário do ano da Peste", que descreve a grande peste que devastou Londres em 1665, e onde a sua vertente jornalística é posta à prova, sendo patente o cuidado que teve na recolha de testemunhos e dados, do que resulta uma descrição particularmente interessante e realista de uma das maiores tragédias que a capital inglesa viveu.

Ainda hoje existem controvérsias quanto ao que foi efectivamente proveniente de factos reais e o quanto a imaginação de Defoe, que tinha apenas 5 anos no ano da peste, introduziu, seja como forma de tornar a narrativa mais interessante, seja para colmatar faltas de informação, complementando através de deduções o que conseguiu realmente apurar.

Nesta altura de pandemia, decidimos disponibilizar este livro, que consideramos particularmente interessante, traduzindo a experiência e conhecimentos existentes há mais de 300 anos, numa altura em que era, sobretudo, pela experiência e pela dedução que se enfrentava uma doença que se espalhava rapidamente e para a qual não havia cura, pelo que apenas podia ser prevenida e evitada.

terça-feira, março 30, 2021

Mini computadores para Windows 10 - 1ª parte

Apesar de pouco populares em Portugal, os computadores pessoais ultra-compactos, que não devem ser confundidos com portáteis, são uma opção a ter em conta para quem necessita de um equipamento que permita desempenhar a maioria das funções mais comuns, desde navegação na Internet a aulas ou trabalho "online", sem dispender quantias elevadas nem sacrificar muito espaço.

Usando o "Dream Quest Office" como exemplo, podemos verificar que este tipo de computador, de muito pequenas dimensões, e o modelo que usamos como exemplo mede apenas 14.0 x 14.0 x 3.8 centímetros e pesa menos de 1 quilo de peso, tem consumos de energia muito baixos e pode ser colocado numa mesa de trabalho, ocupando um espaço insignificante.

Neste caso concreto, o computador tem um processador Apollo Lake J3455, de quatro núcleos a 1.5GHz, cm velocidade máxima até 2.3GHz, uma memória RAM de 8 Gb e um disco EMMC de 128 Gb, dispondo de uma placa gráfica de alta resolução, com possibilidade de aumentar o armazenamento recorrendo a discos externos SATA de 2.5", SSD ou um cartão TF.

Para um computador deste tipo a conectividade é essencial, estando presente uma ligação via "bluetooth" 5.0, rede sem fios que obedece às normas IEEE 802.11 a/b/g/n/ac, operando nas bandas de 2.4 GHz e 5 GHz, e uma placa de rede fixa com ligação RJ45 e velocidades até 1 Gb/s.

segunda-feira, março 29, 2021

Auto-testes para Covid autorizados - 4ª parte

Esperar que os auto-testes contribuam, de forma significativa, para o esforço nacional de testagem não faz, à luz da experiência, qualquer sentido, podendo ainda revelar-se contraproducente, seja pela falta de rigor dos testes rápidos, sobretudo quando utilizados por quem não tem experiência, seja pela possibilidade de serem usados por outrém, algo que, num processo remoto, é completamente impossível de controlar.

Será, ainda, de recordar, que os testes, bem como o diverso material incluído, depois de utilizado, devem ser tratados como desperdícios hospitalares, o que significa que não são lixo comum, pelo que é aplicável um conjunto de normas sem o que, para além de, na sua maioria, terem utilidade duvidosa como consequência da não informação das autoridades de saúde, constituirem um novo perigo para a saúde pública.

No limite, podemos estar diante de uma medida contraproducente, que irá reduzir o número de testes em laboratório, substituindo-os parcialmente por testes de menor qualidade realizados por não profissionais, cujos resultados, incertos, poderão nem ser comunicados às autoridades de saúde, podendo traduzir-se numa falsa sensação de segurança, com resultados negativos que não passam da consequência de uma utilização deficiente de um teste pouco preciso.

Apesar de entendermos a ideia do Governo, temos muitas dúvidas, devidamente fundamentadas, quanto aos resultados, prevendo que, seja pela atitude, irresponsável, mas previsível, de muitos, bem como pela incapacidade de resposta das entidades que fazem o seguimento de cadeias de contágio, os auto-testes sirvam apenas para esclarecer o próprio, criando nalguns uma falsa sensação de segurança.

domingo, março 28, 2021

Opera 75 final já disponível

Foi está disponível para ser descarregada a versão final do Opera 75, sendo óbvio que a incidência é a nível de estabilidade e de segurança, verificando-se poucas inovações ou alterações a nível de funcionalidades, que, no essencial, são as que já se podiam encontrar na versão anterior.

Os atalhos de teclado, acessíveis através do icon com três pontos na barra lateral, a partir do qual se pode aceder à configuração individual, facilita a integração como "flow", e, a partir daí, uma melhor integração como o Opera a correr noutras plataformas, como o Android.

Este tipo de conexão é encriptada de ponta a ponta entre todos os dispositivos a correr Opera, permitindo enviar mensagens, imagens ou outros conteúdos em segurança, não apenas nas partilhas via "flow", mas nas várias conexões estabelecidas via Opera, como os sistemas de mensagem instantânea ou nas carteiras de moedas virtuais.

Observando o longo registo de alterações das versões de teste, é possível verificar que estas são pouco perceptíveis para a maioria dos utilizadores, incidindo na correcção de erros, melhoramento de algumas funcionalidades, e melhor desempenho, baseando-se numa versão mais recente do "Chromium", pelo que esta actualização, que deve ser efectuada com a brevidade possível, não implica novas aprendizagens.