A versão 123 final do Opera, o navegador que temos utilizado durante os últimos anos, já pode ser descarregada, reportando a compilação 123.0.5669.23, baseada no Chromium 139.0.7258.156 ou posterior, apresentando poucas novidades em termos de funcionalidades, apenas visíveis no tratamento do histórico da navegação e nos novos temas, com as alterações a incidir, essencialmente, em correcções de erros ou falhas.
Os destaques incidem no melhoramento da história, que permite não apenas ver o histórico de visitas a páginas, mas também gerir as formas de acesso, incluindo restaurar sessões, combinações de páginas ou "tabs", tornando-se muito mais eficaz e facilitando em muito a experiência do utilizador, com especial importância quando esta funcionalidade é utilizada a seguir a erros.
Os novos temas voltam, também, a merecer destaque, embora aqui estejamos diante de opções essencialmente estéticas, já que estes nada acrescem em termos de funcionalidade ou desempenho, mas o botão que permite passar à frente de secções de vídeo indesejadas, ainda em fase experimental, revela-se interessante, sobretudo quando se pretende evitar publicidade.
O "changelog" desta versão é particularmente extenso, o que não apenas significa que foram muitas as alterações e correcções introduziadas, como indicia alguma instabilidade, dado que após tantas modificações, algumas das quais interagem mutuamente, é de recear que surjam problemas, algo que é confirmado por um "crash" imediatamente após a instalação da nova versão, pelo que esperamos correcções num prazo muito curto.
sábado, novembro 01, 2025
sexta-feira, outubro 31, 2025
Regras de pagamento do IUC mudam em 2026 - 2ª parte
É de notar que existe uma grande acumulação de despesas públicas perto do final de cada ano, seja devido a vencimentos, subsídios e outras prestações sociais, seja no pagamento de despesas que necessita de serem efectuadas num dado ano fiscal, pelo que, conjuntamente com os aumentos que se verificam em Janeiro, este é um período onde o Estado necessita de receitas suplementares.
Infelizmente, o sector automóvel continua a ser um dos mais vulneráveis e propensos a alterações fiscais que sustentem a pesadíssima máquina do Estado, dado que todos os veículos tributáveis estão registados e um aumento ou antecipação de impostos não é vista com a mesma gravidade, e revolta, que aconteceria caso incidisse, por exemplo, sobre a habitação ou outros bens.
Por outro lado, para quem pagou o IUC no final de 2025, um novo pagamento passados dois meses pode revelar-se muito oneroso, sobretudo se for um veículo matrículado recentemente ou após a revisão do cálculo para veículos adquiridos a partir de Julho de 2007 que, baixando o valor de impostos pagos na compra, aumentou substancialmente o IUC, podendo verificar-se incumprimentos por falta de disponibilidade, já que o final e início do ano são igualmente onerosos para os contribuintes.
Não havendo aqui uma situação de injustiça, e menos ainda de ilegalidade, parece-nos pouco sensata esta alteração, que pode ser particularmente gravosa para agregados familiares com diversos veículos matriculados a partir de Julho de 2007, que se vêm obrigados a pagar o IUC em simultâneo, sobretudo tendo em conta que, no primeiro ano, esta é uma despesa que, apesar de anunciada, pode ser inesperada para aqueles que se informem menos sobre a fiscalidade.
Infelizmente, o sector automóvel continua a ser um dos mais vulneráveis e propensos a alterações fiscais que sustentem a pesadíssima máquina do Estado, dado que todos os veículos tributáveis estão registados e um aumento ou antecipação de impostos não é vista com a mesma gravidade, e revolta, que aconteceria caso incidisse, por exemplo, sobre a habitação ou outros bens.
Por outro lado, para quem pagou o IUC no final de 2025, um novo pagamento passados dois meses pode revelar-se muito oneroso, sobretudo se for um veículo matrículado recentemente ou após a revisão do cálculo para veículos adquiridos a partir de Julho de 2007 que, baixando o valor de impostos pagos na compra, aumentou substancialmente o IUC, podendo verificar-se incumprimentos por falta de disponibilidade, já que o final e início do ano são igualmente onerosos para os contribuintes.
