sábado, maio 04, 2019

Ciclo de testes do novo Defender aproxima-se do fim - 1ª parte

Com o aproximar da data de apresentação, o programa de testes do novo Defender aproxima-se do final, depois de os vários protótipos terem percorrido mais de 1.200.000 de quilómetros em onze países, localizados em quatro continentes, ao longo de dois anos, durante os quais se verificaram numerosas evoluções.

Os protótipos enfrentaram as mais diversas condições, incluindo as mais extremas, com a maior parte dos testes a terem lugar na Europa, algo óbvio face à nacionalidade britânica do fabricante, mas também porque em Inglaterra existe a variedade de cenários e variações climáticas quer permitem efectuar um grande número de estes nas proximidades dos centros de desenvolvimento da marca.

Os testes passaram também pelos Estados Unidos, não apenas em zonas urbanas, onde foram efectuadas gravações para fins promocionais, mas sobretudo nas zonas desérticas, onde a temperatura é particularmente elevada, incluindo-se aqui o "Death Valley" e os próprios locais de teste dos Jeeps, o "Rubicon Trail", com passagens estreitas num percurso sinuoso.

No extremo climático oposto, os testes na Suécia permitiram aferir da adaptação do novo Defender ao clima frio e à condução sobre neve e gelo, mas também em França, Espanha ou Bélgica foram efectuados testes sobre os mais diversos pisos e condições que este modelo pode esperar nos mercados onde vai ser comercializado.

sexta-feira, maio 03, 2019

Land Rover Owners de Maio de 2019 já nas bancas

Já chegou aos locais de venda habituais a edição de Maio de 2019 da Land Rover Owners International, com o destaque a ir para um Land Rover defender preparado para fugir às rotinas do dia a dia, permitindo aventurar-se, de forma quase autosuficiente, em expedições em locais remotos, acrescendo algumas informações úteis sobre o processo de transformação.

Igualmente a pensar numas férias diferentes, a auto-caravana baseada num Discovery 1, extensamente modificado, é pretexto para outro artigo onde são abordadas diversas possibilidades de campismo recorrendo aos Land Rover, fornecendo um conjunto de conselhos e pistas que serão do interesse de quem aprecia este tipo de férias na Natureza.

Um Serie 3 excelentemente restaudado, um raro Serie 1 CKD, uma sigla que designa os veículos que saiam da fábrica desmontados e eram montados no destino, um Range Rover substancialmente modificado e transformado num 6x4, portanto num veículo de 6 rodas, das quatro 4 são motrizes, e um Evoque 2 fora de estrada, são igualmente detaques deste número.

Acrescem, inevitavelmente, os artigos sobre expedições e sobre as actividades dos diversos clubes de aficionados da Land Rover, uma secção técnica, onde os cuidados a ter com o filtro de partículas assume relevo, bem como as rúbricas ou secções habituais, como as apresentações de produtos e as cartas dos leitores, sempre complementadas pela extensa publicidade temática onde tendem a surgir novidades interessantes, complementado assim um número adequado ao período quente que se inicia.

quinta-feira, maio 02, 2019

Mensagens "Android" com RCS

O "Rich Communications Service" ou RCS será o futuro substituto dos SMS, adicionando um conjunto de funcionalidades que associamos a plataformas como o Whatsapp ou o Messenger do Facebook, que possibilitam aos utilizadores todo um conjunto de opções que permitem maior flexibilidade e segurança, estando agora a ser implementado nas novas versões do sistema de mensagens dos telemóveis "Android".

Com o RCS é possível autenticar as mensagens, evitando assim ataques de "phishing", bem como diminuir o spam, com possibilidade de envio automático deste tipo de comunicação para um endereço da operadora, enquanto a integração com o "Assistant" do Google continua a aumentar, facilitando as respostas e contextualização das mensagens.

Tal como aconteceu com outras versões, esta também irá chegar de forma faseada, sendo utilizada primeiramente por todos quantos optaram pela participação nos programas de testes, mantendo as funcionalidades actuais, ou seja o envio de SMS, a par das novas possibilidades oferecidas pelo RCS, as quais dependerão, naturalmente, do suporte oferecido pela rede de comunicações utilizada.

Em Portugal, apenas a rede da Vodafone já suporta o RCS, enquanto as da Altice/MEO e da NOS continuam sem previsão quanto à altura em que adicionarão suporte para um protocolo que é cada vez mais um padrão dentro das operadoras com maior capacidade tecnológica, sendo este um aviso quanto às capacidades das operadoras e ao interesse em servir adequadamente os respectivos clientes.

quarta-feira, maio 01, 2019

Sensor de auto-nivelamento para impressora 3D - 1ª parte

Um acessório bastante útil, e indiscutivelmente popular, entre quem utiliza impressoras 3D, sobretudo aquelas fornecidas para que o utilizador proceda à montagem, o que permite uma muito maior flexibilidade face a modelos vendidos completamente montados, é o sensor de proximidade, que avalia a distância entre o bico e a mesa de impressão.

Existem diversos modelos de sensor, uns mais universais, outros concebidos a pensar num modelo de impressora específico, sendo que, neste último caso, podem incluir uma placa de montagem, com os acessórios necessários à instalação, e um conector compatível, evitando modificações que poderiam passar pela subsituição de conectores ou mesmo conversão de voltagens de operação.

