sábado, setembro 08, 2012

Começou o Enco(ue)ntro Ibérico Land Rover 2012

Image Hosted by Google Cartaz do evento

Entre os dias 07 e 09 de Setembro, o destino dos Land Rovers é Gouveia, onde se realiza o Enco(ue)ntro Ibérico, uma festa bianual que reune proprietários e admiradores desta marca de ambos os países da Península, proporcionando momentos de convívio e de aprendizagem.

Tal como acontecera anteriormente, o evento voltou ao Parque da Sra dos Verdes, em Gouveia, local onde a anterior edição em Portugal se revelou um sucesso, com o maior número de participantes, superior a 3.000, e veículos presentes, que ultrapassou o milhar.

Tal como anteriormente, a oferta é variada e abrange os vários escalões ectários, com actividades mais técnicas e vocacionadas para os praticantes de todo o terreno, enquanto outras são mais lúdicas e viradas para o divertimento e o convívio, de modo a que famílias inteiras tenham pontos de interesse.

A todos quantos se deslocam este fim de semana a Gouveia, desejamos um excelente fim de semana, com recordações inesquecíveis, que sejam partilhadas por todos quantos apreciam a marca.

quinta-feira, setembro 06, 2012

Optamos pelas Canon EOS Rebel XT 350D

Image Hosted by Google Uma Canon EOS Rebel XT 350D

Como resultado de dois leilões, e porque pretendemos alguma padronização, conseguimos adquirir um par de máquinas fotográficas Canon EOS Rebel XT 350D, uma delas recondicionada e outra a necessitar de uma pequena reparação, por um valor total que pouco ultrapassa as duas centenas de Euros.

Se bem que este não fosse o nosso modelo de eleição, até porque preferiamos um modelo com resolução superior aos 8 MP desde modelo, o baixo preço e a quantidade de opcionais disponíveis por um valor módico levaram-nos a, pelo menos temporariamente, fazer esta escolha.

Esperamos que, com o decorrer do projecto e o surgimento de alguns apoios, possamos melhorar o equipamento fotográfico, de modo a que os resultados sejam de melhor nível técnico, mas optamos por não esperar pelo ideal, avançando com aquilo de que dispomos.

Entretanto, caso algum dos nossos leitores tenha acessórios compatíveis com este modelo da Canon, agradecemos que nos contactem, dado que necessitamos de complementar os corpos das máquinas com objectivas, filtros, lentes, memórias, e outros equipamentos.

quarta-feira, setembro 05, 2012

Adicionamos contador do StatCounter

Image Hosted by Google Écran do StatCounter

A frequente indisponibilidade do contador que usamos neste "blog" desde o início, fornecido pelo Sitemeter, bem como as dificuldades em aceder à area de gestão, levou-nos a procurar uma alternativa, tendo-se optado pelo StatCounter.

Ambos os contadores são gratuitos, mas o tipo de informação disponibilizado pelo StatCounter é francamente superior, com uma apresentação em modo gráfico francamente mais intuitivo, mesmo na versão gratuita, pela qual, naturalmente, optamos.

Mantivemos, por enquanto, o contador original, tendo usado os dados do mesmo como ponto de partida para o StatCounter, sendo de observar o desfasamento entre os dois, como forma de verificar qual o mais exacto e o que proporciona melhores resultados.

Setembro começa com vaga de incêndios - 2ª parte

Image Hosted by Google Um Canadair CL-415 no combate a um fogo em Portugal

O pedido efectuado foi de quatro aviões de combate aos fogos, como forma de reforçar o dispositivo actual e na previsão de uma continuidade da actual situação, dado que se prevê tempo quente até ao fim desta semana, o que vai acrescentar uma grande pressão sobre o dispositivo, sobretudo devido ao cansaço que se começa a fazer sentir.

Estes quatro aviões, incluindo os dois Canadair enviados por Espanha e as duas aeronaves vinda de França, já se encontram operacionais, vindo dar uma ajuda preciosa no intenso esforço de combate aos fogos que lavram sobretudo na zona Centro do País.

O prolongar de alguns fogos, bem como o elevado número de ocorrências, tem, inevitavelmente levado a um desgaste dos meios envolvidos nas operações, o que se traduz por uma menor eficácia e num nível de risco acrescido, o que deve implicar uma rotação de meios.

terça-feira, setembro 04, 2012

Setembro começa com vaga de incêndios - 1ª parte

Image Hosted by Google Um Kamov no combate a um fogo em Portugal

O início de Setembro fica marcado pela vaga de fogos florestais e pela perda de uma vida humana, para além da queda de um helicóptero pesado Kamov Ka-32 durante as operações de combate aos fogos, do que resultou dois feridos ligeiros.

O grande incêndio no concelho de Ourique, activo desde Domingo, mobilizava então mais de 500 efectivos, apoiados por 141 veículos e 4 meios aéreos, destruira habitações, uma fábrica, diversos veículos, para além de causar uma vítima mortal.

Em Carapinha, no concelho de Tábua, perto de 300 efectivos, apoiados por 80 veículos e 3 meios aéreos combatiam um fogo que obrigou a cortar a Estrada Nacional 17 e o IC-16 perto de Arganil, e, apesar de melhorias, a situação mantinha-se complicada.

Estes são apenas dois exemplos, de entre muitos, que já obrigaram Portugal a pedir ajuda externa, ao abrigo dos mecanismos europeus disponíveis para auxiliar países em dificuldades no combate aos fogos florestais, essencial numa altura em que todos os meios aéreos estão empenhados no combate.

segunda-feira, setembro 03, 2012

Modelo do Defender 90 para montar

Image Hosted by Google Um modelo do Defender 90

Licenciado pela própria Land Rover, o modelo do Defender 90, na versão "station wagon" equipada com o motor Puma, de 2.4 litros, uma das configurações mais recentes dado que mesmo a versão com motor de 2.2 litros tem aparência semelhante.

Esta miniatura tem a carroçaria, incluindo as portas em metal pintado, interiores, chassis e outros detalhes em plástico, superfícies vidradas para janelas e faróis, bem como pneus em borracha e jantes a imitar as de liga leve realistas.

Entre os detalhes, para além do interior bem acabado, visível através das portas que se podem abrir, encontram-se faróis, limpa-parabrisas, parachoques, etc, tendo ainda a particularidade de ter um pequeno motor de fricção, que o faz andar após ter sido puxado no sentido contrário à marcha.

A montagem é extremamente simples, dado que as peças vêm numa cor realista, mas uns retoques a nível de pintura melhoram em muito a aparência deste modelo que mede uma dúzia de centímetros de comprimento e está disponível em azul e verde por um preço inferior à quinzena de Euros.