sábado, novembro 13, 2021

Vestuário aquecido via USB - 2ª parte

A autonomia depende, naturalmente, da bateria utilizada, a qual deve, igualmente, ser facilmente transportável e acomodável num dos bolsos, pelo que se aconselha um formato relativamente plano, devendo-se ter em atenção que, na esmagadora maioria dos casos, terá que ser adquirida separadamente, caso não haja uma disponível para o efeito.

Na sua maioria, o formato de colete, sem mangas, acaba por ser adoptado, podendo ser utilizado como última camada de roupa ou sob outro tipo de vestuário, mas nunca em contacto com a pele, com os fabricantes a adoptarem, quase sempre, o poliester, com forro interior em algodão, e, naturalmente, um fecho éclair frontal que sobe até à gola.

O preço deste tipo de vestuário começa perto da vintena de Euros, incluindo portes, podendo atingir valores francamente mais elevados para peças mais sofisticadas e de melhor qualidades, mas esta quantia pode representar um investimento com um retorno rápido, de permitir reduzir o consumo de energia, diminuindo os custos com o aquecimento dos espaços.

É de notar que podem ser adquiridos apenas as superfícies a aquecer, que, tipicamente, incluem o velcro para aplicação, bem como os cabos e sistemas de conexão, o que pemite utilizar uma peça de vestuário existente, reduzindo assim a quantia a dispender e, eventualmente, reaproveitando uma peça que, de outra forma, teria pouco uso.

sexta-feira, novembro 12, 2021

Falta de Adblue pode paralizar distribuição - 2ª parte

A diminuição da produção do Adblue, bem como o aumento do preço, cuja maior subida foi no Reino Unido, onde quintuplicou desde o início da subida de preços da energia, resultou no armazenamento deste produto por parte de empresas e particulares, sendo disso exemplo a encomenda de 500.000 litros por parte do governo esloveno, para que o serviços públicos de transporte se mantenham em funcionamento.

Mas se o aumento do preço e escassez do Adblue continuar, temos que prever um impacto muito severo a nível da distribuição de produtos por via rodoviária, já que a esmagadora maioria dos camiões actualmente em uso para este fim necessitam do Adblue para funcionar.

Naturalmente, face a uma emergência deste tipo, mais do que se justifica uma intervenção estatal ou comunitária, que garantisse a produção via subsidiação dos preços da energia consumida no fabrico do Adblue ou através de outra forma de compensação, estabilizando os preços e garantindo níveis mínimos de produção, sem o que o prejuízo para a economia e para as populações pode ser devastador.

Enquanto se espera uma solução, que pode tardar, sugerimos aos nossos leitores que adquiram alguma quantidade de Adblue, com base nos seus consumos e nas necessidades específicas do motor, antecipando a possibilidade de se verificar uma falta deste produto no mercado, mesmo que para tal seja necessário efectuar a compra a um preço mais elevado que o habitual, o que, apesar de tudo, será menos inconveniente do que correr o risco de ficar com um veículo imobilizado.

quinta-feira, novembro 11, 2021

Vestuário aquecido via USB - 1ª parte

Com a chegado do Inverno, e das baixas temperaturas, reiteramos o nosso conselho no sentido de recorrer a vestuário quente como contraponto a um maior, e mais dispendioso, aquecimento dos espaços, contrariando a subida de custos da energia e protegendo o ambiente.

As peças de vestuário com aquecimento eléctrico, com um sistema muito semelhante ao dos cobertores eléctricos mais recentes e que recorrem a uma bateria recarregável, que pode ser carregada via USB, são uma solução debaixo custo, que permitem manter o corpo quente, assegurando ao mesmo tempo conforto e mobilidade.

Este tipo de vestuário, existente nos mais diversos formatos, dimensões e cores, tem no seu interior uma superfície que aquece com a passagem da corrente eléctrica e mantém a temperatura, que naturalmente vai decrescendo se desconectado da bateria, para além de um sistema de regulação que, igualmente, serve como interruptor para o ligar ou desligar.

Quase sempre, este botão tem um código de cores que permite verificar qual a temperatura selecionada, que pode ser, por exemplo 25º, 35º e 45º ou 25º, 45º e 65º, e com as superfícies a aquecer a centrarem-se nas costas e pescoço, podendo, nalguns modelos, alargar-se ao peito, sobretudo quando em vez de uma superfície de aquecimento de grandes dimensões, a opção é por várias superfícies de tamanho reduzido.

quarta-feira, novembro 10, 2021

Falta de Adblue pode paralizar distribuição - 1ª parte

Não obstante a imprevisibilidade da evolução da produção do Adblue, e do inevitável aumento de preço, convém alertar para a possibilidade de este aditivo químico utilizado na maioria dos mais recentes veículos com motor diesel vir a faltar, do que pode resultar, no limite, a restrições no uso dos veículos e mesmo na sua imobilização.

Quem possui um veículo com motor diesel que cumpra as normas anti poluição mais recentes, sabe que o AdBlue é essencialmente composto por água desmineralizada e ureia pura, cujo processo de produção implica o consumo de gás natural, cujo preço tem vindo a aumentar sucessivamente ao longo dos últimos meses.

Este líquido é injetado diretamente no sistema de escape do veículo, sendo de estimar que tenha um consumo que pode variar entre o 1.5 e os 2.5 litros para cada milhar de quilómetros percorridos e tinha um preço que rondaria um Euro por litro, mas que tem subido de forma muito rápida.

A diminuição da produção do Adblue, bem como o aumento do preço, cuja maior subida foi no Reino Unido, onde quintuplicou desde o início da subida de preços da energia, resultou no armazenamento deste produto por parte de empresas e particulares, sendo disso exemplo a encomenda de 500.000 litros por parte do governo esloveno, para que o serviços públicos de transporte se mantenham em funcionamento.

terça-feira, novembro 09, 2021

11 de Novembro, dia de oportunidades em "sites" asiáticos

Apesar de não ter tradição no Ocidente, onde o dia 11 de Novembro é recordado como o dia do Armistício, que assinala o final da 1ª Guerra Mundial, na Ásia esta data corresponde ao equivalente à "Sexta Feira Negra", um dia de descontos, por vezes muito substanciais, e que antecede a epoca do Natal e passagem de ano.

Inicialmente destinado aos solteiros, como festa de celebração e compras, rapidamente o 11 de Novembro passou a ser um dos dias mais importantes no calendário comercial asiático, sobretudo na China, pelo que será de prever que nessa data surjam boa oportunidades de compras, por vezes associadas a cupões, descontos de quantidade ou créditos, mas que tendem a corresponder a descontos relevantes.

Muitas destas empresas baseadas na China têm grandes armazéns na Europa, sobretudo nos países mais centrais, mas também, muito frequentemente, em Espanha, o que permite, caso se adquira com entrega a partir de um destes armazéns, uma entrega rápida e dispensa do pagamento, e inerentes demoras, relativas ao processo de desalfandegamento.

Sugerimos aos nossos leitores que, no dia 11 de Novembro, estejam atentos aos grandes "sites" onde se concentram vendedores asiáticos, como o Aliexpress ou o Banggood, porque, certamente, surgirão muitas oportunidades que, caso correspondam a perspectivas de compra, podem revelar-se uma boa oportunidade para proceder a essas aquisições.

segunda-feira, novembro 08, 2021

Etiquetas e privacidade - 2ª parte

Um dos processos mais simples para destruir etiquetas, e talvez o mais conhecido, é um vulgar destruidor de papel, o que implica cortar ou remover a etiqueta, e colocá-la no triturador, sendo normal que o conteúdo do depósito seja distribuído por diversos recipientes que serão deitados para o lixo separadamente, o que dificulta muito reconstruir documentos originais.

Um destes destruidores de papel eléctricos, capazes de triturar, igualmente, materias mais duros, como cartões de crédito, destinado a uso doméstico, tem um preço que pode rondar a trintena de Euros, sendo de esperar que obedeçam às normas para este tipo de equipamento, as quais determinam se este protege efectivamente a informação.

Existem dispositivos, de muito baixo custo, com preços que começam abaixo dos 5 Euros, que se destinam a ocultar os dados de uma etiqueta, sobrepondo um padrão complexo que, juntamente com os caracteres previamente escritos, tornarão bastante difíceis de ler o conteúdo da etiqueta.

Tipicamente, este dispositivo inclui um rolo interior, com um padrão que dificulta a leitura, um reservatório de tinta e, eventualmente, uma lâmina para cortes, bastando passar sobre a etiqueta para que esta fique ilegível, pelo menos sem o recurso a equipamentos destinados a análises forenses e a intervenção, eventualmente morosa, de um especialista.

domingo, novembro 07, 2021

Promoção de produtos para veículos no Lidl

Vão estar em promoção, a partir da próxima quinta-feira, dia 11 de Novembro, nas lojas da cadeia Lidl, um conjunto de produtos para veículos entre os quais se encontram algumas novidades, com destaque para um novo carregador de baterias, para além de diversos produtos já conhecidos mas que nem por isso deixam de ser úteis e possíveis de adquirir a preços competitivos.

Este carregador, da marca "Ultimate Speed", é compatível com baterias de 6 V e 12 V, capacidade entre os 8 e os 250 Ah, tem correntes de carga de 2, 6 e 17 A está protegido contra inversão de polaridade, curto-circuito e sobrecarga e incorpora um dispositivo de teste de di´namos, que permite para testar o desempenho, funcionando ligado a uma ficha convencional de 230 V a 50 Hz.

Para além deste carregador, que tem um preço de 49.99 Euros, está disponível o conhecido estojo de primeiros socorros da Senplast, com 44 peças, pelo preço de 5.99 Euros, que aconselhamos seja para o veículo, seja para ter em casa, e uma manta anti fogo quadrada, com um metro de lado, em tecido de fibra de vidro revestido e que está certificado de acordo com DIN EN 1869 e custa 9.99 Euros.

Outros produtos, desde aparafusadoras de impacto eléctricas com bateria, a lanternas multi-funções, passando por sistemas de arrumação, compressores, escovas para limpa para-brisas e palas para rodas, complementam uma oferta que tem uma variedade e qualidade superior à de promoções anteriores desta cadeia, o que justifica visitar o "site" do Lidl e conhecer em detalhe os diversos produtos disponibilizados nesta data.