sábado, abril 26, 2014

QR codes nos Land Rover - 2ª parte

Image Hosted by Google QR Codes no Defender

Também se deve testar a leitura do código antes e depois de aplicar, recorrendo a um "smartphone" com o "software" de leitura adequado e verificar se o resultado é o prentendido, neste caso, o endereço do nosso "blog", fazendo experiências a várias distâncias e diferentes angulos, podendo ainda ser testadas diversas condições de visibilidade e, caso disponíveis, vários equipamentos com diferentes programas de leitura.

Estas experiências também poderão transmitir alguma informação quanto à dimensão, cor e posicionamento dos códigos, tal como as consequências da sua integração na viatura, sendo que optamos por uma posição lateral, dado que na rectaguarda a tentação de leitura por parte de outros condutors, que poderia implicar uma maior aproximação, se podia revestir de algum perigo.

Iremos analizar os resultados através dos diferentes tipos de sistema operativo que constam dos contadores do "blog", para onde o QR code aponta, de forma a testar se este tipo de solução na orientação de tráfego via Internet já tem algum significado neste Mundo tecnológico, onde telefones inteligentes e aplicações ganham uma nova importância a cada dia que passa.

Quando obtivermos alguma conclusão, como, por exemplo, a variação de visitas e a percentagem das que são provenientes de dispositivos móveis, as mesmas serão objecto de uma análise da qual daremos conhecimento aos nossos leitores, sabendo que esta é relevante para os que trabalham na área do "markting" e da publicidade.

sexta-feira, abril 25, 2014

Anti-congelantes, um investimento a ter em conta - 2ª parte

Image Hosted by Google Etiqueta de reservatório de anti-congelante

Logicamente, o valor destes anti-congelantes são superiores, podendo atingir os 15 Euros por um litro de concentrado, que diluido em 2 litros de água mineral resulta num preço de 3 Euros por litro, suportando com esta diluição perto de 20º negativos, enquanto os que são vendidos diluidos ficam perto dos 5 Euros para um reservatório de 5 litros.

Temos optado por esta última solução, dado que consideramos que um Euro por litro de anti-congelante de melhor qualidade, que segue as recomendações do fabricante dos veículos que usamos, corresponde a uma relação preço qualidade perfeitamente aceitável e a um investimento que deve ser tido em conta.

Aliás, basta ver o número de casos em que radiadores e bombas de água necessitam de substituição ou reparação, bem como as consequências gravosas que podem resultar de uma fuga no circuito e de um súbito sobre-aquecimento do motor, para confirmar a necessidade de ter atenção à selecção do anti-congelante, sendo que o muito pouco que se pode poupar, pode efectivamente sair extremamente caro.

Para quem necessite deste tipo de anti-congelante, sugerimos as lojas de acessórios para automóveis mais viradas para a distribuição, onde os preços tendem a ser mais baixos e susceptíveis de algum desconto, tendo, também por questões de proximidade, optado pela Matricauto, perto do Campo Pequeno, em Lisboa.

quinta-feira, abril 24, 2014

Land Rover Owners de Maio de 2014 já nas bancas

Image Hosted by Google A capa da Land Rover Owners de Maio de 2014

Já se encontra nas bancas a edição de Maio de 2014 da Land Rover Owners International, tendo na capa uma menção ao artigo onde um Defender 110 é comparado, em termos de desempenho fora de estrada, em terrenos mais ou menos acidentados, com os restantes modelos de 2014 da Land Rover.

Num número onde o Defender tem destaque, para além de um conjunto de características que o novo Defender deve ter, está incluido um guia de compra de 6 páginas para o modelo Td5, bem como uma excelente e rápida reconstrução, em apenas 6 semanas de um Defender, demonstrando que a simplicidade e modularidade deste modelo tem inegáveis vantagens.

Os artigos sobre expedições, uma delas na África profunda, ao volante de um Discovery 300 Tdi, uma secção dedicada aos Land Rover clássicos, que inclui veículos de recuperação e reboque, tal como a manutenção destes veículos, incluindo a aplicação de protecção contra o som, algo que surge em volume alto neste tipo de veículos, são igualmente interssantes, alidados a diversos aspectos a nível de manutenção.

Também são apresentados um conjunto de novos produtos, alguns dos quais constam da publicidade temática da responsabilidade de empresas especializadas na comercialização de material para Land Rover e que são incluidos na preparação de veículos, entre estes alguns dos que participam nas actividades e expedições descritas neste número.

quarta-feira, abril 23, 2014

QR codes nos Land Rover - 1ª parte

Image Hosted by Google QR Codes no Discovery

Colocar QR codes com o endereço deste "blog" nos Land Rover era um projecto e um teste que há muito pensamos, mas que demorou mais do que pretendiamos a concretizar, dado que pretendemos sempre que os autocolantes sejam efectuados por corte e não por impressão.

Recorremos à Vinil World, em Vila Nova da Barquinha, para este trabalho, um dos muitos em vinil que esta empresa tem capacidade para realizar, tendo procedido à colocação dos autocolantes no Defender e no Discovery de acordo com o procedimento que descrevemos anteriormente e utilizamos quando colocamos o logo do "Dakar".

