A diminuição da produção do Adblue, bem como o aumento do preço, cuja maior subida foi no Reino Unido, onde quintuplicou desde o início da subida de preços da energia, resultou no armazenamento deste produto por parte de empresas e particulares, sendo disso exemplo a encomenda de 500.000 litros por parte do governo esloveno, para que o serviços públicos de transporte se mantenham em funcionamento.
Mas se o aumento do preço e escassez do Adblue continuar, temos que prever um impacto muito severo a nível da distribuição de produtos por via rodoviária, já que a esmagadora maioria dos camiões actualmente em uso para este fim necessitam do Adblue para funcionar.
Naturalmente, face a uma emergência deste tipo, mais do que se justifica uma intervenção estatal ou comunitária, que garantisse a produção via subsidiação dos preços da energia consumida no fabrico do Adblue ou através de outra forma de compensação, estabilizando os preços e garantindo níveis mínimos de produção, sem o que o prejuízo para a economia e para as populações pode ser devastador.
Enquanto se espera uma solução, que pode tardar, sugerimos aos nossos leitores que adquiram alguma quantidade de Adblue, com base nos seus consumos e nas necessidades específicas do motor, antecipando a possibilidade de se verificar uma falta deste produto no mercado, mesmo que para tal seja necessário efectuar a compra a um preço mais elevado que o habitual, o que, apesar de tudo, será menos inconveniente do que correr o risco de ficar com um veículo imobilizado.
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