Não havendo aqui uma situação de injustiça, e menos ainda de ilegalidade, parece-nos pouco sensata esta alteração, que pode ser particularmente gravosa para agregados familiares com diversos veículos matriculados a partir de Julho de 2007, que se vêm obrigados a pagar o IUC em simultâneo, sobretudo tendo em conta que, no primeiro ano, esta é uma despesa que, apesar de anunciada, pode ser inesperada para aqueles que se informem menos sobre a fiscalidade.
quinta-feira, outubro 30, 2025
Mau tempo volta à região de Lisboa - 1ª parte
O mau tempo voltou ao território nacional, algo que é normal nesta altura do ano, tal como o são as consequências, dado que, infelizmente, poucas são as intervenções realizadas para minimizar o impacto de um fenómeno natural que, como resultado das alterações no clima, têm vindo a ter impactos sucessivamente mais severos.
Todos os especialistas conhecem as zonas de maior risco, tal como os responsáveis pelas entidades responsáveis pela gestão dos riscos que podem resultar do mau tempo, sobretudo a nível de inundações e de ventos fortes, mas, para além dos habituais avisos e do fornecimento de algum material, em situações muito específicas, pouco tem sido feito durante os últimos anos.
Existem dezenas de ocorrências em Lisboa e Oeiras, sobretudo como resultado de inundações, verificando-se um ferido com alguma gravidade, como resultado de uma queda à saida de uma sessão de fisioterapia, bem como danos em estabelecimentos e residências nas zonas mais baixas ou localizadas em linhas de água, em locais onde o bom senso devia evitar autorizações de construção.
Em Tercena, várias pessoas tiveram que ser retiradas dos próprios carros, imobilizados em lençois de água, e em toda a região de Lisboa, para além das habituais dificultades no trânsito, como as resultantes do corte do tunel do Campo Grande, e dos inevitáveis acidentes, felizmente sem gravidade, mas que contribuem para uma circulação rodoviária mais lenta.
Todos os especialistas conhecem as zonas de maior risco, tal como os responsáveis pelas entidades responsáveis pela gestão dos riscos que podem resultar do mau tempo, sobretudo a nível de inundações e de ventos fortes, mas, para além dos habituais avisos e do fornecimento de algum material, em situações muito específicas, pouco tem sido feito durante os últimos anos.
Existem dezenas de ocorrências em Lisboa e Oeiras, sobretudo como resultado de inundações, verificando-se um ferido com alguma gravidade, como resultado de uma queda à saida de uma sessão de fisioterapia, bem como danos em estabelecimentos e residências nas zonas mais baixas ou localizadas em linhas de água, em locais onde o bom senso devia evitar autorizações de construção.
Em Tercena, várias pessoas tiveram que ser retiradas dos próprios carros, imobilizados em lençois de água, e em toda a região de Lisboa, para além das habituais dificultades no trânsito, como as resultantes do corte do tunel do Campo Grande, e dos inevitáveis acidentes, felizmente sem gravidade, mas que contribuem para uma circulação rodoviária mais lenta.
quarta-feira, outubro 29, 2025
Rádio-coluna multifuncional - 2ª parte
Para um equipamento deste preço, a qualidade de som não é má, tendo um subwoofer integrado, que permite que os sons mais graves sejam bem reproduzidos, não distorcendo excessivamente a música, sendo as falhas imperceptíveis nos ambientes abertos a que se destina e onde, quase certamente, existirá um certo ruído ambiente.
Com um desenho compacto, bastante leve, este rádio pode operar entre 6 a 8 horas, com um volume médio, após um período de carregamento de fica entre as 3 e as 4 horas, dependendo to tipo de porta ou carregador USB utilizado, pelo que será possível usar o equipamento durante o período normal de uma ida à praia ou dia no campo.
Uma característica curiosa é a presença de uma espécie de assistente pessoal inteligente, destinado a ajudar o utilizador a controlar a música e podendo responder a algumas perguntas, o que dá a ideia de que o fabricante quis ir mais longe do que é costume e aventurar-se um pouco pela área da inteligência artificial.
No nosso caso concreto, em que pudemos adquirir este rádio por menos de 6 Euros, incluindo IVA e portes, dado que fez parte de uma encomenda conjunta, podemosafirmar que a relação entre o preço e a qualidade de um equipamento com várias funcionalidades é interessante, podendo ser utilizado seja de forma autónoma, como rádio, seja como coluna de som, ligado por cabo ou "bluetooth", o que o compatibiliza com numerosos tipos de equipamento.
Com um desenho compacto, bastante leve, este rádio pode operar entre 6 a 8 horas, com um volume médio, após um período de carregamento de fica entre as 3 e as 4 horas, dependendo to tipo de porta ou carregador USB utilizado, pelo que será possível usar o equipamento durante o período normal de uma ida à praia ou dia no campo.
Uma característica curiosa é a presença de uma espécie de assistente pessoal inteligente, destinado a ajudar o utilizador a controlar a música e podendo responder a algumas perguntas, o que dá a ideia de que o fabricante quis ir mais longe do que é costume e aventurar-se um pouco pela área da inteligência artificial.
No nosso caso concreto, em que pudemos adquirir este rádio por menos de 6 Euros, incluindo IVA e portes, dado que fez parte de uma encomenda conjunta, podemosafirmar que a relação entre o preço e a qualidade de um equipamento com várias funcionalidades é interessante, podendo ser utilizado seja de forma autónoma, como rádio, seja como coluna de som, ligado por cabo ou "bluetooth", o que o compatibiliza com numerosos tipos de equipamento.
terça-feira, outubro 28, 2025
Regras de pagamento do IUC mudam em 2026 - 1ª parte
No próximo ano, pela primeira vez, o Imposto Único de Circulação (IUC) vai ser pago em Fevereiro e não no mês da matrícula, como aconteceu até ao presente ano, no que é, em termos gerais, uma antecipação de receitas fiscais, que vai permitir ao Estado arrecadar uma quantia muito substancial com uma antecedência que se aproxima dos cinco meses.
Existe a possibilidade de dividir o pagamento em duas prestações no caso de o valor a pagar ultrapassar a centena de Euros, com uma prestação em Fevereiro e outra em Outubro, podendo-se recorrer aos meios de pagamento habituais, via Multibanco ou MB Way, após solicitar a emissão de uma referência via Portal das Finanças.
Alegadamente, esta alteração visa uniformizar o pagamento de um imposto de base anual, com todos os contribuintes a efectuar o pagamento no mesmo mês, no que o Governo quer dar a entender como uma forma de evitar esquecimentos e de aumentar a justiça fiscal, algo que, tendo em conta que os veículos foram adquiridos em distintos meses, falha completamente.
Também a questão de evitar esquecimentos nos parece pouco credível ao alterar uma legislação que todos os proprietários de veículos conhecem desde há décadas, pelo que resta a razão que nos parece mais óbvia, antecipar uma importante receita fiscal, distribuida de forma relativamente uniforme ao longo do ano, mas que tem picos, inclusivé em Dezembro, de forma a que o Estado disponha dessas verbas no início do ano.
Existe a possibilidade de dividir o pagamento em duas prestações no caso de o valor a pagar ultrapassar a centena de Euros, com uma prestação em Fevereiro e outra em Outubro, podendo-se recorrer aos meios de pagamento habituais, via Multibanco ou MB Way, após solicitar a emissão de uma referência via Portal das Finanças.
Alegadamente, esta alteração visa uniformizar o pagamento de um imposto de base anual, com todos os contribuintes a efectuar o pagamento no mesmo mês, no que o Governo quer dar a entender como uma forma de evitar esquecimentos e de aumentar a justiça fiscal, algo que, tendo em conta que os veículos foram adquiridos em distintos meses, falha completamente.
Também a questão de evitar esquecimentos nos parece pouco credível ao alterar uma legislação que todos os proprietários de veículos conhecem desde há décadas, pelo que resta a razão que nos parece mais óbvia, antecipar uma importante receita fiscal, distribuida de forma relativamente uniforme ao longo do ano, mas que tem picos, inclusivé em Dezembro, de forma a que o Estado disponha dessas verbas no início do ano.
segunda-feira, outubro 27, 2025
Reservatórios para água potável - 2ª parte
Ambas as tampas são removíveis, tal como os vedantes em silicone, o que permite uma lavagem simples e rápida, com o diâmetro da tampa de enchimento a facilitar o uso de escovilhões, sendo óbvio que um reservatório destinado a armazenar água para beber deve ficar exclusivamente reservado a esse uso, evitando que, mesmo após lavagem, se note algum sabor proveniente de outro líquido.
