sábado, maio 30, 2020

Ventilador a energia solar para veículos - 1ª parte

Os sistemas de ventilação autónomos, com carregamento por energia solar, destinados a complementar aqueles que vêm instalados nos veículos, quando bem instalados e sendo de um modelo adequado, permitem uma muito melhor circulação de ar, tornando a vida a bordo muito mais agradável e segura, protegendo os ocupantes de indisposições provocadas pelo calor em excesso.

Estão disponíveis no mercado inúmeros modelos, com distintos graus de sofisticação, com maior ou menor número de ventoinhas, e com preços que vairam enormemente, pelo que nos centraremos num modelo acessível, com duas ventoinhas, que exemplificam os equipamentos de baixo custo e que carecem de instalação, sem dúvida os mais práticos e aqueles que se revelam mais populares.

Este modelo tem dois motores independentes, que podem operar separadamente, com passagem de ar e controle autónomos, proporcionando fluxos de ar em diferentes ângulos, revelando-se bastante eficiente, sendo, no entando, de lamentar que as saídas não sejam orientáveis, o que melhoraria substancialmente o seu desempenho.

O painel solar é ajustável, permitindo variar o ângulo, de modo a aproveitar da forma mais eficiente a luz solar, sendo de ter em conta que irá provocar alguma perturbação aerodinâmica e, dependendo da posição na janela, pode interferir com a visibilidade.

sexta-feira, maio 29, 2020

"Webcam" 4K - 3ª parte

A conexão desta câmara é via porta USB, preferencialmente do tipo 3.0, para tirar partido de todas as suas capacidades, suportanto também a norma 2.0, e é suportada, sem necessidade de controladores de dispositivo adicionais, pelos sistemas operativos mais recentes da família Windows, MacOs e Chrome OS.

No entanto, mesmo sem necessitar de "software" adicional, existe um programa de controle da Logitech que permite uma interaçcão melhorada com a câmara, acedendo a todas as funcionalidades e configurações de forma simples, o que permite explorar ao máximo, e sem complexidades, este equipamento, que se revela muito flexível e adaptável a distintas utilizações.

O conjunto inclui, para além da Brio 4K Pro Webcam da Logitech, um cabo USB 3.0, um "clip" removível para suporte, uma peícula de privacidade, para tapar a lente, impedindo o seu uso, uma bolsa de transporte, o guia de utilizador, possuindo uma garantia de fabricante de 3 anos.

Com um preço que ultrapassa as duas centenas de Euros, este é um equipamento topo de gama, embora não seja um dos mais dispendiosos, destinado a um mercado muito exigente, incluindo-se aqui o segmento profissional que oferece um excelente desempenho, cumprindo plenamente o prometido, pelo que, para quem necessite de uma "webcam" deste tipo, será sempre uma opção a ter em conta.

quinta-feira, maio 28, 2020

Câmara miniatura de alta resolução - 1ª parte

A miniaturização da electrónica é, conjuntamente com a redução de preços e a melhoria de desempenho, um dos resultados das evoluções tecnológicas mais recentes, sendo hoje possível adquirir câmaras de alta resolução por um preço muito acessível com o modelo designado genericamente por XD em muitos "sites" de vendas a ser disso exemplo.

Este modelo suporta vídeo HD 4K ou 1080P a 25 ou 30 imagens por segundo, gravado em formato AVI num cartão de memória Micro SD com capacidade de entre 15 e 128 Gb, estimando-se que cada hora de gravação necessite de aproximadamente 6 Gb, dependendo da resolução selecionada.

Com apenas 28 x 28 x 11 milímetros, este é, sem dúvida um dos modelos com capacidade de alta resolução mais pequenos do mercado, sendo muito fácil de operar e possuindo dois "leds" de 5 x 8 milímetros para operar com fraca luminosidade, iluminando a distâncias de até 5 metros.

Naturalmente, apesar da elevada resolução e da presença de "leds", as pequenas dimensões do sensor e a ausência de sistemas de correcção, balanço ou estabilização da imagem implicam um conjunto de restrições, sendo sempre de testar, nas várias condições de operação, se a qualidade da imagem recolhida se adequa aos objectivos que se pretende alcançar, experimentando as várias configurações e possibildiades oferecidas por este modelo.

quarta-feira, maio 27, 2020

"Webcam" 4K - 2ª parte

Esta câmara inclui um sensor com tecnologia infra-vermelho, permite o reconhecimento facial e uma autenticação segura através do Windows Hello ou de outro "software" que suporte este tipo de funcionalidade, aumentando assim a segurança do sistema onde é instalada.

O "RightLight 3", com HDR permite utilizar a câmara com quaisquer condições de iluminação, desde uma luminosidade muito fraca até Sol directo ou quando o contraste da imagem é muito elevado, sendo complementado pelo excelente sistema de focagem automático, muito preciso e dinâmico, que corrige de imediato alterações nas condições de recolha de imagem.

Este modelo incorpora dois microfones omni-direccionais de elevada sensibilidade, com cancelamento de ruído, proporcionado uma excelente reprodução do som ambiental, sendo compatível com diversas aplicações exigentes, como o Microsoft Cortana ou outros assistentes.

