A Terrafirma disponibilizou um sistema de controle de pressão de pneus, destinado a permitir uma monitorização simples, através de uma aplicação instalada num dispositivo móvel, com a recepção de alertas sempre que a pressão se afaste dos valores configurados e que podem depender da opção do momento.
O conjunto inclui quatro conjuntos, um para cada pneu, de muito fácil instalação e todos com capacidade de envio de dados via "bluetooth", que necessita de ser emparelhado com o do dispositivo onde corre a aplicação, ficando o sistema operacional depois de a aplicação ser devidamente configurada.
Recorrendo ao "Bluetooth" 4.0, com baixo consumo de energia, que deve ser suportado pelo dispositivo móvel, estima-se que as baterias durem 1.200 dias a 4 horas de utilização diárias, os dados são fornecidos em tempo real, incluindo, para além da pressão, a temperatura, com alertas configuráveis numa aplicação muito intuitiva e fácil de utilizar.
O preço ronda a centena de Euros, a que podem acrescer portes, um valor que nos parece algo elevado dado que é possível obter sistemas similares por perto de 40 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, onde, muito possivelmente, são fabricados os da Terrafirma, eventualmente com melhor controlo de qualidade, mas com funcionalidades equivalentes.
sábado, março 17, 2018
sexta-feira, março 16, 2018
Suporte em "Z" para câmaras
Destinada a ser montada sobre um tripé convencional, recorrendo ao parafuso padronizado de 3/8", o modelo de suporte para câmaras que hoje descrevemos revela-se polivalente, fácil de utilizar e transportar, resolvendo alguns dos problemas que se encontram quando se utiliza um tripé convencional, muitos dos quais possuem uma cabeça com capacidades limitadas, sobretudo a nível de orientação.
Construído inteiramente em metal, de alta qualidade, possui um sistema de remoção rápido, libertando a câmara do tripé de forma quase instantânea, e o seu "design" inovador revela-se muito intuitivo para o fotógrafo, que encontra novas possibilidades de enquadramento, podendo-o alterar com rapidez e sem necessidade de reposicionamento do tripé.
Ao permitir montar a câmara sobre um tripé um uma calha, ou "rail", elevá-la, rodá-la lateralmente ou apontá-la em diversos ângulos, mantendo a estabilidade e o imobilismo necessário para obter fotos de qualidade em condições particulares, podendo mesmo ser utilizada sem tripé, dado que a sua própria base oferece uma boa superfície de suporte, desde que com alguns cuidados.
Construído em metal de cor negra, com dimensões de 24 x 9 centímetros quando desdobrado, mas acomodando-se em apenas 9 x 9 x 2.2 centímetros quando dobrado, o conjunto, para além do suporte, inclui uma chave Allen para aperto e pode ser adquirido por preços que começam perto da dúzia de Euros, incluindo portes a partir da Ásia.
Construído inteiramente em metal, de alta qualidade, possui um sistema de remoção rápido, libertando a câmara do tripé de forma quase instantânea, e o seu "design" inovador revela-se muito intuitivo para o fotógrafo, que encontra novas possibilidades de enquadramento, podendo-o alterar com rapidez e sem necessidade de reposicionamento do tripé.
Ao permitir montar a câmara sobre um tripé um uma calha, ou "rail", elevá-la, rodá-la lateralmente ou apontá-la em diversos ângulos, mantendo a estabilidade e o imobilismo necessário para obter fotos de qualidade em condições particulares, podendo mesmo ser utilizada sem tripé, dado que a sua própria base oferece uma boa superfície de suporte, desde que com alguns cuidados.
Construído em metal de cor negra, com dimensões de 24 x 9 centímetros quando desdobrado, mas acomodando-se em apenas 9 x 9 x 2.2 centímetros quando dobrado, o conjunto, para além do suporte, inclui uma chave Allen para aperto e pode ser adquirido por preços que começam perto da dúzia de Euros, incluindo portes a partir da Ásia.
quinta-feira, março 15, 2018
Mesmo número de aeronaves, menor capacidade operacional - 1ª parte
Após o fracasso do primeiro concurso para adjudicação de meios aéreos, o Governo optou por adjudicar menos recursos pelo mesmo montante, ou seja, o dispositivo de combate aos incêndios para o próximo Verão contará com um conjunto de aeronaves diferente do incialmente considerado e menos horas de operação por parte das mesmas.
Mantendo os 48.900.000 Euros e as 40 aeronaves, os modelos destas foram revistos, sendo substituídas nalguns casos por modelos com menor capacidade, o número de horas contratualizada baixa, e mesmo o gel retardante pode nalguns casos ser substituído por água, pelo que, apesar dos números, este conjunto tem um desempenho que se prevê substancialmente inferior ao pretendido incialmente e ao que operou em anos anteriores.
Apenas os 10 helicópteros cujo contrato foi adjudicado numa primeira fase terão o horário alargado, do nascer ao por do Sol, enquanto os restantes apenas vão operar 12 horas, contrariando a ideia do Ministério da Administração Interna, para além de agora estar previsto um maior período para manutenção, resultando numa menor disponibilidade de meios sem possibilidade de exigir substituição.
Em vez de dispor der quatro aviões anfíbios pesados Canadair, estarão disponíveis apenas dois, com os dois restantes a serem substituídos pelos aviões anfíbios médios Fireboss, que passa de seis para oito nesta nova opção, o que corresponde a substituir dois meios pesados por dois médios, resultando numa menor capacidade de carga.
Mantendo os 48.900.000 Euros e as 40 aeronaves, os modelos destas foram revistos, sendo substituídas nalguns casos por modelos com menor capacidade, o número de horas contratualizada baixa, e mesmo o gel retardante pode nalguns casos ser substituído por água, pelo que, apesar dos números, este conjunto tem um desempenho que se prevê substancialmente inferior ao pretendido incialmente e ao que operou em anos anteriores.
Apenas os 10 helicópteros cujo contrato foi adjudicado numa primeira fase terão o horário alargado, do nascer ao por do Sol, enquanto os restantes apenas vão operar 12 horas, contrariando a ideia do Ministério da Administração Interna, para além de agora estar previsto um maior período para manutenção, resultando numa menor disponibilidade de meios sem possibilidade de exigir substituição.
Em vez de dispor der quatro aviões anfíbios pesados Canadair, estarão disponíveis apenas dois, com os dois restantes a serem substituídos pelos aviões anfíbios médios Fireboss, que passa de seis para oito nesta nova opção, o que corresponde a substituir dois meios pesados por dois médios, resultando numa menor capacidade de carga.
quarta-feira, março 14, 2018
O outro lado dos fogos - 3ª parte
Os efeitos colaterais dos incêndios sentem-se, inevitavelmente, durante o período de chuvas mais intensas e, mesmo que uma causalidade directa possa ser difícil de estabelecer, a ligação entre factos é evidente quando estes são analizados de forma estatística, sendo óbvio que determinadas situações ocorrem com maior frequência nas zonas devastadas pelos fogos.
Tipicamente, não é feita uma associação aos fogos quando um conjunto de fenómenos naturais ocorrem de forma algo exagerada, com uma intensidade superior ao habitual, pelo que os danos resultantes não são encarados como consequência, mesmo que parcial, dos incêndios, os quais provocam prejuízos muito para além da época em que ocorrem, mesmo que tal não lhes seja imputado, aumentando substancialmente o total de danos causado.
Desta falta de conexão, e do estabelecimento de uma relação de causalidade, decorrem problemas quanto à atribuição de responsabilidades, com consequências a nível de compensações, incluindo por parte de seguradoras, do que resulta um montante de prejuízos dificilmente calculável e que não será imputado à sua causa primária, mas a um conjunto de factores secundários que podem não estar na origem do problema.
Assim, as consequências reais dos incêndios continuam difusas, sem cálculos adequados e com uma responsabilização dispersa, onde a confusão entre causas e consequências, mesmo que em alturas precisas estas se interliguem de forma consistente, resulta na minimização de um problema estrutural, cuja abrangência teima em ser ignorada por quem devia olhar para o País como um todo.
Tipicamente, não é feita uma associação aos fogos quando um conjunto de fenómenos naturais ocorrem de forma algo exagerada, com uma intensidade superior ao habitual, pelo que os danos resultantes não são encarados como consequência, mesmo que parcial, dos incêndios, os quais provocam prejuízos muito para além da época em que ocorrem, mesmo que tal não lhes seja imputado, aumentando substancialmente o total de danos causado.
Desta falta de conexão, e do estabelecimento de uma relação de causalidade, decorrem problemas quanto à atribuição de responsabilidades, com consequências a nível de compensações, incluindo por parte de seguradoras, do que resulta um montante de prejuízos dificilmente calculável e que não será imputado à sua causa primária, mas a um conjunto de factores secundários que podem não estar na origem do problema.
Assim, as consequências reais dos incêndios continuam difusas, sem cálculos adequados e com uma responsabilização dispersa, onde a confusão entre causas e consequências, mesmo que em alturas precisas estas se interliguem de forma consistente, resulta na minimização de um problema estrutural, cuja abrangência teima em ser ignorada por quem devia olhar para o País como um todo.
terça-feira, março 13, 2018
Auto-rádio modelo 1010BT - 2ª parte
A função de "bluetooth" permite usar o rádio como sistema de mãos livres, com algumas limitações face à qualidade do microfone, mas também para ouvir a música proveniente de um telemóvel nas colunas do veículo, sendo esta uma alternativa a uma ligação física via AUX.
O recurso a suportes magnéticos, como cartões de memória SD ou "pens" USB subsititui os antigos CD, com o conector USB a poder carregar, embora de forma moderada, um dispositivo móvel, como um telemóvel, mas a potência não permite uma carga completa, pelo que será uma solução de recurso para emergências.
Este rádio destina-se a veículos com circuito de 12 volts, tendo um consumo máximo de 15A, necessita de um "slot" DIN para instalação, tendo a dimensão de 190 x 60 x 120 milímetros, sendo, portanto, pouco profundo, o que é relevante em veículos com menos espaço disponível, algo que pode acontecer nalgumas gavetas, incluindo as de alguns sistemas de armazenamento ou consolas, pelo que a compatibilidade é elevada.
O conjunto, que inclui, para além do rádio, a armadura para instalação, controle remoto, chaves para remoção e conectores ISO para adaptar à cablagem do veículo, caso este não possua este tipo de ligações, tem um preço que fica perto dos 14 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, ficando substancialmente abaixo do limite estabelecido para pagamento de direitos alfandegários.
O recurso a suportes magnéticos, como cartões de memória SD ou "pens" USB subsititui os antigos CD, com o conector USB a poder carregar, embora de forma moderada, um dispositivo móvel, como um telemóvel, mas a potência não permite uma carga completa, pelo que será uma solução de recurso para emergências.
Este rádio destina-se a veículos com circuito de 12 volts, tendo um consumo máximo de 15A, necessita de um "slot" DIN para instalação, tendo a dimensão de 190 x 60 x 120 milímetros, sendo, portanto, pouco profundo, o que é relevante em veículos com menos espaço disponível, algo que pode acontecer nalgumas gavetas, incluindo as de alguns sistemas de armazenamento ou consolas, pelo que a compatibilidade é elevada.
O conjunto, que inclui, para além do rádio, a armadura para instalação, controle remoto, chaves para remoção e conectores ISO para adaptar à cablagem do veículo, caso este não possua este tipo de ligações, tem um preço que fica perto dos 14 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, ficando substancialmente abaixo do limite estabelecido para pagamento de direitos alfandegários.
segunda-feira, março 12, 2018
O outro lado dos fogos - 2ª parte
A alteração dos cursos de água, devido a aluimentos de terras e ao acumular de materiais no fundo, e a falta de consistência das margens são outra consequência conjunta do do mau tempo e dos fogos, contribuindo para inundações ou para o simples galgar das margens, o que pode ser igualmente perigoso, quando alcance vias de circulação, podendo arrastar pessoas e veículos.
Em Castro Verde, dois veículos foram arrastados de um pontão sobre a ribeira de Cobres, tendo sido salvos quatro ocupantes, mas não foi possível salvar uma mulher, que morreu afogada, numa situação que ocorreu numa concelho devastado este Verão pelos fogos, sendo de equacionar se estes poderão ter tido alguma influência no nível das águas e força da corrente.
A vulnerabilidade das infraestruturas e a falta de meios para a sua pronta reposição, havendo casos em que serviços essenciais demoram dias a ser repostos, mesmo quando existem alertas prévios, continuam a ser a norma, com custos elevados para as populações, incluindo a nível de segurança, e para o tecido empresarial, cuja produção pode ser suspensa ou sofrer atrasos significativos durante estes periodos.
É de notar que, na sua esmagadora maioria, não se tratam de situações anormais ou para as quais não tenha havido um alerta, baseado em previsões meteorológicas, pelo que a falta de adopção de medidas, como o reforço ou pré-posicionamento de meios para uma intervenção mais rápida é inaceitável, transferindo para outrém os custos inerentes à exploração de negócios que se sabe serem extremamente lucrativos.
Em Castro Verde, dois veículos foram arrastados de um pontão sobre a ribeira de Cobres, tendo sido salvos quatro ocupantes, mas não foi possível salvar uma mulher, que morreu afogada, numa situação que ocorreu numa concelho devastado este Verão pelos fogos, sendo de equacionar se estes poderão ter tido alguma influência no nível das águas e força da corrente.
A vulnerabilidade das infraestruturas e a falta de meios para a sua pronta reposição, havendo casos em que serviços essenciais demoram dias a ser repostos, mesmo quando existem alertas prévios, continuam a ser a norma, com custos elevados para as populações, incluindo a nível de segurança, e para o tecido empresarial, cuja produção pode ser suspensa ou sofrer atrasos significativos durante estes periodos.
É de notar que, na sua esmagadora maioria, não se tratam de situações anormais ou para as quais não tenha havido um alerta, baseado em previsões meteorológicas, pelo que a falta de adopção de medidas, como o reforço ou pré-posicionamento de meios para uma intervenção mais rápida é inaceitável, transferindo para outrém os custos inerentes à exploração de negócios que se sabe serem extremamente lucrativos.
domingo, março 11, 2018
Novas "Cub Pack" da Front Runner
Como alternativa às populares "Wolf Box" ou "Wolf Pack", dependendo da designação dos diversos fabricantes, que utilizamos, existem as "Cub Pack" da Front Runner, igualmente caixas em plástico de alta resistência, empilháveis, mas de menores dimensões e com preços francamente aproximados.
Construídas em polietileno de alta densidade negro, as "Cub Pack" têm dimensões externas de 440 x 315 x 210 milímetros, correspondentes a comprimento, largura e altura, enquanto as dimensões internas são de 385 x 270 x 185 milímetros e o peso é de 2.04 quilos.
Assim as "Cub Pack" são mais compactas que as "Wolf Box", cujas dimensões externas de 510 x 400 x 230 milímetros e internas de 450 x 340 x 205 milímetros e peso de 3.00 quilos, permitindo ser arrumadas em espaços mais exíguos, sendo mais fácil de aceder ao interior por terem o sistema de abertura no topo e ficando completamente encostadas entre sí, dado que os flancos são completamente verticais.
Tal como acontece com as suas congéneres de maiores dimensões, as "Cub Pack" podem ser acomodadas em sacos, para maior estanquicidade, podendo ser transportadas no exterior, sobre uma grade de tejadilho, por exemplo, desde que devidamente presas, fazendo parte do sistema de acomodação de carga concebido pela Front Runner, onde os vários elementos foram pensados para funcionarem conjuntamente.
Construídas em polietileno de alta densidade negro, as "Cub Pack" têm dimensões externas de 440 x 315 x 210 milímetros, correspondentes a comprimento, largura e altura, enquanto as dimensões internas são de 385 x 270 x 185 milímetros e o peso é de 2.04 quilos.
Assim as "Cub Pack" são mais compactas que as "Wolf Box", cujas dimensões externas de 510 x 400 x 230 milímetros e internas de 450 x 340 x 205 milímetros e peso de 3.00 quilos, permitindo ser arrumadas em espaços mais exíguos, sendo mais fácil de aceder ao interior por terem o sistema de abertura no topo e ficando completamente encostadas entre sí, dado que os flancos são completamente verticais.
Tal como acontece com as suas congéneres de maiores dimensões, as "Cub Pack" podem ser acomodadas em sacos, para maior estanquicidade, podendo ser transportadas no exterior, sobre uma grade de tejadilho, por exemplo, desde que devidamente presas, fazendo parte do sistema de acomodação de carga concebido pela Front Runner, onde os vários elementos foram pensados para funcionarem conjuntamente.
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