Queremos, no entanto, chamar a atenção para o facto de, no caso concreto dos QR codes, ser necessário o maior rigor na sua aplicação, pois a falta ou o mau posicionamento de um único componente do conjunto de pequenos recortes em vinil impossibilita a leitura, inutilizando todo o trabalho.

Assim, justifica-se ter o máximo de cuidado ao destacar os fragmentos que compõe o código, removendo cuidadosamente o papel de protecção lentamente e verificando sempre se a totalidade do vinil se mantém devidamente posicionado no papel de suporte, um trabalho que, sendo simples, implica alguma paciência e concentração.

terça-feira, abril 22, 2014

Land Rover Discovery Vision Concept vai ser produzido - 1ª parte

Image Hosted by Google O Land Rover Discovery Vision Concept

O Discovery Vision Concept, que usará a plataforma do actual Range Rover Evoque, será incluido na nova gama da Land Rover, que para além dum modelo baseado neste protótipo irá incluir outro, posicionado num segmento superior, mas abaixo dos actuais Range Rover.

O Vision Concept irá ser o sucessor directo do Discovery 4, ainda em produção, passando a haver uma família sob a designação Discovery e não um modelo único, seguindo de alguma forma o que a Toyota faz com os Land Cruiser, onde diversos modelos coexistem sob uma designação comum associada a uma gama.

O futuro Discovery será apresentado esta semana no salão automóvel de Nova Iorque, com a Land Rover a apostar num aspecto mais sofisticado e desportivo, de aspecto mais refinado e que rompe com a longa linhagem de que é originário em numerosos aspectos, afastando-se cada vez mais do aspecto de todo o terreno robusto e prático e evoluindo no sentido dos comuns SUV.

No novo modelo desapareceram os pilares B, localizados entre as portas dianteiras e traseiras, que passaram a abrir no sentido contrário, resultando uma enorme abertura lateral, que permite um fácil acesso ao espaçoso interior onde até sete ocupantes se podem distribuir por três filas, com 2, 3 e 2 banco respectivamente, sendo os das 2ª e 3ª filas independentes e rebatíveis electricamente.

segunda-feira, abril 21, 2014

Prestadores de serviços de correio electrónico vão implementar encriptação

Image Hosted by Google Écran de "login" no Google Mail

Como consequência das reconhecidas intrusões dos serviços de informações nos seus sistemas de correio electrónico, diversos prestadores desse serviço, que incluem nomes como o Google, a Microsoft, a Yahoo e o Facebook anunciaram que irão proteger as mensagens dos seus utilizadores através de sistemas de encriptação.

As comunicações serão seguras, com os endereços a começar por "https", e os clientes de correio electrónico serão configurados de acordo com os parametros de encriptação, dificultando a ponto de tornar impraticável a intercepção e leitura do fluxo de dados em tempo real.

Mesmo sabendo-se que, dependendo da capacidade de processamento disponível, haverá possibilidade de ultrapassar as encriptações, o investimento a realizar implica selectividade, pelo que haverá tendência ao esforço concentrar-se nas situações verdadeiramente suspeitas, colocando de lado a infinidade de mensagens dos utilizadores anónimos, cuja privacidade também tem sido devassada.

Obviamente, quem recorrer ao uso de correio electrónico para fins ilícitos poderá igualmente ser beneficiado, mas tal deve-se a uma manifesta falta de critério de muitas entidades oficiais, as quais agora terão que suportar os custos do seu comportamento que reputamos de inaceitável.

domingo, abril 20, 2014

VMER de Évora novamente inoperacional - 4ª parte

Image Hosted by Google Uma VMER em missão de socorro

Logicamente, atribuir tripulações em regime de exclusividade às VMER implica um investimento e encargos substanciais, sendo que estes transitariam dos Hospitais para o INEM, mas o novo regime aumentaria em muito a disponibilidade e mesmo a capacidade de intervenção das VMER, bem como a própria coordenação de meios.

Actualmente, o INEM suporta em termos de pessoal um número muito restrito de VMER, adstritas aos seus próprios centros, e a transição de de novos efectivos, que incluem profissionais altamente qualificados e especializados, resultaria de encargos elevados, caso pagos de forma justa, compatível com as suas missões e formação profissional, mas que permitiria fixar estes efectivos de forma permanente.

A forma pouco compensadora como os tripulantes das VMER são pagos nos hospitais será um dos factores que tem afastado estes profissionais de missões que implicam o risco de deslocações urgentes, muitas vezes em más condições atmosféricas, percorrendo vias por vezes em mau estado de conservação, fazendo o impossível para chegar atempadamente aos locais para onde são solicitados.

Por outro lado, haveria uma maior previsibilidade da disponibilidade destes meios, a qual varia enormemente, com algumas VMER quase sempre operacionais, como a de S. Francisco Xavier ou da Figueira da Foz, enquanto outras podem estar indisponíveis dezenas de dias durante um único ano.