Tal como mencionamos no último texto, vamos descrever alguns modelos concretos de injecção electrónica actualmente em uso.
A injecção electrónica Bosch Motronic
Este é o primeiro sistema integrado capaz de gerir completamente o motor, combinando numa só unidade a injecção electrónica e o controle electrónico da temporização de antecipação de ignição.
A Bosch Motronic superintende e controla todos os parâmetros de gestão do motor, incluindo a optimização dos consumos, a melhoria das prestações e a actualização permanente destes face às alterações das condições de funcionamento.
Este sistema integrado faz a leitura e processamento dos dados recolhidos por todos os sensores em tempo real, podendo gerir, entre outras, as seguintes variáveis:
-Controlar o temporizador de injecção.
-Controlar a antecipação de ignição.
-Gerir um injector adicional para ligar o motor a frio.
-Controlar o enriquecimento da mistura durante as subidas de regime.
-Manter o regime mínimo e limitar o regime máximo de funcionamento do motor.
-Em determinados motores, comandar o funcionamento do variador de fase.
-Supervisionar os dados relativos à combustão enviados pela sonda lambda.
-Controlar a recuperação dos vapores de gasolina.
-Em certos modelos controlar o climatizador ou o ar condicionado.
Este módulo tem funções adicionais entre as quais o permitir um auto-teste fácil dos componentes de injecção do automóvel, podendo memorizá-los numa área especial de armazenamento.
O Bosch Motronic nas suas várias versões e evoluções, veio resolver uma grande parte dos problemas de gestão de motores de alta potência, mantendo os consumos a níveis reduzidos e com emissões de gases poluentes mínimas.
O facto de gerir de forma integrada e coordenada a injecção e a antecipação, através de um único microprocessador e de um programa de gestão comum, gravada numa única "eprom", veio permitir níveis de optimização inéditos.
A sua capacidade de processamento em tempo real permite gerir um grande volume de informação enviada pelos vários sensores e responder quase instantaneamente aos mais diversos parâmetros e variações, obtendo-se desta forma as curvas de injecção e de antecipação mais uniformes e uma maior facilidade de utilização do motor.
Este sistema, computorizado e inteiramente digital, veio substituir a maioria dos antigos sistemas total ou parcialmente analógicos, sendo actualmente o mais utilizado nos modernos automóveis com motor dotado de injecção electrónica.
Injecção IAW Marelli
Semelhante ao Bosch Motronic, também este sistema é inteiramente digital, comandado por um microprocessador e fazendo a gestão integrada de todos os parâmetro de injecção e temporizações do motor, processando em tempo real os dados obtidos através dos diversos sensores.
O comando deste sistema é do tipo sequencial, permitindo altos rendimentos a qualquer regime, sendo utilizado em diversos automóveis desportivos com propulsores atmosféricos ou sobre-alimentados.
Baseando-se na sequência da fase de aspiração e na quantidade de ar aspirado, o sistema injecta nos colectores de admissão uma quantidade de gasolina calibrada segundo os valores obtidos através da sonda lambda.
Outros modelos de injecção
Na sua maioria os restantes sistemas previstos nos automóveis actuais são muito semelhantes quer ao Bosch Motronic quer ao IAW Marelli, podendo entre estes contar-se os Siemens e os sistemas japoneses, os quais têm certas parecenças com os Bosch L-Jectronic.
Amanhã será abordado o tema da "eprom", dos seus modelos mais habituais e respectivos conteúdos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário