Por outro lado, o candeeiro a gás proporciona uma iluminação agradável, pouco agressiva, e suficiente para iluminar a divisão de uma casa, permitindo ler sem esforço ou desempenhar outras tarefas, tendo como senão o destinar-se sobretudo a uma utilização estática, pelo que convém ser complementado por uma lanterna eléctrica.
Naturalmente que se for esta a opção e não estiver disponível electricidade, sugerimos que seja instalado no veículo usado nas viagens um inversor de corrente, que permita carregar durante o trajecto equipamentos eléctricos com bateria, como computadores portáteis ou telemóveis, e, mesmo parado, suportar pequenos electrodomésticos, como uma máquina de barbear.
Obviamente, para uma maior segurança e uso mais prolongado, o recurso a uma segunda bateria, com um sistema de gestão adequado, que permita salvaguardar a bateria principal, da qual depende o funcionamento do veículo, permite ainda dispor de um pequeno sistema de arrefecimento, onde seja possível manter refrigerados durante umas horas alguns alimentos e bebidas.
Para situações que impliquem outros recursos, sugerimos a utilização de paineis solares, que podem ser adquiridos por um valor cada vez mais módico, sobretudo se destinados a operar a 12 volts, o que permite, com os acessórios adequados, alimentar muitos equipamentos electrónicos, podendo-se evoluir para uma solução mais complexa, e dispendiosa, caso as necessidades sejam outras.
sábado, agosto 30, 2014
sexta-feira, agosto 29, 2014
Material para Discovery da "2 inch"
A "2 inch" é uma empresa nacional, baseada em Vagos, perto de Aveiro, que desenvolve e produz equipamentos ou acessórios de substituição destinadas, na sua maioria, aos Land Rover Discovery 2, também conhecidos como Discovery Td5, substituindo ou complementando as peças originais.
Com excepção do parachoques traseiro e, futuramente, dianteiro, destinado aos Discovery 1, todas as peças produzidas, que incluem parachoques dianteiro e traseiro, protecções de barras de direcção, caixa de transferências, tanque de combustível, bem como diferentes espaçadores, incluindo os populares "tacos" para elevação, destinam-se ao Discovery 2.
As peças são essencialmente em ferro ou alumínio, de grande resistência, oferecendo uma boa protecção dos veículos onde forem instalados, sendo que, por diversas razões, a opção por "tacos", independentemente da sua qualidade, não é do nosso agrado, preferindo outro tipo de opção que, mesmo sendo mais dispendiosa, oferece outras vantagens.
Apesar de exteriormente parecidos com a geração anterior, os Discovery 2 têm demasiadas pequenas diferenças quer tornam muitos acessórios incompatíveis, pelo que a existência de uma produção específica para um modelo comparativamente mais raro, é sempre bem vinda e essencial para os proprietários destes veículos.
Com excepção do parachoques traseiro e, futuramente, dianteiro, destinado aos Discovery 1, todas as peças produzidas, que incluem parachoques dianteiro e traseiro, protecções de barras de direcção, caixa de transferências, tanque de combustível, bem como diferentes espaçadores, incluindo os populares "tacos" para elevação, destinam-se ao Discovery 2.
As peças são essencialmente em ferro ou alumínio, de grande resistência, oferecendo uma boa protecção dos veículos onde forem instalados, sendo que, por diversas razões, a opção por "tacos", independentemente da sua qualidade, não é do nosso agrado, preferindo outro tipo de opção que, mesmo sendo mais dispendiosa, oferece outras vantagens.
Apesar de exteriormente parecidos com a geração anterior, os Discovery 2 têm demasiadas pequenas diferenças quer tornam muitos acessórios incompatíveis, pelo que a existência de uma produção específica para um modelo comparativamente mais raro, é sempre bem vinda e essencial para os proprietários destes veículos.
quinta-feira, agosto 28, 2014
Contratos para que vos quero... - 1ª parte
Vários dos nossos leitores dispõe ou têm acesso a casas de férias que, na maior parte do ano, ficam desabitadas, período durante o qual contratos de água, electricidade ou mesmo gás acabam por ser pagos, recaindo a maior parte das despesas em serviços e taxas e apenas uma pequena fracção nos consumos que justificam sua existência.
