sábado, dezembro 05, 2015

"Download" de albuns no Facebook

O Facebook permite agora descarregar, de uma só vez, cada album alojado nesta rede social, em vez de, tal como até agora, obrigar a efectuar o "download" individual de cada foto, o que resulta num processo lento e trabalhoso caso o número de fotos incluidas seja elevado.

Nas configurações de cada album ou "settings", surge agora uma opção que diz "Download album" e, ao ser selecionada, alerta para uma eventual demora no processamento, dependendo da dimensão do album, avisando o utilizador quando pode efectuar a gravação numa unidade de armazenamento.

As fotos são comprimidas num único ficheiro de extensão ".zip", que pode ser descompactado pelo próprio sistema operativo, para além dos programas habituais, como o "PkZip" ou o "7-Zip", ficando com os nomes numa simples sequência numérica, começando no 1 e terminando no número correspondente ao das fotos incluidas.

Naturalmente, todos os comentários, "likes" ou outra informação incluida na plataforma da rede social é perdida, tal como a informação original que é retirada pelo Facebook, como os metadados que incluem, por exemplo, as caraterísticas do equipamento com que a foto foi obtida, e que são filtrados no momento do "upload", mas, mesmo nestas condições, esta é uma funcionalidade interessante, que complementa a possibilidade de descarregar a totalidade dos dados do utilizador, que analisamos previamente.

sexta-feira, dezembro 04, 2015

Falta de acessibilidades em ambiente urbano - 2ª parte

Infelizmente, é manifesto que tal não se verifica, com alguns quarteirões, mesmo que de pequenas dimensões, a constituirem-se como autênticas ilhas, cercados de estaleiros ou vias sem condições de circulação, onde o tráfego é proíbido, muitas vezes ocupadas por máquinas e estaleiros que vedam qualquer tipo de acesso em caso de emergência.

Se bem que a probabilidade de uma missão de socorro nestas áreas possa parecer baixa, quando estas se estendem, abrangendo populações compostas, em grande percentagem, por idosos, que facilmente podem perder o equilíbrio quando se deslocam sobre terrenos não aplanados, o que pode ser agravado pela chuva, podemos intuir que um acidente pode ser mais expectável do que parece à primeira vista.

Acresce, naturalmente, a maior incidência de doenças no período invernal, que afectam, igualmente, aqueles que são mais idosos, com o transporte para uma unidade de saúde, e desta para a respectiva residência, a ser dificultada face à impossibilidade de os meios de socorro se deslocarem até ao local do pedido de ajuda.

Uma maior pluviosidade tem efeitos na visibilidade, mas também oculta obstáculos, como valas ou objectos contundentes, dificulta manobras e, ao arrastar as terras soltas, pode facilmente bloquear sistemas de drenagem, provocando inundações nas habitações circundantes e podendo compromenter os trabalhos realizados, danificando a obra realizada, e a sua continuação, que pode implicar extensos trabalhos de recuperação ou reposição.

quinta-feira, dezembro 03, 2015

Instruções de instalação da "Safety Devices" online

A "Safety Devices", talvez o mais conhecido fabricante de "roll bars", foi a responsável pela instalação deste tipo de equipamento de segurança nos Land Rover Defender "Crew Cab" utilizados no último filme da série "James Bond", "Spectre", onde ficou patente, mais uma vez, a solidez e qualidade de construção destas estruturas.

Para além das descrições detalhadas e das fotos incluidas no "site", a "Safety Devices" inclui ainda as instruções de instalação, em formato PDF, de modo a que instaladores e potenciais interessados possam estudar não apenas o processo de instalação, mas também eventuais alterações a introduzir, as quais podem implicar cortes ou desvio de componentes, tornando o processo algo irreversível.

Esta irreversibilidade, dado que as marcas de instalação dificilmente irão desaparecer mesmo após retirar todos os componentes, pode ser relevante na selecção de um equipamento, ou mesmo pela opção de o instalar ou não, pelo que só estudando as instruções passo a passo é possível aferir do real impacto da instalação de um "roll bar", mesmo a nível do uso de espaço, sobretudo nos componentes internos, e as diferenças na configuração do veículo.

A escolha de um "roll bar" é das mais complexas e das que envolvem uma maior responsabilidade, tal a importância na segurança de um veículo, mas também, pelo peso e volume, no seu desempenho e equilíbrio de massas, o que tem relevo em termos dinâmicos e, consequentemente, na estabilidade, distâncias de travagem ou outras manobras, as quais serão substancialmente alteradas com a adição deste componente.

quarta-feira, dezembro 02, 2015

Falta de acessibilidades em ambiente urbano - 1ª parte

Quando o Inverno, e o mau tempo, se aproximam, um conjunto de obras que deveriam ter sido executadas quando as condições climáticas são mais favoráveis, tendem a abrandar, podendo ficar suspensas por um período prolongado, eventualmente por vários meses, comprometendo acessibilidades e a própria segurança de quem habita nas imediações.

A questão das acessibilidades não se confina ao conforto, ou ao direito de circulação, tendo implicações bastante mais profundas, penalizando fortemente quem tem mobilidade reduzida ou dificuldades de locomoção, podendo, em situações mais graves, ter um impacto na segurança de pessoas e bens, ao dificultar, e mesmo impossibilitar, a circulação de meios de socorro.

Muitos de nós têm vivo na memória o incêndio do Chiado, não obstante o tempo que passou, recordando as dificuldades que os meios de socorro tiveram durante a aproximação, com as ruas bloqueadas por um conjunto de obstáculos que comprometeu o combate às chamas em diversos locais, permitindo que o fogo se propagasse com maior facilidade.

No conjunto de obras que se verificam em arruamentos contíguos, vedando o acesso a veículos e mesmo a peões com maiores dificuldades de locomoção, como idosos e doentes, a manutenção de um conjunto de acessibilidades para veículos de socorro e mesmo para aqueles que transportam quem não se pode mover de outra forma, deve ser devidamente acautelado, estabelecendo planos de contingência e itinerários alternativos aceitáveis.

terça-feira, dezembro 01, 2015

Caixa sob o assento central dos Defender

Existe algum espaço disponível sob o assento central dos Defender com caixas LT77 ou R380, mesmo nos quais esteja instalado uma "cubby box", o qual pode ser aproveitado para armazenar alguns items de pequenas dimensões que, mesmo não sendo de uso imediato, devam ser facilmente acessíveis.

Uma solução possível, concebida pela YRM Metal Solutions, é uma caixa sem tampa, a qual é formada pela base do assento central, construida em alumínio de 2 milímetros, cortado por um equipamento de controle numérico, de modo a garantir uma excelente precisão, resultando num acabamento irrepreensível.

O preço desta caixa, de muito fácil instalação, ronda os 60 Euros, a que acrescem portes a partir de Inglaterra, sendo de muito fácil instalação e permitindo não apenas transportar alguns items, mas protegê-los dado ficarem bastante escondidos e com uma acessibilidade não intuitiva para quem não conheça bem os Defender.

A YRM Metal Solutions tem um largo conjunto de peças opcionais, como caixas ou protecções, e de reparação, sobretudo a nível de paineis, para diversos modelos da Land Rover, incluindo os Defender, Serie 1, 2 e 3, Discovery 1 e 2 e Range Rover, sendo uma opção a ter em conta para os adeptos da marca.

segunda-feira, novembro 30, 2015

Nova vaga de suicídios em forças de segurança? - 6ª parte



É de acrescentar que este não é um problema exclusivamente nacional, verificando-se, em média, dois suicídios mensais na Polícia Nacional, em Espanha, com países onde a realidade é bem mais gravosa, enquanto noutros este tipo de problemática, que afecta toda a sociedade, e tem especial incidência nas forças de segurança e entidades ligadas ao socorro e mesmo prestação de cuidados de saúde, é virtualmente desconhecido, tal o baixo número de ocorrências e o facto de não se destacar do resto da sociedade.

Queremos chamar a atenção para o facto de noutras profissões onde se verifica um muito elevado "stress", como as que se relacionam com o socorro, e com maior incidência naquelas onde o número de voluntários é mais elevado, o acompanhamento é francamente menor, sendo os estudos e avaliações menos rigorosos pelo que, efectivamente, não se pode afirmar que existam estatísticas credíveis que ilustrem esta realidade.

No entanto, a falta de dados não invalida algo que é intuitivo e decorre do tipo de missão, das condições em que estas se realizam e de uma conjuntura particularmente desfavorável, agravada pela falta de acompanhamento e por uma menor formação nesta área, pelo que a um desconhecimento generalizado acresce uma manifesta negligência por parte de uma estrutura pouco atenta ao desgaste, sobretudo nos períodos de perdas de vidas humanas ou de outras situações de ruptura.

Devendo ser analizado de forma particular, este problema de saúde pública tem uma especial incidência em conjuntos ou classes profissionais específicas, refletindo assim o estado da sociedade e acompanhando, em grande medida, salvo nas alturas em que são tomadas medidas concretas, o que se verifica com a população em geral, pelo que não pode ser extraído de um todo e solucionado isoladamente, como se tudo em redor não fosse determinante para a existência desta problemática.

domingo, novembro 29, 2015

Land Rover Owners de Janeiro de 2016 já nas bancas

Ainda em Novembro, chegou aos locais de venda habituais a edição de Janeiro de 2016 da Land Rover Owners International, com o protagonismo a ir directamente para a longa história que vai buscar inspiração ao "Jeep", de fabrico americano, dando origem aos Serie e terminando com os Defender, abrangendo quase meio século onde estes modelos atingiram um estatudo único na Land Rover e no mundo automóvel.

Este artigo é complementado com a apresentação de diversos modelos, o restauro de um Serie 1 80" de pré produção, a longa entrevista com Arthur Goddard, engenheiro chefe do projecto que deu origem aos Serie, o uso destes veículos fora de estrada, e todo um conjunto adicional de informação interessante.

Num número dedicado ao termo da produção do Defender, mesmo as transformações, os artigos sobre passeios e expedições, e mesmo na área técnica, se baseiam em muito neste modelo, para o qual se desconhece um substituto, e que se torna cada vez mais apetecível para os adeptos da marca e, possivelmente, para investidores, certo de que após o termo da produção, se irá verificar uma valorização.

Este é obviamente um número especial, onde os diversos artigos técnicos, apresentação e uma breve crítica de alguns novos produtos, reforçados pelas numerosas páginas de publicidade temática, para além de muitos outros artigos, justificam a sua aquisição, mesmo por parte daqueles que apenas adquirem a LRO de forma esporádica.