Mapa de injecção de Delta Integrale 16V
Embora exista muita literatura técnica relativa à electrónica automóvel,
não há muitos livros que abordem, de forma prática, como reprogramar o conteúdo
de uma "
eprom".
Menos ainda se encontram
fórmulas que permitam uma modificação segura ou os ficheiros com o conteúdo de "
eproms" já modificadas, dado que a sua existência retiraria o lucro das empresas preparadoras, que normalmente não transmitem os seus segredos.
Foi, portanto, com alguma surpresa que em 1998 vimos a
All Car Racing editar dois livros com um conjunto de instruções de modificação, conceitos básicos e algumas alterações
feitas por esta conceituada empresa italiana, uma das mais antigas a operar no mercado.
Logicamente, um dos objectivos desta disponibilidade era o de vender os
programas que permitem visualizar o interior das "
eproms" e proceder à sua alteração em forma gráfica, de modo a que seja possível ter uma ideia mais precisa do seu conteúdo.
Na imagem anexa, pode-se ver o conteúdo de uma "
eprom", concretamente na área que controla a injecção, com as curvas que lhe são características.
Segundo este
preparador, após identificar as curvas, seja através de um "
software" apropriado, seja devido à informação dos manuais, caso existam,
aplica-se uma regra ou teoria que chama de 7-5-3.
Estes números correspondem aos valores a adicionar aos constantes do mapa, e serão a base de partida para modificações a serem testadas.
Normalmente, cada curva tem 10 pontos, correspondendo os primeiros 3 a baixos regimes, os 3 seguintes a médios e os 4 últimos a altos regimes de funcionamento do motor.
Segundo esta regra, a cada valor do primeiro grupo acima mencionado adiciona-se 7, ao segundo 5 e ao último, apenas 3, sempre em hexadecimal.
Deve-se ter o cuidado de deixar intactos pelo menos os valores limite da primeira e última curva, correspondentes aos regimes extremos de funcionamento.
Após adicionar estes valores a cada curva de injecção, estas são regularizadas, de modo a ficarem graficamente mais uniformes, tal como se pode ver na comparação com as curvas anteriores.
De igual forma, age-se sobre a antecipação da injecção
, utilizando a mesma regra, após o que se terá de corrigir o "
checksum".
Normalmente, no fim de cada "
eprom", existe uma área não preenchida, que pode ser alterada livremente sem afectar o funcionamento do motor, e que pode ser identificada por ser composta por 00 ou FF de que resulta, graficamente, uma longa linha contínua.
Será nesta área que serão modificados valores até que o somatório dos valores constantes da "
eprom"
volte a ser o mesmo que existia antes da modificação, de modo a que, na altura do auto-teste, a unidade de gestão considere o conteúdo como válido.
Este teoria, que serve de ponto de partida, é da autoria de Mário Gardano
, fundador e director da
All Car Racing, que
usa este método para efectuar uma modificação perliminar antes de colocar o veículo num banco de ensaios, ligado a um portátil com emulador de "
eproms", para testar a melhor combinação de valores possível
No "
site" da
All Car Racing, é possível
obter um programa básico, sem custos, designado por Visfree, a partir do qual é possível ver o interior de uma "
eprom" de modo a
investigar um pouco o seu conteúdo e imaginar quais as áreas a alterar, algo que, logicamente, apenas deverá ser realizado por profissionais.
Brevemente, iremos disponibilizar o conteúdo de duas "
eproms",
uma original, e outra depois de modificada
conforme a publicação da
All Car Racing, de modo a que os mais interessados possam ver quais as diferenças.