sábado, janeiro 03, 2026

Google apresenta ferramente para detectar uso de IA em conteúdos - 1ª parte

Todos temos assistido a um significativo aumento de vídeos e fotos alterados via inteligência artificial, na grande maioria dos casos, destinados a fins lúdicos, sendo facilmente detectáveis as alterações, mas também tem crescido o número de alterações destinadas a outros fins, concretamente a manipular a opinião pública, induzindo-a em erro.

Como resposta, o Google apresentou, recentemente, uma ferramenta "online" destinada a detectar se uma imagem foi gerada ou manipulada através da sua plataforma dee inteligência artificial, numa acção destinada a prevenir a manipulação e a difusão de informações falsas, onde este tipo de tecnologia tem vindo a estar mais presente.

Esta ferramente é extremamente simples de utilizar, bastando carregar a imagem ou vídeo e colocar a questão, com o Gemini a procurar a marca de água invisível SynthID nos vários conteúdos visuais e auditivos, descriminando onde a detecção foi feita, incluindo os momentos em em que tal acontece, como um intervalo temporal.

É de notar que a detecção não resulta de uma análise de conteúdos, mas da detecção de uma marca presente após a intervenção do Gemini, pelo que o recurso a ferramentas de inteligência artificial que não incluam esta marca não será detectado, pelo que podemos ter falsos negativos, que passam indetectados, não obstante terem sido introduzidas alterações via inteligência artificial.

sexta-feira, janeiro 02, 2026

Os relógios inteligente "T-Rex" - 4ª parte

Estão presentes os habituais sensores, destinados a monitorizar batimentos cardíacos, temperatura corporal, nível de oxigénio no sangue ou mesmo níveis de stress, com o "software" a ser instalado no telemóvel a complementar a informação do relógio, com programas adequados a diversos desportos, como o atletismo, ciclismo, natação , ténis, escalada, entre muitos outros, com o total de desportos e actividades a rondar a centena.

Curiosamente, o "software" aconselhado a instalar no telemóvel, essencial para explorar todas as potencialidades do relógio, é diferente para cada modelo, eventualmente porque foram concebidos em anos diferentes, mas será sempre de averiguar se existe compatibilidade entre os dois modelos de relógio e as duas aplicações sugeridas, de modo a que cada utilizador possa escolher aquela que melhor se adapta às respectivas necessidades.

Temos sempre algumas dúvidas quanto à capacidade da bateria destes dispositivos, nominalmente de 1100 e 1000 mAh, e que, dependendo da utilização, permitem até entre 15 e 30 dias entre cargas, mas o facto é que a duração real é de vários dias, sendo muito improvável que existam queixas resultante de uma escassa autonomia, mesmo que não atingindo os limites anunciados.

Com um sistema de carregamento magnético, alimentado via porta USB, estima-se em perto de duas horas para que a bateria de iões de polímero fique completamente carregada, sendo o potente "led" instalado no modelo mais ligeiro a maior fonte de consumo de energia, com a sua utilização a poder esgotar a carga em perto de 9 horas com a luz ligada.

quinta-feira, janeiro 01, 2026

Feliz ano de 2026

No final de mais um ano, vimos agradecer aos nossos amigos e leitores a sua presença durante o ano que agora finda e fazemos votos de um 2026 muito feliz, durante o qual os vossos sonhos e projectos se tornem realidade.

Apesar de esta ser, sobretudo, uma altura de celebração, não queremos deixar de recordar todos aqueles que sofrem, pelas mais diversas razões, mas lembrando particularmente as vítimas de guerras e injustiças, aos quais queremos deixar uma mensagem de esperança e de confiança no futuro.

Queremos, ainda, agradecemos aos nossos leitores não apenas pela sua presença e pelo apoio, mas também por todas as sugestões, informações e o incentivo que nos deram ao longo não apenas deste ano, mas dos que o antecederam, e que nos ajudam a manter este "blog" e a ir mais de encontro aos seus interesses.

A todos, desejamos um feliz ano de 2026 com muita alegria e paz

quarta-feira, dezembro 31, 2025

Os relógios inteligente "T-Rex" - 3ª parte

Com o modelo mais ligeiro a ter sido anunciado numa data mais recente, sendo considerado um modelo de 2026, enquanto o modelo mais pesado é de 2025, notam-se diferenças na navegação, parecendo que o "interface" corresponde a uma versão melhorada, mais dinâmica, com um aspecto 3D interessante, que facilita o acesso às várias funcionalidades.

Estes relógios têm bússulo e altimetro internos e autónomos, mas a informação posicional resultante do sistema GPS é recebido via telemóvel e apenas interpretado e apresentado no relógio, pelo que esta funcionalidade perde-se caso a conexão com o telemóvel seja interrompida.

Existe uma implementação de Inteligência Artificial, mais uma vez uma ponte, via telemóvel com uma plataforma "online", como o ChatGPT, bem como uma funcionalidade equivalente na área gráfica, permitindo o reconhecimento de fotos e enquadrá-las em termos descritivos, sendo manifesto que, nesta última vertente, o écran nos parece insuficiente para tudo o que é pretendido.