Um dos prémios disponibilizado pela Galp e que pode ser obtido trocando pontos é o "Conjunto de campismo", composto por um candeeiro e uma lanterna a gás e três pequenas botijas de gás de 190 gramas, normalizadas e que podem ser facilmente substituidas após vazias, o que proporciona uma fonte de energia e forma de a utilizar em termos práticos.
Obter este conjunto implica descontar 5000 pontos do saldo, em condições normais, ou 4000 durante promoções, tendo utilidade não apenas para os adeptos do campismo, mas também para quem tenha uma casa de férias, ocupada muito ocasionalmente e dispense contratos que implicam pagamentos de taxas de serviço mesmo não havendo consumo.
Uma destas o gás destas botijas permite cozinhar uma refeição simples para duas pessoas no fogareiro incluído no conjunto, sem grandes demoras, sendo extremamente prático no caso das refeições pré-cozinhadas, as quais implicam menor consumo de energia, pelo podem ser a melhor opção nestas circunstâncias, a menos que complementada por uma lareira ou fogueira.
Um dos prémios disponibilizado pela Galp e que pode ser obtido trocando pontos é o "Conjunto de campismo", composto por um candeeiro e uma lanterna a gás e três pequenas botijas de gás de 190 gramas, normalizadas e que podem ser facilmente substituidas após vazias, o que proporciona uma fonte de energia e forma de a utilizar em termos práticos.
Obter este conjunto implica descontar 5000 pontos do saldo, em condições normais, ou 4000 durante promoções, tendo utilidade não apenas para os adeptos do campismo, mas também para quem tenha uma casa de férias, ocupada muito ocasionalmente e dispense contratos que implicam pagamentos de taxas de serviço mesmo não havendo consumo.
Uma destas o gás destas botijas permite cozinhar uma refeição simples para duas pessoas no fogareiro incluído no conjunto, sem grandes demoras, sendo extremamente prático no caso das refeições pré-cozinhadas, as quais implicam menor consumo de energia, pelo podem ser a melhor opção nestas circunstâncias, a menos que complementada por uma lareira ou fogueira.
quarta-feira, agosto 27, 2014
Um ano depois das mortes no Caramulo - 3ª parte
E se não há respostas, também efectivamente não há consequências, mantendo-se estruturas de comando, e aqui temos forçosamente de incluir a cúpula política que estabelece ou determina as orientações gerais e impõe orçamentos e legislação, a qual, ao criar um dado enquadramento, assume a responsabilidade última de um cenário onde os actores seguem um guião que, nos seus detalhes decisivos, desconhecem.
Nem, ao menos, se evitou o esquecimento, forma última de desresponsabilização ou de afastar uma consciência pesada, mas que constitui uma última forma de insulto contra a memória dos que partiram e os que ainda persistem na mesma missão em condições que em tudo replicam aquelas onde se perderam vidas.
Dos inúmeros inquéritos e relatórios, muitas vezes confusos, contraditórios, tantas vezes refeitos em função das conclusões pretendidas na altura da sua instauração, nunca houve consequências, apontando-se sistematicamente para os mais vulneráveis ou para quem, pura e simplesmente, já não se pode defender, protegendo sempre a hierarquia.
Optamos por distribuir esta pequena reflexão por três textos, cada um deles ilustrado pela foto de um dos bombeiros que perderam a vida no combate ao grande incêndio do Verão passado na Serra do Caramulo, como recordação e homenagem não apenas estes três bombeiros, mas a todos os que perderam a vida em serviço, e que, ao londo destes últimos anos, se cifram em várias dezenas.
Nem, ao menos, se evitou o esquecimento, forma última de desresponsabilização ou de afastar uma consciência pesada, mas que constitui uma última forma de insulto contra a memória dos que partiram e os que ainda persistem na mesma missão em condições que em tudo replicam aquelas onde se perderam vidas.
