quinta-feira, março 02, 2006

A alteração da "eprom"


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Mapa de injecção de Delta Integrale 16V

Embora exista muita literatura técnica relativa à electrónica automóvel, não há muitos livros que abordem, de forma prática, como reprogramar o conteúdo de uma "eprom".

Menos ainda se encontram fórmulas que permitam uma modificação segura ou os ficheiros com o conteúdo de "eproms" já modificadas, dado que a sua existência retiraria o lucro das empresas preparadoras, que normalmente não transmitem os seus segredos.

Foi, portanto, com alguma surpresa que em 1998 vimos a All Car Racing editar dois livros com um conjunto de instruções de modificação, conceitos básicos e algumas alterações feitas por esta conceituada empresa italiana, uma das mais antigas a operar no mercado.

Logicamente, um dos objectivos desta disponibilidade era o de vender os programas que permitem visualizar o interior das "eproms" e proceder à sua alteração em forma gráfica, de modo a que seja possível ter uma ideia mais precisa do seu conteúdo.

Na imagem anexa, pode-se ver o conteúdo de uma "eprom", concretamente na área que controla a injecção, com as curvas que lhe são características.

Segundo este preparador, após identificar as curvas, seja através de um "software" apropriado, seja devido à informação dos manuais, caso existam, aplica-se uma regra ou teoria que chama de 7-5-3.

Estes números correspondem aos valores a adicionar aos constantes do mapa, e serão a base de partida para modificações a serem testadas.

Normalmente, cada curva tem 10 pontos, correspondendo os primeiros 3 a baixos regimes, os 3 seguintes a médios e os 4 últimos a altos regimes de funcionamento do motor.

Segundo esta regra, a cada valor do primeiro grupo acima mencionado adiciona-se 7, ao segundo 5 e ao último, apenas 3, sempre em hexadecimal.

Deve-se ter o cuidado de deixar intactos pelo menos os valores limite da primeira e última curva, correspondentes aos regimes extremos de funcionamento.

Após adicionar estes valores a cada curva de injecção, estas são regularizadas, de modo a ficarem graficamente mais uniformes, tal como se pode ver na comparação com as curvas anteriores.

De igual forma, age-se sobre a antecipação da injecção, utilizando a mesma regra, após o que se terá de corrigir o "checksum".

Normalmente, no fim de cada "eprom", existe uma área não preenchida, que pode ser alterada livremente sem afectar o funcionamento do motor, e que pode ser identificada por ser composta por 00 ou FF de que resulta, graficamente, uma longa linha contínua.

Será nesta área que serão modificados valores até que o somatório dos valores constantes da "eprom" volte a ser o mesmo que existia antes da modificação, de modo a que, na altura do auto-teste, a unidade de gestão considere o conteúdo como válido.

Este teoria, que serve de ponto de partida, é da autoria de Mário Gardano, fundador e director da All Car Racing, que usa este método para efectuar uma modificação perliminar antes de colocar o veículo num banco de ensaios, ligado a um portátil com emulador de "eproms", para testar a melhor combinação de valores possível

No "site" da All Car Racing, é possível obter um programa básico, sem custos, designado por Visfree, a partir do qual é possível ver o interior de uma "eprom" de modo a investigar um pouco o seu conteúdo e imaginar quais as áreas a alterar, algo que, logicamente, apenas deverá ser realizado por profissionais.

Brevemente, iremos disponibilizar o conteúdo de duas "eproms", uma original, e outra depois de modificada conforme a publicação da All Car Racing, de modo a que os mais interessados possam ver quais as diferenças.

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