sábado, março 04, 2006

Projecto secreto da Microsoft é um mini-computador


Image Hosted by Imageshack
Site do projecto Origami

A Microsoft já confirmou que o Projecto Origami, a ser apresentado no dia 9 deste mês, é da sua responsabilidade.

Embora ainda não se saiba muito acerca deste segredo bem guardado, sabemos que o ultra-secreto projecto da Microsoft, não é um leitor de MP3, nem uma consola portátil ou um PDA convencional.

Segundo uma informação foi avançada pela Associated Press citando fonte anónima da Microsoft, o Origami é um mini-computador que vai correr o sistema operativo Windows XP e enquadra-se na família dos "ultra mobile PC", destinados a utilizadores que querem máquinas de menor dimensão, mais fáceis de transportar do que os "laptops" convencionais.

Espera-se que as primeiras versões sejam apresentadas numa conferência no próximo dia 9 de Março e estarão disponíveis ao público pouco tempo depois, avançou a mesma fonte.

A Microsoft já confirmou que está a ser desenhado um "ultra mobile PC", mas não avançou com especificações, sendo de prever que, devido ao seu pequeno tamanho, estes computadores não venham com teclado, possuam écrans de apenas 4" e não tenham elevadas performances.

Os preços podem variar entre os 500 e os 1.000 dólares, mas ainda não se sabem os preços finais das várias versões a disponibilizar.

Dependendo do preço e das características, esta pode ser uma alternativa aos PDA's para quem necessite de um sistema de navegação com as funcionalidades inerentes a um computador pessoal que corra um sistema operativo Windows XP.

Mesmo sabendo que o recurso ao Windows XP tem implicações sérias em termos de agravamento de custo, a possibilidade de integrar programas actualmente em uso e que necessitam de equipamentos de maiores dimensões, não deixa de abrir uma janela de oportunidade para esta solução.

Embora a nossa perspectiva seja a de que o OLPC possa ser a solução ideal para actividades de cariz humanitária, devido ao preço e à resistência do equipamento, uma configuração mais dispendiosa, mas que abra outro tipo de possibilidades, não deixa de ser bem vinda e merece ser devidamente avaliada.

Sugerimos, portanto, que no dia 9 de Março visitem o "site" do Projecto Origami onde será apresentado o "ultra mobile PC" da Microsoft.

Sem comentários: