sábado, julho 19, 2014

Mais um ferido grave em corporação que perdeu dois elementos o ano passado - 2ª parte

Mas se muitas situações são difíceis de prever, tal como a reacção de quem as vive, as estatísticas apontam para um elevado número de vítimas entre os elementos mais jovens, supostamente menos experientes, e que, mesmo com a formação adequada reagem de forma intempestiva ou imprevisível em momentos de maior pressão, resultando muitas vezes em decisões erradas e potencialmente muito perigosas, com a possibilidade de ocorrência de acidentes graves.

Numa reportagem recentemente transmitida, uma jovem bombeira admitia que durante um fogo que causou vítimas, aquilo que aprendera durante o periodo de formação fora esquecido, prevalecendo uma reacção tão instintiva quanto perigosa, de onde não resultaram consequências graves apenas por mera sorte.

O facto de ter havido perda de contacto, com os sobreviventes apenas supondo para onde se dirigiam outros elementos da equipa e manifestando surpresa quando estes não apareceram, revela uma falta de coordenação e unidade que não pode ser tolerado, também demonstra que, em momentos de maior perigo, a análise da situação não foi correcta, dando origem a um acidente fatal.

Tal terá a ver mais com questões de maturidade e de comando e controle no terreno do que com o treino, mas tal resulta ainda mais preocupante, sendo de nos interrogarmos quanto ao perigo que os elementos mais jovens correm, não apenas devido a uma questão de menor experiência, mas também como resultado da sua própria juventude.

sexta-feira, julho 18, 2014

Adaptador USB para painel de veículo

A padronização de conectores USB como forma de carregar equipamentos electrónicos tem resultado na proliferação de adaptadores e conversores, muitos deles destinados a ser utilizados no sistema de isqueiro presente na maioria dos veículos automóveis, convertendo-o numa ou em duas saidas USB.

Com aproximadamente 10.5 x 4.5 x 6 centímetros, correspondendo as duas primeiras medidas ao espaço que tem que estar disponível na superfície onde é instalado, e a última à profundidade necessária a conexões, este adaptador é compatível com a maioria dos isqueiros existentes no mercado, cujo diametro é de 2.1 cm e o comprimento de 3.6.

Este adaptador liga-se na cablagem do veículo, podendo para o efeito usar-se a do isqueiro original, caso seja substituido, adicionando-lhe dois conectores USB com corrente de 5 volts e 2.1 Ampere e 1 Ampere respectivamente, suficiente para carregar a maioria dos pequenos equipamentos electrónicos em uso.

Está presente uma luz indicadora de corrente, tampas estanques para os vários conectores, sendo incluidos os parafusos e os conectores necessários à sua instalação, a qual pode requerer cortes na superfície onde a mesma é efectuada, sendo francamente mais resistente, estável e bem protegido do que os adaptadores temporários comummente utilizados, pelo que este investimento de uma dezena de Euros parece perfeitamente justificável.

quinta-feira, julho 17, 2014

Mais um ferido grave em corporação que perdeu dois elementos o ano passado - 1ª parte

Após a perda de dois bombeiros nos incêndios do Verão passado, outro elemento da corporação de Miranda do Douro ficou gravemente ferido, enquanto um veículo de combate aos fogos, de forma análoga ao sucedido no ano anterior, foi consumido pelas chamas durante o combate a um fogo florestal.

Podendo ser uma simples coincidência, decorrente do facto do elevado número de missões, da orografia e dos vários condicionalismos que se verificam no combate aos fogos, o elevado número de vítimas numa mesma corporação, a que acresce a perda de material, que sendo de muito menor importância, não deixa de ter peso, deve ser devidamente analisado.

É de refletir sobre a forma como uma corporação, ou uma qualquer unidade, deve regressar ao mesmo tipo de missão e de cenário onde sofreu perdas traumáticas, bem como a uma análise dos seus elementos, tanto enquanto colectivo, como em termos individuais, equacionando qual o efeito causado pela perda de alguém tão próximo em circunstâncias trágicas.

Naturalmente que cada caso é um caso, que perante a mesma situação, ou situações equivalentes, a reação de cada indivíduo ou grupo é diferente, o facto é que existem consequências a nível psicológico e mesmo funcional, do que resultará uma alteração procedimental, a qual, independentemente dos estudos, terá sempre um elevado grau de imprevisibilidade.

quarta-feira, julho 16, 2014

Óculos com lentes polarizadas - 2ª parte

Estas lentes oferecem proteção completa contra os raios UVA e UVB, e bastante elevada contra o brilho horizontal do Sol, reduzindo em muito os seus reflexos a ponto de os tornar pouco perceptíveis, evitando situações de encandeamento e permitindo uma melhor capacidade de visão.

Não é difícil saber se as lentes de uns óculos são polarizadas e qual a sua real eficácia, bastando para tal observar através deles um écran, seja de televisão, seja de computador ou outro equipamento informático, e rodar os óculos cerca de 60º para a direita, altura em que a visão através deles deve estar quase opaca.

No écran de "smartphone", esta diferença pode não ser visível, podendo notar-se apenas um pequeno ondular em angulos específicos, mas muitos dos modelos com lentes polarizadas incluem um pequeno cartão de teste, onde apenas usando os óculos é visível o desenho completo, havendo ainda a alternativa, para os mais conhecedores, de olhar um ponto de maior luminosidade e verificar com este é neutralizado.

Outros modelos, igualmente polarizados, possuem lentes especificamente destinadas à condução, com a parte superior esverdeada, destinada essencialmente a escurecer, e a zona inferior em tons de amarelo, com o objectivo de diminuir reflexos e luminosidade proveniente de faróis sem diminuir a capacidade visual.

terça-feira, julho 15, 2014

Land Rover Owners de Agosto de 2014 já nas bancas

Já se encontra nas bancas a edição de Agosto de 2014 da Land Rover Owners International, e, nesta época de Verão e bom tempo, é dado especial destaque às versões descapotáveis dos Defender, Serie e Freelander, com soluções interessantes para todos quantos tenham a opção de usar o respectivo veículo sem capota.

Em termos históricos, os primeiros 75 anos de Solihull, local mítico da marca, onde foram concebidos e fabricados muitos dos modelos da Land Rover, sendo local de origem dos Serie, Ninety, Defender, Discovery, Range Rover, entre alguns dos que fizeram a já longa história deste fabricante.

Igualmente interessante é o "Pathfinder 90", um dos raros modelos militares a usar a plataforma curta do Defender, adoptado pelos para-quedistas ingleses em função do baixo peso e reduzidas dimensões, mas que, nem por isso deixa de estar fortemente armado e bem equipado para o cumprimento das suas missões.

Alguns restauros e artigos técnicos, a descrição de expedições, tal como a extensa publicidade temática, em conjunto com a divulgação de novos produtos, são igualmente interessantes, justificado a aquisição daquela que continua a ser a mais importante publicação do universo Land Rover a nível mundial e a que preferimos sobre a concorrência.

segunda-feira, julho 14, 2014

Óculos com lentes polarizadas - 1ª parte

Especialmente durante o período de maior luminosidade, coincidente, normalmente, com o Verão, a escolha de óculos. com ou sem lentes graduadas, revela-se da maior importância, não apenas pela protecção que conferem. mas também pela que resulta do aumento da acuidade visual.

Naturalmente que a escolha de óculos depende em muito da situação específica e da intenção de uso, mas, para uma utilização mais genérica, os parâmetros de conforto e adequação, eventualmente aliados a alguma estética, prevalecem, com a primazia a ir no sentido do tipo e qualidade das lentes.

O recurso a lentes polarizadas como forma de controlar a luminosidade tem vindo a crescer, sendo hoje possível adquirir óculos com este tipo de lente por valores inferiores à dezena de Euros, sempre com o cuidado de verificar se aquilo que é anunciado pelo fabricante corresponde à realidade e possuem a qualidade pretendida.

Ao contrário das lentes escurecidas, cujo efeito é, como o próprio nome indica, reduzir a luminosidade, mas que permitem que reflexos ou pontos luminosos mais intensos continuem visíveis, as lentes polarizadas possuem uma película laminar plástica que absorve os reflexos, mantendo o contraste das cores, essencial para determinar a forma dos objectos.

domingo, julho 13, 2014

Instruções de instalação disponíveis na "Paddock Spares"

A "Paddock Spares", um dos mais conhecidos fornecedores de peças para Land Rover, disponibilizou no seu "site" as instruções de instalação para numerosos peças e acessórios que comercializa, facilitando assim aos seus clientes a correcta instalação destes items.

Estão disponíveis instruções para peças ou equipamentos tão diversos como escadas, amortecedores, protecções ou mesmo modificações na electrónica, pelo que nem todas as propostas estarão ao alcance da totalidade dos compradores, mas, sem dúvida, que serão úteis para os profissionais que procederem à sua instalação.

As instruções, em formato PDF, portanto compatíveis com o "Adobe Reader" e com os "browsers" com a extensão adequada, ilustram, para além do item específico, a forma de instalar muitos outros, compatíveis com este, algo muito frequente quando se trata de peças de substituição, semelhantes mesmo quando provenientes de diversos fornecedores.

Naturalmente que se justifica plenamente descarregar algumas destas instruções, mesmo antes de uma aquisição, dado que as mesmas ajudam não só a avaliar se estamos perante o pretendido, como qual a complexidade da instalação e mesmo efectuar uma estimativa de custo desta, prevenindo alguns erros e situações complexas ou abusivas.