sábado, dezembro 23, 2017

Instalar um "pod" num Defender - 3ª parte

Um conjunto de duas centenas destes terminais, em diversas medidas, custa perto de cinco Euros e permite ter uma reserva adequada a instalações futuras, vindo-se adicionar a um conjunto de conectores e alguma extensão de cabo, o que permite proceder a alterações ou novas instalações sem a necessidade de efectuar mais aquisições.

Com as ligações do "pod" feitas, basta efectuar um par de furos no local onde se pretende colocar o "pod", efectuar a ligação deste à caixa de fusíveis, e aparafusá-lo, ficando imediatamente pronto para ser utilizado, numa operação simples e que não exige ferramentas que não se encontrem na maioria das residências.

É de notar que se deve escolher um ponto de corrente na caixa de fusíveis que corresponda a um equipamento que fique activo assim que seja ligado o circuito eléctrico do veículo, como o do auto-rádio, e não um que careça de outra acção, como acontece com o dos faróis, que necessitam de ser ligados, sendo que neste último caso o "pod" apenas funcionaria em simultâneo com os faróis.

O recurso a este tipo de instalação permite uma mais fácil reversão, ficando apenas os dois orifícios dos parafusos, num local escondido, dispensa experiência prévia, por as ligações eléctricas serem efectuadas no exterior, antes da instalação definitiva, sendo muito simples de testar e refazer em caso de necessidade, pelo que este é um método que aconselhamos aos nossos leitores que, certamente, irão obter bons resultados.

sexta-feira, dezembro 22, 2017

Banda desenhada via "Storyboard"

O "Storyboard" é uma das mais interessantes aplicações para Android desenvolvidas pelo Google, sobretudo pelo seu conceito e mecânica interna, destinando-se a transformar um pequeno filme numa banda desenhada, com as características básicas desta forma de contar histórias.

Com um funcionamento simples, basicamente automático, incluindo diversos estilos, cabe ao utilizador, uma vez carregado o vídeo que serve de base à narrativa, ir escolhendo o formato de história que mais lhe agrada, e o que traduz melhor a realidade, dando origem a um conjunto de imagens que podem ser utilizadas de diversas formas.

O formato final, uma vez escolhido, pode ser gravado ou partilhado, ficando imediatamente disponível, com as imagens a serem uma base muito interessante para posterior modificação através de outro programa, o que permite adicionar novos elementos, como legendas, obtendo-se assim um resultado final muito interessante.

Esta aplicação gratuita, disponível na "Play Store", é compatível com as versões 5.0 e superiores de Android, e, não obstante ser uma experiência, conforme é admitido pelo Google, vale bem a pena experimentar, pelo conceito inovador e pelos resultados que proporciona mesmo aos menos experientes.

quinta-feira, dezembro 21, 2017

Instalar um "pod" num Defender - 2ª parte

Em primeiro lugar deve ser descarnado entre 12 e 13 milímetros de cabo, seguidamente, este é introduzido num movimento firme, até que o isolamento fique junto da peça metálica interior, devendo-se verificar se estão adequadamente presos e, com um multímetro, se passa corrente eléctrica.

Estão disponíveis modelos de 2, 4, 6 e 8 conectores, com uma altura comum de 19.5 milímetros e larguras de 9.2 no primeiro modelo e 13. 1 milímetros nos restantes modelos, e com um comprimento de 13.1 milímetros nos dois primeiros modelos, 18.8 no terceiro e 24 no último, tendo cores identificativas diferentes.

Os preços variam de acordo com o modelo exacto, e obviamente, com a quantidade, mas uma dezena de conectores para 4 condutores custa, incluindo portes, menos de um Euro e meio, com o preço unitário a diminuir para encomendas de maiores quantidades e aumentar para os modelos com maior número de conectores.

Na outra extremidade dos cabos optamos por terminais eléctricos isolados, tipo lâmina, muito fáceis de instalar, bastando igualmente descarnar o cabo e, após introduzido, apertar o terminal recorrendo a um alicate próprio, após o que se deve verificar a robustez da ligação e a continuidade eléctrica.

quarta-feira, dezembro 20, 2017

Taxa municipal de protecção civil de Lisboa declarada inconstitucional

Após decisões no mesmo sentido, não restavam dúvidas quanto à inconstitucionalidade da taxa municipal de protecção civil instituida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), tendo o que era óbvio para todos sido confirmado pelo orgão competente, do que resulta a sua anulação, bem como de cobranças feitas ao abrigo da mesma.

Face à decisão do Tribunal Constitucional, a CML anunciou que irá proceder à devolução das verbas pagas pelos munícipes, que correspondem a 58.000.000 de Euros, a que acresceriam 22.000.000 em 2018, já inscritos no orçamento, escrevendo aos munícipes que efectuaram pagamentos e disponibilizando mecanismos para devolução, num custo que irá acrescer ao valor cobrado indevidamente e que terá sido gasto em áreas que em nada está relacionadas com o seu propósito.