Dos inúmeros inquéritos e relatórios, muitas vezes confusos, contraditórios, tantas vezes refeitos em função das conclusões pretendidas na altura da sua instauração, nunca houve consequências, apontando-se sistematicamente para os mais vulneráveis ou para quem, pura e simplesmente, já não se pode defender, protegendo sempre a hierarquia.
Optamos por distribuir esta pequena reflexão por três textos, cada um deles ilustrado pela foto de um dos bombeiros que perderam a vida no combate ao grande incêndio do Verão passado na Serra do Caramulo, como recordação e homenagem não apenas estes três bombeiros, mas a todos os que perderam a vida em serviço, e que, ao londo destes últimos anos, se cifram em várias dezenas.
terça-feira, agosto 26, 2014
Novos pneus no Discovery - 3ª parte
Desta forma, fica concluido uma das fases de recuperação do Discovery, concretamente a que envolve os aspectos relativamente a suspensões, travagem e pneus, seguindo-se na próxima etapa toda a parte mecânica, e terminando na de pequenos retoques, sobretudo a nível estético, e nos opcionais e acessórios, a qual será, obviamente, a que se reveste de menos prioridade.
Entre estes, incluiremos algumas ideias que permitem utilizar o Discovery em expedições ou actividades, adicionando componentes e modificando outros, de modo a obter um novo conjunto de funcionalidades que irão também acrescentar novas capacidades e melhorar o desempenho das já existentes.
Uma das ideias é a de construir um sistema de arrumação, basicamente uma prateleira, com as dimensões adequadas a colocar na parte inferior 4 "Wolf Box" e, lateralmente, um par de "jerry cans" de 20 litros, ficando o espaço superior para colocação de outros volumes.
Queremos, finalmente, agradecer ao Nuno Mathiotte da Área4x4 pelo trabalho efectuado nestes dias em que o Discovery foi substancialmente melhorado, ficando agora com um nivel de fiabilidade e segurança muito mais elevados do que antes destes conjunto de melhoramentos e reparações.
Entre estes, incluiremos algumas ideias que permitem utilizar o Discovery em expedições ou actividades, adicionando componentes e modificando outros, de modo a obter um novo conjunto de funcionalidades que irão também acrescentar novas capacidades e melhorar o desempenho das já existentes.
Uma das ideias é a de construir um sistema de arrumação, basicamente uma prateleira, com as dimensões adequadas a colocar na parte inferior 4 "Wolf Box" e, lateralmente, um par de "jerry cans" de 20 litros, ficando o espaço superior para colocação de outros volumes.
Queremos, finalmente, agradecer ao Nuno Mathiotte da Área4x4 pelo trabalho efectuado nestes dias em que o Discovery foi substancialmente melhorado, ficando agora com um nivel de fiabilidade e segurança muito mais elevados do que antes destes conjunto de melhoramentos e reparações.
segunda-feira, agosto 25, 2014
Um ano depois das mortes no Caramulo - 2ª parte
Se por um lado os anunciados equipamentos de protecção individual não foram entregues atempadamente, e a qualidade de muitos dos que o foram deixa demasiado a desejar, sendo mais que duvidoso que apresentem vantagens substanciais relativamente aqueles que vieram substituir, em termos estruturais não se verificou qualquer evolução positiva.
Desde as comunicações, e já dói falar do malfadado SIRESP, cujo preço rivalizar ferozmente com a ineficácia, passando pela prevenção, conceito que se perde de tão ignorado ou distorcido, e terminando na estranha qualidade e falta de padronização de equipamentos fornecidos, para mencionar apenas algumas de uma lista que se revelaria repetitiva e fastidiosa, muito continua sem resposta, independentemente de recomendações ou resoluções.
O papel do Estado e dos orgão públicos, com especial destaque para as autarquias, falharam de forma indiscutível e clamorosa, sobretudo no aspecto da entrega dos equipamentos de protecção individual, reconhecidamente essencial, os quais, em diversos casos, foram suportados pela solidariedade ou pelos próprios bombeiros, que para o pagar prescindiram de uma já magra compensação pela sua inclusão no dispositivo de combate aos fogos.
