sábado, novembro 04, 2017

Portáteis recondicionados - 2ª parte

Não sendo propriamente um problema, o facto de os teclados não serem portugueses mas dos países de origem, representa um incómodo, cuja ultrapassagem requer a colocação de autocolantes nas diversas teclas onde se verificam especificidades nacionais ou uma habituação, que pode passar muitas vezes por tentativa e erro, algo desaconselhado em utilizações mais profissionais.

Em contrapartida, os preços são francamente favoráveis, podendo-se adquirir um portátil de uma marca conceituada e com um desempenho aceitável, completamente revisto ou reconstruído, por valores que partem da centena e meia de Euros para modelos de média gama com três anos, a que apenas acrescem portes, que dependem caso se pretenda uma entrega urgente, sem o que esta pode demorar até perto de duas semanas.

Será sempre de inquirir junto dos vendedores quais as condições exactas, seja do equipamento, sejam aquelas em que decorre o negócio, verificar a reputação da loja, incluindo tempo de actividade, de modo a evitar problemas ou surpresas desagradáveis, aconselhando-se a recorrer a meios de pagamente que protejam, tanto quanto possível, o comprador, como o recurso ao Paypal, evitando transferências bancárias e mesmo cartão de crédito sem intermediários.

Não podemos esquecer que, salvo em leilões, onde existe um certo grau de imprevisibilidade que decorre do número de interessados, do estado do mercado, das últimas evoluções tecnológicas ou de características de um modelo específico, e que podem ditar um preço de aquisição muito abaixo do habitualmente praticado no mercado, preços de venda directa demasiadamente baixos devem levantar suspeitas.

sexta-feira, novembro 03, 2017

"Empreender, da ideia ao negócio" da Deco-Proteste

O livro "Empreender, da ideia ao negócio" lançado pela Deco-Proteste e Proteste-Investe é um guia com uma vertente prática que pretende explicar aos leitores os processos, por vezes complexos e pouco lineares, que são necessário para iniciar uma actividade criando a sua própria empresa.

Ao longo de mais de centena e meia de páginas, são abordadas as questões legais e formais, incluindo as várias formas de associação e a forma como são tratadas pelas várias entidades com as quais, necessariamente, terão que se relacionar, incluindo a administração fiscal, mas também os incentivos e associações que promovem novas empresas ou os apoios que se podem obter, directamente ou por candidatura.

Estão incluídos diversos mapas, resumos, moradas e contactos, informação legal, mesmo que resumida, bem como uma série de conceitos e ideias sobre as quais convem refletir, não apenas do ponto de vista técnico ou formal, mas também avaliando se o interessado tem espírito de empreendedor e as características que lhe permitam desenvolver com sucesso uma iniciativa na área empresarial.

Para quem nunca teve ou geriu uma empresa, este é um guia extremamente útil, que percorre os passos essenciais para iniciar uma actividade por conta própria, resumindo procedimentos e ajudando a fazer escolhas, as quais, naturalmente, deverão ser acompanhadas por quem tenha experiência ou seja especialista na área, evitando assim alguns erros comuns e que podem ter um impacto negativo em qualquer iniciativa empresarial.

quinta-feira, novembro 02, 2017

Land Rover Defender da "Super 9"

Produzido sob a marca "Super 9", mas sendo fabricado pela "Welly", na invulgar escala 1/60, o modelo do Land Rover Defender 90 Td4, unicamente em cor branca, representa de forma fiel, embora muito simplificada, as linhas do original, sendo certo de que se destina sobretudo a um público muito jovem e pouco exigente que nele vê sobretudo um brinquedo.

No entanto, e apesar de simplificado e das pequenas dimensões, este modelo tem alguns detalhes interessantes e mesmo surpreendentes, como o excelente interior, onde estão presentes as especificidades do Td4, grelha, farois e jantes de boa qualidade e logotipos em tampografia.

Os limpa-parabrisas, retrovisores, tecto de abrir transparente e os detalhes em negro das abas das rodas estão presentes, com as maiores falhas a serem alguma falta de qualidade da pintura e os eixos que, quando o modelo é visto de frente, são algo desproporcionados mas facilitam a concepção e utilização como brinquedo.

Com os logotipos da Land Rover na caixa, o que implica deduzir que se trata de uma réplica autorizada pela marca e destinado a "merchandising", este pequeno Defender pode ser adquirido por 2.95 Euros em diversas papelarias, que não devolvem as miniaturas incluídas nas edições de Sábado do Correio da Manhã, oferecendo uma relação preço qualidade imbatível, mas destinado sobretudo a quem aprecie este modelo e não tenha muitas exigências a nível de detalhes.

quarta-feira, novembro 01, 2017

Período crítico prolongado até 15 de Novembro

O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta vai vigorar até ao próximo dia 15 de Novembro, no terceiro prolongamento do presente ano, mantendo-se as proibições inerentes, entre as quais:

- Fumar, fazer lume ou fogueiras;
- Fazer queimas ou queimadas;
- Lançar foguetes e balões de mecha acesa;
- Fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;
- A circulação de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Quando fizer piqueniques, opte por levar comida já preparada e que não necessite de ser aquecida, uma vez que é proibida a realização de fogo para a sua confeção.

Este novo prolongamente justifica-se face à manutenção do tempo quente para esta época do ano e seco, dado que as chuvas ocorridas, e previstas, não serão suficientes para reduzir de forma significativa a secura dos solos e, como isso, o actual risco de incêndio, que se mantém elevado.

terça-feira, outubro 31, 2017

Placa para armazenamento de pequenos objectos

Para acomodar pequenos objectos, uma das soluções disponíveis é recorrer a uma estrutura revestida por bandas elásticas, colocadas pelo utilizador, e que prendem facilmente items com dimensões e configurações completamente distintas, que vão desde um simples bloco de notas a um telefone, passando por canetas ou mesmo latas com bebidas.

A base deste sistema é uma estrutura em liga de magnésio negra, com pequenos dentes que ajudam a posicionar as bandas elásticas, evitando o seu deslizamento ao longo dos bordos, as quais são colocadas pela ordem pretendida, sobrepondo-se mutuamente, criando assim uma trama onde serão encaixados os objectos a transportar.

Este tipo de suporte pode ser utilizado dos dois lados, dependendo do tipo de objectos e do seu posicionamento, e a flexibilidade que resulta das múltiplas opções de colocação dos elásticos facilita a utilização com objectos sucessivamente distintos, com os mais variados formatos, sem nunca ficar condicionado a nenhum deles.

O preço deste sistema de arrumação, incluindo portes a partir da Ásia, ronda a quinzena de Euros para as duas versões disponíveis, uma com 27 por 19 centímetros e outra com 20 por quinze, podendo ser utilizado dentro de um estojo ou saco ou aparafusado numa superfície rígida, inclusivé num veículo, onde será uma possibilidade para arrumar ferramentas e outros utensílios de forma acessível.

segunda-feira, outubro 30, 2017

Opera Max para Android

O "Opera Max Data Manager" é um programa gratuito destinado a gerir conexões, poupando no tráfego de dados e contibuindo para a aumentar a segurança e nível de privacidade dos mesmos e do dispositivo onde é instalado, controlando a forma como diversas aplicações se conectam com os servidores.

Esta gestão tem diversas vertentes, que passam pela compressão de dados, sem sacrificar a qualidade dos conteúdos, sendo facilmente configurável, cabendo ao utilizador especificar quais as aplicações onde o "Opera Max" deve intervir a nível de fluxo de dados e nível de privacidade.

O Opera já disponbilizava uma VPN gratuita, incorporada no respectivo navegador, mas quando se utilizam aplicações autónomas, como o Facebook para Android, os dados não passam pelo "browser", pelo que não recorrem à VPN, expondo-os caso se utilizem redes pouco seguras, o que tende a acontecer com os "wifi" públicos.

A adição de mais um nível de encriptação, a possibilidade de navegação em modo incógnito, controlar o tráfego por aplicação, impedir a partilha de informação ou a aceitação de "cookies", tornam o "Opera Max" especialmente vocacionado para quem usa redes móveis desconhecidas e pretende um aumento de controle e segurança na sua conexão móvel.

domingo, outubro 29, 2017

Aneis de auto-defesa

Surgem cada vez mais equipamentos ou ferramentas desenhadas para serem transportadas em regime de permanência, o que em inglês é designado por "every day carry", abreviado para EDC, sigla muito usada para efectuar pesquisas deste tipo de objectos, os quais por vezes assumem configurações originais e, mantendo a utilidade que os caracteriza, são vendidos a preços muito baixos.

Estes aneis podem ser utilizados para partir o vidro de um veículo ou para efeitos de auto-defesa, podendo aqui colocarem-se algumas questões legais, mas o facto é que, numa emergência, tal será o menor dos problemas e aquilo em que menos se pensará antes de agir.

Este tipo de anel, em liga metálica leve mas resistente, tem dimensões de 32 x 26 x 7 milímetros e um diâmetro interno de 20, estando disponível em negro, dourado e prateado, sendo a cor aleatória quando a encomenda é efectuada em lotes, resultando num conjunto de conteúdo imprevisível.

O preço individual, já incluindo portes, ronda um Euro, mas quando encomendado em conjuntos de 5 ou mais unidades, cai para perto de metade para cada anel, pelo que estamos perante um dos "gadgets" destinados a uso diário mais acessíveis, podendo ser uma parte de um "kit" de emergência adequado para ser transportado no dia a dia, tal o escasso peso e volume que representa.