É lamentável que uma autarquia tenha insistido nesta flagrante ilegalidade, apropriando-se de quantias dos munícipes, algo que levaria a uma condenação de um particular numa pesada pena, sob alegações que não ofereciam quaisquer dúvidas aos juristas, face à própria natureza do articulado e do encaminhamento das receitas, e que tenha insistido após terem sido declaradas inconstitucionais taxas similares, como a de Vila Nova de Gaia.

Para o Tribunal Constituicional, a alegada taxa é, efectivamente um imposto, portanto não sendo da competência de uma autarquia, algo que, face às contrapartidas oferecidas e ao facto de a protecção civil já ser paga através de outras formas contributivas, seria sempre ilegal, lamentando-se que a CML, sabendo do sucedido em Vila Nova de Gaia e da eminência de uma decisão, tenha procedido recentemente a nova cobrança, mesmo na eminência de a devolver.

terça-feira, dezembro 19, 2017

Mau tempo revela efeitos do fogo - 3ª parte

Convém monitorizar atentamente as consequências do mau tempo como forma de antecipar os efeitos que irão, inevitavelmente, ocorrer ao longo do Inverno, extrapolando e projectando para o futuro os efeitos climatéricos nas zonas mais afectadas pelos fogos, onde, cremos, serão muito mais significativos do que em anos anteriores.

As acções que começaram a ser desenvolvidas, sobretudo em terrenos baldios, são absolutamente essenciais, sendo necessário que abranjam terrenos privados, independentemente da concordância dos proprietário, estabelecendo os mesmos princípios aplicáveis à prevenção de incêndios, onde medidas de precaução são obrigatórias para todos, única solução de manter a segurança de todos.

Espera-se que este Inverno seja chuvoso, embora não tanto como alguns que ocorreram no passado, mas com uma pluviosidade significativa, pelo que aquilo a que assistimos com a primeira chegada do mau tempo apenas sugere o que pode ocorrer durante os próximos meses, com tendência para um agravamento ao longo deste período.

Sendo impossível prever as consequências resultantes das chuvas dos próximos meses nas zonas mais afectadas pelos incêndios, o curto espaço de tempo que medeia entre os incêndios de meados de Outubro e as primeiras chuvadas fortes limita as possibilidades de adoptar medidas, mas pouco ou nada foi feito para minimizar os riscos de aluimentos nas zonas mais vulneráveis, onde, pelo menos, deviam estar presentes avisos.

segunda-feira, dezembro 18, 2017

ELM327 e conexões da ECU dos Td5 - 1ª parte

Existe uma manifesta dificuldade em conectar os sistemas de diagnóstico mais acessíveis aos Land Rover com motorização Td5, incluindo-se entre estes os conhecidos ELM327, que se destinam a veículos com conectores OBD2 padronizados, e que sobre essa ligação física estabelecem uma conexão lógica recorrendo a um dos protocolos suportados, desde que compatível com o veículo em causa.

Os conectores associados aos motores Td5 têm ligações diferentes, com o Discovery 2 a ter activos os pinos 4, 5, 7, 13 e 16 enquanto no Defender com a mesma motorização os pinos activos são o 4, 5, 7, 8 e 16, diferindo, portanto a ligação que no primeiro caso fica no pino 13 e no segundo no pino 8.

Este tipo de conecções aproxima-se muito das ligações ISO 9141-2, cujos pinos activos são o 4, 5, 7, 15 e 16, ou seja, coincidindo em quatro ligações, ficando de fora a que se encontra no pino 15, que, dependendo do modelo de veículo com motor Td5 deveria passar para os pinos 13 ou 8.

Noutros protocolos os pinos activos são outros, como no caso do J1850 VPW, que recorre aos pinos 2, 4, 5, e 16, enquanto no J1850 PWM o pino 10 também está activo, sendo manifesto que em todos os casos os pinos 4, 5 e 16 estão ligados, correspondendo a terra, nos dois primeiros, e a 12 volts no último.

domingo, dezembro 17, 2017

Equipamentos de navegação "Android" para veículos - 7ª parte

Por uma centena de Euros, pouco mais do que o valor de um "tablet" com GPS, este tipo de equipamento é muito mais barato do que os sistemas "Android" de formato DIN que, podendo ser mais potentes e incluindo rádio, custam bastante mais e têm que ser posicionados no local do auto-rádio original, do que pode resultar alguma dificuldade de leitura no caso de diversos modelos de veículo.

Estes equipamentos, altamente portáveis, podem ser colocados no local pretentido, muito perto da linha de vista do condutor, pelo que a informação presente no écran é mais facilmente visível, tendo ainda, como acréscimo, a inclusão das câmaras que registam o percurso.

Naturalmente, que um equipamento deste tipo não dispensa um auto-rádio, mas sendo tão facilmente portáveis, podem transitar sem problemas de um veículo para outro, com facilidade acrescida caso estejam presentes em ambos uma câmara de rectaguarda e um receptor de GPS compatíveis, bastando efectuar uma ligação simples para ter o sistema operacional.

Para quem pretender um sistema de navegação baseado em "Android", esta será, pensamos, uma solução a ter em conta, com uma relação qualidade preço interessante, constituindo uma alternativa aos mais conhecidos modelos para os "slots" DIN que podem, facilmente custar o dobro sem que a tal corresponda um aumento de funcionalidade proporcional.