Apesar da limitação do écran, e porque os comandos por voz são suportados, é possível usar o ChatGPT, ou o assistente do telemóvel, de forma simples e rápida, assumindo que a conexão à Internet, via telemóvel, é rápida, e o facto de estarem disponíveis diversas linguas, seja para configuração e operação, seja nas plataformas às quais se conecta, permite que a maioria dos utilizadores possa usar este tipo de dispositivo sem grandes dificuldades.

terça-feira, dezembro 30, 2025

Gorros para todos os preços - 5ª parte

É sempre de lembrar que os portes são, sensivelmente, os mesmo para qualquer gorro, pelo que do preço de um gorro que custe, por exemplo, três Euros, será deduzido o IVA, que fica perto dos 70 cêntimos, e os portes, esses relativamente semelhantes para qualquer gorro, e que, se assumirmos que sejam 80 cêntimos, resta um Euro e meio para o gorro.

Projectando o mesmo tipo de cálculo para um gorro apenas um pouco mais caro, teremos os mesmos portes, um pouco mais no IVA, mas o resto do valor vai para o produto, pelo que o aumento potencial em termos de qualidade acaba por ser percentualmente muito superior, ou seja, para um gorro de 6 Euros, o dobro do valor do modelo inicial, teremos perto de 1.40 Euros de IVA e os mesmos 70 de portes, deixando para o gorro quase quatro Euros, bastante mais do dobre de um Euro e meio.

Uma coisa é certa, com diferenças de preço na escala de dez para um, o mesmo dinheiro permite ter gorros durante muito mais tempo, caso investido nos modelos mais baratos, sendo menos penalizador a sua substituição, caso um gorro se perca, mas o conforto proporcionado por modelos mais dispendiosos é manifestamente superior, notando-se bem quando se utiliza o gorro durante mais tempo.

Assim, a opção mais racional para quem vai usar um gorro apenas durante curtos períodos será a de adquirir um modelo pouco dispendisos, mas não o mais barato que encontrar, dado que a uma diferença muito pequena no preço corresponde um substancial incremento de qualidade, muito superior ao da percentagem correspondente ao aumento do valor a pagar.

segunda-feira, dezembro 29, 2025

Os relógios inteligente "T-Rex" - 2ª parte

Para suportar condições mais exigentes, a caixa do modelo mais dispendioso foi reforçada, suportando melhor impactos e quedas, e, embora, nominalmente, ambos sejam à prova de água, permitindo mergulhar até aos 50 metros de profundidade, o modelo cuja caixa é reforçada inspira bastante mais confiança, sendo que, tendo em conta a pouca utilidade da maioria das funcionalidades durante um mergulho, o mais prudente será optar por um relógio concebido para este tipo de actividade.

A volumetria dos dois modelos é francamente distinta, sobretudo no respeitante à altura e ao peso, sendo óbvio que o conforto na utilização é distinto, com o modelo mais pesado e volumoso a apenas se justificar quando a maior resistência é necessária, sendo que, para uma utilização mais comum, no dia a dia, não será a opção mais óbvia.

Os écrans AMOLED são parecidos, com 1.70" e 1.73" respectivamente, acabando por ser indistintos em termos de dimensões, sendo brilhantes, com visualização fácil dos conteúdos, e permitindo uma manipulação fácil via toque, com a resposta a ser rápida e os menus a revelarem-se claros e fáceis de entender.

Temos sempre algumas dúvidas quanto à capacidade da bateria destes dispositivos, nominalmente de 1100 e 1000 mAh, e que, dependendo da utilização, permitem até Estão disponíveis numerosos tipos de écran, reproduzindo modelos analógicos e digitais, ou com um desenho mais tecnológico, apresentando, sobretudo, o acesso a diversas funcionalidades, como a consulta de correio electrónico, acesso a notificações de redes sociais ou mensagens ou o controle da câmara do telemóvel, sendo fácil de mudar o aspecto, adequando-o às necessidades do momento.

domingo, dezembro 28, 2025

Gorros para todos os preços - 4ª parte

Por outro lado, um modelo com tecido 3M Thinsulate como camada intermédia, impermeável, salvo contra chuva muito forte, com teflon no exterior, e uma camada de lã felpuda no interior, tem um preço muito mais elevado, podendo atingir os 25 Euros, com IVA e portes.

Outra vantagem destes gorros mais dispendiosos é que estão disponíveis em diversos tamanhos e possuem mais áreas elásticas, o que permite um melhor ajuste na cabeça, essencial para um maior conforto e mesmo para um maior isolamento térmico, mas o aspecto é mais acetinado, o que, para efeitos de camuflagem, tem impacto negativo.

Não nos vamos debruçar sobre os gorros do tipo passa-montanhas, ou balaclava, nem sobre modelos mais complexos, por vezes dobráveis, que podem ser usados em diversas configurações, sendo que os primeiros são, tipicamente, um prolongamento do modelo mais comum, descendo de modo a proteger o pescoço e com uma abertura para os olhos, mas mantendo o tipo de construção, incluindo-se aqui o tecido e técnicas de confeção, semelhantes às dos modelos descritos.

No entanto, justifica-se que potenciais interessados analizem não apenas estes gorros, mas também as variantes dos gorros mais comuns, que podem ter pequenas diferenças funcionais, como ajustes ou velcro para insígnias, ou que possam incluir acessórios, como protecção para o pescoço, cachecol ou algum tipo de máscara de protecção, sendo que o acréscimo de preço tende a ser reduzido.