Este é apenas mais um dos aspectos do abandono a que foram deixadas muitas corporações, dependentes cada vez mais dos escassos recursos locais e das acções de solidariedade que algumas instituições e numerosos particulares que ai invés de complementar, efectivamente substituem o papel do Estado na sua obrigação de equipar quem participa em acções de risco em prol da comunidade.
Desde as comunicações, e já dói falar do malfadado SIRESP, cujo preço rivalizar ferozmente com a ineficácia, passando pela prevenção, conceito que se perde de tão ignorado ou distorcido, e terminando na estranha qualidade e falta de padronização de equipamentos fornecidos, para mencionar apenas algumas de uma lista que se revelaria repetitiva e fastidiosa, muito continua sem resposta, independentemente de recomendações ou resoluções.
O papel do Estado e dos orgão públicos, com especial destaque para as autarquias, falharam de forma indiscutível e clamorosa, sobretudo no aspecto da entrega dos equipamentos de protecção individual, reconhecidamente essencial, os quais, em diversos casos, foram suportados pela solidariedade ou pelos próprios bombeiros, que para o pagar prescindiram de uma já magra compensação pela sua inclusão no dispositivo de combate aos fogos.
Este é apenas mais um dos aspectos do abandono a que foram deixadas muitas corporações, dependentes cada vez mais dos escassos recursos locais e das acções de solidariedade que algumas instituições e numerosos particulares que ai invés de complementar, efectivamente substituem o papel do Estado na sua obrigação de equipar quem participa em acções de risco em prol da comunidade.
domingo, agosto 24, 2014
Novos pneus no Discovery - 2ª parte
Esta medida de pneus não está homologada de origem para o modelo de Discovery em causa, pelo que se torna necessário proceder a testes junto da LTA e, posteriormente, ao respectivo averbamento no DUA, de modo a evitar situações complicadas em termos legais e a permitir conduzir sem o "stress" adicional que este tipo de preocupação levanta, sendo este um investimento que se pensa vir a rentabilizar durante a utilização do Discovery.
Simultaneamente, foram trocadas o discos e as pastilhas dos travões, algo que também consideramos essencial em termos de segurança, sobretudo agora que, com pneus de maiores dimensões, a velocidade pode aumentar um pouco, evitando também um maior desgaste dos discos dianteiros, que tende a suceder quando esta situação ocorre.
No caso concreto dos discos, sobretudo o do lado esquerdo, a substituição era absolutamente essencial, dado que o seu desgaste ultrapassara todos os limites, constituindo um risco dado que diminuia substancialmente a capacidade de travagem e o equilíbrio da mesma.
Após estas modificações, é sempre necessário proceder a alinhamento e equilíbrio, de modo a que evitar vibrações e desvios de trajectória, bem como um desgaste anormal dos pneus ou dos componentes da suspensão e, sobretudo, da direcção, para além de tornar a condução francamente mais agradável.
Simultaneamente, foram trocadas o discos e as pastilhas dos travões, algo que também consideramos essencial em termos de segurança, sobretudo agora que, com pneus de maiores dimensões, a velocidade pode aumentar um pouco, evitando também um maior desgaste dos discos dianteiros, que tende a suceder quando esta situação ocorre.
No caso concreto dos discos, sobretudo o do lado esquerdo, a substituição era absolutamente essencial, dado que o seu desgaste ultrapassara todos os limites, constituindo um risco dado que diminuia substancialmente a capacidade de travagem e o equilíbrio da mesma.
Após estas modificações, é sempre necessário proceder a alinhamento e equilíbrio, de modo a que evitar vibrações e desvios de trajectória, bem como um desgaste anormal dos pneus ou dos componentes da suspensão e, sobretudo, da direcção, para além de tornar a condução francamente mais agradável.
Subscrever:
Mensagens (Atom)