sábado, outubro 17, 2009

Este foi o Setembro mais seco nos últimos 22 anos em Portugal - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma paisagem desertificada

Com parte do território nacional ainda sob um elevado nível de alerta, já em pleno mês de Outubro, a perspectiva de se continuar a verificar um número de ocorrências elevado para a época continua a ser alta, facto agravado pela menor disponibilidade de meios após o termo da "Fase Charlie".

Será expectável que o que hoje se consideram situações de excepção, como um Setembro ou Outubro mais quente do que os registados nas últimas décadas passe a ser uma evolução mais ou menos constante, com máximos a serem sucessivamente batidos anualmente e a afectar de forma cada vez mais significativa todo o ecosistema em que vivemos.

Para além da conhecida problemática dos incêndios florestais, esta tendência terá um impacto significativo nas actividades que dependam mais do clima, que poderão nalguns casos serem beneficiadas, como a nível de turismo, mas que na sua maioria serão severamente prejudicadas, incluindo não apenas o sector agrícola.

No entanto, todos os sectores, dependentes do preço da energia, sentirão o efeito da falta de água nas albufeiras e pela necessidade de recorrer mais a centrais termo-eléctricas, do que resulta um aumento da factura energética, a qual se reflete em todos os consumidores directos e indirectos.

sexta-feira, outubro 16, 2009

Falha no Snow Leopard apaga dados do utilizador


Image Hosted by Imageshack
Um écran do OS X Snow Leopard

Uma falha existente no novo sistema da Apple, "Snow Leopard", apaga os dados do utilizador quando se verificam determinadas condições.

Esta falha surge quando um utilizador entra no sistema como "guest" após uma actualização do sistema operativo, situação na qual as defenições são apagadas, incluindo algumas pastas com dados, como documentos, músicas ou fotos.

Esta situação, já reconhecida pela Apple que está a trabalhar numa solução, pode ser temporariamente evitada desactivando a conta "guest", pelo menos enquanto este problema existe, apos o que poderá ser reactivada.

Apesar de ser controlável desactivando a possibilidade de entar no sistema como "guest", esta é uma falha inaceitável e de uma gravidade extrema, dadopoder traduzir-se na perda de dados, algo que é tanto mais grave quando se trata de um sistema operativo produzido por um fabricante conceituado, como a Apple, e que surge depois de graves problemas quando o "Safari" foi lançado, numa versão que não oferecia um mínimo de estabilidade.

Metade das corporações de Bragança já fez partos na estrada


Image Hosted by ImageShack
Uma ambulância de bombeiros

Com o encerramento de serviços de maternidade e obstetrícia no distrito de Bragança, metade das corporações de bombeiros aí sedeadas já assistiu a partos ocorridos durante trajectos para os locais onde os nascimentos era suposto ocorrerem.

Esta situação verifica-se com maior incidência no IP 4, via usada por um grande número de corporações como sendo a que permite uma deslocação mais rápida de localidades do Interior do distrito para os locais de atendimento.

Esta é uma das consequências do encerramento de maternidades, que aliás se verifica em todo o Interior, e que terá mais consequências durante o Inverno, sobretudo no período da noite, quando a velocidade de circulação diminui e o número de estradas intransitáveis aumenta.

Como é óbvio, caso o planeamento tivesse em conta os vários condicionantes que os habitantes locais e quem lhes presta socorro conhecem, o número de maternidades encerradas seria menor e haveria um maior realismo em termos do tempo de transporte e o reconhecimento de que este tipo de consequência, mais do que previsível, seria inevitável.

quinta-feira, outubro 15, 2009

Acção de voluntariado na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil


Image Hosted by Imageshack
Uma das paisagens protegidas

Vai-se realizar no próximo sábado, dia 17 de Outubro, entre as 09:00 e as 13:00 uma acção de voluntariado na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil, da Costa de Caparica.

Nessa acção será procedido à recolha de sementes e de estacas de espécies autóctones na Mata Nacional dos Medos, visita ao Viveiro de Plantas Autóctones do Grupo Flamingo e sementeiras e estacarias do material recolhido.

O ponto de encontro é no Parque de Merendas da Brigada Fiscal da GNR da Fonte da Telha, em Almada, devendo os interessados enviar uma mensagem com o número e participantes e telemóvel de contacto para o Grupo Flamingo com a brevidade possível.

Mais informações podem ser encontradas no "site" do Grupo Flamingo e no portal do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Este foi o Setembro mais seco nos últimos 22 anos em Portugal - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma equipa de sapadores florestais

Este mês de Setembro foi o mais seco nos últimos 22 anos em Portugal continental, com uma precipitação bastante inferior ao valor médio, enquanto a temperatura do ar foi superior ao normal.

Como consequência, grande parte do território nacional enfrenta situações de seca, com 43% nma situação classificada como "seca severa" e outros 3% em "seca extrema", o mais elevado da escala, de acordo com a informação do Instituto de Meteorologia.

Por outro lado a temperatura média do ar foi superior em 1.6º à média do mesmo período, com situações pontuais que se traduzem em vagas de calor no Norte e Centro do País.

Relativamente ao ano anterior, em que houve maior precipitação e temperaturas mais baixas, este mês de Setembro revelou-se mais favorável à ocorrência de fogos florestais, facto evidente nas estatísticas da Autoridade Nacional Florestal, pelo que a inversão da tendência para a diminuição de área ardida se inverteu neste ano.

quarta-feira, outubro 14, 2009

Telemóveis "Android" no EBay - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um telemóvel Dream G2 com "Android"

O sistema de ligações com dispositivos, que inclui, para além de WiFi, mini-USB e "bluetooth" permitem quer a utilização de GPS ou outros equipamentos, quer um carregamento da bateria através de um vulgar cabo USB, o qual pode ser ligado atavés de um adaptador adequado a uma tomada de isqueiro num veículo.

Para quem pretenda um misto de telemóvel e PDA, com capacidade de usar um sistema de cartografia interactivo, estas características podem ser convidativas, mas recordamos que ainda não existem versões para "Android" de programas como o Oziexplorer ou o CompeGPS.

Acresce ainda uma vertente lúdica, com máquina fotográfica, leitor de MP3, sistemas de toques configuráveis e todo um conjunto de pequenas aplicações e jogos destinados essencialmente ao lazer, bem como a inclusão de diversas linguagens, entre as quais o português.

Mesmo sabendo das limitações deste modelo, quem necessite sobretudo de utilizar as aplicaçoes do Google, o baixo preço e algumas caractrísticas de conectividade, bem como as aplicações instaladas, pode tornar este equipamento com 4 Gb de memória, uma opção a ter em conta

Nono militar da GNR suicida-se este ano - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
Militares da GNR em missão no exterior

Sobretudo, é necessário que as medidas sejam recomendadas por especialistas com conhecimento da realidade militar, evitando sugestões irrealistas, normalmente baseadas na estrutura hierárquica, quando os sinais de alerta tendem, essencialmente, a serem manifestados entre militares da mesma patente.

As recomendações que não atentam a esta realidade, que não têm em conta que o sistema deve funcionar na horizontal, entre pares, e nunca na vertical, entre superiores e subordinados, estão naturalmente votadas ao fracasso, independentemente do rigor científico do trabalho que venha a ser realizado.

No entanto, acima de tudo, deve ser prestada uma especial atenção às causas, as quais passam pela forma de funcionamento da instituição, pela sua estrutura e pelas perspectivas de carreira, ou pela falta delas, que oferece, enquanto mantém niveis de exigência e de disponibilidade que têm implicações pessoais graves, sobretudo nos escalões hierárquicos mais baixos.

Com uma vintena de suicidios na GNR desde o início de 2008, que deram origem a diversos textos, este é um problema que se justifica acompanhar, sobretudo porque esta é uma realidade que, com a devida prudência, pode ser extrapolada para outras profissões de maior risco e stress, onde os estudos e dados são menos conhecidos, correndo-se o risco de ignorar realidades igualmente devastadoras.

terça-feira, outubro 13, 2009

Telemóveis "Android" no EBay - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um telemóvel Dream G2 com "Android"

Com a crescente popularidade do sistema operativo "Android" desenvolvido pelo Google e devido a este ser gratuito, o número de equipamentos que o utilizam cresceu exponencialmente, com pequenos fabricantes a oferecer soluções a preços muito inferiores aos de marcas mais conhecidas.

Muitas destas marcas, de origem asiática, são desconhecidas entre nós, não se incluindo no leque de ofertas das operadoras, mas apesar de algumas dúvidas, não podemos esquecer que muitos dos modelos mais conceituados são fabricados a partir de componentes fornecidos por estas fábricas de menores dimensões, as quais usam padrões de qualidade normalizados.

O modelo Dream G2+ destina-se a operar nas redes de GSM com frequências 850/900, 1800 e 1900 MHz, suportanto as normas 2.75 G, portanto sem capacidade de vídeo-chamada, mas com acesso de alta velocidade à Internet e pode ser adquirido por valores que rondam a centena de euros, incluindo porte, mas possivelmente sujeito a taxas alfandegárias.

Com um écran TFT de 320x240 pixels e 66K cores, dimensões de apenas 107.2 x 56 x 11.8mm e um peso de 97 g, incluindo bateria, este é um modelo que, sem a sofisticação dos seus rivais mais dispendiosos, permite usar as aplicações típicas de um sistema "Android", como o correio electrónico, o sistema de mapas, calendários, sistemas de colaboração e partilha.

Nono militar da GNR suicida-se este ano - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Militares da GNR no Interior do País

Obviamente, não é possível colocar especialistas nos inúmeros postos dispersos pelo País, pelo que as medidas de prevenção passam por uma maior formação de todos os militares, sobretudo a nível de graduados e de comandantes das unidades, sem que com isso dispensar a implementação de sistemas de autoavaliação, alguns dos quais mencionamos no passado.

Existem, como mencionamos anteriormente, algumas ferramentas "on-line" que se destinam a auto-avaliar e a alertar para um eventual estado depressivo, comum a mais de 8% da população portuguesa, mas quem em determinadas áreas profissionais será, certamente, muito superior, mesmo que o número real seja desconhecido devido a uma falta de estudos que poderá ser interpretada como intencional.

Recorrer, por iniciativa própria, a este tipo de aplicação com alguma periodicidade ou quando se verifiquem alterações que tenham impacto negativo e sejam factor reconhecido de depressão, de forma a que o próprio reconheça um conjunto de sinais de alerta sem que tal implique uma exposição pública será um passo a ter em conta, seguindo-se, naturalmente, medidas complementares a nível organizacional.

Reconhecidamente, o primeiro alerta deverá partir do próprio, para o que é necessário criar condições para que, sem constrangimentos nem humilhações, e menos ainda com uma penalização a nível profissional, este se sinta encorajado a assumir a necessidade de apoio numa fase inicial, quando as consequências de um estado depressivo são menores para o próprio, para quem com ele interage e para a própria instituição como um todo e como responsável pelo acompanhamento e supervisão dos seus elementos.

segunda-feira, outubro 12, 2009

Android será o 2º sistema móvel do mercado em 2012


Image Hosted by Imageshack
Um telemóvel LG com Android

A rápida expansão da plataforma "Android" nos dispositivos móveis já fez a consultora Gartner prever que o sistema operativo do Google atingirá o segundo lugar já em 2012, ficando apenas atrás do Symbian OS.

Em 2012, previsivelmente, o "Android" já terá ultrapassado o iPhone, o Windows Phone e o BlackBerry, atingindo perto de 15% dos aparelhos móveis do mercado, batido apenas pelo Symbian OS, que estará perto dos 40% dos equipamentos vendidos.

Estes números implicam que até 2012 tenham sido comercializados 76.000.000 de equipamentos com "Android", justificável pelo forte apoio do Google e todas as aplicações que têm sido lançadas para esta plataforma.

Acresce ainda um número incerto de "netbooks" a correr "Android", algo que não fazia parte dos planos iniciais do Google mas que hoje já é certo, o que contribuirá ainda mais para que esta plataforma continue a crescer e a sobrepor-se a um número cada vez maior de concorrentes.

Nono militar da GNR suicida-se este ano - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Militares da GNR numa operação

O suicídio de um cabo da Guarda nacional Republicana (GNR), com apenas 32 anos, na passada quarta-feira eleva para nove o número de militares desta corporação a porem termo à vida este ano, acrescendo ainda dois elementos da Polícia de Segurança Pública.

Este foi o segundo suicídio com arma de fogo de militares da GNR em apenas dois dias no distrito de Castelo Branco, sendo que no primeiro caso, o militar antes de se suicidar matou a mulher.

O facto de não ser conhecido a este militar problemas psicológicos que servissem de alerta levanta mais uma vez a questão da falta de acompanhamento que se verifica com maior incidência no Interior do País, onde o afastamento das estruturas de apoio e o isolamento, que permite que situações de maior depressão não sejam assinaladas.

Se bem que estes números apontem para causas estruturais, ligadas ao próprio funcionamento e orgânica da GNR, que necessitam de ser rapidamente analisados e corrigidos, durante o período que medeia até uma solução mais defenitiva impõe-se a adopção de medidas temporárias que controlem e previnam, tanto quanto possível, novos casos de suicídio.

domingo, outubro 11, 2009

Deslocações de terras, aluimentos, desmoronamentos e outros efeitos colaterais - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Efeitos de umas cheias em Portugal

O acidente mortal que se verificou em Resende, no distrito de Viseu, quando uma viatura foi atingida por um deslizamento de terras, algo que sucedeu em diversos pontos do mesmo concelho, é um destes casos, onde o real apuramento das causas será complexo e, tipicamente, atribuido a causas naturais, sem que se efectue uma análise mais aprofundada.

Esta perspectiva fatalista, onde impera a resignação aliada a um afastar de responsabilidades tende a ser adoptada por um grande número de responsáveis políticos, que optam por reagir ao invés de prevenir, mesmo que a tal corresponda um maior custo.

Existe, obviamente, uma explicação, dado que prevenir implica um investimento que retirará verbas a uma disponibilidade finita e pode implicar desistir de outras obras, enquanto após a devastação surgem os apelos ao poder central e aos subsídios comunitários, do que resulta um menor dispêndio de fundos próprios.

A manifesta falta de planeamento, a quase inexistências de sistemas de alerta e um conjunto de opções erradas, aliadas a causas naturais, têm vindo a agravar uma situação que não pode ser combatida a nível do socorro sem que consequências graves continuem a ocorrer.