sábado, outubro 01, 2011

O hábito português do atraso - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
O conceito de tempo parece inexistente

O próprio Estado, na sua dualidade, é disso exemplo, com atrasos selectivos que em muito prejudicam os cidadão em prol de uma aparente vantagem imediata que, a médio e longo prazo, prejudicando igualmente o próprio interesse comum que é suposto defender.

E como este é um hábito, a resignação impera e o nivelamento é feito por baixo, ou seja, adoptando os maus hábitos em vez de tentar lutar contra eles, pelo que esta epidemia tende a alastrar-se, afectando as mais altas instâncias do Estado.

Mas também se preveligia a irresponsabilidade, punindo quem se esforça por cumprir prazos e perde uma larga parte do dia à espera, o que implica uma substancial perda de produtividade e de qualidade de vida, muito dificilmente contabilizáveis.

sexta-feira, setembro 30, 2011

O hábito português do atraso - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
O relógio é o ódio de estimação de muitos portugueses

Numa sociedade, onde existem interligações nos mais diversos níveis, o incumprimento de prazos, na maior parte dos casos, tem como consequência o início de uma cadeia, com repercussões difíceis de antever e mais ainda de contabilizar, mas que em muito superam o custo da causa inicial, podendo atingir valores absurdamente elevados.

Alguns leitores provavelmente lembram-se das consequências dos atrasos nos combóios que utilizavam linhas únicas, onde alternavam os dois sentidos, e o que sucedia em caso de um simples atraso, o que obrigava e que todas as composições que transitavam na mesma linha, as respectivas ligações e o tráfego destas dependentes a sofrer atrasos por vezes ainda superiores.

Em vários casos, a falta de coordenação, aliada a dificuldades de comunicações ou de coordenação, resultou em mais do que a perda de tempo, provocando acidentes, alguns deles de consequências trágicas.

No plano económico, passa-se algo de muito semelhante, afectando toda a cadeia e repercutindo-se de forma global, com atrasos na produção, nas entregas, nos pagamentos e projectando-se na viabilidade, ou falta dela, a nível do tecido empresarial e das famílias, que em última instância pagam pela falta de eficiência generalizada.

Visualização dinâmica dos "blogs"

Image Hosted by ImageShack
A vista dinâmica nos "blogs"

O Blogger, o serviço de "blogs" do Google, passou a permitir uma visualização dinâmica, com a transição a poder ser efectuada de forma automática, caso assim seja pretendido pelos gestores de cada "blog".

São permitidas várias visualizações, desde o modelo clássico, o que mais se assemelha com a versão estática, mas também em estilos de revista, conjuntos de cartões, linha temporal ou com barra lateral, podendo se selecionada a opção pretendida através de um simples "click" do rato.

A utilização deste tipo de visualização implica usar um "browser" recente e exclui vários dispositivos móveis, pelo que a transição, caso esta seja a opção, apenas deve ser efectuada após uma reflexão cuidada.

Esperamos pelo "feedback" dos nossos leitores, sendo que, dado que é a eles que se destina este "blog", a sua opinião é determinante para a selecção do modelo a adoptar.

quinta-feira, setembro 29, 2011

O hábito português do atraso - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Sempre fora de horas...

Os nossos leitores mais atentos terão reparado, e tal constou de um texto que publicamos, que a periodicidade regular deste "blog" foi afectada nos últimos dias devido à necessidade de entregar um projecto cuja data limite era o dia 27 de Setembro.

Dizemos era porque, em cima da hora, o prazo foi alterado, sendo concedidos mais dois dias para completar um trabalho que, sendo algo complexo, não se revelava como demasiado moroso, desde que efectuado com calma e atempadamente.

E se para quem estava atrasado esta é uma excelente notícia, para quem se esforçou por cumprir prazos, por vezes à custa de sacrifícios e mesmo correndo o risco de diminuir a qualidade do trabalho em prol de uma pontualidade pouco habitual entre nós, tal surge como desmotivantee ingrato, enquadrando-se numa triste realidade.

O incumprimento de prazos e horários, exceptuando-se a pequena percentagem que resulta de um motivo legítimo, é por muitos aceite com naturalidade, sendo uma das causas de empobrecimento do País, revelando irresponsabilidade, impreparação e incompetência, arrastando um largo conjunto de consequências.

Equipar a garagem no Lidl

Image Hosted by ImageShack
A mala de ferramentas do Lidl

Para quem tem um espaço disponível e apetência por tarefas manuais, incluindo reparações ou modificações, a chegada do tempo frio é uma oportunidade para dispor de mais algum tempo para este "hobby", surgindo por vezes a necessidade de adquirir alguns equipamentos ou ferramentas.

A mala de ferramentas, que inclui conjuntos de chaves mistas, pontas, chaves de caixa, roquetes, etc, em crómio-vánadio e com pontas e adaptadores em aço, inclui um total de 216 peças devidamente acondicionadas e tem um preço de 99.99 Euros.

Outras peças de interesse são as que implicam o uso de um compressor, sendo exemplo o modelo em venda no Lidl por 94.99 Euros, com uma potência de 2.5 Cv e pressão até 8 bar, e que permite usar diversos equipamentos pneumáticos, como pistolas de pintura, aparafusadores ou agrafadores.

Estas são apenas duas sugestões, mas muitas outras encontram-se no "site" do Lidl, nos folhetos distribuidos ou no jornal gratuito desta cadeia, estando disponíveis a partir de hoje, dia 29, nas várias lojas deste grupo.

terça-feira, setembro 27, 2011

Último dia da 4ª fase do concurso de projectos

Image Hosted by ImageShack
Parte da folha de cálculo do estudo de viabilidade

Conforme anunciamos ontém, a necessidade de completar os passos referentes à 4ª fase do concurso de Projectos da Acredita Portugal limitou o tempo disponível para preparar textos para o "blog", esgotando a habitual reserva de que dispomos para este tipo de situação.

Pelo facto apresentamos o nosso pedido de desculpas e solicitamos aos nossos leitores que ainda não responderam ao questionário, que o façam até ao final da tarde de hoje, dado que a entrega dos dados terá que ser efectuada até às 23:59.

segunda-feira, setembro 26, 2011

Aumentam riscos com dispositivos "bluetooth" - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma auricular "bluetooth"

Se bem que o protocolo em sí seja seguro, existem momentos de maior vulnerabilidade, como durante o emparelhamento, e o facto de ser pouco comum a mudança de palavras passe, algo que pode ser complexo para a maioria dos utilizadores, aumenta o risco no uso destes dispositivos.

Obviamente, o maior problema reside na implementação, dado que estão previstos os mecanismos de segurança, mas em dispositivos como simples auriculares, que se ligam a um telemóvel, acabam por se abrir algumas portas que o utilizador desconhece.

Aconselhamos os nossos leitores a ter alguma prudência no uso deste protocolo, desactivando-o sempre que não esteja em uso, o que contribui para a segurança dos dados, bem como para uma poupança na bateria do equipamento, quando esta exista, poupando ainda alguns incómodos, como a recepção de mensagens publicitárias indesejáveis.

Projecto de turismo rural - inquérito

Image Hosted by ImageShack
O inquérito do projecto de turismo rural

Como muitos dos nossos leitores saberão, estamos a desenvolver um projecto de turismo rural integrado no concurso do "Acredita Portugal", estando a decorrer o final da 4ª fase, onde serão apurados os 100 finalistas.

Este conjunto de apurados terá a possibilidade de apresentar presencialmente o seu projecto, acesso a algumas ferramentos e formação, o que permite uma maior visibilidade junto de potenciais investidores e interessados, de modo a que exista a possibilidade de despertar o interesse de operadores do sector.

Como anunciamos anteriormente, do estudo de viabilidade consta um inquérito que visa apurar do interesse do nosso projecto, bem como dos valores a praticar, incidindo sobre alguns aspectos específicos que podem ser determinantes.

Agradecemos aos nossos leitores que respondam com a brevidade possível à dezena de questões que constam deste pequeno inquérito, as quais podem ser preenchidas num muito breve espaço de tempo e que serão determinantes no preenchimento do estudo de viabilidade.

O trabalho resultante deste inquérito também tem dificultado a elaboração de textos, dado que os prazos impostos implicam uma menor disponibilidade de tempo, pelo que solicitamos a vossa compreensão caso os mesmos não sejam publicados com a periodicidade habitual.

domingo, setembro 25, 2011

Aumentam riscos com dispositivos "bluetooth" - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma dispositivo "bluetooth"

O alerta sobre os riscos relacionados com a segurança de dispositivos que comunicam através da tecnologia bluetooth surgem periodicamente, sendo que a disseminação deste protocolo de comunicações aumenta a probabilidade de uma intrusão.

O aumento deste tipo de conexão, presente em equipamentos tão variados como telemóveis, computadores, numerosos periféricos, mas também em viaturas, com numerosos utilizadores a preocuparem-se pouco com a segurança e manter as palavras passe originais, aumentou em muito os riscos.

Para além desta questão, o aumento do alcance de muitos dispositivos aumenta a possibilidade de intrusão, mesmo quando tal parece improvável, sendo certo que, o curto período de emparelhamento pode ser usado de forma indevida.

Acresce ainda o recurso de diversas empresas a este tipo de comunicação para enviar publicidade, algo que tem sucedido nalguns locais com alguma frequência e, pela surpresa causada ou falta de conhecimento de alguns utilizadores, acaba por ter resultados indesejáveis.