Esta "webcam" tem um sistema de montagem que pemite usar diversos suportes, como um simples "clip" ou mola para a fixar num écran plano, mas a roscagem universal permite também o recurso a um tripé ou a outro suporte padronizado, inclusivé os que foram construídos para câmaras de acção.

terça-feira, maio 26, 2020

iCarsoft LR V2.0 versão 2020 disponível - 4ª parte

Tal como acontece com outros equipamentos, onde surgem propostas de muito baixo valor, será sempre de desconfiar da proveniência, solicitando documentação comprovativa da autenticidade dos mesmos, inclusivé um número de série, e, em caso de dúvida, contactar o fabricante no sentido de obter uma confirmação, evitando erros que se podem revelar particularmente dispendiosos.

Por outro lado, os equipamentos adquiridos através dos canais oficiais, para além do acesso a actualizações, têm direito ao suporte por parte de técnicos especializados, para o que é indispensável, para além de dispor de um produto legítimo, proceder ao respectivo registo, que será validado, e permitirá aceder aos diversos recursos que a iCarsoft disponibiliza aos sues clientes.

O conjunto, para além do leitor iCarsoft LR V2.0, inclui o cartão de memória de formato TF com o "software" de diagnóstico para modelos da Land Rover e da Jaguar, um cabo OBDII, um cabo de conexão via USB a um computador pessoal, bem como um estojo de transporte em nylon e o manual do utilizador.

Com preços que ficam pela centena e meio de Euros, a que acrescem portes a partir de Inglaterra, o que evita, pelo menos até ao final do ano, problemas de importação, este é um dos leitores portáteis mais interessantes do mercado desde que, naturalmente, suporte o modelo a que se destina, revelando-se sempre muito fácil de utilizar, resistente, e com as funcionalidades mais essenciais no diagnóstico de um veículo.

segunda-feira, maio 25, 2020

"Webcam" 4K - 1ª parte

Já se encontram no mercado câmaras 4K, sem interpolação, destindas a proporcionar uma experiência de conversação via vídeo tão real quanto possível, oferecendo uma qualidade de som e imagem de muito elevada qualidade a qual, naturalmente, depende sempre do desempenho da ligação via Internet.

Devemos alertar que estão anunciadas câmaras 4K para computador com preços tão baixos como a dúzia de Euros até modelos que custam algumas centenas, sendo que esta diferença, que numa primeira análise pode parecer injustificável, resulta das reais características, com os modelos mais baratos a oferecerem 4K graças ao uso de uma programação que, por muito sofisticada que seja, não permite obter resultados semelhantes aos obtidos por via óptica.

Assim, estamos a compara realidades completamente distintas, sendo que uma delas não passa de uma ilusão de 4K, obtida por interpolação de pontos, do que pode resultar uma imagem de boas dimensões, mas fraca qualidade, que em nada se compara aquela que se obtem quando as imagens são recolhidas através de uma lente de elevada qualidade e processadas por um equipamento sofisticado.

A Logitech Brio 4K Pro é um modelo sofisticado, que oferece resoluções de 1280 x 720 e 4096 x 2160 pixel, com um máximo de 90 imagens por segundo na resolução mais baixa, "zoom" digital 5X e lentes de alta qualidade com um ângulo que pode ir até aos 90º, mas que pode ser ajustado para 65º ou 78º para uma incidência numa zona específica.

domingo, maio 24, 2020

Primeira grande actualização de 2020 do Windows 10 chega para a semana - 2ª parte

Sabendo-se que muitas das mais recentes actualizações funcionais da Microsoft enfermam de erros e problemas, alguns destes com consequências desastrosas, impõe-se a prudência, evitando precipitações, o que implica esperar pela reacção dos utilizadores que instalam a versão defenitiva, não uma versão de pré-lançamento e menos ainda de teste, que, podendo aparentar serem idênticas, possuem diferenças não visíveis que podem ter um impacto devastador, incluindo provocando perda de dados.

Reiteramos a necessidade de se efectuarem as actualizações com a periodicidade indicada pelo fabricante, sobretudo aquelas que têm implicações na segurança do sistema, mas sem o excessivo entusiasmo que leva a precipitações, evitando proceder a instalação de uma actualização antes de haver o retorno de outros utilizadores, sem esquecer que alguns problemas podem não ser imediatamente detectados ou ocorrer em situações específicas que ainda não tenham sido devidamente divulgadas.

A partir da data anunciada para a disponibilização desta actualização, caso o processo seja forçado manualmente, esta deverá ser disponibilizada, algo que pode não acontecer imediatamente para todos os utilizadores porque a Microsoft controla a disponibilidade em função da carga dos servidores e do tráfego que resulta da transferência de grandes quantidades de dados, no sentido de evitar uma excessiva saturação da rede, que comprometa outras aplicações ou a simples navegação na Internet.

Com a calma e precauções adequadas, após obter o retorno de outros utilizadores, preferencialmente com experiência nesta área, e, salvo indicações em contrário, esta actualização deve ser instalada de forma manual, na altura escolhida, evitanto um processo moroso quando tal for obrigatório, o que pode ocorrer num momento de menor conveniência, durante o qual desempenho do equipamento seja relevante.