sábado, janeiro 02, 2010

Mortes contabilizadas até 30 dias após acidentes rodoviários - 1ª parte


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Um acidente rodoviário em Portugal

A partir do início deste ano os dados referentes aos acidentes rodoviários com vítimas mortais vão passar a incluir todos quantos faleçam até aos 30 dias seguintes à sua entrada num serviço de saúde.

Até ao final de 2009, apenas eram considerados como vítimas mortais aquelas que davam entrada já sem vida nos serviços de urgência, sendo depois aplicado um factor de correcção que aumentava o número em 14%, sendo este considerado por especialistas como inferior à realidade.

Com a entrada em vigor deste novo método de contagem, na sequência de um despacho publicado no dia 31 de Dezembro no Diário da República, os dados serão mais rigorosos, mas mesmo assim vão continuar a subestimar a realidade, dado existirem numerosos casos em que o óbito decorre passado mais de um mês sobre a data do acidente.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) irá divulgar dados obtidos através desta nova metodologia de contagem seis meses após a sua implementação, ou seja, no início do segundo semestre de 2010, podendo-se então aferir das divergências face ao método anterior.

sexta-feira, janeiro 01, 2010

Surgem os primeiros detalhes sobre o portátil do Google


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Logo do Google Chrome OS

Começam a surgir os primeiros detalhes sobre o portátil que a Google pertende vender "on-line" a partir do final do próximo ano e que correrá o sistema operativo "Google OS", que terá um "interface" semelhante ao do "Chrome".

O processador será um ARM, a memória terá 2 Gb, o écran de 10.1 polegadas terá "interface" de utilizador monotoque e incluirá conectividade WiFi, 3G e "Bluetooth".

O Google pretende vender o portátil por um valor abaixo dos 300 dólares, que o colocará abaixo dos 220 euros, embora os impostos possam ditar um preço substancialmente superior, mas que permanecerá abaixo de outras ofertas existentes no mercado.

Manifestamente, o Google aposta na mobilidade e na conectividade, com dados "on-line" e uma integração com as próprias aplicações, optando por um equipamento super-portátil, de elevado desempenho, mas que depende em muito do acesso à Internet para ser funcional, sendo quase inútil quando isolado.

quinta-feira, dezembro 31, 2009

Descodificada a encriptação que protege comunicações móveis - 1ª parte


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Um telemóvel GSM Intex

Um investigador alemão descodificou os códigos de encriptação utilizados pelos telemóveis com tecnologia GSM, permitindo assim que as comunicações possam ser interceptadas e entendidas.

Mais de 4.000.000.000 de aparelhos em todo o Mundo recorrem ao algoritmo A5/1, desenvolvido em 1987 para codificar as comunicações e proteger a privacidade dos utilizadores da rede, evitando a intercepção de chamadas e a sua audição indevida.

Recorrendo à informação agora existente, com alguns conhecimentos de informática e equipamentos de baixo custo, torna-se possível proceder à intercepção das comunicações, sendo o objectivo desta investigação demonstrar que o código actual, com mais de uma vintena de anos, deveria ser substituido por outro mais eficaz.

Apesar de esta investigação ter sido considerada ilegal pela GSM Association, Karsten Nohl garante que consultou advogados e está seguro da legitimidade do seu trabalho que não foi revelado em toda a sua extensão, de modo a não comprometer a segurança da rede.

Comportamentos de risco persistem em zonas com neve


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Estradas com neve em Portugal

Tem sido visível a forma como numerosos automobilistas portugueses se deslocam em áreas cobertas de neve, sem recorrer ao uso de correntes de neve e menos ainda, disponde de veículos adequados a circular naquelas condições.

O número de veículos, normalmente automóveis adequados unicamente a utilização em estrada, imobilizados sobre a neve, para onde foram deliberadamente conduzidos por motivos meramente lúdicos, continua a ser elevado, muitas vezes desafiando recomendações e mesmo indicações directas de autoridades policiais e da Protecção Civil.

Para além de acidentes, surge a necessidade de desempanar ou desatascar veículos, compromentendo meios de socorro que poderiam estar a desempenhar outro tipo de missão, nomeadamente auxiliando aqueles que, por obrigatoriedade ou imprevisibilidade, necessitem de apoio.

A atitude de quem corre riscos, tendo disso consciência, esperando que, em caso de necessidade seja regastado por meios de socorro que, de outra forma, estariam a desempenhar outras missões, ajudando quem, involuntariamente ou por razões de força maior, disso tenha necessidade, revela falta de solidariedade, insensibilidade e egoismo, colocando em risco, mesmo que moderado, os participantes nas acções de salvamento e quem, por razão da dispersão de meios, demore mais a ser socorrido.

quarta-feira, dezembro 30, 2009

Efeitos do mau tempo agravado pela intervenção humana - 1ª parte


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Efeito do mau tempo em Portugal

O mau tempo dos últimos tempos tem resultado em graves prejuizos em extensas zonas do País, sendo obviamente imputáveis às condições climáticas, mas com efeitos agravados pela intervenção humana, seja na falta de planeamento, seja a nível dos comportamentos.

Com custos estimados em mais de 60.000.000 de euros, mas com efeitos colaterais, como a perda de rendimentos futuros, destruição de meios de produção ou mesmo o efeito psicológico sobre os mais afectados, os prejuizos serão, sem dúvida, extremamente elevados e irão projectar-se ao longo de meses ou mesmo anos.

É manifesto que tem havido alterações climáticas ao longo dos anos mais recentes, facto que, independentemente das causas, é confirmado pelos dados meteorológicos recolhidos, mas os efeitos são potenciados pelas acções humanas, ou pela falta delas, as quais se tendem a pautar pela falta de planeamento, incapacidade de prever adequadamente situações de risco e a sobreposição do imediatismo a uma perspectiva de médio e longo prazo.

A falta de planeamento, a autorização para que se edifique em leitos de cheia, a destruição sistemática de barreiras naturais, o avanço da desertificação, os aluimentos resultandes de incêndios florestais, encontram-se entre os numerosos factores que potenciam o efeito das cheias, resultado em inundações, mesmo em locais onde tal seria, aparentemente, improvável.

Feliz 2010


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Feliz Ano Novo

No final deste ano, desejamos a todos os nossos amigos e leitores um muito Feliz 2010 no qual os vossos desejos se tornem realidade.

Esta é, sobretudo, uma altura de celebração, pelo que não vamos perder-nos em análises do ano que agora terminou nem entrar em previsões para o futuro, optando por deixar, sobretudo, uma mensagem de esperança e de confiança no futuro.

A todos, desejamos um Feliz 2010 com muita felicidade, alegria e paz.

terça-feira, dezembro 29, 2009

Land Rover Defender 90 2010


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O novo Defender 90 de 2010

O novo Land Rover Defender 90, previsto para 2010 tem a sua maior evolução a nível do desempenho do motor de quatro cilindros, com cilindrada de 2.4 litros, uma potência de 90 kW e um binário de 360 Nm, mais utilizável que os modelos anteriores.

Este motor, comum à versão 110, tem o binário máximo pelas 2.000 rpm e mais de 315 Nm estão disponíveis desde as 1.500 até às 2.700 rpm, alargando assim a faixa de utilização do motor, algo essencial em todo o terreno.

Mais de 90% da potência está disponível desde as 2.200 rpm até às 4.350, de modo a facilitar a utilização do veículo em todos os regimes.

O sucessor do conhecido Td5, apesar de uma menor cilindrada e menos um cilindro, tem uma potência semelhante, mas um maior binário e sobretudo uma muito maior facilidade de utilização, evitando alguma brusquidão do motor anterior, a qual se nota sobretudo perto das 2.000 rpm.

Esteticamente, o novo Defender continua semelhante aos modelos equipados com o bloco derivado da Ford, sendo a diferença mais visível quando comparado com modelos anteriores o perfil do capot, que o distingue imediatamente dos Td5, mesmo antes de analizados detalhes exteriores e um interior remodelado.