Nos casos mais simples, basta proceder à montagem do sensor na cabeça, alinhando a distância a que este fica da cama de impressão, e que será o mesmo do bico, e substituir a ligação do sensor de proximidade do eixo Z original à placa lógica pela do novo sensor, para que a substituição seja efectuada e se possa proceder, com os cuidados necessários, aos testes iniciais.

Este tipo de sensor, que se desloca com a cabeça, tem a vantagem de efectuar medições permanentes, o que é vantajoso por reduzir problemas de nivelamento da cama, bem com evita a necessidade de, periodicamente, verificar a distância do bico à mesa, efectuando o procedimento de forma automática, poupando trabalho e reduzindo a possibilidade de erros.

terça-feira, abril 30, 2019

Aproxima-se a actualização 1903 para o Windows 10 - 2ª parte

Sabemos que esta nova actualização, a 1903, tem alguns problemas na atribuição de letras das unidades de armazenamento, e que não é instalável caso sejam detectadas unidades não permanentes, como uma "pen" ou um disco externo ligados via USB, ou seja, volumes amovíveis.

Também é requerido um espaço livre superior ao de actualizações anteriores, com a Microsoft a reservar um maior espaço para salvaguarda da versão anterior do sistema operativo e dos respectivos dados, na perspectiva de que, se algo não correr de acordo com o esperado, haja reversibilidade sem perda de informação, incluindo-se aqui as configurações e personalizações do próprio sistema operativo.

Os recursos mínimos para instalação também serão aumentados, muito embora tal apenas exclua equipamentos com recursos realmente muito abaixo do actualmente necessário para correr os programas mais comuns, numa tentativa de evitar que o desempenho com a nova versão do Windows, mais pesada, como consequência do aumento de funcionalidades, seja, efectivamente, impraticável, resultando numa degradação de performance que impeça a sua utilização.

Com data de lançamento prevista para o dia 10 de Maio, dentro de pouco mais de uma semana, convém ter ideias claras quanto às opções a tomar, que podem ser instalar esta actualização de imediato, selecionar um equipamento específico para testes, ou adiar enquanto outros utilizadores testam de forma mais exaustiva esta actualização, sendo certo de que deve haver um plano concreto, baseado numa reflexão adequada, evitando impulsos de momento que podem ter consequência graves.

segunda-feira, abril 29, 2019

Meios aéreos para combate aos fogos adjudicados à Helibravo - 3ª parte

Admitimos que, formalmente, o facto de a Helibravo não possuir o conjunto de meios contratualizados, recorrendo a terceiros, deveria constar da proposta enviada, mesmo que o caderno de encargos não solicitasse de forma explicita este tipo de informação, por tal ser um factor que pode revelar-se relevante a nível operacional pelas razões previamente mencionadas, sendo a omissão grave.

Se do ponto de vista meramente formal a adjudicação pode ser inatacável, a omissão, que corresponde à ocultação de dados relevantes, é moralmente objectável e, naturalmente, os concorrentes vão utilizá-la como argumento no litígio que se antevê, repetindo assim situações do passado, onde processos semelhantes deram origem a uma longa luta na justiça, mesmo que com o objectivo de um acordo que permita a quem se viu preterido obter uma maior força negocial no futuro.

A falta de clareza, ou mesmo o secretismo, que se tolda muitos processos contratuais ligados à Protecção Civil, sendo um dos exemplos mais conhecidos o respeitante ao SIRESP, em nada contribui para gerar confiança nas instituições, situação agravada pelas dificuldades em aceder a documentos que deveriam ser públicos e que o Estado, mesmo após intimação judicial, opta por não revelar, tal como sucedeu com os pedidos do jornal "Público".

Infelizmente, e salvaguardando as situações onde a reserva de informação é legítima, é prática comum de muitas entidades oficiais ser pouco transparente, ocultando dados a que eleitores e contribuintes têm direito a aceder, como se o Estado fosse sua propriedade, escudando-se em subterfúgios sem sentido que apenas adiam a revelação dos factos, que, inevitavelmente, virão a ser do conhecimento público, mesmo que por vias menos convencionais, num país onde, mais cedo ou mais tarde, tudo se sabe.

domingo, abril 28, 2019

Record da maior caravana de Land Rover

Decorreu no dia 27 de Abril, na Marinha Grande, uma iniciativa da Landmania que visou bater o record do Guiness para a maior caravana de veículos da marca Land Rover, tendo estado presentes um total de 648 viaturas da marca, de diversos modelos, muitos deles com muitos anos, mas que permanecem operacionais.

A ideia era a de recuperar o record estabelecido em Portugal em 2014 e entretanto ultrapassado no Reino Unido, a pátria dos Land Rover, tendo comparecido entusiastas da marca de todos os pontos do país, e mesmo vindos do estrangeiro, incluindo Espanha e o próprio Reino Unido, conduzindo sobretudo modelos antigos.

Obedecendo a um regulamento estrito, com distância máxima entre viaturas e um sistema de controle rigoroso, que permite uma contagem precisa, os Land Rover percorreram um trajecto na estrada entre S. Pedro de Moel e a Praia da Vieira, ultrapassando o número necessário para bater o record, algo que, para ter efeito, dependerá da homologação do Guiness.

Para além da tentativa de obter o record, o convívio, sempre presente nestas iniciativas, bem como a solidariedade, são traços dominantes das actividades dos adeptos desta marca, que, sem apoio do representante em Portugal, continua a manter vivo um conjunto de tradições ligadas a uma mística muito própria, onde a prática do todo o terreno, o respeito pela Natureza e a solidariedade para com quem necessita de ajuda são pilares fundamentais.