A base é antiderrapante, texturada, de modo a evitar deslizamentos, sendo este um reservatório muito versátil, fácil de manipular, com uma pega de boas dimensões, o que o torna adequado a uma multiplicidade de actividades e situações, sendo particularmente adequados a actividades ao ar livre e podendo ser facilmente armazenados, de forma segura, no interior de veículos.
Também são adequados para quem necessite de dispor de uma reserva de água, para quem necessite de transportar líquidos, com as características do material as distintas funcionalidades a permitir manter o mesmo líquido no interior durante um bom espaço de tempo e facilitar uma utilização fléxivel e compatível com muitas necessidades do dia a dia.
Estes reservatórios estão disponíveis em diversas capacidades, obviamente com tamanhos e detalhes distintos, mas todos com um design bem conseguido, e em várias cores, com o preço de um reservatório de 12 litros a ter um preço que fica perto da dúzia de Euros, incluindo o IVA e portes.
A base é antiderrapante, texturada, de modo a evitar deslizamentos, sendo este um reservatório muito versátil, fácil de manipular, com uma pega de boas dimensões, o que o torna adequado a uma multiplicidade de actividades e situações, sendo particularmente adequados a actividades ao ar livre e podendo ser facilmente armazenados, de forma segura, no interior de veículos.
Também são adequados para quem necessite de dispor de uma reserva de água, para quem necessite de transportar líquidos, com as características do material as distintas funcionalidades a permitir manter o mesmo líquido no interior durante um bom espaço de tempo e facilitar uma utilização fléxivel e compatível com muitas necessidades do dia a dia.
Estes reservatórios estão disponíveis em diversas capacidades, obviamente com tamanhos e detalhes distintos, mas todos com um design bem conseguido, e em várias cores, com o preço de um reservatório de 12 litros a ter um preço que fica perto da dúzia de Euros, incluindo o IVA e portes.
domingo, outubro 26, 2025
Rádio-coluna multifuncional - 1ª parte
Se por um lado os rádios perderam alguma popularidade, substituídos por "streaming" e outras formas de acesso a música ou notícias, também é verdade que este tipo de equipamento se tem vindo a adaptar aos novos tempos, ganhando novas funcionalidades, que vão muito para além da simples recepção de emissões, passando a poder interagir com outro tipo de equipamentos e aplicações.
Este é um equipamento polivalente, pensado, sobretudo, para actividades ao ar livre, sendo resistente, construído num plástico de boa qualidade, e impermeável, pelo que pode ser usado em locais onde caiam salpicos ou mesmo chuva, mas, obviamente, não é submersível.
Em primeiro lugar, este é um rádio FM, com controles simples e intuitivos, por botões físicos, tal como acontece com modelos mais antigos, que também permitem acesso a músicas contidas em "pens" USB ou em cartões de memória, com qualquer utilizador a adaptar-se muito rapidamente a todas as funcionalidades oferecidas.
A ligação pode ser via "bluetooth", eventualmente a que será preferida pela maioria, que irão recorrer à bateria interna de 1200 mAh, que permite autonomizar o equipamento mas também suporta uma ligação física, o que, para nós, será a opção mais adequada, mantendo uma ligação permanente via cabo USB, o mesmo usado para carregar a bateria interna.
Este é um equipamento polivalente, pensado, sobretudo, para actividades ao ar livre, sendo resistente, construído num plástico de boa qualidade, e impermeável, pelo que pode ser usado em locais onde caiam salpicos ou mesmo chuva, mas, obviamente, não é submersível.
Em primeiro lugar, este é um rádio FM, com controles simples e intuitivos, por botões físicos, tal como acontece com modelos mais antigos, que também permitem acesso a músicas contidas em "pens" USB ou em cartões de memória, com qualquer utilizador a adaptar-se muito rapidamente a todas as funcionalidades oferecidas.
A ligação pode ser via "bluetooth", eventualmente a que será preferida pela maioria, que irão recorrer à bateria interna de 1200 mAh, que permite autonomizar o equipamento mas também suporta uma ligação física, o que, para nós, será a opção mais adequada, mantendo uma ligação permanente via cabo USB, o mesmo usado para carregar a bateria interna.
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