Monitor de bateria com relógio e termómetro - 2ª parte


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O monitor de bateria com relógio e termómetro

O relógio pode apresentar o tempo no formato de 12 ou 24 horas, inclui alarme e função "snooze", bem como o dia da semana e calendário, sendo alimentado de forma independente por duas baterias LR44 incluidas.

Este modelo inclui uma base rotativa orientável na horizontal em 360º e na vertical em 180º, com um sistema de autocolante que permite uma fixação fácil, sem necessidade de parafusos, bem como um manual de utilizador em inglês.

O equipamento tem 110 x 35 x 45 mm, o cabo de alimentação, para ligação à tomada de isqueiro ou, com adaptação, ao circuito eléctrico do veículo, tem 220 cm e o cabo do sensor exterior de temperatura tem 240 cm.

Caso se opte por uma ligação mais permanente, em vez da ligação à tomada de isqueiro e se consiga um posicionamento adequado da sonda exterior, este poderá ser um modelo a ter em conta, sendo francamente mais barato do que a maioria dos voltímetros dedicados vendidos no mercado.

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Versão móvel do Firefox lançada até ao fim de 2009


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Um écran do Fennec

A primeira versão móvel do "browser" "Firefox", designada por "Fennec" deverá ser disponibilizada ao público antes do fim do ano, após conclusão dos testes.

O novo "browser" será inicialmente instalado num telemóvel Nokia N900, estando previstas versões para as plataformas "Windows Mobile", da Micosoft, e para a "Android", da Google, onde competirá com o "Chrome".

Entre as vantagens do "Fennec" está a sincronização com as versões para computadores pessoais, de modo a que o utilizador mantenha o histórico dos "sites" acedidos, bem como registos, tal como "cookies", facilitando a partilha de informação entre os dispositivos de acesso.

Para os utilizadores de telemóveis inteligentes, esta é uma nova opção a ter em conta, sugerindo-se que se esperem os poucos dias que medeiam até ao lançamento da versão final, evitando assim "upgrades" bem como os erros que tendem a subsistir nas versões de teste.

Neve isola Bragança - 2ª parte


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Um nevão em Portugal

No caso de Bragança, como capital de distrito, existem recursos locais, embora situações de evacuação sejam sempre de prever, mas em localidades mais pequenas a única opção actual, e a defendida pelo poder central, é a de recorrer a meios móveis, assumindo-se que estes conseguirão chegar ao destino.

Obviamente, é difícil demonstrar que uma evacuação atempada salvou a vida de uma vítima, tal como o é provar que esta teria sobrevivido caso fosse atendida num hospital com meios e equipamentos mais adequados, socorrendo-se os decisores da quase impossibilidade de prova para manter esta opção que consideramos, desde o início, errada.

O mau tempo dos últimos dias, sem ser demasiado severo, voltou a expor a vulnerabilidade de um sistema que se baseia numa mobilidade fictícia, em dados pouco rigorosos e numa cálculo de tempos de percurso irrealistas e que têm pouco a ver com a realidade das vias e menos ainda com a sua eventual intrasitabilidade.

domingo, dezembro 27, 2009

Monitor de bateria com relógio e termómetro - 1ª parte


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O monitor de bateria com relógio e termómetro

O último dos modelos de monitor de bateria que apresentamos inclui relógio e termómetro, bem como uma base rotativa ajustável, sendo o mais completo e, obviamente, o mais dispendioso do conjunto, com um preço de perto de 20 euros, incluindo portes para Portugal.

Tal como os restantes modelos, este inclui um écran de cristais líquidos de fundo azul de grandes dimensões onde são apresentadas em simultâneo as várias informações que pode fornecer, sendo configurado por um conjunto de botões na face frontal.

O termómetro mede temperaturas entre os -50°C e os +70°C, apresentando simultaneamente a temperatura interior e a exterior, obtida através de uma sonda, podendo os resultados ser em graus Celsius ou Fahrenheit.

Dependente do termómetro, existe um alarme de gelo, activado quando a temperatura exterior é negativa.
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