domingo, outubro 11, 2009

Deslocações de terras, aluimentos, desmoronamentos e outros efeitos colaterais - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Efeitos de umas cheias em Portugal

O acidente mortal que se verificou em Resende, no distrito de Viseu, quando uma viatura foi atingida por um deslizamento de terras, algo que sucedeu em diversos pontos do mesmo concelho, é um destes casos, onde o real apuramento das causas será complexo e, tipicamente, atribuido a causas naturais, sem que se efectue uma análise mais aprofundada.

Esta perspectiva fatalista, onde impera a resignação aliada a um afastar de responsabilidades tende a ser adoptada por um grande número de responsáveis políticos, que optam por reagir ao invés de prevenir, mesmo que a tal corresponda um maior custo.

Existe, obviamente, uma explicação, dado que prevenir implica um investimento que retirará verbas a uma disponibilidade finita e pode implicar desistir de outras obras, enquanto após a devastação surgem os apelos ao poder central e aos subsídios comunitários, do que resulta um menor dispêndio de fundos próprios.

A manifesta falta de planeamento, a quase inexistências de sistemas de alerta e um conjunto de opções erradas, aliadas a causas naturais, têm vindo a agravar uma situação que não pode ser combatida a nível do socorro sem que consequências graves continuem a ocorrer.

Sem comentários: