sábado, maio 05, 2012

Écharpes da Legião - 2ª parte

Image Hosted by Google Uma écharpe da Legião

Também, quando enrolado em redor do corpo, o que as dimensões permitem com facilidade, uma écharpe pode constituir mais uma camada de vestuário, protegendo quer do frio, quer do calor, sem contar com o uso sobre a cabeça, enrolado em forma de turbante. Existem diversas formas de enrolar estas echarpes de forma a serem utilizada, sendo muitas destas exemplificadas em vídeos no Youtube, a maioria delas válida para a generosa dimensão deste modelo específico. Naturalmente que, utilizando outra técnica, o "shemagh" permite o mesmo, mas existe uma diferença substancial em caso de chuva, humidade e mesmo na resistência fisica, dado que as écharpes amortecem um pouco os impactos devido ao enrolar em torno da cabeça ao nível da testa.

sexta-feira, maio 04, 2012

Écharpes da Legião - 1ª parte

Como alternativa aos mais comuns, e muito mais baratos "shemagh", os típicos lenços árabes adoptados quase universalmente, as écharpes apresentam algumas vantagens, inerentes a uma dimensão e uma resistência muito superiores.

Entre os inúmeros modelos de écharpe que consideramos adequados a um uso intensivo, seja em todo o terreno, seja numa qualquer missão, estão aquelas que são provenientes da Legião Estrangeira ao serviço da França, que começam a rarear no EBay, onde os preços têm vindo a subir, sendo fácil superarem a trintena de Euros.

Uma das características destas écharpes rectangulares é a sua dimensão, que atinge os 280 cm de comprimento por 80 de largura, superando em muito os "shemagh", de formato quadrado, com perto de 110 cm de lado, mas habitualmente dobrados em triângulo, o que reduz substancialmente a área.

Outra característica é a resistência do tecido, um algodão muito resistente quando comparado com os "shemagh" convencionais, o que permite diversas utilizações, como a possibilidade de usar como ligadura, mesmo prendendo uma tala, ou para segurar um braço fracturado.

quinta-feira, maio 03, 2012

Parkas do Exército Alemão no EBay - 2ª parte

Image Hosted by Google Uma parka do Exército Alemão

O capuz é preso e ajustado por um cordão e no peito encontra-se uma faixa de velcro destinada ao nome ou insígnias do utilizador, sendo possível adicionar a estes blusões um forro interior, o que permite uma utilização em baixas temperaturas. Se novas, estas parkas podem ser adquiridas por perto de uma quinzena de Euros, a que pode acrescer uma dezena para portes, se compradas individualmente, quando compradas em lotes e com algum uso, o preço total pode decair muito substancialmente, para perto de 10 a 15 de Euros por unidade. Compradas nestas condições, as parkas servem para manter como agasalho num veículo, serem usadas como roupa de trabalho em condições adversas, protegendo do frio e da chuva, e para um conjunto de situações onde se imponha que este tipo de vestuário seja mantido para emergências. Mais dispendiosas, na ordem da meia centena de Euros, estão os modelos em Goretex, uma membrana impermeável e respirável, que permite um maior conforto por parte de quem a veste, mas que tende a ter menos bolsos e uma configuração diferente, de forma a reduzir ao mínimo o número de costuras.

quarta-feira, maio 02, 2012

Gmail permite tradução automática entre línguas

Image Hosted by Google Um écran do Gmail

O sistema de correio electrónico do Google, o Gmail passou a incluir um sistema de tradução automático de mensagens, que, após uma fase de testes, está a ser progessivamente expandido e alargado a todos os utilizadores. Assim, quando um utilizador receber uma mensagem numa língua que não a sua, surgirá uma pequena caixa de diálogo que identificará a tradução necessária, permitindo que esta seja efectuada automaticamente, ou recusada, no caso concreto ou de forma defenitiva. Esta funcionalidade pode ser desactivada para um dado conjunto de linguagens ou na sua totalidade, e, mesmo com alguns erros, habituais nestes sistemas automáticos, facilita bastante entender línguas de díficil compreensão.

Parkas do Exército Alemão no EBay - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma parka do Exército Alemão

Já sugerimos a aquisição de excedentes militares, de vários tipos, como forma de obter equipamentos de qualidade, com uma resistência e duração superior ao habitual, a um preço favorável, mesmo que sendo penalizados por algumas características, como o padrão ou alguma rusticidade. Estas parkas são, na sua maioria, num padrão camuflado designado por "flecktarn", destinado a teatros de operação no centro de norte da Europa, existindo também para o deserto ou, mais raramente, num tecido liso, destinados essencialmente à marinha e força aérea. Feitas num tecido 80% algodão e 20% polyester, possuem 2 bolsos de grandes dimensões no peito, fechados por botões, 2 mais pequenos laterais, com fecho éclair, um de pequenas dimensões na manga e um bolso interno, sendo que no conjunto estes seis bolsos permitem acomodar um número bastante razoável de objectos. O blusão é fechado por um fecho éclair, com protecção de vento fechada por botões, sendo ajustado na cintura por um cordão interior e nos pulsos através de velcro, sendo a ventilação feita através de aberturas sob os braços que são abertas através de um fecho éclair.

terça-feira, maio 01, 2012

Óculos de protecção MSA ANSI Z87 - 3ª parte

Image Hosted by Google Óculos de protecção

O componentes incluem o manual, a estrutura, lentes escurecidas, fixações laterais ajustaveis e uma correia de segurança dentro da embalagem original fornecida aos militares das forças americanas, onde se podem ler as referências e identificações. O preço, incluindo portes, ronda a dúzia de Euros, a que podem acrescer direitos alfandegários, mas que também pode diminuir no caso da encomenda de múltiplas unidades, sendo esta uma excelente alternativa a modelos mais dispendiosos como os ESS ICE.

segunda-feira, abril 30, 2012

Land Rover Owners da Maio de 2012 já nas bancas

Image Hosted by ImageShack A capa da LRO de Maio de 2012

Já se encontra nas bancas o número de Maio da revista Land Rover Owners da Primavera de 2012, retomando assim a sequência normal após um número extra, designada por edição de Primavera e que surgiu cerca de duas semanas após o número de Abril. O artigo que consideramos mais interessante, apesar de um pouco fora de época, é mesmo o da capa, sobre preparação para travessias de cursos de água, uma operação delicada, envolvendo alguns riscos, e que deve ser equacionada, preparada e efectuada com especial atenção. Também recomendamos o artigo de Mark Saville sobre o novo DC100, o polémico sucessor do Defender, bem sobre o milionésimo Discovery, tal como sobre a preparação dos Discovery 300 Tdi para expedições, a que se adicionam textos sobre áreas técnicas, passeios ou publicidade orientada para os Land Rover. Por um preço que se mantém nos 7.20 Euros e as habituais 236 páginas, a LRO de Maio será, sem dúvida, interessante para os adeptos da marca, com especial enfase nos proprietários dos Defender e Discovery, para os quais existem diversos artigos.

Óculos de protecção MSA ANSI Z87 - 2ª parte

Image Hosted by Google Óculos de protecção

O modelo desenvolvido para as forças armadas americanas é robusto, algo volumoso, mas obedece às normas MSA ANSI Z87, as quais foram revistas em 2003, de forma a aumentar o nível de exigência, não apenas a nível de impactos, mas de ajustes e protecção lateral, entre outros. Na ligação que consta da imagem encontra-se a documentação, em formato PDF, com as alterações constantes desta norma, que é aplicável a um sem número de óculos de segurança destinados aos mais diversos fins, não apenas militares, e que abrange o modelo que hoje sugerimos. No entanto, estas normas vão muito para além dos óculos e abrangem outros equipamentos e mesmo procedimentos a implementar e seguir quando se imponha a permanência em locais perigosos ou que impliquem cuidados especiais. No modelo proposto é bem patente o sistema de ajuste ou regulação lateral, inerentes à norma ANSI Z87, bem como a curvatura das lentes, para os lados, e a estrutura superior de grande resistência, que serve de base a todos o conjunto.

domingo, abril 29, 2012

Óculos de protecção MSA ANSI Z87 - 1ª parte

Image Hosted by Google Óculos de protecção

Abordamos no passado as características de diversos modelos de óculos, entre os quais modelos de grande resistência, que oferecem protecção balística, resistindo a projécteis de armas de pequeno calibre ou estilhaços provenientes de explosões. Adquirir este tipo de óculos implica alguns cuidados, nomeadamente a nível dos testes e certificações a que foram submetidos, única forma de aferir da qualidade e nível de protecção conferido, sem o que estaremos a correr um risco sério. Os modelos desenvolvidos por diversas empresas e que obedecem a especifciações militares, quando devidamente certificados, oferecem um conjunto de características excelentes, mas tendem a ser muito dispendiosos, atingindo, nalguns casos, valores incomportáveis. Em contrapartida, os modelos desenvolvidos internamente por forças militares tendem a ser menos dispendiosos, com um valor que fica abaixo da vintena de Euros, tendo com óbice ser menos confortáveis ou mais volumoso.