Não obstante a imprevisibilidade da evolução da produção do Adblue, e do inevitável aumento de preço, convém alertar para a possibilidade de este aditivo químico utilizado na maioria dos mais recentes veículos com motor diesel vir a faltar, do que pode resultar, no limite, a restrições no uso dos veículos e mesmo na sua imobilização.
Quem possui um veículo com motor diesel que cumpra as normas anti poluição mais recentes, sabe que o AdBlue é essencialmente composto por água desmineralizada e ureia pura, cujo processo de produção implica o consumo de gás natural, cujo preço tem vindo a aumentar sucessivamente ao longo dos últimos meses.
Este líquido é injetado diretamente no sistema de escape do veículo, sendo de estimar que tenha um consumo que pode variar entre o 1.5 e os 2.5 litros para cada milhar de quilómetros percorridos e tinha um preço que rondaria um Euro por litro, mas que tem subido de forma muito rápida.
A diminuição da produção do Adblue, bem como o aumento do preço, cuja maior subida foi no Reino Unido, onde quintuplicou desde o início da subida de preços da energia, resultou no armazenamento deste produto por parte de empresas e particulares, sendo disso exemplo a encomenda de 500.000 litros por parte do governo esloveno, para que o serviços públicos de transporte se mantenham em funcionamento.
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