sábado, maio 12, 2018

O Dell Vostro 3558 - 2ª parte

Para além do leitor e gravador de DVD de dupla camada, com possibilidade de regravação, está presente um leitor de cartões que suporta os formatos SD, SDHC, SDXC e MMC, o que, aliado às portas USB facilita a leitura e gravação de dados em suportes externos.

Com dimensões de 380 cm x 260.4 cm x 23.75 milímetros e um peso de 2.24 quilos, incluindo uma bateria de 4 células, que permite a este portátil baseado na 5ª geração de processadores de muito baixa voltagem da Intel funcionar autonomamente até 8 horas e 42 minutos, segundo os dados do fabricante, o Vostro revela-se de muito fácil utilização e com uma boa autonomia.

Com o Windows 10 Professional, o mais adequado a um modelo que se destina a utilização profissional, previlegiando a conectividade e autonomia sobre o desempenho, este pode ser substancialmente melhorado caso se invista na duplicação da memória, aumentando-a para 8 Gb, o que, conjuntamente com o disco SSD, resulta numa performance francamente superior.

Tendo em conta os preços praticados, um Vostro 3558 pode ser adquirido por pouco mais de 250 Euros, incluindo a expansão de memória e portes a partir de um país europeu, o equivalente a alguns modelos de entrada novos, mas com uma menor flexibilidade e desempenho e que, normalmente, não incluem um Windows 10 Professional, que tem inúmeras vantagens sobre versões destinadas ao mercado doméstico.

sexta-feira, maio 11, 2018

O receptor de GPS Ublox para sistemas Windows - 1ª parte

Embora a maioria dos sistemas de navegação seja utilizado em dispositivos móveis baseados em Android ou iOS, continuam a ser utilizados computadores portáteis que, com a disponibilização de discos SSD a baixo preço, se revelam soluções adequadas a utilizações exigentes, onde é necessário recorrer a programas concebidos para a plataforma Windows.

Dado que, tipicamente, os portáteis não incluem um receptor de sinal GPS, é necessário adicionar um, conectando-o a uma porta USB, sendo de escolher um modelo que recorra a mais do que um sistema de satélites, que no caso em análise será o GPS e o Glonass russo, e com um número de canais que aumente a precisão, e que neste exemplo, serão 56.

Com dimensões de apenas 6.00 x 2.80 x 1.00 centímetros e peso de 50 gramas, o equivalente a uma "pen" USB, este receptor baseia-se no "chip" UBLOX G7020, suportando sinal GPS L1 1575.42MHz C/A, tendo uma sensibilidade de 162 dbm e um tempo de posicionamento de 0.1 segundos, com precisão temporal de 30 nanosegundos e direcional de menos de 0.5 graus.

A operação deve efectuar-se entre os -40 e os 85 graus célsios, a uma altitude até aos 50.000 metros, com uma velocidade inferior aos 500 metros por segundo e acelerações abaixo dos 4 g, necessitando de uma voltagem entre os 3.3 e os 5 V, proveniente de uma porta USB, para funcionar.

quinta-feira, maio 10, 2018

Documentos dos incêndios de Pedrogão foram destruídos - 3ª parte

Já existem arguidos neste processo, sendo possível que outros responsáveis venham a ser contituídos como arguidos, podendo incluir não apenas a área operacional, mas a própria tutela política que, através de nomeações com critérios discutíveis, colocou em lugares de comando quem podia não ter as competências necessárias.

Independentemente das razões, e sabendo que, inevitavelmente a existência do relatório seria revelada e, passado algum tempo, o seu conteúdo seria conhecido, para além de injustificável, a opção de não revelar imediatamente um documento com esta importância, não apenas pelas revelações que contém, mas sobretudo pela gravidade da situação que relata, é sempre um erro, interpretado como uma falta de transparência ou ocultação do sucedido.

Como consequência da polémica, após pedidos de diversas proveniências, mas sobretudo devido à pressão criada, o Ministério Público disponibilizou o conteúdo, terminando um processo que terá como resultado uma maior desconfiança relativamente ao Estado e ao próprio sistema de socorro, cuja hierarquia parece ser protegida pela tutela política que, naturalmente, pode estar envolvida deste conjunto de falhas.

Desta forma, parte da polémica desaparece, podendo agora haver uma maior concentração no que realmente interessa, que inclui o apuramento de responsabilidades e, sobretudo, as lições que devem ser extraidas e cujos ensinamentos devem ser aplicados no futuro, evitando, tanto quanto possível, que um conjunto de falhas e erros de consequências trágicas se voltem a repetir.

quarta-feira, maio 09, 2018

Capacetes para filmagens - 3ª parte

A selecção do tipo de câmara, que será sempre do tipo associado a desportos radicais, das quais as Go Pro são o exemplo mais corrente, será abordada em textos separados, dada a multiplicidade de opções existentes no mercado, com características muito distintas entre sí e, naturalmente, preços completamente diferentes, muito embora se possa obter um excelente equipamento por uma vintena de Euros. Este modelo de capacete tem duas calhas laterais, em forma de "rails" RIS ou RAS, que permitem adicionar desde lanternas a câmaras, sempre com um suporte específico, enquanto o velcro, para além de permitir igualmente fixações de equipamentos, permite também colocar contra-pesos, essenciais caso se pretenda um equilíbrio adequado de todo o conjunto.

Alguns fornecedores incluem, conjuntamente, uns óculos de protecção que, não sendo tão eficazes como uns ESS ou outros modelos em policarbonato, contribuem para aumentar a segurança, sendo sempre de equacionar a aquisição de um modelo mais resistente e, sobretudo, com diferentes tipos de lente, incluindo-se aqui versões escurecidas e de alta visibilidade.

Um conjunto ESS ou Viper original em 2ª mão, que inclui o estojo, armação e suporte para nariz, três tipos de lente de protecção diferentes, pano para limpeza pode ser adquirido por uma vintena de Euros e oferece uma excelente protecção, justificando bem o investimento para evitar danos nos olhos.

terça-feira, maio 08, 2018

Documentos dos incêndios de Pedrogão foram destruídos - 2ª parte

Terão sido destruídos documentos de vários tipos, alguns, provavelmente, por questões operacionais, como rascunhos de planos que vão sendo actualizados e, portanto, perdem validade, mas igualmente diversos tipos de registo que poderiam contribuir para uma melhor percepção do que efectivamente se passou.

A falta de suporte informático adequado, tal como mencionado pelos auditores, poderá ser uma das causas, mas o facto é que se sabe que, a nível central, foram apagados elementos da "linha do tempo", pelo que apenas a selagem de registos, tornando-os inacessíveis a tentativas de manipulação, como numa "caixa negra", poderia garantir a sua permanência e genuinidade.

As falhas são inúmeras, em termos de falta de meios, de ausência de coordenação, de falhas de comunicações, e de todo um conjunto de factores dos quais resultou a incapacidade de um combate efectivo, concentrando-se as operações na tentativa de socorro às populações, enquanto o combate às chamas era efectuado com uma grande escassez de meios e com uma eficácia muito reduzida ao longo das primeiras horas desta ocorrência.

Desta forma, parte da polémica desaparece, podendo agora haver uma maior concentração no que realmente interessa, que inclui o apuramento de responsabilidades e, sobretudo, as lições que devem ser extraidas e cujos ensinamentos devem ser aplicados no futuro, evitando, tanto quanto possível, que um conjunto de falhas e erros de consequências trágicas se voltem a repetir.

segunda-feira, maio 07, 2018

Entre o ajuste directo e a requisição civil - 4ª parte

Foi a intenção de contratar meios pelo menor valor possível, e tal é positivo caso não se entre pelo irrealismo que torne o concurso pouco ou nada atractivo, que levou a uma situação lamentável, que denota falta de conhecimento deste mercado complexo, onde os meios são escassos face às necessidades, e o aproximar da época crítica e da alocação dos meios disponíveis a outros países, dificulta ainda mais a solução.

Face à devastação do ano passado, será de esperar que este ano os fogos sejam menos devastadores do que a média dos últimos anos, o que diminuirá o impacto negativo da falta de meios aéreos, sendo possível que estes, mesmo em menor número, possam ser os suficientes para as ocorrências, mas ficará em aberto a vertente política e os efeitos que o falhanço na contratação e mobilização de meios terá depois das tragédias do ano passado.

Independentemente do que acontecer, o fracasso negocial e a falha na preparação do dispositivo irá pesar na luta política e, caso se verifique uma nova tragédia, o impacto será particularmente severo, com responsabilidades a serem dirigidas à estrutura política, incluindo não apenas o MAI, mas a própria chefia do Governo que, em vésperas de eleições, obviamente não quer ser associada a uma catástrofe para cuja responsabilidade contribuiu.

Toda a condução do processo foi manifestamente errada, sendo eco de muitas outras onde o irrealismo resultante da obrigação de restrições financeiras, as mesmas que são patentes nas mais diversas áreas, levam a adiar soluções que, quando qualquer novo adiamento se revela impossível, implicam más decisões, onerosas e ineficazes, cujo objectivo pode ser mais político do que prático, protegendo quem errou e não quem corre o risco de se transformar em vítima.

domingo, maio 06, 2018

Facebook vai facilitar limpeza do histórico

O Facebook anunciou recentemente que irá adicionar uma funcionalidade destinada a apagar o histórico, de forma muito semelhante aquela que se pode fazer num "browser", recorrendo a um simples botão que irá desencadear um processo automatizado e de fácil percepção por parte do utilizador.

Também as interacções com aplicações passam a ser mais visíveis e a possibilidade de as conhecer, controlar e restringir também fica facilitada, evitando a partilha de dados, feita muitas vezes de forma inconsciente, efectuada quase sempre através da concessão de uma autorização nunca revogada por simples esquecimento, mas que permite uma recolha de dados contínua.

Assim, informações sobre aplicações ou "sites" com os quais houve interacção podem ser apagadas, sem o risco de voltarem ser proporcionadas a entidades externas, perdendo-se estes hábitos de utilização, pelo que alguma da aprendizagem do Facebook sobre cada utilizador será, igualmente, perdida, facto que pode ter algum efeito em áreas específicas, como as propostas efectuadas ou publicidade disponibilizada.

Após os recentes escândalos, é manifesto que o Facebook pretende recuperar a confiança dos utilizadores, implementando novas funcionalidades na área da privacidade, as quais só terão efeitos caso os utilizadores ajam de forma prudente e, sobretudo, se a forma como a plataforma partilha as informações for mais controlada, sobretudo na forma como é permitido às aplicações acederem a dados após autorização por parte dos utilizadores e mais ainda quando esta permitem o acesso a perfis de terceiros.