As lentes em tons de cobre são muito mais ligeiras, filtrando menos, pelo que se adequam a luminosidades intermédias, oferecendo o mesmo nível de protecção física das anteriores, algo que sucede com as lentes transparentes, cujo único objectivo é simplesmente a protecção dos olhos contra projecções, poeiras ou mesmo vento forte.
Finalmente, as lentes inquebráveis em amarelo destinam-se a melhorar a visão noturna, melhorando-a em condições de baixa visibilidade, sendo particularmente úteis para desportos ou condução durante a noite, e tendo, como as restantes lentes, dimensões aproximadas de 7 por 4 centímetros.
Apesar de universais e unisexo, convém ter em atenção as dimensões, que podem implicar uma maior ou menos comodidade no uso, bem como a adaptação a este tipo de óculos e de lentes, que são muito mais envolventes e podem criar uma maior pressão em torno da cabeça, podendo, para quem tenha uma cabeça maior, revelar-se pouco confortávei após algum tempo de uso.
Este conjunto, que inclui a armação, quatro pares de lentes, uma fixação elástica e o estojo de transporte, e que o fabricante designa por C5, tem um preço que ronda a dúzia de Euros, incluindo portes e IVA, um valor que nos parece perfeitamente justo para quem pretenda óculos deste tipo e não queira dispender a quantia necessária para adquirir um modelo de um dos fabricantes mais conceituados.
sábado, setembro 03, 2022
sexta-feira, setembro 02, 2022
A bomba para pneus Kroak TP04 - 1ª parte
As pequenas bombas para enchimento de pneus, disponíveis em múltiplas opções e com os mais variados preços, podem ser úteis não apenas para o seu propósito inicial, mas para o enchimento de muitos outros objectos, que podem ir desde uma bola a um colchão insuflável, pelo que, sobretudo em tempo de férias, este é um acessório a ter em conta.
O modelo TP04 da Kroak, uma marca desconhecida que, quase certamente, produz equipamentos para fabricantes conhecidos, é de pequenas dimensões, construída em metal e plástico de boa qualidade e que funciona ligada a uma bateria de automóvel com voltagem até 13.7V através de um cabo de 5 metros, que se liga a uma tomada de isqueiro, tendo a protecção de um fusível de 15A.
Com um cilindro interno em metal de 28 milímetros, esta bomba tem uma potência de 110W, que permite uma pressão máxima de 150 PSI e um débito de 35 litros por minuto, o que permite encher a maioria dos pneus, dependendo o tempo, naturalmente, da pressão e da capacidade, bem como do volume de ar necessário necessária para obter os resultados pretendidos.
Apesar das pequenas dimensões, e do que tal representa em termos de alguma trepidação e ruído, o funcionamento parece seguro, sem falhas ou interrupções, e os resultados são rapidamente visíveis no écran e no aspecto do pneu em enchimento, pecando apenas por alguma demora quando se trate de um pneumático de maiores dimensões, para o que pode ser recomendável optar por um equipamento com outras características.
O modelo TP04 da Kroak, uma marca desconhecida que, quase certamente, produz equipamentos para fabricantes conhecidos, é de pequenas dimensões, construída em metal e plástico de boa qualidade e que funciona ligada a uma bateria de automóvel com voltagem até 13.7V através de um cabo de 5 metros, que se liga a uma tomada de isqueiro, tendo a protecção de um fusível de 15A.
Com um cilindro interno em metal de 28 milímetros, esta bomba tem uma potência de 110W, que permite uma pressão máxima de 150 PSI e um débito de 35 litros por minuto, o que permite encher a maioria dos pneus, dependendo o tempo, naturalmente, da pressão e da capacidade, bem como do volume de ar necessário necessária para obter os resultados pretendidos.
Apesar das pequenas dimensões, e do que tal representa em termos de alguma trepidação e ruído, o funcionamento parece seguro, sem falhas ou interrupções, e os resultados são rapidamente visíveis no écran e no aspecto do pneu em enchimento, pecando apenas por alguma demora quando se trate de um pneumático de maiores dimensões, para o que pode ser recomendável optar por um equipamento com outras características.
quinta-feira, setembro 01, 2022
Localização por WiFi mantém-se activa mesmo quando este é desligado
A maioria dos utilizadores de dispositivos móveis com Android assume que, ao selecionar a opção de desligar o WiFi, este fica, efectivamente, inactivo, algo que, na verdade, pode não acontecer, dependendo do tipo de serviços activos e das permissões dadas às aplicações instaladas, concretamente no respeitante à possibilidade de estas usarem a localização.
Mesmo com o WiFi desligado, havendo aplicações com acesso à localização, dependendo das configurações, está presente a possibilidade de serem enviados pacotes de dados que, essencialmente, se destinam a recolher informação posicional com base no reconhecimento das ligações presentes, num processo contínuo e que tende a escapar ao utilizador que, em muitos casos, desconhece esta funcionalidade do Android.
Para proceder ao desligar efectivo do WiFi, para além de o desligar enquanto forma de comunicação, é necessário entrar nos menus de configuração, depois nos serviços de localização e aceder ao "WiFi Scanning", onde é perguntado se as aplicações podem aceder à localização por WiFi mesmo este estando desligado, sendo necessário desligar esta opção, caso esteja activa.
É de realçar que esta opção existe, com funcionalidades próprias, para o "bluetooth", e que convém verificar periodicamente o estado de ambas estas opções, dado que existem situações onde a interacção entre aplicações e as permissões concedidas e o sistema Android podem levar a alterações, sendo possível que exista reversão nas configurações escolhidas pelo utilizador.
Mesmo com o WiFi desligado, havendo aplicações com acesso à localização, dependendo das configurações, está presente a possibilidade de serem enviados pacotes de dados que, essencialmente, se destinam a recolher informação posicional com base no reconhecimento das ligações presentes, num processo contínuo e que tende a escapar ao utilizador que, em muitos casos, desconhece esta funcionalidade do Android.
Para proceder ao desligar efectivo do WiFi, para além de o desligar enquanto forma de comunicação, é necessário entrar nos menus de configuração, depois nos serviços de localização e aceder ao "WiFi Scanning", onde é perguntado se as aplicações podem aceder à localização por WiFi mesmo este estando desligado, sendo necessário desligar esta opção, caso esteja activa.
É de realçar que esta opção existe, com funcionalidades próprias, para o "bluetooth", e que convém verificar periodicamente o estado de ambas estas opções, dado que existem situações onde a interacção entre aplicações e as permissões concedidas e o sistema Android podem levar a alterações, sendo possível que exista reversão nas configurações escolhidas pelo utilizador.
quarta-feira, agosto 31, 2022
Google Maps promove ecologia e economia
O Google Maps vai começar a implementar um novo tipo de escolha de percurso que visa reduzir, tanto quanto possível, o consumo de combustível, de acordo com o tipo de veículo de cada utilizador, promovendo assim a economia e uma redução de emissões nocivas para o planeta.
O sistema utiliza os dados existentes, recorrendo a algoritmos para determinar o melhor percurso em termos de consumo, mas também utiliza o recurso a inteligência artificial e à aprendizagem, ou "machine learning", como forma de ir optimizando as propostas, evitando erros e proporcionando informação devidamente actualizada.
Só mesmo com um bom nível de personalização, e tendo em conta a situação a cada momento, com especial destaque para a densidade do tráfego, este objectivo ecológico e económico pode ser alcançado, o que representa, por parte do Google um grande esforço e uma tecnologia muito apurada, sendo certo que esta é uma das áreas nas quais tem havido um maior investimento, resultando num inegável progresso.
Tal como é habitual, estas novas funcionalidades dependem da actualização da aplicação, da sua disponibilização no local onde o utilizador se encontra, sendo de implementação progressiva, seja em termos geográficos, dado que dependem da informação disponibilizada por sistemas de medição, entre estes os de qualidade do ar, seja dependendo do utilizador, com prioridade para os que usam as versões de teste.
O sistema utiliza os dados existentes, recorrendo a algoritmos para determinar o melhor percurso em termos de consumo, mas também utiliza o recurso a inteligência artificial e à aprendizagem, ou "machine learning", como forma de ir optimizando as propostas, evitando erros e proporcionando informação devidamente actualizada.
Só mesmo com um bom nível de personalização, e tendo em conta a situação a cada momento, com especial destaque para a densidade do tráfego, este objectivo ecológico e económico pode ser alcançado, o que representa, por parte do Google um grande esforço e uma tecnologia muito apurada, sendo certo que esta é uma das áreas nas quais tem havido um maior investimento, resultando num inegável progresso.
Tal como é habitual, estas novas funcionalidades dependem da actualização da aplicação, da sua disponibilização no local onde o utilizador se encontra, sendo de implementação progressiva, seja em termos geográficos, dado que dependem da informação disponibilizada por sistemas de medição, entre estes os de qualidade do ar, seja dependendo do utilizador, com prioridade para os que usam as versões de teste.
terça-feira, agosto 30, 2022
Os óculos de protecção Daisy C5 - 1ª parte
Existem inúmeros modelos de óculos de protecção, tipicamente vendidos num conjunto com vários tipos de lentes, e que se têm vindo a popularizar sobretudo entre desportistas, praticantes de actividades ao ar livre e, quando o modelo em causa ofereça maior protecção física, entre militares e elementos das forças de segurança, sendo normal o preço ser elevado, algo que não acontece com o Daisy C5 que hoje apresentamos.
A armação em plástico de alta resistência, permite uma troca rápida das lentes e tem um formato que protege bem os olhos, inclusivé de projecções e poeiras, mas sem oferecer o mesmo tipo de protecção de modelos mais dispendiosos, tipicamente destinados a utilização militar, e que podem suportar impactos muito mais severos, incluindo pequenos estilhaços.
O conjunto inclui quatro pares de lentes destacáveis em policarbonato, com distintas finalidades, em cinzento, virtualmente negro, amarelo, transparente e cobre, sendo muito fáceis de substituir na armação, sem necessidade de qualquer tipo de ferramenta, e podendo-se acomodar facilmente no estojo, de qualidade razoável e muito funcional que é incluído e no qual está presente um pequeno cartão para verificação da polarização das lentes.
As lentes cinzentas são opcionalmente polarizadas, oferecem uma boa protecção UV, filtrando raios perigosos, e são compatíveis com uma luminosidade forte, sendo adequadas para diversas actividades ao ar livre, incluindo-se aquelas em que os reflexos do Sol na água pode revelar-se incómodo ou mesmo agressivo para os olhos.
A armação em plástico de alta resistência, permite uma troca rápida das lentes e tem um formato que protege bem os olhos, inclusivé de projecções e poeiras, mas sem oferecer o mesmo tipo de protecção de modelos mais dispendiosos, tipicamente destinados a utilização militar, e que podem suportar impactos muito mais severos, incluindo pequenos estilhaços.
O conjunto inclui quatro pares de lentes destacáveis em policarbonato, com distintas finalidades, em cinzento, virtualmente negro, amarelo, transparente e cobre, sendo muito fáceis de substituir na armação, sem necessidade de qualquer tipo de ferramenta, e podendo-se acomodar facilmente no estojo, de qualidade razoável e muito funcional que é incluído e no qual está presente um pequeno cartão para verificação da polarização das lentes.
As lentes cinzentas são opcionalmente polarizadas, oferecem uma boa protecção UV, filtrando raios perigosos, e são compatíveis com uma luminosidade forte, sendo adequadas para diversas actividades ao ar livre, incluindo-se aquelas em que os reflexos do Sol na água pode revelar-se incómodo ou mesmo agressivo para os olhos.
segunda-feira, agosto 29, 2022
Introduzir dados e alterações no Google Maps
Nunca será de mais lembrar a todos quantos utilizam o Google Maps que existe a possibilidade de introduzir novos elementos e corrigir aqueles que estão presentes, ajudando assim toda a comunidade e tornando esta plataforma mais segura e de utilização mais fácil, eventualmente evitando erros que, nalguns casos, podem ter consequências, sobretudo se informações incorrectas forem utilizadas durante uma emergência.
Os processos de edição são simples, funcionando de forma muito intuitiva, bastando, em muitos casos, arrastar um ícon para mudar uma localização ou acrescentar uma ou outra linha de texto para corrigir uma informação errada, como um horário de funcionamento ou o encerramento defenitivo de um espaço, ficando as alterações à espera da confirmação antes de, caso consideradas válidas, serem aprovadas e disponibilizadas para todos os utilizadores.
Podendo parecer pouco relevantes, ou com escasso impacto, cada uma destas alterações pode ter um número de visualizações muito elevado, da ordem das dezenas ou centenas de milhares em poucos meses, sendo virtualmente impossível determinar o quão relevantes foram ou quanto contribuiram para ajuda alguém, mas é indiscutível que uma simples alteração pode representar uma enorme poupança de tempo e mesmo de alguns recursos por parte dos restantes utilizadores.
Na imagem que ilustra este texto encontram-se três das alterações que introduzimos em 2020, em plena pandemia, e que, conjuntamente, já foram visualizadas por mais de 900.000 utilizadores, com o total das alterações e adições efectuadas a atingir números francamente mais elevado, esperando, naturalmente, que, com isso, tenhamos ajudado quem utiliza esta plataforma, retribuindo assim aquilo que outros contribuiram e, como isso, nos ajudaram.
Os processos de edição são simples, funcionando de forma muito intuitiva, bastando, em muitos casos, arrastar um ícon para mudar uma localização ou acrescentar uma ou outra linha de texto para corrigir uma informação errada, como um horário de funcionamento ou o encerramento defenitivo de um espaço, ficando as alterações à espera da confirmação antes de, caso consideradas válidas, serem aprovadas e disponibilizadas para todos os utilizadores.
Podendo parecer pouco relevantes, ou com escasso impacto, cada uma destas alterações pode ter um número de visualizações muito elevado, da ordem das dezenas ou centenas de milhares em poucos meses, sendo virtualmente impossível determinar o quão relevantes foram ou quanto contribuiram para ajuda alguém, mas é indiscutível que uma simples alteração pode representar uma enorme poupança de tempo e mesmo de alguns recursos por parte dos restantes utilizadores.
Na imagem que ilustra este texto encontram-se três das alterações que introduzimos em 2020, em plena pandemia, e que, conjuntamente, já foram visualizadas por mais de 900.000 utilizadores, com o total das alterações e adições efectuadas a atingir números francamente mais elevado, esperando, naturalmente, que, com isso, tenhamos ajudado quem utiliza esta plataforma, retribuindo assim aquilo que outros contribuiram e, como isso, nos ajudaram.
domingo, agosto 28, 2022
Câmara dupla para veículos por 30 Euros - 2ª parte
Tal como muitos equipamentos deste tipo, existe um sensor G, capaz de reconhecer acelerações ou desacelações bruscas, como as provenientes de um acidente, e que protege o segmento de gravação em curso, preservando-o de ser reescrito, com as imagens a poderem incluir a data e hora de gravação, o que facilita substancialmente a utilização destas.
O conjunto inclui a unidade principal, com o écran e câmara, uma câmara de rectaguarda, o cabo de ligação entre estas e o de alimentação, bem como o manual de operação e acessórios de fixação, pelo que estamos diante de uma solução completa e autónoma, que apenas necessita ser instalada para ficar funcional.
Apesar de muito utilizadas em diversos países, a legalidade destas câmaras parece duvidosa, com a Comissão Nacional de Protecção de Dados, a restringir a sua utilização, equiparando-as a câmaras de vigilância, algo que nos parece excessivo, sobretudo quando se trata de uma gravação não permanente e o armazenamento tende a ser temporário, dado que as gravações são destruídas por sobreposição quando a unidade de armazenamento fica cheia.
Não obstante esta questão, que convém sempre ser devidamente esclarecida, o recurso a este tipo de câmaras continua a ser popular, sobretudo entre motociclistas e ciclistas que, pela sua vulnerabilidade acrescida, podem necessitar deste meio de prova, mas também em muitos países, sendo que nalguns este é um acessório indispensável para ter seguro ou tem impacto no valor da apólice, o que atesta bem a importância que uma câmara pode ter.
O conjunto inclui a unidade principal, com o écran e câmara, uma câmara de rectaguarda, o cabo de ligação entre estas e o de alimentação, bem como o manual de operação e acessórios de fixação, pelo que estamos diante de uma solução completa e autónoma, que apenas necessita ser instalada para ficar funcional.
Apesar de muito utilizadas em diversos países, a legalidade destas câmaras parece duvidosa, com a Comissão Nacional de Protecção de Dados, a restringir a sua utilização, equiparando-as a câmaras de vigilância, algo que nos parece excessivo, sobretudo quando se trata de uma gravação não permanente e o armazenamento tende a ser temporário, dado que as gravações são destruídas por sobreposição quando a unidade de armazenamento fica cheia.
Não obstante esta questão, que convém sempre ser devidamente esclarecida, o recurso a este tipo de câmaras continua a ser popular, sobretudo entre motociclistas e ciclistas que, pela sua vulnerabilidade acrescida, podem necessitar deste meio de prova, mas também em muitos países, sendo que nalguns este é um acessório indispensável para ter seguro ou tem impacto no valor da apólice, o que atesta bem a importância que uma câmara pode ter.
Subscrever:
Mensagens (Atom)