quinta-feira, março 02, 2006

Mortágua promove homenagem particular aos bombeiros mortos


Image Hosted by Imageshack
Colocação da lápide evocativa

A igreja paroquial foi pequena para receber todos os que pretenderam assistir à missa em memória dos bombeiros desaparecidos há um ano, durante o combate a um fogo florestal.

O Pároco de Almalaguês, que pediu aos familiares das vítimas para serem "capazes de encontrar forças para recomeçarem" lembrou que “os quatro deram a vida pela causa comum e pública".

No final da missa, acompanhado pela população, rumou ao cemitério onde benzeu as campas de três das quatro vítimas, dado que a outra é de Chã, no concelho de Miranda do Corvo.

Entretanto, Carlos Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, garantiu ontem que "todas as despesas assumidas foram cumpridas" com as famílias.

"Para além das bolsas de estudo, arranjámos emprego às filhas na Câmara", explicou o autarca, que justificou a sua ausência nas celebrações por ser Dia de Carnaval, "que não é o melhor para uma homenagem deste género".

As famílias continuam a reclamar os seguros de vida, o pagamento dos funerais, apoio jurídico, melhor acompanhamento psicológico e a criação de um grupo para apoiar os agregados, reivindicações que continuaremos a acompanhar e divulgar.

Porque a memória é curta, ficam aqui os nomes dos quatro elementos da Companhia de Sapadores Bombeiros de Coimbra que perderam a vida há um ano:

- Adelino Oliveira
- José Lapa
- Luis Teixeira
- Acácio Silva

Sem comentários: